Aplicativos

O que é e como funciona o WhatsApp Business para iPhone

Após duas semanas do lançamento oficial no México, finalmente a promessa é cumprida e o WhatsApp Business (versão do mensageiro especialmente voltada para empresas) chega também na App Store brasileira.

A versão também está sendo liberada na Alemanha, Índia, Indonésia, Reino Unido e Estados Unidos.





Mão segurando iPhone WhatsApp Business

Mas muita gente se pergunta: Qual a diferença para o WhatsApp normal?

WhatsApp Business

Enquanto a versão normal exige você usar o número do seu celular pessoal, na versão Business é possível registrar também com um número fixo, caso a empresa não tenha celular. Assim, pequenos negócios não precisam expor o número particular do proprietário, tornando a comunicação mais profissional.



Por ser um aplicativo independente, permite também que o dono do negócio tenha, no mesmo aparelho, os dois tipos de WhatsApp, um pessoal e outro profissional, não misturando as coisas. Ter no iPhone o WAB (WhatsApp Business) não interfere em nada o WA pessoal, que gerencia os contatos de forma independente. Porém, por uma característica (ruim) do próprio WhatsApp, você ainda é obrigado a adicionar um contato na agenda pessoal do telefone se quiser iniciar conversa com alguém.

Ele também possui algumas ferramentas exclusivas, voltado ao atendimento de clientes. Por exemplo, o empresário pode configurar respostas prontas, para responder rapidamente.

O WhatsApp Business também permite mensagens de saudação (para apresentar o negócio) e de ausência, avisando os horários de atendimento.

Um recurso que existe na versão Android e ainda não na versão iPhone é o de etiquetas, para melhor categorizar o tipo de mensagem recebida.

Resumindo: se você não tem um negócio para se comunicar com seus clientes, esta versão não é para você. A não ser que você possua uma segunda linha telefônica e queira receber mensagens também por ela. Neste caso, o WhatsApp Business é a única maneira de receber mensagens pelo WhatsApp em duas linhas no mesmo iPhone. Em tempos de dual SIM, isso pode ser útil até o WhatsApp tomar vergonha na cara e permitir no seu app dois números ao mesmo tempo.

A versão brasileira do WhatsApp Business pode ser baixada neste link.


Trocando a versão mexicana pela brasileira

Se você foi um dos que instalou a versão mexicana do WhatsApp Business para usar antecipadamente e agora quer trocar para a brasileira, não se preocupe, o procedimento é relativamente fácil.

Siga os passos:


Passo 1 – Faça o backup no seu WhatsApp Business no próprio aplicativo, em Ajustes > Conversas > Backup de Conversas > Efetuar Backup Agora.


Passo 2 – Com o backup feito, apague do aparelho a versão do WhatsApp Business.


Passo 3 – Siga este link e instale a versão do WAP que se encontra na loja brasileira.


Passo 4 – Ao abrir pela primeira vez o aplicativo, informe o mesmo número de telefone que você usou no Business e confirme a restauração do backup.


Pronto, seu WhatsApp Business volta a funcionar sem perder nenhuma mensagem, e você agora pode atualizá-lo normalmente com sua conta principal.

Fonte
WhatsApp
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Aldo Neto

    deu tudo certo aqui !!! obrigado

    • Raphael Sanches

      Que bom Tuco ! =)

  • Fabiano Cardoso

    Sabem dizer se o backup do WA restaura no WAB?

    • Henrique A.

      Tentei fazer isso em um Android e não deu. Acredito que no iPhone também não seja possível.

  • Marccus Phillipe

    alguém sabe: se no caso de usar com telefone fixo, dá pra mais de uma pessoa usar (em telefones diferentes)?

    • O WhatsApp só permite ter o número ativo em um único aparelho, acredito até mesmo por segurança.

      • Eu acredito que isso tem mais a ver com a forma como o WhatsApp funciona do que com segurança. Tecnicamente as mensagens do WhatsApp não ficam em um servidor uma vez que são entregues, o que impossibilita entregá-las em múltiplos dispositivos e manter uma sincronia. Não à toa o WhatsApp Web é aquela tranqueira que funciona de forma dependente do telefone.

        O Telegram usa uma abordagem diferente, e com ele é possível usar a mesma conta em diversos dispositivos diferentes sem comprometer a experiência ou a segurança (eles também oferecem criptografia ponta a ponta).

        • Verdade, esqueci deste detalhe.

  • Marlon Costa

    Sonho com o dia em que não mais será necessário adicionar um contato à agenda para poder iniciar uma conversa.

  • Ricardo Dantas

    Fiquei com uma dúvida, se minha pequena empresa não tem um número de celular, como faço pra receber o SMS no telefone fixo pra registrar o Zap Business

    • Ricardo Dantas

      Vi agora. Tem a opção “Me Ligue Burrão”.

  • Bernardo Albuquerque

    Migrei o numero corporativo que estava em um outro aparelho (Android) para meu iPhone pessoal. Instalei o WAB e estou usando agora o WA e o WAB em um unico aparelho. Porém não consegui restaurar o backup do Android que está no Drive, dento do iPhone. Alguem teria alguma dica?

    • Não dá para recuperar diretamente o backup do Android.
      Você terá que tentar algum programa específico para isso, como este aqui: https://a.paddle.com/v2/click/20921/40630?link=1424

    • Ivo Brasil Filho

      Fiz o mesmo a pouco, pensando em voltar a andar só com um aparelho. Mas não dá né?
      Pq se alguém ligar pra empresa (Android), não recebo no iPhone, obvio rsrs.
      E nem posso cancelar o chip do Android pro WAB no iPhone nao parar.
      Então é continuar andando com dois aparelho, certo? Ou tem um outro jeito ? No iPhone só facilita, pq uso mais e estou mais acostumado.

      • Talvez habilitando um encaminhamento de chamadas?

  • Marcelo Maciel

    Consigo enviar msg para mais de 5 contatos?
    Sem utilizar a lista de transmissão?

    • Sugere-se não usar o WAB para enviar mensagens não solicitadas ao mesmo tempo para diversas pessoas (como promoções, propaganda, etc), porque isso só faria o cliente odiar você.

      O objetivo da versão Business é abrir um canal para o cliente entrar em contato com o negócio, e não criar mais uma ferramenta de SPAM.

  • Vinicius Bond

    Dúvida!!??
    Minha esposa tem um XS Max cel (pessoal) operadora vivo. É um outro 8 plus (cel da empresa operadora vivo)
    iLex, é possível deixar o cel pessoal no iPhone como eSim e colocar o chip do trabalho na gaveta. Usar o Whatsapp Messenger para o pessoal e o Whatsapp Business para o trabalho? Na teoria e na leitura no blog… não achei problemas. O q vc poderia dizer sobre isso?

    • Vinicius, para ativar o WhatsApp no seu iPhone (tanto o normal quanto o Business) não é necessário que o chip esteja nele. Porque a única coisa que você precisa é o código de ativação que virá por SMS. Então, mesmo que o outro chip esteja em outro celular, basta pegar o número e ativar no iPhone ao instalar o app.

      • Vinicius Bond

        Ótimo iLex!! Obrigado pela dica 👊🏻👊🏻 Vc tem razão

  • Wellyton Cassaro

    Fazendo um WAB com um número fixo dá pra usar no Whatsapp WEB?

  • Wellyton Cassaro

    E se eu migrar meu número para o WAB , depois eu consigo retornar para o WA ?

    • Vinicius Diagonel

      Sim, é somente você abrir o WA , e registrar com o mesmo número.

    • Jonatas Pereira

      Mantendo sempre o backup atualizado!

  • Arthur Fernandes

    iLex,
    Uso um XS Max para o whatsApp pessoal. E uso um iPhone 6 para o WhatsApp comercial.
    Quero passar o comercial para o WA Business no XS Max. Não posso perder os históricos de conversas do comercial. A pergunta é: o backup do WhatsApp (comercial) vem para o outro telefone no WA Business?

  • Jonatas Pereira

    iLex, uma ajuda se possível:
    Uso apenas um Whatspp até o momento e misturo tudo do trabalho com particular (terror).
    Como posso fazer para não perder esses históricos?
    Tenho como ativar o backup nos 2 e depois alterar o número de um deles?
    Tens como me dar uma dica? Ou algum leitor que saiba por gentileza. Grato,

  • Fabiano Pereira

    Eu tenho uma dúvida.
    Sou um usuário comum do whattsapp (não tenho empresa e nem negócios pela web) mas gostaria de usar o aplicativo de negócios porque, ao meu ver, ele tem mais ferramentas do que o Messenger comum que todos já usavam.
    Posso fazer isso?
    Caso não goste, posso voltar ao Messenger?

  • Tamara

    Trabalho com um WhatsApp que não é comercial, porém quero migrá-lo para o Business. Quero manter todas as conversas existentes, consigo criar minha conta no Business e usar o backup do WhatsApp normal? Se não, como proceder?

    • Jonatas Pereira

      Minha dúvida é a mesma, queria saber se posso partir do mesmo backup para ambos e depois alterar o número do Business… vamos torcer para o iLex ou algum leitor esclarecer isso para nós 😉

      • Tamara

        Então Jonatas, dei uma pesquisada sobre isso e vi que pode usar o backup sim do WA e usá-lo no WAB tranquilamente. O que não acontece é vc desistir de ter a conta no WAB e querer voltar pro WA usando o mesmo backup. A orientação que encontrei em uma página foi de deixar uma cópia do backup no computador caso vc queira voltar pro WA.

        • Jonatas Pereira

          Ótimo Tamara, agradeço.
          Mas continuando hehehe, então exemplo: uso o WA normal com número X, daí vou baixar o WAB e vou ter que informar o mesmo número X para que ele recupere o backup certo? Fazendo isso não vai travar o WA ???

          • Tamara

            Quando colocar o número no WAB, automaticamente vc deixa de usá-lo no WA. Não pode usar o mesmo número nos dois aplicativos.

            • Jonatas Pereira

              Certo, até aí OK, mas daí no caso quando eu for abrir o WA (após ter informado o mesmo número para o WAB e recuperar o backup) ele vai me pedir para trocar o número no WA será? Vai me dar opções acho eu neh?

            • Tamara

              Estou usando agora um número no WAB e outro (que eu usava em outro aparelho) no WA, ambos rodando normal. O WA não me deu nenhuma opção, apenas desvinculou meu número.

            • Jonatas Pereira

              Olha eu denovo, hehehe, deixa eu te explicar minha situação: tenho o WA rodando num iPhone XS daí agora com o esim vou colocar rodar o WAB para o local onde trabalho, vou ativar ainda o esim, quando habilitar para recuperar pelo backup preciso informar o número atual do WA certo? E daí o que devo fazer depois? 🥴🥴🥴

            • Jonatas Pereira

              Tens ideia para meu caso abaixo? =

  • José Luís

    Tinha somente um chip físico da Claro com WA, num iPhone XS Max, migrei o número para o e-sim e pus um chip físico da Vivo. Instalei agora o WAB no Vivo e, por enquanto, estão convivendo os dois mensageiros na mais perfeita paz.

    • Jonatas Pereira

      Como você fez? Usou o backup do número antigo ou partiu do zero no WAB ???

      • José Luís

        Parti do zero, o número era antigo, não o usava, mas havia a opção de puxar um backup. Peguei só os contatos .

  • Rodrigo Rodrigues

    Essa versão pelo menos deveria estar disponível para iPad. Não sei por que até hj o whatsapp ainda não tem essa versão.

  • Arthur Fernandes

    Boa tarde pessoal! Preciso de ajuda!

    Tenho um XS, uso WA com número pessoal. E uso um iPhone 6 com número comercial.

    Fiz backup do WA (comercial) antes e habilitei no XS o número comercial no WAB.

    O backup só entrou de 30/11/18.
    Preciso saber com faço, pois não entra um backup atual.

    Quem puder me ajudar, abraço muito.

    • Jonatas Pereira

      Tenta desinstalar o WAB e roda o backup novamente no i6 para o servidor e confirma se a data ficou atual. Depois instala o WAB no XS e tenta recuperar pelo backup novamente!

      • Arthur Fernandes

        Jonatas, já tentei… Só entra um backup de 30/11/18.

        • Jonatas Pereira

          E já tentasse excluir o backup do iCloud e fazer ele do zero novamente?

          • Arthur Fernandes

            Ainda não… Como apago?

            • Jonatas Pereira

              Lá dentro do Gerenciar Armazenamento do iCloud tem tudo que vc da backup daí podes apagar apenas o que desejar, neste caso do WA, daí após apagar tenta rodar um backup completo, acho que vai dar!
              Consegues chegar lá?

            • Arthur Fernandes

              Obrigado pelas dicas, mas infelizmente não funcionou.
              Fui no Gerenciar Armazenamento do iCloud, apaguei o backup do WA.

              Fiz novamente! Depois, instalei o WAB e só entra backup de 30/11/18.
              Não sei mais o que fazer.

            • Jonatas Pereira

              Bhaaa daí complicou neh, por lógica total deveria funcionar, muito estranho!

  • Jonatas Pereira

    iLex, ou algum leitor amigo 😉 = uma ajuda se possível:

    Uso apenas um Whatspp até o momento e misturo tudo do trabalho com particular (terror).

    Como posso fazer para não perder esses históricos?
    Tenho como ativar o backup nos 2 e depois alterar o número de um deles?

    Alguém poderia me dar uma dica??? Grato,

    • Tamara

      Jonatas, vc pode fazer o backup do WA e trocar o número. Não sei se dessa forma ele já pediria pra restaurar o backup ou simplesmente manter, nunca testei dessa forma. Daí se ele mantiver as conversas, vc baixaria o WAB e usaria o backup para outro número (que já não está mais no WA) e assim, teria os dois app com todas as conversas

      • Jonatas Pereira

        É que o número do WA que vai manter, é um novo seria usado para o WAB 🙁 difícil neh, bem complicado, estou tentando achar uma forma…

  • Hugo

    Alguém já está usando duas linhas (chip e e-sim) com whatsapp pessoal e whatsapp business? Funciona bem?

    • O WhatsApp não tem relação com a linha presente no aparelho. Então é indiferente.
      Se o número estiver em outro celular, você só precisa do SMS que chegar nele para ativar o WA no seu aparelho.

  • Thays Afonso

    Com um IPhone XR que tem o dual sim.
    Consigo usar o WA pessoal com um número, e instalar o WABusiness com o segundo chip, um número de celular diferente do meu pessoal? Ambos no msm dispositivo?

  • RENE FABIO BOLL

    Tem como usar o WAB com o mesmo nr em dois celulares?

Back to top button
Close