DicasTutoriais

Como configurar o eSIM no iPhone e usar duas linhas no mesmo aparelho

Uma das novidades mais interessantes dos novos iPhones XS e XR é o fato de, pela primeira vez, a Apple passar a aceitar duas linhas de telefone no mesmo aparelho.

Vamos fazer neste artigo um resumo de como funciona este recurso.





Dual SIM

O iPhone XS, o XS Max e o XR vêm com a opção de Dual SIM, ou seja, é possível usar dois chips de operadora, um físico (nano-SIM) e outro incorporado no aparelho (eSIM).

Há tempos que o dual chip existe em celulares normalmente mais baratos, inclusive piratas. A Apple demorou para implementar por ser algo que gera desconforto entre as operadoras, que sempre fizeram uma grande pressão para a maçã não adotar a tecnologia. Afinal, nenhuma delas quer seu cliente usando ao mesmo tempo o serviço de uma concorrente.



O eSIM é um SIM digital que permite a ativação de um plano celular de sua operadora sem precisar de um nano-SIM físico. O Apple Watch Celular possui um desses em seu interior.

Inicialmente, poucas operadoras no mundo dão suporte ao eSIM. Nesta página é possível ver uma lista atualizada delas. No Brasil, as duas operadoras que oferecem esta opção por enquanto é a Claro e a Vivo.


Usando duas linhas ao mesmo tempo

Há diversos bons motivos para alguém querer usar duas linhas de celular no mesmo iPhone:

  • Ter no mesmo aparelho o número pessoal e outro profissional
  • Escolher entre o serviço de ligações e de dados, conforme o preço dos diferentes planos
  • Usar uma linha local em viagens internacionais, mantendo a sua ativa para receber mensagens

O iPhone pode, contemporaneamente, fazer e receber ligações e enviar e receber SMS dos dois números diferentes. Porém, ele só pode usar uma rede de dados celulares por vez.

Quando as duas linhas estiverem ativas, são duas operadoras que aparecem quando você puxa a Central de Controle. Uma delas é a linha primária (P) e outra a secundária (S).

E durante o uso normal, você verá assim o símbolo do sinal:

O usuário pode fazer e receber ligações e mensagens SMS de qualquer uma das linhas. Se uma delas estiver sendo usada e a outra linha receber ligação, esta vai diretamente para a caixa postal. Por isso, a Apple sugere que se ative o encaminhamento de uma linha para outra, para que você não perca ligações importantes.

A linha primária é a do SIM físico (nano-SIM), enquanto a chamada secundária é a do eSIM. Você pode definir qual será a Padrão, ou seja, a que será usada para enviar mensagens, realizar ligações telefônicas e de FaceTime. Tudo isso você pode fazer com ambos os números, mas terá que mudar manualmente para a linha não-padrão caso queira usá-la para tais fins.

A princípio, quando você ligar para um contato, o iPhone usará a linha padrão para realizar a chamada. Mas você pode especificar uma operadora específica para cada contato, escolhendo o “plano celular preferido“.

Para usar o plano de dados no aparelho, você deve optar por uma das duas linhas. Isso é feito nos Ajustes.


Como ativar o eSIM

Há duas maneiras de ativar uma linha no eSIM interno do aparelho:

  1. Escaneando um código QR
  2. Usando o aplicativo da operadora

Ou seja, a ativação realmente depende da operadora oferecer o serviço. Sem ela, não tem como ativar o eSIM.

No início, tanto Claro quanto Vivo estão fazendo a ativação do eSIM somente nas lojas físicas, e quem faz isso são os atendentes. No futuro, isso poderá ser feito online e até mesmo recebendo o código por SMS, como acontece em outros países.

Para iniciar a ativação do eSIM, é preciso entrar em Ajustes > Celular e tocar em “Adicionar Plano Celular“.

Ele irá pedir para você escanear o código QR fornecido pela sua operadora. Você pode também introduzir manualmente os dados fornecidos por ela.

A ativação pode ser feita também diretamente no aplicativo da operadora, caso ela disponibilize esta função para o cliente.

Após ativada a segunda linha, você deverá configurar o modo como quer que elas funcionem em seu aparelho. Você pode dizer qual delas quer que seja seu número padrão, ou a que será usada para os dados celulares.


Basicamente é assim que funciona as duas linhas telefônicas no iPhone. Caso você viaje para outro país e queira saber uma maneira prática de usar o eSIM, confira este outro artigo.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Guto Lima

    Vai ser possível ter 2 whats app?

    • O sistema só permite instalar uma versão do aplicativo. Teria que apelar para o jailbreak (que ainda não existe para o XS).

      • Guto Lima

        Que pena! Então não irá resolver o problema de ter 2 aparelhos ( pessoal e profissional )
        Obrigado iLex.

    • Vinicius Alves

      Tecnicamente não. O whatsapp hoje não permite você usar duas contas num mesmo aparelho oficialmente, nem no Android, que já tem celulares com mais SIM a anos, não vejo eles liberando isso no iOS só porque o iPhone passou a aceitar dois números de celular. Apenas apelando para versões de terceiros do mensageiro (nesse caso no Android ou com jailbreak) é possível fazer isso, infelizmente.

      • Alan Alarcon

        Ao instalar o whatsapp num Galaxy S9, automaticamente ele te pergunta se você deseja criar um segundo whatsapp para usar com a outra linha. Isso já existe desde o Galaxy Note 8. Acredito que no iPhone possam fazer isso tb.

        • Vinicius Alves

          Mas pelo que eu saiba essa é uma função que a Samsung incorporou no sistema, não? Acho que ela chamou isso de dual messenger, ou algo assim. Não é uma solução do próprio WhatsApp, mas sim da fabricante. E acho MUITO difícil a apple fazer isso, até porque ela tem uma solução própria de mensagens, o iMessage. Mas não custa nada sonhar. ?

          • Alan Alarcon

            Exatamente…. é uma função da samsung. Exatamente como você falou. Mas se a apple passa a adotar 2 linhas penso que também poderia fazer algo semelhante a esse dual messenger. Poderia, né? Mas vai saber….

            • Na verdade, a solução de instalar dois apps diferentes é uma solução BURRA. Só causa confusão e você ainda tem que saber qual dos apps tem qual das linhas. Bem cara de Samsung.

              Qual seria uma solução INTELIGENTE?
              Manter apenas um aplicativo, que suporte linhas múltiplas. E é o que a Apple fez no iMessage, que neste caso terá um botãozinho no alto da tela que permitirá o usuário escolher qual linha quer usar para enviar as mensagens.
              O problema é que essa solução não pode ser implementada monocraticamente pela Apple, cada aplicativo precisa adaptar seu software.

              Como a Apple está entrando agora no mundo dualSIM, não duvido nada que os aplicativos começarão a correr atrás deste tipo de solução, para serem compatíveis com dois números. E aí veremos um Galaxy S10 fazendo a mesma coisa e deixando de duplicar apps. Poderia apostar nisso.

            • Helder Fonseca

              Tenho um S8+ e uso o dual messenger. É bem fácil diferenciar de qual número é determinado messenger pois o segundo app tem um etiqueta laranja no canto inferior direito, mas concordo com você que ficaria muito melhor tudo em apenas um app.

            • Marccus Phillipe

              Concordo iLex, principalmente se os Apps notarem que o público “migrou” para o iMessage. Não sei sobre o Telegram, mas eles são bem “pra frente”, creio que eles devam desenvolver algo rápido pra solucionar isso.

          • Everson

            A Xiaomi tambem dispõe dessa função em duplicar App, o LG G7 Thinq permite duplicar app, esses que eu conheço,

    • Helio Monteiro

      Usando o TutuApp, vc consegue instalar outro WhatsApp sem a necessidade de fazer jailbreak e sem a necessidade de ter duas linhas no aparelho.

      • Vinicius Cabrera

        Olá Helio, pode explicar melhor?
        Valeu!!!

      • Henrique A.

        Até tentei… mas tá tudo em chinês. Impossível de usar

    • Joe Victtor

      Mas da pra usar o TutuApp e baixar o Whatsapp ++ ou o Whatsapp Duplicate

    • Vinicius Mendes

      Eu estou na esperança de lançarem o WhatsApp Business pro iOS, esses dias quase vendi meu iPhone pra pegar algum com Android pra poder usar os dois WPP sem precisar de “gambiarra” ou dois aparelhos 🙁

      • JOhNNY Sbrissa (J0hNNY)

        Quais vantagens do WhatsApp Business? Não uso ele profissionalmente pois não acho que ele tem auditoria suficiente para tal uso.

  • Paulo

    Se a linha primaria fica sem sinal…
    A secundária é utilizada automaticamente para ligação e uso de dados?

    • Victor Moreno

      Não é não

  • Diego Azevedo

    Apesar de achar o eSIM a alternativa ideal, infelizmente é a menos difundida. A Apple deveria ter forçado menos a barra na adoção do eSIM e possibilitado a venda do aparelho chinês no resto do mundo.

    • BS

      Ia questionar exatamente isso: porque na China são dois SIM físicos, diferentemente do resto do mundo?
      Até entendo a Apple adotar o eSIM pois ela sempre busca quebrar paradigmas (vide entrada de fone de ouvido, notch, etc). E acredito que em breve ela vai acabar de vez com o SIM e ficar só com eSIM… nos XS e XR vejo como uma forma (estratégia) de entrar com esta tecnologia aos poucos, para as operadoras já se adaptarem….
      Agora porque na China ela não adotou esta estratégia?

      • Michel Peron

        Na China existe uma lei que proíbe a tecnologia do eSIM.

      • ditom

        iPhone da China funciona no Brasil no 4G?

        • Fabio Santos

          Sim, porém os novos tem o mesmo problema dos americanos de faltar uma banda não tendo o 4,5G plus mais o 4G tradicional pega sem problema.

  • Rafael Anciães

    Daqui a 2 ou 3 anos leio esse artigo novamente.

  • Anderson1sp

    Não mesmo, e assim que chegar e a claro manter igual do Watch, acho que eu mesmo vou migrar pra claro.

  • Alan Alarcon

    Sabe qual o grande (enorme) problema que vejo no eSIM? A linha fica “presa” no aparelho. Hoje em dia com o nano chip a gente troca de aparelho a hora que quiser, tirando e colocando o chip. Pensando assim, isso jamais poderia ser chamado de evolução.

  • Alan Alarcon

    Descobri que meu ipad pro 9.7 de primeira geração já tem um eSIM. Quando entro em Dados Celulares aparecem 2 serviços como disponíveis no Brasil. AlwaysOnline que cobra em média 30 dólares por 500Mb. E a GigSky que cobra em média 30 dólares por 2Gb. Nem precisa estar na Wifi para contratar… ao acessar o menu aparecem as barrinhas de sinal e você pode navegar por qualquer dos 2 serviços e fazer a contratação. Eles tem planos em mais de 180 países, mas estando no Brasil, só aparecem esses 2 serviços. Penso que o eSIM vai ser excelente para contratar um plano temporário em outro pais.

  • Michel Peron

    iLex
    Já tem a informação dos modelos vendidos na China que aceitam dois SIM físicos? E as bandas 4G desses aparelhos?

    • Caetano Motta Milord

      Essa é uma excelente pergunta. O modelo chinês, funciona no resto do mundo? Funcionaria no Brasil?

      • Michel Peron

        Tem a questão da garantia também. Será que estaria coberto em outros países por ser um modelo específico de um único país?

  • Andrey Henrique

    Será possível usar apenas o e-sim? Penso que se sim, seria muito interessante para quando um iPhone é roubado ou perdido por exemplo, não há como retirar o chip e facilitaria o rastreamento…

    • Diego

      Sim, é o que vou fazer na vivo, vou la trocar meu chip pelo esim, assim caso roubem algum dia não vão conseguir retirar, e com o jailbreak ainda, nem desligar o aparelho vão conseguir. Até conseguem, mas poucos sabem como.

  • KM 

    E Claro com eSIM que esta sendo usado no plano do Apple Watch ? Eles ja não tem implementado aqui no Brasil ?

    • A Claro é a mais próxima de oferecer o serviço, por já ter no Apple Watch. Porém, não é automático, a operadora terá que oferecer isso também para o iPhone, coisa que ela não faz atualmente.

      • Daniel Vitor

        Pelo que sei (Já trabalhei em operadoras, várias por sinal) a única já preparada é a Claro, mas ela não se pronunciará até a chegada oficial dos iPhones no Brasil.
        Mas tudo indica que na data de lançamento, o serviço eSIM já esteja disponível.
        Vivo como sempre torce o nariz.

  • Caio

    alguem tem noção do valor que o apple watch vai chegar aqui no brasil? não no site da apple mas naquele pessoal que importa ahahahhah. queria ter uma noção pq se for muito caro vou partir pro series 3 mesmo

    • Yuri

      Deve vir a preço de iPhone. Tenho um series 3 e queria o 4, mas já está na hora de trocar meu velho iPhone 7 plus, então o Watch fica pro próximo ano. No Brasil infelizmente é assim, pelos preços absurdos temos que escolher.

      • Caio

        é,acho que vou investir em um series 3 mesmo,ano que vem tento vender e pegar um 4

  • Thiago

    Faltou explicar a questão de receber chamadas, se ambas as linhas receberão chamadas ou apenas a linha definida, assim como explicaram para a realização das chamadas. E com relação ao modo avião, ativa simultaneamente as duas? E caso queira “desligar” apenas uma linha temporariamente?

  • Richard

    Só uma dúvida … usar duas linhas no mesmo aparelho é uma função do SO Ou de hardware ? O meu é um iPhone 8 e gostaria de saber se com atualizações do iOS isso ficaria disponível pra min !

    • O eSIM é hardware e não está presente em iPhones anteriores ao XS.

      • Richard

        Ok .. obrigado pelos resposta !

  • Alan Alarcon

    Será que 2 linhas habilitadas ao mesmo tempo vai gastar mais bareria do que apenas 1 linha.

    • Raphael

      Sim, pela lógica você está habilitando mais uma função no celular. Então faz aumentar o consumo. Mas acredito que se usar só o e-sim gasta menos bateria…

      • Daniel Vitor

        Usar só o e-sim ou nano sim, não gasta menos ou mais bateria, o chip em si, é só para o aparelho saber qual operadora ele deve se conectar e buscar o sinal.
        Os dois ao mesmo tempo eu creio que gaste mais bateria, mas nada tão significativo.

        • Raphael

          Acredito que o e-sim tenha mais estabilidade de sinal, por isso gaste menos bateria. Notei que meu sinal deu uma melhorada. Mas nada que faça uma diferença gigantesca.

        • Marcos V.

          Gasta demais 😂😂😂 a bateria tá voando !

  • André

    Acho que já passou da hora de só ter e-Sim. Fazer tudo via sistema online.

  • Alisson Rocha

    Será que é sonhar demais imaginar que já que as operadoras vão ter que dar o braço a torcer e adotar o eSim, elas poderiam aproveitar para implantarem também o Visual Voice Mail, que foi apresentado junto com o iPhone Original pelo Steve Jobs em 2007!!!!!!! e até hoje só a Claro oferece?

  • Everson

    “”No Brasil e Portugal, até o momento em que este artigo está sendo escrito, nenhuma operadora permite o uso de números pelo eSIM””

    Osh e a Claro?

    • BS

      O que a Claro faz neste momento é só duplicar seu número atual pra ser usado o mesmo número no watch. Por enquanto ela não permite ter um número exclusivamente pelo eSIM, tecnologia adotada nos novos XS e XR.

  • Mario Nascimento

    comprei um iPhone Xs da sprint modelo A1920. não consigo achar a opção de adicionar plano celular. este modelo vem bloqueado?

  • João Holtz

    O meu problema é que uso a Claro por oferece um plano melhor, porém na região onde moro preciso ter um da vivo pra receber ligações pq muita gente usa Vivo no interior de SP, além de muitas regiões onde trabalho não ter sinal de outra operadora que não seja a vivo, daí um ou dois dias por semana me encontro onde não tenho sinal de internet.

  • Thiago Martins

    iLex ou demais, sabem se é possível utilizar somente o eSIM, sem ter um chip físico? Em caso de furto/roubo do aparelho, se não tiver o chip físico, acho que complica um pouco a vida do meliante, não? Isso também poderia facilitar a localização do aparelho pois seria muito difícil burlar os códigos de segurança, desativar os dados e assim por diante, ou não?

    • Pode sim, Thiago. Você tem a liberdade de escolher qual chip quer usar.

    • Raphael

      Estou usando somente o e-sim. Notei uma melhora no sinal e na rapidez da minha internet.

      • Flavio

        No brasil???

        • Raphael

          Isso. Na Operadora Claro.

  • Marcelo Lemos

    Curioso que a operadora usada no eSim que ilustra o iPhone deste artigo é justamente uma que ainda não oferece o serviço no Brasil.

    • Daniel Vitor

      Na verdade tanto vivo, quanto claro liberaram e-sim, inclusive para iPhones e não só Watch

  • Antonio Damasceno

    Por acaso, aqui alguém já conseguiu ativar o e-sim na Vivo?

    • Erick Pereira Santos

      Só no plano pós

      • Vanysson Dias

        Qual a justificativa de só funcionar no plano pós pago? Acho que tem alguma coisa errada nisso

        • Erick Pereira Santos

          Erro sistêmico, mas em breve irá funcionar em todas as linhas

  • Genildo Freitas

    Será que consigo transformar uma linha com chip físico em eSIM? ?

    • Sim, é possível. Basta pedir na operadora a troca para o eSIM.

  • Anthenor Netto

    iLex, não entendi uma coisa… No inicio do texto você diz: “Esta funcionalidade ainda não está ativa no Brasil”. Como assim?

    • Ops! Arrumado!

  • Há gerentes cafajestes que querem empurrar venda. Outros dizem que só vale a partir de plano Controle, o que é mentira. São atitudes desonestas para enganar o consumidor.

    • Erick Pereira Santos

      Concordo, porém fiz alguns testes e na vivo não está trocando o chip no pré pago e nem no controle, somente no pós

  • O problema do Apple Watch é que o modelo americano não tem compatibilidade com o nosso 4G. No iPhone, a história é diferente.

    Respondendo a sua pergunta: sim, um iPhone comprado nos Estados Unidos permite instalar o eSIM no Brasil, desde que você não tenha comprado lá de uma operadora que bloqueie o aparelho. Se comprou em uma Apple Store, todos são desbloqueados.

  • Raphael

    Diga que quer registrar uma reclamação em protocolo e que você passará para ouvidoria.

  • Flash Connect
  • Cezar Luz Leitão Guerra

    Caso você esteja com um eSIM ativo numa operadora brasileira (Claro ou Vivo) e quiser ativar uma linha também através do eSIM numa viagem internacional, como funciona? Ou não funciona?

    • Consegue sim, Cezar. O eSim consegue carregar até 5 linhas diferentes nele.

  • Nivalmir Doria

    Algum cliente da VIVO já conseguiu ativar o tal e-sim?

    • Erick Pereira Santos

      Somente no plano pós por enquanto

  • Leandro Carloni

    E como fica o uso do WhatsApp com duas linhas? Será possível utilizar o aplicativo para os dois números habilitados?

    • Rodrigo Otavio

      e agora a apple vai ter que dar um jeitinho de rolar 2 WhatsApp

      • Isso depende exclusivamente do WhatsApp, não da Apple.

    • Marcos V.

      Eu instalei o whatsapp business

  • Douglas Gueno

    Ativei o meu na Claro hoje, mas fiquei com uma duvida. É possível ativar o eSIM da vivo também ou esta precisa ser no fisico?

    • Rodrigo Gomes

      De onde você é? Aqui no Rio na Claro q eu fui falaram q ainda não começaram a ativação

      • Sou de Curitiba/PR
        Fui na loja da VIVO tentar ativar o deles também, porem informaram que ainda não estão fazendo, pois aguardam autorização da Anatel.
        O vendedor também informou que vai ser possível ativar ate 4 linhas no Iphone. (estava com duvida sobre isso quanto para 2 números, pelo que pesquisei nenhum lugar diz que é obrigatório que uma delas seja no físico)

    • É possível sim, Douglas. Até 5 linhas diferentes no eSim

  • Gustavo Prado

    Fui na Claro no Iguatemi em Campinas e disseram que eu não posso ativar o e-sim no meu XS Max pq eu já utilizo a mesma linha ativada no e-sim do Apple Watch e o sistema não permite. No celular tem que permanecer o chip físico para o Claro Sync funcionar no Watch….. vou te falar viu! Mas se eu quisesse poderia ativar qualquer outra linha que já possuo no e-sim sem problemas.

    • Douglas Gueno

      Eu printava o site e jogava na cara kkk

      “Dispositivos diferentes podem compartilhar o mesmo número de celular e plano de internet. O que facilita a conexão e interatividade entre smartphones e smartwatches, por exemplo.”

  • Diego

    Falei com atendente e falaram que a partir do dia 05 vão conseguir ativar na loja. Vamos ver se rola

  • Victor Moreno

    O que não entendo é a impossibilidade do iPhone, ao retirar um chip físico, migrar os dados celulares automaticamente para o e-sim…

    Minha linha com internet boa é chip físico, se algo acontece, e alguém tira o chip, ela não migra a internet para o esim. Fica desativado… chatão isso :/

    • São duas coisas diferentes, Victor. Os dados estão no chip físico, a operadora tem controle disso. Não é culpa da Apple ou do hardware. É controle da operadora.

      • Victor Moreno

        Amigo… tenho Vivo no Chip físico e Claro no e-sim.

        Quando eu tiro o Chip Físico, o iPhone não ativa a internet do e-sim.

        • Agora entendi o que quis dizer. Realmente a troca não é feita automática porque o sistema te faz escolher de qual linha virão os dados. Uma atualização nesse sentido seria bem vinda.

      • Victor Moreno

        E infelizmente não há nenhuma opção que habilite isso nos ajustes. E para fins de rastreio pelo buscar iPhone, obrigatoriamente a linha do e-sim deve ter a internet habilitada.

        Espero que o iOS 12.3 traga uma solução para isso.

  • Bruno Marçal

    Pessoal, dúvida… posso ter um SIM da Claro e o e-SIM da Vivo? Isso é possível?

  • Marcos Rogers

    Caso eu resolva remover o e-sim do meu iphone, isso é possível fazer pelo próprio aparelho ou terei que ir na loja ou entrar em contato com a operadora?

    Obs: já removi aqui e deu certo, mas não sei se fica vinculado e tals..

    • Guilherme

      Qual sua operadora?

  • Gustavo Prado

    Tentei ativar na Claro e ela alega que precisa de um chip especial para sincronizar e gerar o QR Code para configurar o eSim. Chegaram somente 10 no Iguatemi Campinas e 6 no Dom Pedro e acabaram no mesmo dia. O funcionário tb disse que o sistema está muito instável para ativação. Agora eu pergunto: WTF a equipe de TI e desenvolvimento da Claro faz dia a dia? Lançam um produto e não testam o sistema antes? Sem falar do lixo de equipe de Planejamento, Produtos ou o nome que eles dão dentro da empresa, enviando ao todo 40 chips entre as lojas próprias em uma cidade de 1.6 milhões de habitantes, onde existe a sede da Empresa aliás. Se formam na Uniesquina e é isso que acontece!

    Bem lusitano o sistema da Claro, precisa de um chip físico só para conseguirem gerar o QR Code e ativar o eSim e depois o chip é inutilizado…. oi? Do que adianta o eSim se precisa de um chip físico só para a ativação? Enfim, lamentável.

  • Gorlami

    Já estou usando o e-sim da Claro no meu Xs.

  • Guilherme

    Meu iphone é nacional, comprado na Apple Brasil
    Tenho eSIM, contudo se eu tentar usar o dual sim, colocando um chip físico, da erro de ativação (ja tentei com várias operadoras). eSIM funciona normal separado, chip físico funciona normal separado. O problema é deixar os dois ativos juntos

    • Guilherme

      Entrei em contato com Apple e após um chamado da eng, tudo esta funcionando como deveria. Parece que alguns aparelhos nacionais ainda estavam com restrição de esim nos servidores da maça