Notícias

Fotógrafos profissionais não estão contentes com o concurso de fotos que a Apple está fazendo

Ontem falamos aqui do concurso que a Apple está fazendo para eleger as melhores fotos feitas com um iPhone. E alguns fotógrafos profissionais já estão reclamando, dizendo que a empresa deveria dar uma premiação em dinheiro para os vencedores, no lugar de somente dar o crédito.

Mas será que seria o melhor a fazer?


Há dois lados a serem avaliados nesta questão.

O lado do fotógrafo

Um fotografo profissional escreveu uma carta à Tim Cook e a compartilhou também na rede social Reddit. Ele destaca sua indignação pelo fato da Apple não oferecer nenhum prêmio em dinheiro pelas fotos escolhidas. Nas regras do concurso isso fica bem claro:

Para o profissional Trevor Mahlmann, a Apple irá vender muitos iPhones com a campanha que irá fazer usando fotos dos usuários, pelo mundo inteiro. Então, nada mais justo do que pagar pelas imagens com dinheiro. Para ele, a Apple deveria comprar as fotos, não usá-las de graça.

“Se querem usar fotos durante um ano inteiro em uma campanha publicitária para vender mais iPhones, vocês deveriam oferecer prêmios em $ aos 10 vencedores, sem divulgar os créditos, em troca de propriedade comercial exclusiva.”

Ele também sugere que, pela amplitude e alcance da campanha, este prêmio deveria ser de US$10.000 por foto.

O lado do usuário

Nem todo mundo concorda com a opinião de Trevor e a própria carta teve reações no Reddit.

Apesar de ser importante que se valorize o trabalho criativo das pessoas, ao mesmo tempo, se a Apple estipulasse um prêmio de US$10.000 por cada foto, haveria muito mais fotógrafos profissionais participando do concurso, tirando quase que completamente as chances dos fotógrafos amadores, que são justamente o foco da Apple.

A empresa quer, em suas campanhas, mostrar justamente que qualquer um tem o equipamento ideal para tirar fotos maravilhosas, apenas segurando um iPhone. A alma da campanha sempre foi essa, e se o concurso for tomado por profissionais cheios de técnicas e experiência, isso pode desvirtuar o objetivo que a maçã quer.

Se a Apple quisesse fotos profissionais, bastava contratar fotógrafos profissionais e pagar pelas imagens, simples assim. Mas a intenção aqui é justamente destacar fotos de usuários comuns, feitas apenas com o iPhone.


Nós já conversamos com pessoas que tiveram suas fotos publicadas no passado na campanha #ShotOniPhone, e a informação que temos é que a Apple sempre pagou uma compensação financeira pelos direitos de uso da imagem. Porém, ela obriga a assinar um acordo de confidencialidade que impede que os fotógrafos divulguem a quantia recebida. Portanto, mesmo que nas regras do concurso esteja explícito que não haverá prêmios em dinheiro, nos parece bastante razoável acreditar que os vencedores receberão sim alguma compensação financeira. A Apple só não destaca isso para não atrair participantes pelos motivos errados. O objetivo aqui são fotos amadoras, tiradas por usuários comuns.

Vale lembrar que Trevor vive de vender fotos. Então, um concurso que não paga nada por elas é algo que vai contra o seu ganha-pão.

A pergunta que cada um deve se fazer antes de participar é: tudo bem a Apple colocar uma foto minha em um outdoor em Nova York, com o meu nome no lado? Se a ideia lhe agrada e isso é o suficiente, então o concurso é para você.

Botão Voltar ao topo