Notícias

Como comprar em outro país um iPhone XS ou XR que funcione no Brasil

Quais modelos funcionam com o 4G no Brasil

Todos os anos é a mesma pergunta: posso comprar o novo iPhone em outro país? Ele vai funcionar perfeitamente no Brasil? Quais funções não ficarão disponíveis? E o 4G, vai funcionar?

O Blog do iPhone reuniu todas as dúvidas dos nossos leitores em um único artigo, para que todos sejam ajudados da melhor maneira.

Dólar e Euro nas alturas

Não dá para começar este artigo sem antes destacar que estamos passando por um péssimo momento para fazer compras internacionais. O período eleitoral e as incertezas políticas e econômicas estão fazendo a cotação das moedas estrangeiras baterem recordes. Então, saiba que se você decidir comprar os novos iPhones, eles custarão bastante para você.

Claro, há casos e casos. Há quem já tenha uma viagem marcada e quer aproveitar para comprar o iPhone por um preço menor do que ele será vendido aqui. Ou então quem tem milhas guardadas e consegue viajar de graça, aproveitando ainda o passeio. Enfim, podem existir motivos para comprar em outro país e isso não é nenhum absurdo.

Lembrando sempre que ninguém é obrigado a comprar os novos iPhones. Se ele foge do seu orçamento pessoal, sugerimos não comprá-lo.


Aparelhos desbloqueados

O fator principal para um iPhone adquirido no exterior funcionar bem no Brasil é ter certeza que comprou um aparelho desbloqueado, sem vínculo com qualquer operadora.

A dica é você procurar sempre comprar em uma Apple Store oficial. Lá os modelos com preço cheio (full price) são sempre desbloqueados para serem usados com qualquer operadora. Nos Estados Unidos, a loja oferece modelos de operadoras: AT&T, T-Mobile, Verizon e Sprint. Porém, este ano ela está oferecendo também o chamado SIM-free, que não está associado a nenhuma delas. Escolha este para a sua compra. (*OBS: inicialmente o iPhone XR não possui opção SIM-free)

Mas iLex, no ano passado eu comprei o da T-Mobile e funcionou normalmente. Posso comprar de novo?

ATENÇÃO! No ano passado os Estados Unidos ofereciam dois modelos diferentes do mesmo iPhone, um igual ao aprovado pela Anatel e outro diferente. Por isso que dizíamos que quem comprasse o da AT&T ou T-Mobile poderia usar normalmente em nosso país. Porém, este ano os novos iPhones vêm com uma nova funcionalidade: o DUAL SIM. Você pode colocar um chip normal na bandeja externa (como você sempre fez) e outro é embutido no aparelho, em forma de eSIM. Este eSIM pode ser bloqueado se você comprar o aparelho atrelado a alguma operadora.

No Brasil ainda não temos nenhuma operadora que ofereça serviço de eSIM para o iPhone (pois no momento que escrevemos este artigo, o aparelho nem foi lançado ainda), mas se um dia tiver, é bom que o eSIM não esteja bloqueado. Por isso, escolha sempre que puder o modelo SIM-free quando comprar nos EUA. Em outros países, este é o modelo padrão vendido.

Cuidado para não comprar o aparelho direto nas operadoras ou em outras lojas, como Best Buy, pois eles podem vir bloqueados mesmo pagando o preço cheio.


Modelos da Anatel

A Anatel já homologou os novos modelos. Os que serão vendido em nosso país são o mesmos que os vendidos na Europa, Índia, México, Nova Zelândia, Oriente Médio, Singapura, África do Sul e Taiwan. . Ou seja:

  • iPhone XS: A2097
  • iPhone XS Max: A2101
  • iPhone XR: A2105

Tem algum problema em comprar um modelo que não seja o mesmo homologado no Brasil? Em termos de garantia, nenhum. Se der algum problema no seu aparelho dentro do período coberto pela garantia, a Apple irá reparar sem custos o seu aparelho e, se for necessário, até mesmo trocar por um modelo nacional. Isto pode ser complicado para quem optar comprar um modelo da China, que é o único a vir com suporte a dois chips físicos. Se a Apple precisar trocar o aparelho para você aqui, só terá o modelo brasileiro para lhe fornecer.

A única diferença entre os diferentes modelos é a *maldita* banda 28, a qual comentaremos a seguir.





Compatibilidade com 4G brasileiro

iPhone 11 compatibilidade com o 4G

O novo iPhone vai funcionar com o 4G no Brasil?
A resposta simples para esta pergunta é: SIM. Estamos já usando o iPhone XS e XS Max e eles estão neste momento conectados no 4G no interior de São Paulo, com a operadora TIM.


Como comprar um iPhone XS ou XR

As vendas dos modelos XS e XS Max estão bem tranquilas. Não está sendo difícil encontrar o aparelho nas lojas. Já o iPhone XR (com lançamento em alguns países previsto para o dia 26 de outubro) promete ter uma procura bem maior, pelo seu preço mais acessível e ser uma evolução considerável em relação ao iPhone 8.

→ Compra online com entrega em um endereço

A maneira mais comum é você entrar no site da Apple no país em que você for viajar e comprar online o modelo que você deseja. Você pode usar um cartão de crédito brasileiro (habilitado para compras internacionais), mas terá que informar um endereço no país da loja, visto que a Apple não envia o produto para outros países. Serve a casa de um amigo, parente ou até mesmo o hotel que você ou a outra pessoa for ficar. Só não pode endereços tipo caixa postal, pois é necessário ter alguém para receber o pacote.

Tome cuidado para que a entrega coincida com o período que você ou a pessoa esteja no endereço. Lembre-se que os prazos podem ser antecipados sem prévio aviso.

→ Compra online com retirada na loja

Em alguns países há também a opção de comprar no site, mas retirar na loja (pick-up), que pode ser bastante conveniente caso você não tenha conseguido reservar o seu iPhone a tempo da sua viagem. Nesta modalidade você paga normalmente no site com seu cartão de crédito e indica uma loja na cidade para ir buscar em determinado horário.

Mas tem um problema: você só pode marcar para o mesmo dia. Não tem como reservar com antecedência maior, o que obriga você a estar sempre de olho no site da Apple todos os dias para ver se tem aparelhos disponíveis naquele dia, naquela loja (ou em outra próxima). Geralmente os estoques das lojas são repostos às 6h da manhã, horário local.

Felizmente existe algumas ferramentas que ajudam você a encontrar em qual loja há estoque disponível para o pick-up. O site iStockNow monitora o estoque de 3177 lojas em 36 países. Você pode inclusive se inscrever em seu canal do Telegram para ser notificado quando há o estoque que você procura.

Não se desespere se você reservou o pick-up mas não conseguiu ir buscar o pedido EXATAMENTE no dia e horário marcado. A Apple costuma guardar seu produto por alguns dias, permitindo que você o pegue depois. Mas não abuse, ou seu pedido poderá ser cancelado.


Com estas informações você já tem condições de comprar o seu iPhone XS (ou XR) fora do Brasil. Se tiver outras dúvidas, poste aqui nos comentários e veja se alguém já teve a mesma dúvida que você. ?

Botão Voltar ao topo