Dicas

As tentativas criativas dos ladrões que roubam iPhones no Brasil

Uma das maiores preocupações de usuários de iPhone no Brasil é a probabilidade do aparelho ser roubado, justamente por ser bastante procurado e ter um preço elevado. E trazemos agora a história de uma leitora que passou por esta triste experiência, recebendo dezenas de mensagens falsas na tentativa de fornecer o ID do iCloud.

Felizmente, ela é uma usuária bem informada e não se deixou enganar pelos bandidos.


A Apple implementou no iOS 7 o Bloqueio de Ativação, capaz de bloquear aparelhos quando não for introduzida a senha da conta iCloud registrada. Isto obriga os bandidos a serem criativos para tentar conseguir os dados do usuário.

No ano passado, nós chegamos a comentar aqui como emails e mensagens falsas de bandidos estavam cada vez mais sofisticados. De um ano para cá, a coisa ficou ainda mais intensa.

Nossa leitora Laudiene nos escreveu um relato de como foi sua experiência após ter seu iPhone roubado recentemente. E é impressionante a insistência dos meliantes em tentar descobrir a senha do iCloud dela.

Boa tarde a todos do Blog do iPhone!
Sou leitora assídua do site há anos, se não estou muito enganada, desde a época que lançaram o iPhone 4, que foi meu primeiro iPhone… rsrs… Aí vai uns 4 anos né? rs

Sempre entro no site para ver as novidades de apps, atualização do iOS, falhas e dicas do iPhone mas, na sexta-feira passada, dia 12/01/2018, eu entrei no blog especialmente para ver as providências que devemos tomar quando temos o iPhone roubado. Neste dia eu fui assaltada às 11:39, saindo da PUC-GO, aqui em Goiânia.

Segui as providências de praxe: localizar iPhone, colocar em modo perdido, fazer B.O., etc. Mas foi a leitura de uma notícia que para mim foi a mais importante até hoje. Vocês relataram os golpes pós-assalto que os bandidos estão usando para pegar a senha do iCloud, que é entrar em contato pelo telefone que fica no Modo Perdido como se fosse a Apple e colocam um link falso de phishing para fisgar o ID e senha Apple. Na hora que li eu já alertei meu namorado que era o telefone de contato que estava no Modo Perdido. Desde então, recebemos mensagens por SMS e WhatsApp, de números com DDD 11, 99 e até um estrangeiro, e a cada hora eles relatavam uma coisa diferente, que meu celular tinha sido encontrado, que pra ver a última localização eu deveria clicar no link enviado…

Outra hora falavam que meu iPhone foi localizado e redirecionado para uma autorizada Apple, que era pra eu clicar no link para saber qual era a loja que eu deveria retirar o aparelho. Enfim, tentaram de tudo! E eu sempre abria o app buscar iPhone no meu Mac para ver se a informação era verdadeira ou não, e ele permanecia com a localização indisponível… rsrs

Mas nunca clicava nos links deles… Chegavam a mandar 5, 6 mensagens por dia para o contato que estava em Modo Perdido e também as pessoas que estavam na minha lista de contatos de emergência como duas amigas minhas e minha mãe. (Isso eu não sei como eles conseguiram). Mas eu alertei a todos para não clicar em nenhum link, nem por curiosidade!

A Mônica (uma mulher) encerra a mensagem com um “muito obrigadO”.

Aí de tantas tentativas frustadas teve um dia que ligaram para meu namorado no confidencial, assim que ele atendeu eles desligaram, acho que é pra se certificar de que o telefone estava certo mesmo, já que tentaram de tudo e não conseguiram minha senha, rsrsrs.

Serei eternamente grata ao trabalho sério, idôneo e comprometido que todos vocês desempenham, pois, se não fosse por vocês talvez hoje eu seria só mais um número na estatística de pessoas que tiveram o iPhone roubado e depois caíram no golpe do link falso.

Graças a vocês, se eu não tiver meu iPhone de volta eles vão ter que usar ele como peso de papel ou de porta… kkkkkk! Porque minha senha não terão NUNCA!

Muito obrigada mais uma vez!

É importante notar, neste caso, que todos os links informados pelas mensagens levam para algum domínio que tenta dar a impressão de que é da Apple, mesmo não sendo de fato:

  • id-find.com.br
  • search-apple.com.br
  • isuporte-icloud.com

Todos levam a sites que, visualmente, aparentam ser a página real da Apple, quando na verdade é uma falsa. Um usuário desavisado ou desatento acaba introduzindo o ID e a senha do iCloud, dando de presente as informações para os bandidos.

Os ladrões aproveitam-se de um momento de fragilidade da vítima para tentar sugar todas as informações possíveis, principalmente a senha do iCloud, necessária para poder restaurar o iPhone roubado. E um email ou mensagem da Apple dizendo que o aparelho foi encontrado é tudo o que a vítima quer ouvir nesta hora, não atentando direito de que aquilo pode ser (e é) um golpe.

É importante sempre lembrar que a Apple nunca irá mandar para você uma mensagem por WhatsApp ou para um número que não foi o roubado. Aliás, ela nunca irá mandar para você nenhum link, e sim pedir para que você entre diretamente no site icloud.com para visualizar sua situação.

Felizmente a Laudiene teve a cabeça fria e equilibrada para seguir todos os passos corretos ao perder seu precioso iPhone. Se é bem verdade que isso não fez ela ter de volta o aparelho, pelo menos seus dados, fotos, contatos e senhas do iCloud não caíram em mãos erradas, o que poderia dar ainda mais dor de cabeça para ela.

Normalmente aparelhos bloqueados são desmontados para reaproveitamento das peças, mas sem dúvida o dinheiro que eles ganham com isso é muito menor do que se conseguissem vender o iPhone funcionando. Por isso, é muito importante protegermos bem nossa senha do iCloud e evitarmos de fornecer a estranhos, para que o roubo valha cada vez menos a pena. Inclusive já sabemos de casos em que o ladrão se recusou a levar o iPhone por ser difícil de desbloquear.

Parabéns à Laudiene, e que a história dela sirva de exemplo para todos. Compartilhe este texto com o maior número de pessoas que você conhecer, para que todos saibam se proteger quando o pior acontecer.

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Hoje um conhecido relatou que estava há alguns dias na Rua Santa Ifigênia, no Centro de SP, acompanhado dos dois filhos. De repente um meliante apontou uma arma para eles em plena luz do dia, pedindo o telefone celular e a carteira. Ele entregou td prontamente. Quando o assaltante viu q era um iPhone X, ele disse q não queria nada da Apple e devolveu o aparelho.

    • paulogrego

      Aham, boa fanfic.

      • Não necessariamente. Eu vi um vídeo, e não é história de segundo ou terceiro, no qual o criminoso, após o roubo, devolve o iPhone por se tratar de um iPhone. Isso aqui no Brasil.

        • Paulo Henrique

          se ele n souber lidar direitinho, n vale muito a pena roubar iphone. Nem todo mundo sabe como desativar o rastreamento na tela de bloqueio (mesmo sendo muito simples). Sem contar que os bloqueados, em interior principalmente, são rapidamente rastreados na hora de revender, basta ser amigo dos caras que consertam e desmontam celulares, chega lá e eles te ligam, 2 amigos meus já conseguiram recuperar assim (interior de 50 mil habitantes)

          • Mubarak Nunes Machado

            Desabilita a Central de Controle e o meliante tira o chip.

        • Guilherme Paviani

          Por isso que eu deixo a minha central de controle desativada na tela bloqueada, me dificulta o uso, mais pelo menos se um dia acontecer nao tem como o safado desativar o dados do aparelho.

          • Cara, gostei da sua dica. Fui prontamente desabilitar a central de controle da tela bloqueada e vi muita utilidade nisso. Aí pensei em ver se eu conseguia colocar o aparelho em modo avião usando a Siri, e Voilá… também foi possível.
            Como gosto de usar a Siri, principalmente quando o iPhone está bloqueado e desligado, achei melhor deixar a central desabilitada e confiar que o bandido não vai saber ativar a siri e colocar em modo avião somente com comandos de voz. Até quando?!
            Abraços,

            • MagicCarpetDriver

              essa funcionalidade de usar a siri pra colocar em modo aviao foi retirada ha algum tempo, mas acho q so vale qd vc desativa a central de controle… tb tive receio na epoca q descobriram isso, mas agora to tranquilo

            • Em um novo teste, como telefone distante, percebi que o comando precisa que o telefone esteja desbloqueado para ser realizado. Mas o mesmo ainda existe, não foi retirado.

            • MagicCarpetDriver

              aqui ele diz q precisa desbloquear para ativar o modo aviao…

          • Leonardo Negrisoli

            Não acho que a perda de usabilidade valha a pena… é só o ladrão tirar o chip ou desligar o aparelho e pronto :S

            • Guilherme Paviani

              Nao é bem assim! Se ele tirar o chip o aparelho vai poder continuar a se conectar no 4g quando inserir qualquer outro chip. O que é bom pois ainda vai dar pra localizar.

            • Proper

              São paliativos que podem vir a ser úteis, mas em geral o meliante logo de cara desliga o aparelho e depois restaura pelo modo DFU.

            • Guilherme Paviani

              Sim. Mais msm pelo dfu ele nao consegue usar devido ao bloqueio do id. kkkkk foi legal a apple ter pensado nisso. O iphone vira um simples peso para papel.

        • John Wick

          Inocêncio

      • Paulo Nunes

        Já tive um iPhone roubado que rastreei e recuperei no estacionamento de um supermercado. O ladrão jogou no chão logo que percebeu que era um iPhone bloqueado por senha.

      • barbazul

        Pior que já ouvi falar de casos assim também, visse. Parece que o lucro é pequeno quando o aparelho tá bloqueado, e o risco de localizar é grande

      • Desculpa aí, beijo grego! Sabichão.

        • paulogrego

          15 likes pra sua fanfic, vai contar ladainha em outro lugar, vai.

    • Wendel Alexandre

      Aqui no ES está assim também!

    • Roger Allen

      Acontece mesmo! Recentemente um amigo meu foi assaltado, e quando ele entregou o celular os ladrões perceberam que era um iphone (7 plus) e não o quiseram. Infelizmente eles também não devolveram, jogaram o celular no chão e ficaram pisando nele até quebrar :/

      • PaloZo

        Ai vc vê que a intenção é te prejudicar e nao apenas a necessidade de se favorecer.

        • Roger Allen

          Exato

      • Poxa q triste isso.

      • Rene Fraga

        Leva na Apple e paga 800 por um novo na troca! pronto

    • André Luiz Gaspar

      Eu tbm conheço pessoas muito proximas a mim que aconteceu o mesmo, quando viram que era iPhone, devolveram.

  • paulogrego

    Bom espero que o meliante não fique nervoso e vá atrás dela no mesmo lugar onde foi roubada, exigindo a senha, já pensou!

  • Otavio

    Eu não entendo, porque a Apple não libera uma opção de apenas conseguir desligar o aparelho inserindo a senha.

    Isso seria uma excelente medida de segurança pra quem tem o aparelho roubado. Com o aparelho ligado e o 4g ativado, o ladrão não teria como simplesmente desligar o aparelho e desativar tudo. Centenas de aparelhos Android já tem essa opção, fico indignado como uma função tão simples assim que poderia ser da nossa escolha não existe no iOS

  • São situações curiosas. Algumas pessoas são insistentes. Faz uns 3 ou 4 anos que acompanho as tentativas de ativação de um iPhone 6S furtado em Paris… Já houve até tentativa de contato com a Apple… kkk

  • Fernando Lívio

    Como eles tinha acesso aos telefones dela e do namorado?

    • Gaius Baltar

      O dela deve ser o contato que ela deixou para quando fosse ativado o modo perdido.

    • As mensagens foram enviadas para o telefone do namorado (informado no Modo Perdido), de duas amigas e da mãe, que estavam nos contatos de emergência que são acessíveis mesmo com a tela bloqueada do aparelho.

    • thiago

      Olá Fernando. Explico a sua pergunta no meu post.

  • Fabio Hori

    Nunca um roubo “vai valer menos a pena”. Para o ladrão, qualquer 100 reais na mão é melhor do que um iPhone na mão do proprietário. Enquanto houver mercado para peça roubada, sempre vai valer a pena.
    Só não valeria se realmente não tivesse mercado nenhum para desmonte de peças de smartphones, mas sabemos que no País do Jeitinho, isso nunca vai acontecer.

    • Não concordo com a sua opinião.
      Só a ideia de que “roubar 1 bilhão de dólares vale muito mais a pena que roubar um relógio falsificado” já acaba com seu argumento na hora.

      • Paulo Henrique

        Ter que lidar com a policia, o risco de ser pego em flagrante ou da vítima estar armada, a dificuldade extra na hora de vender, tudo isso um ladrão experiente leva em consideração. Agora o zé droguinha q só quer mais uma pedra é outra história

        • Júlio Liza

          Exato

      • Júlio Liza

        Depende… por exemplo, para um viciado em crack, 5 reais compra uma pedra pra fumar. Se ele vender um iPhone roubado-digamos- por 50 reais, ele vai vender…😖

        • Sim, tudo depende.
          Cada indivíduo tem sua razão para cometer um crime.
          Por isso mesmo, não dá para afirmar que “nunca um roubo vai valer menos a pena”, que foi a questão inicial que provocou meu comentário.

      • Fabio Hori

        Olha, vc tem todo direito de ter sua opinião. Mas se vc se dispor a ver a situação pelos olhos de outra realidade, verá o que acontece nas ruas, verá que o número de assaltos aumentou e muito. Depois de ter meu 6S e meu 7 roubado, eu desisti e ressuscitei meu capenga 5S, pq cansei de “dar” iPhone para ladrãozinho. Este ano tivemos um aumento de 12% nos BO de roubo no mesmo período, isso sem contar nos tantos outros que nem mais se dão ao trabalho de ir na delegacia abrir um BO, dado que menos de 5% são solucionados. Eu que há 15 anos uso de transporte público para ir ao trabalho sei bem de como os roubos só aumentaram. Pode ser que o roubo desses bilhões sejam mesmo mais significativos para a população em geral, mas para aquele singelo e humilde trabalhador que tem seu smartphone roubado, isso faz sim muita diferença. Roubo é roubo, não importa valor. E não, não estão roubando menos iPhone por causa dos novos recursos de segurança do iOS. Relatos de “não quis roubar pq era um iPhone” são pontos fora da curva. Basta dar um rolé pela Sta. Efigênia para ver a oferta de telas e baterias de iPhones 7 e até de iPhones 8 para ver o quanto este mercado paralelo está aquecido.

        E por fim, iLex, respeito muito seu trabalho, mas não entendi o ataque ao meu comentário pq eu não falei nada sobre roubo de relógio falsificado. O que eu disse é que para quem não tem quase nada a perder, mais vale um iPhone na mão que pode virar qualquer R$ 100 e talvez pelo azar não conseguir nada, do que deixar passar a “oportunidade” de roubar uma pessoa.

        De qualquer forma, não pretendo me extender na discussão, mas gostaria mesmo de entender a sua colocação.

        • Paulo

          Fábio, nem perde seu tempo discutindo com pessoas mimadas e inflexíveis.
          O Gão mestre Sr. iLex se indispôs com um comentário que fiz um tempo atrás, oras, se tem comentários liberados é uma democracia onde todos podem expressar sua opnião não? Ledo engano!
          Jamais verbalize sua opinião se ela for diferente do iLex!!
          Aqui é a ditadura do PHD master iLex..
          Inclusive mandei um email pra ele pedindo desculpas se ele se sentiu agredido e dizendo o que eu sentia pelo ocorrido (sem resposta, deve ser falta de argumentos).
          E sim, continuo vindo no blog pq apesar do criador ser péssimo a criatura tem excelente conteúdo que ainda não encontrei em outros blogs.

          ps: Fui banido pelo garotinho mimado, a bola é minha, acabou o jogo.

        • Bernardo

          Comentário sensato e com argumentos consistentes.

  • Leandro Fonseca

    Prezado Sr. ladrão: PODE ENFIAR O IPHONE DELA O SR. SABE ONDE! Um beijo, e bem feito pro senhor!!

    • Henrique Sangelys Autran

      Fiz quase isso respondendo a uma mensagem que me mandaram na mesma situação descrita no Post. hahahahah

  • Leandro Fonseca

    Eu sou desconfiado por natureza, não vou achar, jamais, que algum benfeitor (inclusive a Apple) quer me devolver meu iPhone roubado/furtado, que alguém quer me dar dinheiro, ou que eu ganhei um ano de supermercado grátis e o que eu preciso fazer é clicar no linkzinho esperto ali… Não enfio a mão na cumbuca, não! Sempre acho que é golpe! (Um dia vou ganhar na Mega Sena de verdade, alguém vai entrar em contato comigo, e eu vou achar que é golpe, fazer o quê…)

    • MJuliani

      Eu já devolvi um iPhone 4S acho, que encontrei no estacionamento de um shopping, deve ter derrubado antes de entrar no carro. A menina também não acreditou quando mandei mensagem, o celular estava desbloqueado.
      Ganhei até uma caixa de pão de mel.

      O que não é meu não me pertence.

      • “O que não é meu não me pertence.” excelente, e incluo: “O que quero/não quero pra mim, faço/não faço para os outros”.

        • MJuliani

          Coisas simples, que se todo mundo seguisse, melhoraria a vida de todos.

      • É isso aí. Temos que gritar bem alto que a desonestidade não precisa ser o padrão e sim o contrário. 😉

        • MJuliani

          Eu acho que é além disso, se todos fossem honestos imagine como seria a vida de TODO mundo, ao invés de pensar que você se deu bem encontrando algo, imagine como você se sentiria com alguém te devolvendo algo que você perdeu. É se colocar nos dois lados da situação.
          Além, é claro, de ser uma atitude imoral e criminosa, ficar com algo que não te pertence.

          E mais uma coisa, eu acredito que hoje, apesar de tudo que vemos, a maioria das pessoas ainda é honesta, se todas as pessoas só pensassem em se dar bem, aí sim viveríamos num verdadeiro inferno. Mas temo que estamos caminhando nesta direção.

      • Leandro Fonseca

        Perfeito! Muito bom!

  • CARLOS ALENCAR

    Uma curiosidade, se eu tenho o iPhone roubado, coloco em modo perdido e dias depois eu clico em apagar meu iPhone porque não consegui recuperar e medo de ter os dados perdidos, nesse caso o ladrão vai começar a ter acesso ao iPhone de modo desbloqueado, seria isso ou ele ainda continua bloqueado?

    • Alberto G Filho

      Não. O “Apagar iPhone” irá resetar o aparelho para os ajustes de fábrica, apagando todos os dados do mesmo, porém, o aparelho continua vinculado ao iCloud do dono, e o aparelho permanece bloqueado pelo Activation Lock, ou seja, ele vai zerar o telefone, mas pra ativá-lo novamente e usá-lo o ladrão precisa do ID Apple e a senha do mesmo. Sem isso, sem chance. O aparelho fica na ativação sem utilidade alguma.

      • Fabrício Mendes dos Santos

        Você é militar ou policial, Alberto?

        • Alberto G Filho

          Não, Fabrício. Atirador civil.

          • Fabrício Mendes dos Santos

            Desculpa a intromissão. Não foi pela foto. Foi por algumas peculiaridades na forma como escreve.

      • Carlos Eduardo Alencar

        Muito obrigado tenente. Brasil!

  • jailsonmsjunior

    Uma coisa que eu faço e recomendo também é desativar a central de controle na tela bloqueada! Assim, não tem como o ladrão desativar a conectividade… só com minha senha (ou meu rosto rs)

    • Luciano Assunção

      Mas consegue desligar o aparelho de qualquer maneira

      • jailsonmsjunior

        Sim, mas uma hora ele vai ter que ligar! Rs

  • Rodrigo Figueiredo Bertelli

    Uma busca no Whois dos sites .br mostra dois nomes e CPFs. Já e um começo pra polícia.

    • Ou não.
      Infelizmente é bem fácil registrar um site com CPF de outra pessoa que não tenha registro no Registro.br.

      • Rodrigo Figueiredo Bertelli

        Mas já é um começo. E se não forem os verdadeiros donos, poderiam cancelar os domínios.

  • Mr. Octopus

    Se usar um gerenciador de senhas (1Password, LastPass, Dashlane, etc.) não corre o risco de preencher seus dados num site falso…

  • Talita Muniz Ribeiro

    Cai nessa, cliquei em uma mensagem de SMS, até fiquei feliz, já havia bloqueado o IMEI, e depois q soube se tratar de golpe troquei a senha do iCloud, tem mais alguma recomendação do q posso fazer?

    • Luciano Assunção

      O que eu faço é ir em ajustes > geral > restrições e ativo a opção “não permitir mudanças de conta”. Dessa forma a pessoa se quer pode tentar trocar a senha do iCloud ou visualizar qualquer dado da minha conta caso o aparelho seja levado com a tela desbloqueada (já aconteceu cmg)

      • Júlio Liza

        O problema é que isso impede de baixar e atualizar apps… isso no X. Nos anteriores não…🙁 (2)

        • Luciano Assunção

          Não impede não. Eu tenho o X e atualizo de boas. Ele só impede que você altere as contas.

          • Júlio Liza

            Farei. Devem ter mudado isso então em alguma atualização do iOS.
            Obrigado pela dica! 👍

  • Luciano Assunção

    O que eu faço é ir em ajustes > geral > restrições e ativo a opção “não permitir mudanças de conta”. Dessa forma a pessoa se quer pode tentar trocar a senha do iCloud ou visualizar qualquer dado da minha conta caso o aparelho seja levado com a tela desbloqueada (já aconteceu cmg). Caso a pessoa queira mudar a conta ou entrar nos ajustes do iCloud, ela terá de saber como desativar a “restrição” (poucas pessoas sabem do recurso), além da senha de restrição.

    • Excelente dica! Acho que vale a pena incluir no artigo!

      • Júlio Liza

        O problema é que isso impede de baixar e atualizar apps… isso no X. Nos anteriores não…🙁

        • Eu que bebi ou estou vendo comentários dobrados??? 😛

          • Hugo Soares

            Estamos no mesmo bar entao kkkkk

  • Souzza Leandro

    Aqui no Rj teve um amigo que foi roubado
    O desgraçado do ladrão quando viu que o aparelho dele era um iPhone mandou ele tirar o iCloud

    • Júlio Liza

      Por isso e outras coloquei o meu precioso no seguro…

      • Luciano Assunção

        Fiz o seguro “Bolsa Protegida” do Itaú. Pensei em fazer um para o iPhone especificamente mas não achei que compensa. 900 reais de seguro + 900 de franquia sobre o valor de R$3600 não me pareceu nada justo. No Itaú só precisam levar o cartão junto com o celular, aí ele cobre bens levados com o cartão em até R$3000.

        • Júlio Liza

          Cada seguradora tem varios planos. Como tenho seguro com a Porto há décadas, consegui um precinho melhor ( não muito…), mas cobre desde furto qualificado, passando por roubo, queda e imersão danosa em água…
          Mas concordo, é caro…

        • Imagino a cena do roubo:
          – Ei, playboy, passa o celular!
          – Claro, toma ele aqui. Mas leva o cartão também!
          – O cartão não me serve pra nada, você vai bloquear ele rapidinho.
          – Não vou não! Por favor, leva o cartão também!
          – Cartão não rola, quero só o celular e relógio.
          – Por favor, o cartão é Platinum, limite bom, ainda junta pontos pro Multiplus. Quebra esse galho aí!

          • Luciano Assunção

            Tipo isso haha.

          • Hugo Soares

            Tipo aquele cara q tem o carro roubado e fala “Ei amigo, nao esquece de dar PT no carro! Taca fogo, joga no rio, mas tem q ser Perca Total hein! Valew mano!!” kkkkk

  • Júlio Liza

    Tem um outro golpe, onde um suposto site que se diz da Apple te comunica que uma assinatura de um serviço qualquer, ( geralmente de valor alto), foi renovado automaticamente e, para cancelar, te remetem a um link para preencher teu id e senha Apple. Aí o site acusa que você precisa atualizar seus dados e pede para preencher tudo,( nome, cpf, endereço, cartão de crédito, etc). Tomem cuidado! Para verificar assinaturas de serviços, só pelo iTunes!!!

  • Júlio Liza

    O nome, dados e o e-mail registrados geralmente são fake…ou roubados de outras pessoas inocentes.Se compram documentos originais, por exemplo, na Praça da Sé, em SP…☹️

    • Dhuanny Almeida

      Faz sentido né, não tinha pensado dessa forma :/

  • Henrique Mafra

    Ah gente, eu acho que tem uma falha grave de segurança no iCloud e iPhone. Não adianta ter uma senha do iCloud monstruosa, varias perguntas de segurança, autenticação de dois fatores se pode trocar a senha direto do aparelho. Se forem no caminho Ajustes > iCloud > Senhas e segurança > trocar a senha não faz nenhuma pergunta ou coisa do tipo pra efetivar a autenticidade. Só por descobrir a senha do aparelho de desbloqueio (só o ladrao fazer a pessoa falar na hora ou descobrir na tentativa) que aí pode fazer a troca da senha do iCloud aparelho de boa. É pior, além dele trocar a senha, desativar o find my iPhone e ainda perde a conta por não ter a senha porque o ladrao trocou.
    https://uploads.disquscdn.com/images/b7e81f7b6d08a864b613b756b1488ea8f4724809d8ef881eadfed4c29d762e43.png

    • Luciano Assunção

      O que eu faço é ir em ajustes > geral > restrições e ativo a opção “não permitir mudanças de conta”. Dessa forma a pessoa nem se quer consegue trocar a conta do iCloud ou visualizar qualquer dado da minha conta sem desativar a restrição (e para isso precisa saber a senha da restricao). Caso a pessoa queira mudar a conta ou entrar nos ajustes do iCloud, ela terá de saber como desativar a “restrição” (poucas pessoas sabem do recurso), além da senha de restrição.
      Já levaram um iPhone meu com a tela desbloqueada e conseguiu destravar o iCloud, depois disso fiquei esperto e coloquei essa restrição de editar a conta em todos os meus aparelhos.

      • Ladrão que conhece o caminho da senha, conhece o caminho da restrição. É torcer pra vc ser roubado no susto e o cara não gerar maiores problemas.

  • Eurico

    Se o iOS não permitisse que o aparelho fosse desligado sem digitar o código de bloqueio, os bandidos não teriam como desligar o aparelho e teríamos como rastreia-lo ….

    • Rafael Thomas

      Acho uma boa dica.

  • Silas Santos

    Eu também comecei a ler o blog quando comprei meu primeiro iPhone, que foi o iPhone 4 🙂

  • Sapo

    É fácil detectar quando é golpe, escreveu no gerúndio pode contar q é. “Estarei encerrando o suporte”, “Estarei deixando o número” . kkkkkkk

    • Pior que não.
      O gerúndio está infelizmente virando padrão em suportes e telemarketing brasileiros…

  • Rod

    Isso é ladranzinho de galinha, na maioria das vezes eles com a arma já apontada para vc MANDÃO vc desbloquear na frente deles e resetar nao demora 1 minuto. Ladrão nao é otário.

  • Leonardo Peres

    Muito boa a história, parabenizo a vítima que soube como lidar com a situação, meu único medo é de ser assaltado e o ladrão for espertinho, apontar a arma pra minha cabeça e mandar eu resetar o celular na frente dele, nesses casos infelizmente vou ter que perder o celular para o ladrão e contribuir com a estatística. Nesses casos como proceder? Pelo menos a história dela terminou com um final melhor!

  • Felipe Farage

    Tive meu iPhone 7 furtado durante o Rock in Rio do ano passado, o qual foi prontamente desligado. Um mês ou mais depois, ligaram o celular e recebi a localização. Pasmem: estava em Fortaleza-CE. Novamente, provavelmente por ter começado a apitar (modo perdido), desligaram o celular e nunca mais voltaram a ligá-lo. Mais de um mês depois, recebi uma ligação no meu telefone residencial (o que tinha colocado no modo perdido) falando que era da autorizada da Apple de Fortaleza e que eu tinha deixado o telefone lá para trocar a tela e queriam confirmar algo. Resolvi entrar no jogo, mas falei que não tinha sido eu que tinha deixado o celular lá, pois tinha sido furtado. O atendente, muito solícito, ofereceu de me enviar o telefone de volta pro Rio, precisando eu apenas pagar o sedex no momento da chegada. O que eu precisava fazer era apenas confirmar que o telefone era meu acessando um desses sites fakes e colocando minha conta iCloud e senha. Entrei no site, vi que ele não estava no modo seguro e claramente não era oficial da Apple (tenho conhecimento, mas infelizmente tem muita gente que cai nessa). Agradeci e desliguei o telefone. Provavelmente desmontaram o celular, pois nunca mais tentaram nada.

  • Ronald M.

    EZEQUIEL BATISTA DE PAULA

    Documento: 782.937.587-91

    País: BR

    um dos donos do dominio do link

  • Ronald M.

    Estão usando laranjas no whois dos domínios

  • David Freitas

    Alguém por favor me diz como eu faço capturas de tela contínuas do jeito que está essa conversa do WhatsApp? A tela está alongada e queria saber como fazer 😉

    • Nosferatu

      Vá no Google e pesquise por (mantendo as aspas): “Como fazer print de conversas inteiras no WhatsApp” e clique no primeiro resultado.

      • David Freitas

        Esse aplicativo do link é exclusivo para android. Gostaria de saber se há um modo nativo no iPhone para fazer issso.

    • AndreRF
  • Nosferatu

    MINHAS MEDIDAS DE SEGURANÇA:
    – Apagar dados após 10 erros de senha.
    – Não uso biometria (uso senha alfanumérica de 15 caracteres).
    – Dados celulares e AirDrop estão em “restrição”, dessa forma eles não ficam acessíveis via Central de Controle (só uso wi-fi, então não me faz falta).
    – Configurações da conta também estão em “restrição”.
    – Em caso de aparelho perdido escolho direto a opção “Apagar iPhone”, tendo o cuidado de não “Remover iPhone” da minha conta iCloud (caso contrário ele seria desvinculado da minha conta).
    – Siri está desabilitada na tela bloqueada.
    – Todas as notificações estão “sem pré-visualização” na tela bloqueada.
    – Central de notificações está desabilitada da tela bloqueada.
    – Configurei BLOQUEIO DO SIM-Card no sistema (importantíssimo), de forma que meu chip não pode ser usado em outro celular, pois só eu sei a senha de bloqueio dele (do sim card). Nessa função se o iPhone for reiniciado pelo bandido o chip sim também exige o PIN de desbloqueio.
    – O chip do número de confiança da Apple fica em outro aparelho que não sai de casa, pois dessa forma o ladrão não terá o chip (o número de celular) que recebe o código de confiança da Apple em mãos (é possível forçar o recebimento de um SMS de redefinição da senha iCloud pelo chip, burlando assim a autenticação em dois fatores (e a verificação em duas etapas).
    – OBS.: Grande parte dessas dicas foram dadas por um ex-agente da CIA em entrevista a revista The Verge anos atrás.

    • Marcel Franca

      Vou tentar encontrar essa entrevista para colocar as mesmas restrições que você citou. Algumas de fato já utilizo mas outras aí me chamaram muito a atenção. Obrigado

      Aproveitando eu ainda não sei o pq da Apple não utilizar o famoso tweak do JB que tirava foto quando tentavam desligar o aparelho na marra e enviavam para o e-mail cadastrado junto com a localização. Lembro que foi o único tweak que na época fiz questão de comprar mas depois parei com o Jb e perdi

    • Jorge Junior

      Tentarei recolocar isso. Gostei das dicas

  • barbazul

    Então, infelizmente tenho uma história pra contar. Minha irmã foi assaltada por dois homens armados e eles levaram o iPhone 6s dela que, na época, se não me engano, ainda estávamos pagando. Fiz o boletim de ocorrência e, através do Buscar iPhone, pus o aparelho em modo perdido, com o meu número para contato. Acontece que, algum tempo depois, observei que o telefone foi ligado em uma cidade vizinha. Mostrei à polícia, mas os policiais argumentaram que só podiam fazer a busca do aparelho caso a localização estivesse sendo enviada em tempo real. Depois disso recebi no whatsapp mensagens de um número com foto de um homem, afirmando trabalhar em uma assistência técnica na cidade, disse que recebeu um aparelho de um rapaz pedindo para que fosse restaurado e que, ao ligar o aparelho, viu o número na tela. Anotou o número, dispensou o rapaz dizendo não fazer aquele serviço, e entrou em contato com a gente. Ficamos empolgados com a possibilidade de recuperar o iPhone, era uma história incrível. Mas aí fomos reparando que algo estava errado quando o tal dono de assistência técnica falou que existia uma forma de rastrear o aparelho, mesmo desligado. E passou o link de uma “página do iCloud”. Confesso que, na hora, apesar de entender disso tudo, ainda me veio o impulso de colocar os dados, coisa que felizmente não fizemos. Pesquisando a foto do Whatsapp dele na pesquisa por imagem no Google, pudemos ver que a foto era de uma pessoa residente de Curitiba, muito longe daqui. E o número, soubemos posteriormente, estava registrado num CPF de uma pessoa de um estado da região norte que, inclusive, já tinha morrido.
    O cara ainda insistiu muito pra que a gente preenchesse os dados na tal página do iCloud dele, mas negamos e ele ainda tentou esse método por “mensagens da Apple”. Acabou que não recuperamos o aparelho, mas ele também não conseguiu o lucro que queria, já que o iPhone continuou bloqueado.

  • Felipe Vallt

    O iPhone deveria vir com um dispostivo explosivo acionadopor um controle. Assim, quando roubassem, você poderia explodir o celular na mão do ladrão, deixando-o sem braço.

    • Andre

      isso de telefone que explode é coisa da samsung…

  • thiago

    Os contatos de emergência em que a leitora se refere foram obtidos pelo clique em “emergency” e depois “medical ID” (em inglês). Os contatos de emergência registrados acabam sendo um ponto importante quanto à segurança. Eles são para ajudar mas também podem ser usados com intuito de má fé, infelizmente.

  • Marcelo Felipe

    a Apple deveria colocar um senha na hora que o usuário quisesse desligar o iphone assim impediria que o iphone fosse desligado quando roubado!!

  • Joao Silva

    O gerundismo é matador.

  • Yuri

    Eu tive meu iPad mini roubado (o primeiro que saiu) e em dezembro, mais de 5 anos depois, uma mulher entrou em contato dizendo que havia comprado sem saber que era roubado e que queria me devolver. Viu meu número na tela bloqueada e me mandou mensagens. Eu tentava marcar com ela em público pra ela me entregar mas nunca quis, ficou enrolando e até sugeriu levar na minha casa. Quando parei de dar atenção, porque nunca dava certo, ela nunca mais falou nada. Está até hoje com meu iPad lá. Não sei se conseguiu desbloquear…

  • Willian Do Espirito Santo

    Fui assaltado na Av. Paulista em agosto de 2016 pelos famosos ladrões de bicicleta (eles estão virando atração turística) numa sexta-feira Às 22h00 com muuuita gente em volta! Eu fui olhar meu celular pra ver onde estava meu Uber e levaram em questão de segundos. Bom, se eu encontrasse o FDP eu iria primeiro parabeniza-lo porque pegou meu celular desbloqueado, entrou no iCloud e colocou “esqueci minha senha” abriu meu e-mail, mudou minha senha, não satisfeito mudou a senha do meu facebook e instagram (não sei pra que né) na época a senha do Mac era a mesma do iCloud e a minha sorte foi que a minha mãe estava usando meu Mac se não eu sei lá o que aconteceria!
    É f0da, a gente se sente muito impotente, porque NINGUÉM te ajuda (ok é um risco), você trabalha, paga imposto, pega transporte cheio, paga parcela, enfim, e um meliante toma em 10 segundos o seu bem!
    Fui na delegacia e os policiais ainda me chamaram de vacilão!!!

    Uma amiga foi assaltada em Londres e ela ficou mais assustada com o empenho da polícia do que com o próprio roubo! O assaltante não era de lá, a polícia fez um cerco nas redondezas, quando acharam o rapaz não usaram arma e nenhum tipo de agressão, o cara foi preso, devolveu o celular, teve que se desculpar e 1 mês depois a polícia enviou uma carta para minha amiga pedindo desculpas pelo trauma dela como turista e que podia ficar tranquila que o rapaz foi deportado. Óbvio que lá não deve ser tudo perfeito porque se não nem teria assalto, mas o Brasil tá complicado, as vezes acho que a Apple não deve investir tanto aqui por causa dessa impotência.

    Desculpa galera eu meio que desabafei!

  • Gustavo Muniz

    Na região da Augusta em São Paulo, o roubo de iPhones tá bem em alta.
    É uma região com muito barzinho e balada, pessoal chamando Uber…
    Eles descem a rua de bicicleta e pegam o aparelho da mão. Você nem vê o que aconteceu.
    Como pegam o aparelho rápido assim, você não tem tempo de bloquear. Em 15min acessaram o iCloud pra redefinir a senha, enviaram ao meu e-mail, mudaram a senha do e-mail rápido por envio de SMS e pronto. Quando cheguei em casa acessei o iCloud pelo MacBook e vi o iPhone online. Nisso meu Mac foi bloqueado e não consegui destravar mais, pq colocaram senha.
    Ou seja, foram dois prejuízos.

  • Pedro Linnard

    O descaso das autoridades na região central em São Paulo está demais. Já tive dois celulares roubados naquela região. Celular agora só se tiver seguro!