Opinião

Santander, que não terá o Apple Pay, tenta cativar usuários de iPhone com adesivo

O banco Santander começou neste final de semana a divulgar em horário nobre da televisão brasileira um comercial destacando o iPhone X. O vídeo promove um adesivo de pagamento por aproximação (NFC) como “inovação“.

Porém, um olhar mais atento à solução apenas demonstra uma tentativa de justificar o fato de que o banco não oferecerá o Apple Pay quando este chegar ao Brasil neste ano.


A solução, oferecida pelo Santander desde novembro, é um adesivo que é colado na parte de trás do telefone, permitindo que se realize pagamentos em máquinas de cartão apenas aproximando o aparelho.

Sim, é muito legal fazer pagamentos sem precisar ficar tirando o cartão da carteira, apenas aproximando o celular. É prático, rápido e dá um ar de “futuro”, apesar de ser uma tecnologia bastante presente no nosso dia-a-dia.

É esse o ponto forte do Apple Pay, sistema de pagamentos da maçã, que deverá chegar ao Brasil ainda no primeiro semestre de 2018. Mas o serviço da Apple não estará disponível para todos os bancos, devendo inicialmente se limitar aos cartões do Itaú.

O Santander agora está querendo chamar a atenção dos usuários da maçã, criando um comercial em que o iPhone X tem grande destaque. Confira:

.

Obviamente o adesivo não é compatível somente com o iPhone X, podendo ser colado em qualquer superfície, até mesmo em uma xícara. O problema é que você provavelmente não leva uma xícara para todos os lugares que vai, e por isso o seu smartphone é o mais indicado para colar o tal adesivo. Por que então mostrar especificamente o iPhone X no comercial?

Justamente para tentar fazer com que o usuário pense que o adesivo é a mesma coisa que o Apple Pay, com a vantagem de “funcionar até quando acaba a bateria“…

Sabe outra coisa que funciona até quando acaba a bateria do seu celular? Seu cartão de crédito físico. Isso mesmo, o adesivo nada mais é do que uma cópia do seu cartão físico, com um chip NFC nele. Ou seja, se roubarem seu celular, levam junto o seu cartão (adesivado no aparelho), podendo realizar compras de até R$50 sem precisar digitar a senha. Portanto, o tempo que você levar para se dar conta que seu celular não está mais com você e ligar no banco para cancelá-lo, o seu prejuízo pode ser ainda maior.

É importante destacar bem esta diferença entre o Apple Pay e adesivos NFC. Com o Apple Pay, o pagamento só acontece com a autenticação da sua digital (ou com o seu rosto), sem precisar digitar senhas independente da quantia. Se outra pessoa tentar pagar com seu iPhone (ou Apple Watch), não conseguirá. A camada de segurança é muito maior do que um adesivo (ou pulseira) que funciona sem senha para compras de até R$50.

Insisto em repetir: a tecnologia de pagamento NFC é muito legal e facilita demais no dia-a-dia. Apesar do Santander reivindicar que está trazendo “uma inovação“, esta tecnologia já é usada há anos por bancos ao redor do mundo, chegando apenas agora no Brasil. Por que não ofereceram isso há mais tempo, antes do Apple Pay pensar em vir para cá? Se isso tivesse sido disponibilizado há dois ou três anos, seria realmente algo “inovador” e beneficiaria a todos. Porém, lançar isso somente agora dá a impressão de apenas estar correndo para não ficar para trás.

Diferente de outros países, no Brasil o cliente tem que pagar uma taxa extra para poder usar o adesivo e a pulseira NFC. Já o Apple Pay é integrado ao sistema, sem custos extras para o usuário.

O adesivo do Santander é uma ideia bem interessante e até serve como consolo aos clientes do banco que não terão o Apple Pay. Mas por mais que o comercial queira passar a ideia de que “é a mesma coisa”, é importante deixar claro que as duas propostas são bem diferentes em sua essência.

E não é usando um iPhone no comercial que se consegue disfarçar isso.

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • pedro

    Lindíssima falou tudo

    • Fernando Dantas

      hUEAHUEAHEUAHUAHEUAHEAE

  • Maiky Braga

    O app do Santander é lixo tb

    • Luciano Assunção

      Discordo. O app do Santander da de lavada nos apps dos outros bancos. Eu já usei todos os apps e o mais moderno é o do Santander, que se assemelha muito ao do Nubank em questões de funcionalidade. Apesar do app do Santander estar dando crash no meu aparelho, acho injusto dizer que o produto é ruim.

      PS: o app voltou a abrir haha

      • Maiky Braga

        Não chega nem aos pés do banco do Brasil. Pode ser que existam outros piores, como a caixa. Mas só passei raiva

        • Luciano Assunção

          Odeio o do Banco do Brasil, o app do ourocard chega a ser vergonhoso, nem adaptado ao iPhone X ele é.

          • Maiky Braga

            O Ourocard é para os cartões, não é internet banking. E uma fabricante fazer uma bizarrice como essa franjinha não é culpa dos desenvolvedores.

            • Luciano Assunção

              O Ourocard é uma extensão do app bancário, assim como o way também é uma extensão do Santander. E sim, qualquer financeira que se preze tem seus produtos adaptados para todos os públicos, inclusive os que possuem os melhores aparelhos. Abraço

            • iamyourfather – your mom likes

              Concordo plenamente!

              Eu ia comprar o iPhone X, já tinha até vendido meu iPhone 7 Plus. Mas desistir por causa daquele entalhe H O R R O R O S O ! Então, acabei comprando o novo iPad Pro de 10.5″ com 4G e vendi meu iPad Air também. E estou com meu Antigo iPhone SE de quebra galho e usando um LG Q6 para espantar os marginais do Rio de Janeiro. E meu MacBook nem tiro de casa.

            • Leandro

              O.o???

          • Claive Dias

            Do Citibank só serve para ver saldo, extrato, pagar algumas contas, transferências e saldo do cartão de crédito, só saldo mesmo, nada de lançamentos. Mais nada, kkkkkkkkkkkkk

            • Alex Rodrigues

              Cara o do Citi é horrível mesmo. Ainda bem mudou para o Itaú, pelo menos o app deles é melhor kkk.

            • Claive Dias

              Minha conta ainda não migrou e já fui alertado que farão isto no final de março.
              Iremos perder a qualidade do atendimento pessoal, mas ganharemos bem nos sistemas do Itaú.

            • Alex Rodrigues

              A minha migrou dia 12/03.
              Perderemos um pouco, e com certeza ganharemos com toda infra do Itaú. Uma coisa boa é que as contas serão Uniclass ou Personnalite, o que tem um atendimento bem melhor.

            • Claive Dias

              ah sim, até porque o mínimo para ter conta no Citi é uma renda de 5mil e para ser Uniclass a renda mínima são de 4mil.

              Nem recebi o kit boas vindas ainda.
              Minha agência é a Matriz 001 e a gerente disse que será a ultima a migrar por volta do final de março, início de abril.

            • Alex Rodrigues

              Eu também não recebi o kit de boas vindas kkk. Liguei no banco e me informaram que os correios não fizeram a entrega haha. Então ontem recebi um e-mail do Itaú dizendo que o kit está na agência e que teria que ir lá buscar.

            • Claive Dias

              kkkkkkkkkkk já avisei a gerente que em casa não encontrará a gente em horário comercial, e ela me disse que entrarão em contato primeiro… kkkkkkk

            • Alex Rodrigues

              kkkk espero que você tenha sorte então kkkkkk

            • Leo Santos

              Só tive péssimos gerentes no Uniclass (Todos, sem excessão), um absurdo de taxa mensal que subia todo o mês e nunca, nunca mesmo fizeram nada quando tinha necessidade de “atendimento bem melhor”. Se prepare para se decepcionar com esse “atendimento melhor”. O canal de atendimento direto via fone dá de 10 a zero nos chamados gerentes dedicados. Só servem pra tentar bater meta, de resto, não servem pra nada.

        • Claive Dias

          Existe sim, e bem pior que da Caixa, o do Citi, kkkkkkkkkk

        • iamyourfather – your mom likes

          Banco do Brasil e Bradesco são excelentes. O Santander eu não posso opinar. Agora, entre a caixa e o Itaú, o da caixa consegue ser melhor.

        • Verdade. Do Banco do Brasil e do Itaú, são os melhores. Acho que do BB é melhor ainda de funções.

        • O da Caixa é o pior de todo universo.

          • Marcus Malacarne

            Concordo… O da Caixa é o pior que existe…

      • Daniel Vitor

        Não acho o Santander isso tudo não!
        Tá longe de ser um lixo, mas também não é o melhor!
        Banco do Brasil e Itaú são muito melhores na minha opinião por exemplo!

        • Luciano Assunção

          Eu prefiro o do Santander, acho a experiência no app melhor. Diversas vezes tento conectar ao app do Itaú e da algum erro ou demora além do normal. Fora isso, eu prefiro o design do Santander também, acho mais moderno. Essas duas coisas fazem eu preferir o do Santander, mas o Itaú é muito bom também.

      • Até a minha época de Santander (2013) era lixo. O último banco a aderir Touch ID, aplicativo não tinha gráficos atualizados, parecia portado de um iPhone 3GS.

        • Luciano Assunção

          Isso foi há 5 anos cara hehe. Hoje em dia acho que muita coisa mudou pq eles foram os primeiros a aderirem ao novo visual do iPhone X, Itaú também não demorou muito https://uploads.disquscdn.com/images/e31f868e6d74e868de7d88a267714a79f344730328f8d909d87468cc451b5895.jpg

        • Luciano Assunção

          Fora que acho que o Santander hoje tem o visual mais moderno. Não troco o Santander por nada

          • Infelizmente quem faz o banco é o gerente e o atendimento. Minhas experiências com o banco não foram boas. Então encerrei minha conta.

        • Claive Dias

          O Santander há algum tempo nem se importava em evoluir seu app e seu internet banking, parecia que estava esquecido. Agora toda semana implementam novidades. Resolveram acordar ou sair do mercado.

      • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

        Tenho conta no BB, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander e de longe o Santander é o melhor.

        • iamyourfather – your mom likes

          Eu tenho também em todos eles; exceto, a do Santander.
          A do BB e do Bradesdo é completo… Se a do Santander é ainda melhor, então, ele deve até lhe servir café da manhã…

      • Até do Banco Ítau você acha lixo? Eu acho o melhor de todos, porém tem que baixar um app para acompanhar a movimentação do cartão de crédito!

        • Luciano Assunção

          Não acho ruim, mas prefiro o do Santander, que tem um visual mais moderno. O Itaú e Santander são meus dois bancos.

      • Claive Dias

        Até porque o Santander há algum tempo nem se importava em evoluir seu app e seu internet banking, parecia que estava esquecido. Agora toda semana implementam novidades. Resolveram acordar ou sair do mercado.

      • John Wick

        Quando eu era cliente do Santander (até ano passado) o aplicativo nem era adaptado para o iPhone Plus.

    • Claive Dias

      Usa do Citibank e vai ver o que é um app lixo, kkkkkkkkkkkkkkkk Acho que não vi pior.

      • Luiz Claudio Eudes Corrêa

        Não se preocupe que Citibank logo termina de virar itaú, só espero que meu cartão do citi vire algo compatível com o Apple Pay pois perguntei ao itaú e eles me ofereceram outro cartão igual ao que já tenho, só que com R$500 de anuidade.

        Acho que itaú só oferece um cartão sem anuidade pros clientes personnalité, como ainda não posso ser personnalité com isenção das tarifas, creio que a melhor opção de cartão com anuidade seja o itaucard do Ipiranga, além de ser o mais barato (metade do equivalente oferecido diretamente pelo itaú), tem até reboque incluído.

        • Claive Dias

          Meu cartão do Citi Classic Platinum é sem anuidade vitalícia e também não benefício de acúmulo de pontos e o Itaú manterá a isenção da anuidade de forma vitalícia como já é e recebi uma carta informando deste processo. A conta corrente Citi a gerente já me ligou avisando que no final de março será migrado para o Itaú. Tudo que você tem no Citibank irá para o Itaú com as mesmas condições, eles já anunciaram e já avisaram todos os clientes via mídias e cartas pelos Correios.

          • Luiz Claudio Eudes Corrêa

            Acho que já recebi umas 3 cartas e email falando isso, meu ponto é se o cartão funcionará no Apple Pay ou se terei que esperar (provavelmente) o cartão virar itaucard e mandarem um novo pra poder usar ele no Apple Pay.

            • Claive Dias

              Pois é, vamos ter que esperar para ver. kkkkkkk

            • Luiz Claudio Eudes Corrêa

              Por isso estou de olho no itaucard do posto ipiranga, o menos caro que achei e tem bons beneficios.

              Se o cartão de debito do itaú não funcionar, irei nele pois custa metade do mesmo cartão (Visa/Mastercard internacional) diretamente pelo itaú.

          • Jean Michel

            Sério isso? Eu também estava “livre de anuidade para sempre” no Citi, mas tinha entendido que os atuais benefícios seriam mantidos “por pelo menos um ano”, mas não teria nenhuma garantia da continuidade da isenção depois desse prazo.

            • Claive Dias

              Sim, o Classic que ele tem anuidade vitalícia livre, e eles confirmaram isso. Os demais cartões terão anuidade gratuita por um ano. As tarifas de conta corrente e benefícios serão da mesma forma. Tanto que o nome da tarifa será Citi mais Itaú. Essas informações eu confirmei tudo com a minha gerente de relacionamento.

            • Jean Michel

              O meu é o Classic Gold. Espero que continue sem anuidade no Itaú, para poder usar o Apple Pay. Qualquer outro cartão do Itaú tem uma anuidade absurda que não vou querer pagar! hahaha

              Obrigado pela resposta.

        • Geraldo Rezende

          No Personnalité para não ter anuidade tem que atingir metas bem altas de gastos ou então valor investido no banco.

        • iamyourfather – your mom likes

          Eu uso o cartão Credicard exclusive platinum e minha anuidade é de R$ 160. Que é o valor mínimo de anuidade. E, mesmo assim, eu acho caro. Isso porque eu ameacei cancelar o cartão por causa da anuidade de mais de R$ 400 que eles queria me empurrar. E o valor da anuidade de R$ 160 eu pago com o valor dos pontos que eu resgato. Então, a anuidade, acaba saindo “gratuito”.
          Não pago mais que R$ 160 de anuidade. Caso contrário, prefiro usar o Nubank que não pago anuidade alguma. Eu tenho o Nubank mais uso pouco.

        • Murilo Herrmann

          Bem lembrado esse lance dos Itaucard do Ipiranga.
          Quando vê faço um desses e me utilizo ainda dos descontos em combustível que ele deve dar!!

    • Geraldo Rezende

      Discordo disso, o app não é o melhor mas também não é o pior.
      Usa o do Citibank que vai entender.
      Já o app Way dos cartões é muito bom, bem melhor que o app da conta corrente.

      • Claive Dias

        Do Citi é melhor usar pelo browser da web no celular, kkkkkkkk Não tem nada.

    • Leonardo Negrisoli

      O Santander é um lixo, na verdade.

  • Alan Alarcon

    Excelente matéria. Gostei do ponto de vista exposto no Blog.

  • Silas Barbosa

    Santander cara de Pau kkkk
    espero que o Nubank também tenha o apple pay o quanto antes
    I hope

    • Luiz Claudio Eudes Corrêa

      Pena que o Nubank demora pra implementar as coisas, até pouco tempo atrás eles diziam que não iriam fazer isso pois estão focados na NuConta, agora dizem que não estarão inicialmente, mas que vão deixar isso pro futuro, então espero uns 2 ou 3 anos até o roxinho ser aceito no Apple Pay )-:

      • Papa Jão

        Daqui a pouco não vai da pra pedir o roxinho 0800 como está dando agora… Tenho nubank e afirmo que é o melhor cartão de crédito que tem. Excelencia de serviço, com certeza quando o apple pay vir forte, o nubank irá implementar, eles não dão ponto sem nó. Há resistência de algumas pessoas com nubank não entendo pq..

        • ConteAqui

          Seria porque o Nubank não tem um programa de milhas descente?

          • Papa Jão

            Se vc gasta pelo menos 1500 reais por mÊs, o nubank fez os cálculos, vale a pena acionar o programa de milhas que custa 20 reais, cada real gasto vale uma milha e já pode descontar direto na fatura do cartão de crédito se assim desejar… Tirando que já enviam direto o gold para quem solicitar, podendo comprar qlqer coisa na internet com cartao e acionar garantia estendida de graça…

          • John Wick

            É uma consequência da ausência de anuidade.
            Tentaram fazer uma gambiarra mas mesmo assim não ficou bom,este ‘subsídio” tem que vir de algum lugar $$$$

      • Lucas Pinho

        ACHO que o Banco Inter não vai demorar muito pra implementar suporte. Atualmente ele é o que a NuConta vai ser daqui uns 2 anos ahahahah, então se chegar o suporte, provavelmente será no Inter primeiro.

        • Proper

          Banco Inter já está no Samsung Pay, então acho que ele não deve demorar a aparecer no Apple Pay. Agora, o Nubank deve demorar mesmo, nem no Samsung Pay ele está.

    • Claive Dias

      Será que não há um contrato de fidelidade por x tempos entre a Apple e Itaú para disponibilizar o Apple Pay? Já que o Itaú está todo empenhado no momento ajudando a implantar a tecnologia aqui no Brasil.

      Eu acredito que o Itaú por lançar no Brasil esta tecnologia com a Apple deva comercialmente barrar outras instituições por um determinado tempo. É muito importante para a Apple que um primeiro inicie o serviço e que depois todos usam, mas também é importante para o Itaú que ele seja o único por um determinado tempo, como é feito em alguns lançamentos de tecnologia.

  • Bernardo

    As duas propostas NÃO são diferentes em sua essência. A ideia é pagar sem cartão, e nas duas opções isso é possível.

    • Douglas Knewitz

      Nop. A do Santander è um cartão adesivado. O Apple Pay nao.

      • Bernardo

        Hmm… O Apple Pay funciona pra qual finalidade? E o adesivo do Santander?

        • Uma nota de 100 reais tem a mesma finalidade do Apple Pay: pagar sem cartão.

          Então, por essa lógica:
          Apple Pay = nota de R$100

          • Bernardo

            Isso! Aí vc que gosta muito da Apple pode ter varios Apple Pay só pra vc.

          • Papa Jão

            kkkk ótima resposta.. Xauu Bernardo xarope

            • Bernardo

              Cara, não é uma ótima resposta. Ele tá comparando ingenuamente dinheiro com cartão de crédito.

          • Murilo Herrmann

            deixa eu juntar os cacos quebrados aqui… só um minuto.
            kkkkkkk

        • Douglas Knewitz

          Apple Pay tem a finalidade de dar segurança para transações diversas, como o Apple Pay cash (ainda indisponível). Já o adesivo do Santander serve pra colar na carteira, no iPhone, mas continua sendo um cartão de crédito, e propenso a fraudes eletrônicas (como a descoberta de um vírus que afeta máquinas eletrônicas no Brasil, fazendo as copiar os dados). Vc pode olhar e dizer que ambos são a mesma coisa pois tem a finalidade de pagar de forma eletrônica, mas n. A opção do Santander continua sendo um cartão físico, porém com NFC. Já o Apple Pay te da toda a gama de segurança, fundamental a qualquer transação de valores.

    • “A ideia é pagar sem cartão”

      Seu argumento é fraco justamente neste ponto, pois o adesivo É um cartão físico, grudado no aparelho.

      • Bernardo

        Verdade. Se eu pudesse escolher, escolheria o Apple Pay. Mas a praticidade no final das contas é a mesma, tirar o celular e pagar. Acho que isso também é possível com o Santander, basta colocar o adesivo dentro do case, e ser feliz.

        • Sem dúvida.
          Como diz o texto, o pagamento por aproximação é uma grande praticidade. 🙂

          • lorenabbotelho

            Se o adesivo funcionasse seria ótimo! rs.. eu mesma solicitei e tentei utilizar e não funcionava em nenhuma máquina… e agora estou com o adesivo colado no meu iphone…

    • Gaius Baltar

      A única coisa que têm em comum é o fato de usarem a tecnologia NFC e servirem para pagar coisas ou serviços. De resto são completamente diferentes. O Apple Pay tem uma camada de segurança que esse adesivo não tem.

  • Luciano Assunção

    Decepcionado mas não surpreso. Concordo que qualquer pessoa pode realizar transações de valores de até $50 reais sem inserir senha, mas devemos lembrar que o banco é responsável pela segurança das transações. Se uma pessoa te roubar a pulseira e conseguir realizar transações com sucesso, o ônus é do banco e não do cliente.

    • Daniel Vitor

      Prova isso pro banco!
      Roubaram meu cartão, eu em momento nenhum passei a senha, conseguiram fazer transações que somaram mais de 1.000 reais no meu débito!
      O banco até hoje se recusa a pagar informando que foi feito por senha e ele não tem responsabilidade, que eu que deveria cuidar mais do meu cartão e etc.
      Enfim, você acha mesmo que vai ser simples assim? Com o Santander? Duvido!

      • Luciano Assunção

        Você pediu o bloqueio do cartão em 24h após o roubo? Fez boletim de ocorrência? Procura a justiça porque o ônus é do banco, que é responsável pela segurança das transações.

      • Papa Jão

        Juizado especial civel, não precisa de advogado, leva o boletim de ocorrencia do furto, protocolo de atendimento se tiveres algum, documentos pessoais e entre com um processo contra o banco sem custas.

        • Daniel Vitor

          Sim, me furtaram a noite, fiz o bloqueio 3 horas depois, fiz o Boletim de Ocorrência, abri a ocorrência direto na minha agência, fiz BACEN e nada. Já estou na justiça.
          Porém só prova que o banco não está nem aí!
          Essa solução de pulseira/adesivo sem senha, JAMAIS…

          • Proper

            Qual é o banco?

  • Claive Dias

    Será que não há um contrato de fidelidade por x tempos entre a Apple e Itaú para disponibilizar o Apple Pay? Já que o Itaú está todo empenhado no momento ajudando a implantar a tecnologia aqui no Brasil.

    • Luiz Claudio Eudes Corrêa

      Deve ter, mas creio que a Apple fez isso com o itaú também pra poder precionar os outros bancos.

      • Claive Dias

        Eu acredito que o Itaú por lançar no Brasil esta tecnologia com a Apple deva comercialmente barrar outras instituições por um determinado tempo. É muito importante para a Apple que um primeiro inicie o serviço e que depois todos usam, mas também é importante para o Itaú que ele seja o único por um determinado tempo, como é feito em alguns lançamentos de tecnologia.

  • Luiz Claudio Eudes Corrêa

    Aguardo um comercial do itaú parecido com esse, só que mostrando a vantagem da segurança do touchID/FaceID só pra tirar onda do satãnder!

    • Claive Dias

      Com certeza irão lançar assim que o produto estiver comercializável por eles.

  • Jeff

    Como minha mãe insiste em dizer que o banco dela é o “Santo Andre” e não Santander.. desta vez faz jus ao nome que mamãe deu…
    Heheheeh

  • Geraldo Rezende

    Lembrando que no caso da pulseira o Banco do Brasil comercializa o mesmo produto.
    Acredito que o chip NFC deveria vir em todos os cartões por padrão, assim iria popularizar a tecnologia mais rapidamente.

    • Luiz Claudio Eudes Corrêa

      em 2014 os cartões do Bradesco tinham isso!
      Mas agora não vem mais )-;

      • Edmon

        Todos os cartões do Bradesco têm NFC. Tenho 3 de débito e 1 de crédito. Um deles renovado recentemente. O Bradesco inclusive faz muita propaganda do Android Pay, então acredito que ele chegue ao Apple Pay não muito depois do Itaú.

    • Em diversos bancos de outros países isto já é padrão nos cartões normais.
      No Brasil, tudo demora mais…

      • Edmon

        Achei essa afirmação muito “complexo de vira-lata”. O Brasil é considerado pioneiro em segurança e funcionalidade bancárias. Cartões com chip, biometria e segurança reforçada em internet banking aqui têm adoção altíssima em relação a quase todo o restante do mundo (por necessidade de segurança, e não só por ser vanguardista, infelizmente). A demora do Apple Pay é lerdeza e má vontade comuns da Apple com o Brasil.

        • Proper

          Olha, não sei realmente qual é a taxa de adesão do Android Pay, mas o Samsung Pay já é uma realidade há quase 2 anos com um leque variado de instituições financeiras (Bradesco, BB, Inter, Neon, Banrisul, CEF, Santander) e pasmem, até cartões Pré-pagos e Ticket.

  • Claudia Pizzolatto

    Meu marido usa o Samsung pay e funciona muito bem. Eu tenho o adesivo no Iphone e nunca consegui pagar uma compra sequer. Podre!

    • Vektor

      Moça, a senhora está comparando laranjas e maçãs aqui.

      • Claudia Pizzolatto

        🙂 Oi Vektor, desculpe a confusão. A intensão não era comprar, apenas afirmar que o adesivo não funciona!

  • Rodolfo A. Cavazzani de Paula

    E quanto ao carregamento sem fio do iPhone X… Não seria prejudicado por causa do adesivo? Ou mesmo o chip dentro do adesivo, não poderia ser de alguma forma “inutilizado” ou prejudicado com o carregamento sem fio do aparelho?

    • Gaius Baltar

      Excelente questão.

    • KGB07

      Boa!

  • lorenabbotelho

    Já solicitei e cancelei este adesivo. Pois, tentei utilizar diversas vezes e não funciona. O pior de tudo é que grudou de uma forma no meu iphone que não consigo tirar este sticker.

    • Claive Dias

      Vão mandar você mergulhar na água morna para soltar a cola do adesivo, kkkkkkkkk

  • Max Malta

    Eu tenho apple pay ativado no meu iphone e tentei usar o adesivo do santander nele: resultado: não funciona nenhum dos dois. As máquinas de cartão pede para aproximar apenas um cartão. Não sei como eles conseguiram fazer funcionar este cartão adesivo junto do iphone!!! 🤔

    • Papa Jão

      kkkkk bizarro essa tua história, triste mas se ferrouu

  • Parece uma comercial do iPhone X e não do Santander

  • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Discordo do texto. Acredito que usaram o iPhone X na peça publicitária porque é o aparelho mais top do momento –mesmo eu não tendo gostado dele– e para que os clientes que possuem iPhone saibam que mesmo com este aparelho é possível encostar e pagar.

    Se eu fosse o responsável pela campanha publicitária eu não teria utilizado outro modelo para mostrar um serviço novo do meu cliente (no caso o banco).

    Não acredito que eles queiram passar nada além disso.

    Agora cá entre nós, é sacanagem do banco não participar do Apple Pay.

  • Filipe Macedo

    Bacana, mais uma solução. prefiro olhar por esse prisma. Para mim, no meu dia a dia, não é a ideal.
    Mas penso e torço para que venham varias, pois assim só quem sai ganhando é a gente. E no médio a longo prazo acredito que o mercado vai se adequar um padrão.

  • Roger Rodrigues Guimarães

    Talvez o fato de terem usado um iPhone X no comercial, seja pelo fato de ser o melhor smartphone existente, e não para tentar disfarçar o fato de que não entrarão no Apple Pay. Várias outras marcas usam gadgets da Apple simplesmente por serem mais bonitos e geralmente top de linha, dando um ar de sofisticação.

  • Eduardo Vieira

    eu raramente uso o sistema NFC no Santander, até mesmo por que nao brasil pouquisssimas maquinas aceitam… e vive dando interferencia com o apple pay… que no meu caso está habilitado com cartão americano…

    • Claive Dias

      Sabe me dizer se o NFC do iPhone 6s está funcionando com o Santander?

      • Eduardo Vieira

        não sei não… por que atualmente tenho o 8plus, mas com o 7 plus funcionava sem problemas…

  • iamyourfather – your mom likes

    Mas o desonesto precisará ter a senha do cartão. Então, não tem como roubar. Ou seja: este adesivo é realmente melhor do que o Apple Pay. E é tão seguro quanto…

    • Geraldo Rezende

      O adesivo funciona até 50,00 sem senha

    • Claive Dias

      Não precisará, este cartão permite compras de até R$50,00 só pela aproximação, sem necessidade de senha.

      • iamyourfather – your mom likes

        Mas basta pedir para liberar apenas mediante a senha.

  • Estan Duarte

    Excelente matéria, ja tem uma semana esse comercial tosco.

  • Rodrigo Sanches

    Da pra colar o adesivo até no apple watch..rs

  • Andre

    é o Santander querendo se mostrar inovador. quanta inveja esses espanhóis têm do Itaú. ainda precisam comer muita grama pra tentar concorrer…….

    • Claive Dias

      Até porque o Santander há algum tempo nem se importava em evoluir seu app e seu internet banking, parecia que estava esquecido. Agora toda semana implementam novidades. Resolveram acordar ou sair do mercado.

  • EpicSaxGuy

    eu quero é pagar com nfc usando crédito do celular

  • dikas

    Como seria o carregamento por indução nos iphone X, 8 e outros aparelhos?

  • Anderson Campos

    Cara, quero distância do Santander. Sempre tive Itau e por uma obrigação de receber pelo Santander, tive uma passagem rápida por este banco. Em poucos meses pedi portabilidade. Simplesmente, o pior do Brasil, na minha opinião e experiência.

    • uidx

      Ainda bem que existem opiniões diferentes. A minha é exatamente a contrária da sua. Santander pra mim é o melhor banco e Itaú o pior e infelizmente tenho que ter conta nesse último por receber por ele.

      • Claive Dias

        Exatamente, difícil ser bom para todos. Itaú é um banco arrogante e não gosto da política deles, tanto que tenho portabilidade de salário para o Citi que “virou Itaú” mas minha conta ainda não foi migrada tendo as mesmas condições e atendimentos do Citi e vou pular fora assim que migrar, ficando só com o Santander.

      • Anderson Campos

        Hehehe, então não foram com a minha cara. Sou da prefeitura do Rio. Há alguns anos fomos obrigados a receber pelo Santander. A partir daí, começou o martírio. Recebia cartões que não solicitava, transferências não eram efetivadas sem nenhuma explicação, dentre outras diversas. Mas pior ainda era tentar questionar esses acontecimentos, não conseguia resolver pelo telefone. A experiência foi extremamente ruim. A questão é que eu só procuro banco para sacar dinheiro, costumo fazer tudo pela internet. Ou seja, criavam problemas pra eu ter que resolver. Enfim, assim que surgiu a portabilidade de bancos, voltei para o Itau, onde nunca tive nenhum tipo de problema.

        • Claive Dias

          nossa, kkkkkkk

  • Jales

    Interessante é saber que na Espanha foi o inverso, o Santander que foi o banco a receber o Apple Pay. vai entender essas coisas de Brasil..

    • Claive Dias

      O Itaú correu primeiro. Até porque o Santander há algum tempo nem se importava em evoluir seu app e seu internet banking, parecia que estava esquecido. Agora toda semana implementam novidades.

      Eu acredito que o Itaú por lançar no Brasil esta tecnologia com a Apple deva comercialmente barrar outras instituições por um determinado tempo. É muito importante para a Apple que um primeiro inicie o serviço e que depois todos usam, mas também é importante para o Itaú que ele seja o único por um determinado tempo, como é feito em alguns lançamentos de tecnologia.

      • Jales

        Seria legal que já chegasse com livre concorrência, onde fosse aceitos por vários bancos. Sou cliente Santander e não tenho do que reclamar, acho bem bacana os apps way e internet backing.. inclusive já tenho tanto a pulseira como o adesivo e confesso que me decepcionou bastante, a tecnologia acaba não ficando tão pratica como eu pensei, acho que porque o processo de pagamento não é tão rápido e pro incrível que parece ainda são pouquíssimos estabelecimentos que tem a maquineta funcionando com tecnologia NFC, sempre o atendente fala que “tem mas ta faltando”.. Diferente dos EUA que ate pra fazer doação eles usam maquinetas com NFC de uma forma bem estruturada e que de fato funciona. Mas enfim, espero que chegue logo e que todos as empresas passem a aceitar o NFC.

        • Claive Dias

          Muito bom saber! Valeu,

  • Gustavo Domingos

    O Itaú ainda possui acordo de publicidade com o blog (ou vice-versa)? Pois se existir creio que poderiam informar que se trata de um artigo publicitário.
    E não é que eu esteja defendendo o Santander, até porque nunca tive relacionamento com eles, pelo contrário, sou cliente do Itaú e sou totalmente satisfeito com o que eles oferecem. Apenas achei um tanto tendenciosa a matéria e um certo desfazimento pelo Santander inclusive pela promoção do Itaú no artigo.

  • Leonardo Negrisoli

    Adorei os argumentos com os contras do adesivo hahaha.

    ótimo post

  • JBQueiroz

    Tenho iphone há um bom tempo, curto muito o blog e estou por aqui todos os dias. Mas esse artigo… tá muito tendencioso. Não curti. Tá parecendo que o blog já foi prejudicado pelo Santander alguma vez. É fato que o Apple Pay é bem mais prático que o adesivo, mas acho que poderiam expor os prós e os contras de uma forma mais imparcial. Como leitor, seguidor e cliente (bdi store), esperava mais. E digo: já fui clte BB, Bradesco, Itaú e hoje sou Santander: os aplicativos são excelentes, basta vê as notas nas stores. Vlw galera!

  • Jonas

    O Santander tem tb o app Way , que faz pagamentos via NFC, mas só vi a opção no app Android.

  • Alexandre Soares

    De todos Bancos, acho que o Santander é o pior .. ao menos para mim, foi a pior experiência bancária que tive até hoje.

  • iJr

    Adoro os posts do iLex ele simplesmente tira a palavras dos meus dedos 👏🏼. Acho que o Santander tá usando o campo de distorção da realidade de forma contrária hem kkkkkkk

  • iJr

    Há é engraçado né que eles mostram aquele case pra guardar o cartão atrás do celular que até eu tenho um. Mais nesse caso é mais seguro vc usar o case junto com o cartão do que usar esse adesivo 😂😂😂😂😂 vergonhoso esse campo de distorção da realidade do banco Santander vergonhoso kkkkkk

  • Fernando Garcia Mendonça

    Pena que a Apple não facilita a adesão dos bancos no Brasil. Deve cobra taxas altíssimas para liberar o serviço e os bancos, obviamente, não concordam em pagar. Parece que até agora só o Itaú… e para quem tem o cartão “pretinho”. Infelizmente, Apple Pay será para poucos aqui. Já o Google Pay, com certeza vai ser padrão.

    • KB

      Eu acredito que não seja tão simples. Vai além de taxas. Tem que haver quesitos fortes de segurança, implantação sólida de infraestrutura e contratos entre as empresas bem claros (afinal, nenhuma parte quer o delas na reta em caso de alguma vulnerabilidade existir e for explorada). Implementar e “implementar seguro” são duas coisas distintas e distantes .

      • Fernando Garcia Mendonça

        Cara, a segurança já existe. Esse sistema é difundindo, lá fora, há muito tempo. Só depende do contrato do banco com o sistema de pagamento (Google Pay, Apple Pay…). Porque você acha que só alguns poucos cartões vip’s, de certos bancos, vão ter Apple Pay? Provavelmente, porque não é viável (financeiramente) liberar para todos. Uso um cartão de débito, de uma conta poupança (!) da Caixa, no Google Pay. Que por sinal já tem aderência de um monte de outros bancos. A infra estrutura já existe. 80% das maquininhas tem NFC e aceitam o pagamento.

      • Fernando Garcia Mendonça

        Cara, a segurança já existe. Muitos bancos nos EUA já aderiram ao Apple Pay. O problema deve ser a fatia do bolo (por cada transação) que a Apple cobra para fornecer o serviço. Por isso, só alguns cartões vip’s vão aderir aqui no Brasil. O Google Pay cobra menos, logo mais bancos já aderiram. A infra estrutura também já existe. A grande maioria das maquininhas possuem NFC. Uso um cartão de débito, de uma conta poupança (!) da Caixa, no Google Pay.

  • John Wick

    Estes pagamentos digitais,em sua maioria são para cartões de clientes segmentados,o povão mesmo não tem o que fazer.No Samsung Pay,o próprio Santander só aceita clientes Van Gogh.
    Creio que ficará na vanguarda quem popularizar os pagamentos digitais para os clientes de base,não apenas lançar primeiro.

    • Fernando Garcia Mendonça

      O Google Pay vai popularizar o serviço. Agora qualquer Android com NFC pode usufruir. Uso um cartão de débito, de uma conta poupança (!) da Caixa, no Google Pay. Agora, se depender da Apple (que seleciono o nicho de clientes), dificilmente terei o Apple Pay no meu iPhone (uso os dois sistemas).

    • Proper

      O Santander já aceita além de Van Gogh no Samsung Pay (também Dufry e Select, tanto VISA quanto Mastercard).

  • soaresbento

    O que mais permite liberdade com sua conta é o do BB, e o mais seguro do Itau.

  • Julio Cesar S. Figueiredo

    Acho que o Santander vai perder muitos clientes…

  • Bruno Marçal

    Fico indigando com empresas fazendo esse tipo de coisa, usuarios que nao estao familiarizados com tecnologia podem confundir mesmo e na minha opiniao o banco usa de má fé com esse tipo de abordagem.

  • Ramon Franco

    Que solução ordinária! Sem contar que provavelmente deve inutilizar o NFC do aplicativo para outras finalidades e quem sabe até atrapalhar o carregamento sem fio.

  • John Miller

    santander querendo enganar os clientes, afe

  • Lucas Simões

    Liguei hoje no santander perguntando se eles vão aderir ao apple pay e o cara não soube informar disse que verificaria no material de apoio deles. ai ele encontrou que o santander já está com o projeto piloto e que já tem um investimento X para aderir ao apple pay. Então acredito/espero que eles façam adesão porque é na onde eu tenho conta…kkkk O Santander pass (pulseira/adesivo) é apenas uma alternativa pelo visto… espero que seja mesmo kkkk