iOS

O que há de novo no iOS 11.3

Lista completa das novidades do novo sistema

A mais nova versão do sistema operacional do iPhone e iPad (o iOS) traz algumas novidades que, mesmo sendo pequenas, podem influenciar no dia a dia do usuário.

A principal delas (e a mais esperada por muitos) é a nova opção dos Ajustes chamada de Saúde da Bateria, capaz de impedir que iPhones mais antigos tenham sua performance diminuída caso a bateria esteja degradada.

Vejamos a seguir um apanhado geral que reúne todas as novidades do novo sistema.


→ Saúde da Bateria

A maior polêmica do ano passado foi a descoberta de que o sistema diminuía propositalmente a performance do iPhone 6, 6s, SE ou 7 quando a bateria começasse a se degradar fisicamente (ou seja, ficar velha). O mesmo não acontece com modelos anteriores ao iPhone 6 e nem nos novos lançados em 2017.

Com os protestos (e dezenas de processos), a Apple se apressou em anunciar que incluiria no sistema uma opção para o usuário escolher se prefere que o aparelho sofra desligamentos repentinos ou se diminui a performance do processador.

O novo iOS 11.3 traz essa opção em Ajustes » Bateria » Saúde da Bateria. Mas ela só estará disponível nos modelos citados acima, pois nos outros ela não é necessária.

Leia mais sobre a nova função neste outro artigo.


→ Quatro novos Animoji

Para quem usa o iPhone X, contará com 4 novos personagens de Animoji: a Caveira, o Leão, o Dragão Chinês e o Urso Marrom.


→ Gerenciamento de carga do iPad

O iPad ganhou um recurso oculto que melhora o gerenciamento do carregamento de bateria quando o dispositivo fica ligado na energia por longos períodos (como em vitrines de lojas, quiosques ou exposições). Com isso, a saúde da bateria física não sofre danos.


→ iMessage para Negócios (EUA)

Este novo recurso permite que clientes entrem em contato direto com empresas usando o iMessage, mas sem precisar fornecer seu número de telefone ou qualquer outra informação pessoal (que geralmente viram objeto de SPAM tempos depois). Será possível inclusive realizar compras diretamente pelo iMessage, usando o Apple Pay (em países onde o serviço é ativo). Quatro empresas americanas já irão disponibilizar o serviço no iOS 11.3: Discover, Hilton, Lowe’s e Wells Fargo.


→ ARKit 1.5

As ferramentas de realidade aumentada (AR) do iOS ganharam algumas implementações para tornar a experiência do usuário ainda mais imersiva.

Elas passam a serem capaz de identificar objetos também em superfícies verticais, como paredes e muros., abrindo um enorme leque de possibilidades e interatividade. Os aplicativos também conseguirão mapear superfícies não quadriculares, como uma mesa redonda, por exemplo, melhorando bastante a precisão dos objetos virtuais e sua interatividade com o mundo real.


→ Mais informações na App Store

No iOS 11.3, os aplicativos a serem atualizados passam a mostrar em destaque o novo número de versão, assim como o tamanho do arquivo do download a ser feito.


→ Compras com Face ID mais claras

A Apple deixou mais claro o processo de validação de uma compra através do Face ID. Agora o indicativo gráfico diz explicitamente para clicar duas vezes no botão lateral do aparelho. Para alguns usuários não ficava muito claro que era preciso usar o botão físico e não somente tocar na tela.


→ Ordenação das Avaliações na App Store

Quem gosta de ler as avaliações de aplicativos na App Store para saber se vale ou não a pena baixá-lo ou comprá-lo, agora conta com a personalização da ordem em que eles aparecem. Você poderá escolher se quer ordená-los pela utilidade, pelos mais recentes ou se quer visualizar os mais ou menos positivos.


→ Novo ícone para Privacidade

Em um tempo que a palavra privacidade ganhou bastante destaque, a Apple desde o primeiro beta em janeiro mostrou um novo olhar para a proteção dos dados do usuário. Um símbolo azul com dois personagens demonstrando acordo aparecerá em alguns momentos que a Apple precisar usar os dados pessoais do cliente. Durante a fase beta este símbolo não apareceu muito, mas deveremos vê-lo mais daqui para frente.


→ Registros de Saúde (EUA)

O iOS 11.3 traz uma maior integração do app Saúde a sistemas de registros de diversos hospitais participantes. Assim, pacientes poderão acessar diretamente no iOS os resultados de seus exames. Por enquanto apenas algumas clínicas e instituições de saúde norte-americanas disponibilizam o benefício. Se o iPhone estiver configurado para o português, a opção nem aparece no sistema.


→ HomeKit

No início, acessórios HomeKit só poderiam funcionar com uma autenticação segura feita através de um chip especial incorporado no dispositivo. Isto sempre fez com que estes acessórios fossem caros e difíceis de fabricar. Em junho do ano passado comentamos aqui a decisão da maçã de implementar outro tipo de autenticação menos burocrático, e isso se torna realidade agora, com o iOS aceitando está nova autenticação.


→ Safari 11.1

O navegador Safari ganhará uma atualização especial, com algumas novidades internas. Foram implementados scripts em background que melhoram a performance de aplicativos web em offline, além de fazer as páginas dos sites abrirem mais rapidamente. Também foram incluídas algumas APIs para requisição de pagamentos, além de algumas implementações de segurança e privacidade em casos de preenchimento automático de senhas.


→ Vídeoclipes no app Música

O aplicativo Música agora é capaz de mostrar vídeoclipes musicais.


→ Tecnologia de localização do usuario

O iOS 11.3 traz suporte à tecnologia Advanced Mobile Location (AML), capaz de informar às autoridades a localização do usuário que realiza ligações para serviços de emergência. São poucos os países que possuem suporte ao AML (Brasil e Portugal não estão entre eles).


→ Apagar amigos individualmente no Game Center

Quando a Apple eliminou o aplicativo específico do Game Center e deixou todo o gerenciamento disso nos Ajustes, ela também impediu que você pudesse apagar individualmente seus amigos. Para isso, a única opção disponível seria remover todos de uma vez.

O iOS 11.3 traz agora uma opção para apagar individualmente apenas os amigos que você não quer mais. É de se admirar que esta opção não existia até hoje.


→ Animação na Calculadora

No iOS 11.0, a Calculadora do iPhone possuía uma animação ao tocar nas teclas que causava problemas ao digitar rapidamente uma operação (comentamos sobre isso neste outro artigo). Para resolver rapidamente, a Apple tirou as animações no iOS 11.2, mas elas voltaram agora no 11.3, felizmente sem o bug.


→ App TV no Brasil

Brasileiros e mexicanos ganham acesso ao App TV no iOS. Mais detalhes sobre isso neste outro artigo.


→ Resultados de Esportes na Siri

A assistente virtual Siri passa a fornecer, quando perguntada, informações sobre esportes no Brasil, incluindo resultados, programação, classificação e escalações para a Série A do futebol brasileiro e mais de 100 ligas ao redor do mundo. Falamos mais sobre isso neste outro artigo.


❌  O que NÃO sobreviveu até a versão final

Durante a fase beta a Apple experimentou algumas coisas que acabaram não permanecendo até a versão final. Uma delas foi a mudança de nome do aplicativo iBooks. A Apple pensou em tirar o “i” inicial, mas depois desistiu.

Uma funcionalidade prometida ainda na WWDC do ano passado (em junho) e que até agora não vingou foi o AirPlay 2, que permite conectar o áudio de um iPhone ou iPad em dois dispositivos diferentes ao mesmo tempo. Os primeiros betas até chegaram a testar a função, mas depois ela sumiu das versões de testes.

Também outra funcionalidade que já está virando uma novela é o Mensagens no iCloud, que também foi anunciada na última WWDC e já apareceu em alguns betas, mas nunca é lançado nas versões finais. Aparentemente está sendo bem difícil de implementá-lo de uma maneira que funcione sem problemas.


Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados