Notícias

Apple quer facilitar a criação de novos acessórios para a casa

O HomeKit é uma ideia bem interessante: fazer sua casa ficar automatizada e controlada pelo iPhone; você pode acender uma luz com sua voz, ou fechar uma porta com um toque. A Apple tem investindo bastante nisso para alavancar a tecnologia, mas ela esbarra em um pequeno detalhe: até mesmo para criar um acessório, é necessário uma certificação da Apple (MFi, Made for iPhone). Isso limita o desenvolvimento à grandes empresas, que possuem recursos para financiar um projeto antes mesmo dele ficar pronto.

Porém, esta barreira não existe mais. A Apple anunciou nesta quarta (7) que para criar protótipos de acessórios HomeKit não será mais necessário uma certificação prévia da Apple. Ou seja, qualquer um pode desenvolver sua própria solução de automação.

O selo MFi continuará sendo obrigatório para produtos finais, porém as novas regras irão facilitar muito a criação de novos dispositivos por empresas menores.

Em 2014, quando lançou o HomeKit, a Apple obrigava a todas as empresas interessadas a fazer parte do programa MFi (que é pago) e incluir um chip interno de identificação que, segundo a empresa, serve para autentificação e segurança. Afinal, ninguém quer que hackers possam abrir a porta da sua garagem quando você não estiver em casa.

Mas isto freou o desenvolvimento da tecnologia, pois só grandes empresas tinham condições financeiras de investir nisso. Se uma pequena startup tivesse uma brilhante ideia que revolucionaria o mercado, ela não poderia nem mesmo criar o protótipo, pois ele não funcionaria sem o chip oficial.

Agora, espera-se que mais dispositivos apareçam no mercado, visto que ficou mais fácil criar o produto e testá-lo antes de iniciar a produção.

Lembrando que na BDI Store há alguns acessórios HomeKit disponíveis para consumidores brasileiros.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.
  •  lover

    Padrão apple de preço… hehe se fosse mais barato eu compraria pra por em todos os cômodos

    • Philip Borges

      Exatamente mas uma lâmpada por 500 reais nunca

  • paulogrego

    Fico babando de ver o pessoal nos EUA cheio de automação em suas casas.

    Aqui ainda fica inviável. Um projeto completo passa muito longe do alcance de quase a totalidade da população, mesmo nos grandes centros.

    No máximo a gente sonha em colocar uma fechadura inteligente, ou quem sabe uma única lâmpada wifi pra fazer graça, mais que isso fica difícil!

    Quem sabe agora com mais concorrência a gente pode pensar grande, tipo instalar DUAS lâmpadas interativas kkkkk

    • Eduardo Braga

      Lá nem é tão comum como fazem parecer, apesar das coisas serem mais baratas. Acho que é questão de tempo, sei lá.

    • Paulo Góis

      Paulo, eu trabalho com automação residencial ha 16 anos… as coisas mudaram muito! Hoje nós temos produtos acessíveis a praticamente todas classes economicas. Alguns produtos são para serem inseridos em projeto ainda, e não residencias prontas, mas estas também estão ganhando seu espaço…. se tiver duvidas sobre o assunto, estou a disposição.!

  • Digoloureiro

    Eu comprei em 2015 uma caixa de som da Bose nos EUA e ela é péssima na conexão do AirPlay, acho essas ideias de HomeKit na teoria legais, mas pelo que fornece e pelos custos bem ruins! É como ter o relógio da Apple, sinceramente não vejo definição pq gastar tanto em algo que fornece tão pouco! A Apple não é mais a mesma e fica enxugando gelo a anos com lançamentos requentados! Eu tenho um iPhone 6 Plus e um iMac 2011 e sinceramente, não vejo menor sentido em atualizá-los.

    •  lover

      Eu gostaria de comprar um  Watch mas como n gosto de relógio, nem sou um fitness da vida pra mim seria mais uma coisa pra ter que ficar gastando dinheiro atoa. Talvez quando ele for realmte significativo valha a pena ter um. Gosto da Apple mas tem coisas que n valem a pena ter ( ao menos com o custo brasil) prq um iMac custar o preço de um carro popular n está valendo a pena, não pra mim.

      • Philip Borges

        Eu nunca usei relógio depois que comprei o apple watch as vezes uso até pra dormir não tiro um segundo

        • Amilcar do Amaral

          Eu, idem! Curto relógio, mas faz falta estar sem meu watch hj em dia. Uso o meu para dormir inclusive. Com o modo teatro, não incomoda nada e monitoro meu sono…
          Tenho o watch 1, e estou aguardando o lançamento do 3.

  • Samir

    Comprei umas lâmpadas da flc que podem ser acesas por um celular e também pode mudar brilho e temperatura, só para ter um gostinho. Paguei algo em torno de 100 reais em cada lâmpada. É legal mas está longe de ser uma experiência homekit. Já mandei uns e-mails para empresa para ver se eles colocam na homekit. Quem sabe agora vai.

  • Henrique Mafra

    O que mais acho interessante são os plug, mais seria mais legal ainda se fosse o aparelho integrado com o HomeKit ao invés de adaptadores. Uma cafeteira, impressora, já embutido no aparelho e ficasse ligado na tomada direto e com o comando da Siri ligasse e fizesse o trabalho que deve. Por exemplo uma máquina que fizesse café expresso, vc falaria pra Siri (HomePod futuramente), faça um café expresso e a máquina faria automaticamente e ia lá só pegar. Um ventilador como outro exemplo, “ligue o ventilador no vento médio” aí ligava já no 2 kkkk
    Isso sim eu acho que faria mais sentido em ter automação na casa.

  • Christian Tavares

    A questão de preço é bastante relativa. Eu tenho 2 aparelhos da marca Koogeek que custam em média US$ 35 e são excelentes. Depois que você se acostuma com o HomeKit, não fica mais sem.

    • Gustavo Rezende

      Olá @Christian Tavares:disqus!
      Quais e como vc os usa na prática no seu dia-a-dia?

      • Rafael Carvalho

        Gustavo você pode achar eles no AliExpress, eles tem tomadas e interruptores. Aqui em casa estou pensando em compra-los também. Atualmente uso o Homekit com Arduino e Nodemcu, não é nada revolucionário, mas é uma experiência bem legal.

      • Christian Tavares

        Eu uso um smart plug e um smart socket. Um liga um abajur que tenho em casa e outro a lâmpada de um dos quartos. Como tenho horários diferentes durante o dia de trabalho e moro longe do escritório, uso para ligar e desligar as luzes de casa remotamente e simular movimento. O bom são as programações de horário que ativam as luzes sozinhas, mas posso fazer manualmente usando a Siri a hora qu quiser. Basta dizer por exemplo: ligar a luz da sala. E pronto.

        • Henrique Mafra

          Eu estou pesquisando em comprar esse soquete… esse smart plug é fods pela entrada. Nas tomadas são padrão Brasil aí tem que usar um adaptador pra por ele e outro adaptador pra conectar o aparelho nele. De uma conexão vira 4 até chegar no aparelho. Fica inviável assim. Você fez dessa forma mesmo?

          • Christian Tavares

            Pra ligar ele na tomada sim, uso um adaptador. Mas pra ligar o abajur que tenho nele, não precisa, pois ele tem um plug redondo de 2 pinos.

            • Henrique Mafra

              Ué, mais é o modelo da Europa? Porque americano é só aquele com 2 riscos rsrs, onde você comprou esse?

            • Christian Tavares

              O modelo é o padrão americano de 3 pinos, aquele com dois chatinhos e o terra redondinho mais embaixo. Comprei no site chinês Tomtop. Lá tem todos os dispositivos da Koogeek compatíveis com o Homekit.

            • Henrique Mafra

              Valeu! Eu vi que no Aliexpress tem também! Vou comprar.

        • Gustavo Rezende

          Olá @disqus_kkwSP5GmJP:disqus !
          Eu comprei um Smart Plug P1 para usar ligada a ele um filtro de linha onde estão alguns eletrônicos e ficou ótimo.
          Duas dúvidas: 1ª – qual o comando que você usa com a Siri para ligar e desligar?
          2ª – Qual a voltagem dos seus dispositivos? Pois o meu veio 120v, mas o vendedor disse que posso ligá-lo em 220v, porém estou com receio de fazer isto e queimar, pois olhando no site do fabricante diz que é apenas 120v. https://uploads.disquscdn.com/images/32c3fd4271acdf89f3f5ec1726c0acd27a7c47124d8160901748975f1a37045d.png

          • Christian Tavares

            Vamos por partes. Primeiro, você nomeia o aparelho através do app. No meu caso, eu o chamei de “Luz do Escritório”. Aí é só dizer: Ligar a luz do escritório / Desligar a luz do escritório. Um detalhe: descobri que para a Siri entender facilmente sem confusão, é necessário usar o artigo na frase.
            Sobre a voltagem, não cai nessa: o Koogeek tem aparelhos de 120v, 220v e Bivolt, tem que olhar na hora da compra. Se você tem um de 120v, usa um pequeno transformador ou o liga em um estabilizador. Se usar em 220v, vai queimar.

            • Gustavo Rezende

              Pois é @disqus_kkwSP5GmJP:disqus, eu fiz assim mesmo, nomeei de “Rack”, aí a Siri não entendia por nada, então já pensei q seria por ser uma palavra em inglês, pois ela não consegue entender frases com palavras em português e inglês misturadas (ao menos no que já testei), fiquei de testar outra palavra, mas estava sem tempo na hora e deixei pra depois, vou testar então com o artigo como você fez e se não der certo mudo para algo em português mesmo.

              Sobre a voltagem o seu é 110v, 220v ou bivolt?

              Nem no site do fabricante diz que tem apenas 220v, muito menos bivolt. Mas no anúncio do vendedor está como bivolt e ele está garantindo que é sim e que a Koogeek já mudou o P1 para bivolt e que só falta mudar essa informação no produto, caixa, manuais e site.

            • Christian Tavares

              O meu é 110v. Quando comprei, não tinha 220v. Na loja oficial da Koogeek no Aliexpress tem todos eles. Pelo menos, quando pesquisei a última vez, tinha.

            • Gustavo Rezende
            • Gustavo Rezende

              Te respondi antes, mas o post foi removido (acho q porquê tinha links).

              Pois é, foi lá mesmo q comprei (Ali), e no anúncio diz q é bivolt, mas no próprio site da Koogeek, na página do produto informa ser apenas 120v.

              Sobre a Siri, foi como eu disse, ela não lida bem com palavras em inglês e português ao mesmo tempo. Foi só mudar o nome do dispositivo para “TV” q funcionou bem. Mas tive q falar o nome do ambiente tb para desligar, para ligar as vezes funciona falando apenas “Ligue a TV” e às vezes não.
              https://uploads.disquscdn.com/images/ff2e1425158872f8e3c7ccee61de0a6ff75f6f0dde8e77381493e243387bedf2.jpg

            • Gustavo Rezende

              Boa tarde, Christian!

              Criei coragem e liguei em 220V como o vendedor garantiu que podia fazer e realmente não queimou, está funcionando bem há um mês já. É como ele disse, os produtos estão saindo bivolt automático, mesmo estando impresso no produto q é apenas 127V.