Notícias

Nova lei francesa proíbe motorista de usar celular mesmo com o carro parado

O celular hoje faz parte integrante de nossas vidas, pois se transformou em uma ferramenta múltipla que nos permite fazer muitas coisas. Porém, esta integração muitas vezes é exagerada pois não queremos largar do mundo online nem em momentos que precisamos prestar atenção em outra coisa, como em um jantar, no cinema ou ao dirigir um carro. Este último é bem mais grave, pois pode custar vidas ou, na mais leve das consequências, atrapalhar o trânsito.

Em todos os países há leis que proíbem o uso do celular enquanto se dirige, mas a França resolveu ser ainda mais radical: mesmo se você parar o carro e desligar o motor, pode ser multado se usar o celular no volante.

A lei em si continua a mesma: “O uso de um telefone nas mãos de um motorista de um veículo em circulação é proibido”. O que mudou na lei foi o conceito de veículo em circulação. Se o motorista simplesmente parar em um acostamento ou na beira de uma rua, o carro continua sendo considerado em circulação, mesmo se o motor for desligado. Isto significa que nem mesmo aquele tempinho parado no semáforo servirá para mexer no celular.

Para evitar a multa e a perda de pontos na carteira, o motorista que quiser usar o celular terá que estacionar o carro em lugar específico de estacionamento (vale também zona azul) para o veículo não mais ser considerado em circulação. A exceção vale em casos de acidentes ou quando o carro tem alguma pane; neste caso, o motorista pode ligar para o socorro.

O assunto é cada vez mais relevante e digno de atenção por parte de todos. Usar o celular no volante é uma péssima ideia sempre, mesmo quando “é rapidinho, nem vai atrapalhar“. Um levantamento da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) mostra que o uso de celular na condução de veículos é responsável por pelo menos 150 mortes por dia nas ruas do país. Trata-se da terceira causa mais frequente, atrás apenas de excesso de velocidade e embriaguez.

No início do ano passado, uma família entrou com processo contra a Apple por causa de um homem que usava o iPhone enquanto dirigia. Coincidência ou não, após isso a empresa incorporou no iOS 11 uma função chamada Não Perturbe ao Dirigir, que dificulta o acesso ao celular quando o aparelho identifica que você está em um carro em movimento.

Fixar o celular no painel ou usar um sistema integrado ao som do carro ajuda bastante a diminuir o perigo, desde que você mantenha as duas mãos no volante e olho constantemente na estrada. Mas nada disso adianta se você continuar mexendo nele para ler mensagens ou acessar menus. Nestes casos, sempre pare o carro para fazer isso. Afinal, mexer no celular com o carro parado ainda não é proibido no Brasil.

Via
Engadget
Fonte
Le Figaro
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Mariano

    Taí um nicho de mercado para o Google Glass 😂😂😂

  • João Luiz Gomes Silveira

    “Isto significa que nem mesmo aquele tempinho parado no semáforo servirá para mexer no celular.” No Brasil, falar ou operar o celular, mesmo que com o semáforo fechado é proibido, 7 pontos.

    • Henrique A.

      Exato! No volante só pode usar se o carro estiver efetivamente estacionado. Inclusive já levei uma multa por atender o celular parado no semáforo vermelho (e desliguei antes de ficar verde).

  • Hokury

    Mas aqui em BH ja rola isso.

  • Carlos Luna

    Desde que o carro não esteja parado no semáforo. Se usar leva multa.

  • Caio Cartaxo

    Por causa de alguns todos pagam… Uso celular diariamente dirigindo a 5 anos, nunca bati ou cheguei perto de bater por celular. Já encostei numa traseira por sono (tinha até esquecido o celular no dia), cochilei e encostei em um Ford Ka, mas fora isso… Se você for atento da sim para usar (dentro dos limites obvio, ninguém vai sair fazendo textão dirigindo, até porque o áudio existe para isso), até porque quem já foi Uber como eu sabe que não da nem para soltar o celular direito. Mas infelizmente muitas pessoas usam sem ter o bom senso e geram essas leis absurdas que a gente sabe que nem 10% da população vai seguir, mas infelizmente é isso.

    • Iago Souza

      Corrigindo, você usa o celular há 5 anos e AINDA não bateu ou chegou perto de bater por causa do celular, não tem como defender essa prática, há diversos estudos sobre o tema e está mais do que provado que o celular em conjunto com a direção é perigoso.

      Só pra efeito de comparação, conheço varias pessoas que bebem e dirigem e nunca bateram, pela sua lógica eles deveriam poder dirigir embriagados também?

      Só é preciso bater uma vez pra causar um estrago irreparável, como a perda de uma vida.

      • Caio Cartaxo

        Claro, dependendo da quantidade que essa pessoa usa de alcool e dirige ela não deve mesmo ter problemas dirigindo com bebida, disso ninguem aqui tem duvidas eu espero, do mesmo jeito que também vai depender da maneira que você usa o celular né? Generalizar é uma mania feia do brasileiro. Tem gente que usa o celular de um jeito, tem gente que usa de outro. Tem gente que bebe e dirige, tem gente que toma um porre grande e dirige, e por ai vai.

        • Iago Souza

          Você usa seu celular sem usar as mãos e sem olhar pra ele? É a unica maneira em que o celular pode ser usado no trânsito sem causar distrações, 2 segundos que você demore pra pegar o celular e atender já pode causar um acidente seríssimo. Basta procurar pelos estudos sobre isso, ou se não quiser ler existem varios vídeos exemplificando casos práticos onde usar o celular é mortal.

          Precisamos parar de tratar o carro como um brinquedo, o carro é uma arma e exige muita responsabilidade do condutor, se você não exerga o risco que está correndo utilizando o celular, me desculpe, mas você nem deveria estar habilitado para dirigir.

          Espero que você não precise sentir na pele os estragos causados pelo celular ao volante pra mudar seus hábitos e sua opinião, pois talvez você nem tenha uma segunda chance.

          • Henrique A.

            Pela lógica do Caio, a Lei deveria autorizar, mas restringir o uso do celular: textinho pode! Textão não! kkk
            Aí o agente de transito fica tentando observar se o cara está usando rapidinho ou se está escrevendo um textão…

    • Duane

      Se quiser, pode participar das minhas aulas de física para o 1º EM, onde mostro que isto é arriscado é burrice.
      Defender o uso do celular no trânsito é quase igual defender manter água parada em pneus por você nunca ter tido dengue/outras doenças.

      • Caio Cartaxo

        Bem, eu vou continuar usando assim como muita gente usa central multimida por ai, ou vai proibir também?? Ambas ficam fixas no painel, enfim, boa sorte com sua teoria.

        • Iago Souza

          Só por favor, quando bater, não leve ninguém junto.

          • Duane

            Espero o mesmo! É um absurdo um cara destes

        • Duane

          Teoria?!
          Você está louco?! Isto é um fato!
          Você é um imbecil!! Me desculpe, mas isto me desconserta e me deixa com muita raiva.
          Espero que você nunca passe perto da minha família!

          O cara é um criminoso e acha que nós somos os errados! É a falência da educação mesmo!
          Como o amigo disse, por favor, não leve ninguém junto!

  • Ok.
    A lei é necessária afinal os números não mentem. Muitas pessoas morrem ou sofrem acidentes por causa da necessidade de usar o celular enquanto se dirige.
    Mas também não adianta demonizar quem o faz, afinal enquanto uns bestas querem postar no instagram uma selfie dirigindo, outros simplesmente precisam mesmo usar o celular, afinal não é tão simples ficar parando em qualquer lugar pra atender uma ligação importante (e nem sempre dá pra atender via BT, por vários motivos).

    O que eu penso é que os fabricantes também não ajudam muito, inclusive a Dona-Maça-Parada-No-Tempo.
    A evolução do Carplay e do Android Auto é risível e ainda pouco ajudam.
    Se os sistemas fossem melhores, com mais integração, e se a Siri fosse o que o Jobs prometeu lá em 2011 (sim, essa porcaria foi lançada há 7 anos) não precisaríamos sequer pegar no celular enquanto dirigimos. Na verdade, pegaríamos o celular na mão bem menos em qualquer lugar!

    Mas não, existe mais interesse em fazer uma maldita tela “infinita”, com um sensor de rostos idiota ultra-mega-power-revolucionário, mas uma bomba que foi lançada há 7 anos não consegue entender metade dos comandos que damos, e a outra metade que entende não pode executar por ser “complexo demais”.

    Triste.
    Enfim: Por incapacidade dos fabricantes compramos um aparelho que é nosso “braço direito”, mas que não pode ser usado num dos lugares onde investimos muito tempo, que é o transito.
    Eu por exemplo invisto de 2h a 3h por dia dirigindo, de segunda a sexta. São pelos menos 10h úteis por semana que só posso ficar ouvindo música ou um podcast.
    Desde que, é claro, eu os ligue ANTES de sair com o carro da garagem.
    #Facepalm

  • Francis

    Taí, gostei do exagero da lei francesa.!!

  • Luiz Alves

    “Afinal, mexer no celular com o carro parado ainda não é proibido no Brasil”.
    É proibido sim! Se o motorista parar num semáforo ou engarrafamento e for pego usando celular é autuado. Infração média (4 pontos no prontuário do condutor e Multa de R$85,13).

    • Se ele estiver no semáforo ou em um engarrafamento, ele na teoria está dirigindo o carro e, portanto, não pode mexer no celular pois a lei brasileira não permite. Isto é óbvio.

      Já se você parar o carro na beira da estrada, desligar o motor e mexer no celular, ninguém poderá lhe aplicar nenhuma punição, pois como afirma o texto, “mexer no celular com o carro parado ainda não é proibido no Brasil”. Já na França, também segundo o texto acima, o cidadão leva multa sim.

      • Luiz Alves

        Parar no acostamento para atender celular também é passível de multa.

        • Henrique A.

          Exato! Tem que estacionar em local próprio.
          Local onde só é permitido parar (como é o caso dos acostamentos) não pode usar o celular e muito menos permanecer parado (além do tempo de embarque e desembarque), exceto em caso de pane.