Apple TVNotícias

Não se iluda: quando o Apple Pay vier para o Brasil, deverá ser limitado a poucos cartões

Há tempos torcemos pela chegada do Apple Pay no Brasil, porém, alguns percalços ainda estão fazendo ele demorar para chegar por aqui. Muitos acham que a adoção da moeda local na App Store pode dar um empurrãozinho, mas o fato é que isto não influencia muito e a decisão está baseada exclusivamente na dificuldade de acordo entre os bancos e a Apple.

Alguns usuários estão conseguindo visualizar um aviso diferente quando se tenta cadastrar no Wallet do iOS um cartão brasileiro, mas isso só demonstra que o serviço, quando vier, será limitado a poucos cartões nacionais.

Em países em que o sistema de pagamentos da Apple está implementado, os usuários podem adicionar cartões de crédito no aplicativo Wallet do iOS, para usarem como forma de pagamento por aproximação. Quando o iPhone está configurado para o Brasil, esta opção não aparece, a não ser que você mude a região do sistema para Estados Unidos (ou outro país válido).

Mas algo de diferente está acontecendo. Durante um curto período de tempo, ao tentar adicionar um cartão Visa do banco Itaú, alguns usuários conseguiram ver uma tela diferente, em que mostra os Termos e Condições do pagamento com o cartão usando o “Apple Wallet“.

Imagem: @ApplePayBR

Mas não é qualquer cartão. O usado foi o VISA Platinum Personnalité, outros continuaram mostrando o aviso de que “Sua Administradora ainda não oferece suporte“. Se você tiver um VISA Personnalité e tentar agora, é provável que não consiga mais ver os Termos, porque aparentemente eles já alteraram o procedimento.

Isso só reforça uma velha desconfiança que afirmamos aqui há tempos: quando vier para o Brasil, o Apple Pay ficará limitado a poucos cartões. Então, se você é um dos que está entusiasmado com a chegada do sistema de pagamentos em nosso país, segure as expectativas pois você poderá ficar de fora quando isso acontecer.

E isso não é diferente de outros países do mundo onde o sistema já está funcionando. Com exceção dos Estados Unidos, as outras regiões oferecem pouquíssimas opções de cartões, com os grandes bancos geralmente ficando de fora.

Para se ter uma ideia, nem mesmo os concorrentes oferecem suporte a todos os cartões em nosso país. O Android Pay por exemplo só aceita cartões VISA do Banco do Brasil, Neon e Caixa. Ou seja, quem tem conta no Itaú, Bradesco, Santander ou outro banco/bandeira fica de fora. O Samsung Pay, que já está há bem mais tempo no país, é o que aceita mais bancos, mas também deixa de fora clientes do Itaú e Bancoob.

O MasterCard foi um dos que primeiro alardeou que queria adotar o Apple Pay no Brasil, mas aparentemente ele pode ficar de fora quando o sistema for implementado por aqui.

A guerra sempre fica no campo das comissões. A Samsung cobra baixíssimas taxas por pagamento realizado, o que faz ela ter uma ampla aceitação dos bancos. Já a Apple faz questão de garantir a sua parte no bolo, cobrando mais por pagamento. Quem paga essa taxa não é o consumidor e sim o banco e por isso esta queda de braço dura por tanto tempo.

É possível que tenhamos em breve o Apple Pay no Brasil? Sim, há tempos que isso é possível. Mas quando vier, fique preparado para talvez não ser incluído na festa, pelo menos não em um primeiro momento. Com a vinda do sistema da Apple para o Brasil é bem provável que pagamentos sem contato se popularizem e aí todos queiram fazer parte da brincadeira, com a questão das taxas ficando em segundo plano. Mas até lá, a Apple terá que provar para os bancos que esta taxa que ela cobra realmente vale por um serviço que compensa a todos, tanto o cliente quanto os bancos.

O cartão do Apple Pay Cash (ainda não disponível no Brasil) tem um efeito bacana de mudar de cor conforme movimenta o iPhone.

Uma publicação compartilhada por Blog do iPhone (@blogdoiphone) em

Fonte
Twitter ApplePayBR (não oficial)
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Vinicius Alves

    Eu só preciso do Apple Pay funcionando com o Nubank, de resto tá tudo certo. 😂

    • Rodrigo Figueiredo Bertelli

      Então……. vai ficar tudo errado. Nubank que era prometido para o Samsung Pay há 2 anos, até hoje nada.

      • Vinicius Alves

        Pois é. Talvez pelo fato do Nubank não cobrar tarifa nenhuma, a principal forma deles ganharem dinheiro é com o que eles ganham com as transações. Dar parte desse dinheiro para o Apple Pay talvez seria suicídio para eles.

        • Rodrigo Figueiredo Bertelli

          Exato.

        • Cartão de crédito que não cobra anuidade tem fonte de renda apenas em juros de rotativo e de atrasos, a nubank já explica isso no site. A outra forma que a nubank está ganhando dinheiro é através da nova modalidade de pontuação (rewards) a famosa anuidade por troca de pontos.

          As transações como vc disse, são pagas através de royalties a Mastercard através da cobrança de utilização do cartão e da bandeira impressa nele

      • John Wick

        Nubank ja até saiu dos “Em breve” entrou o Ticket refeição no lugar.

    • Anderson Camões

      até hoje não vi vantagens nesse Nubank. Não paga nada, mas também não ganha nada. Para ter direito ao programa de pontos tem que pagar 190 por ano.
      Cara, prefiro meu cartão que me dá seguro viagem no exterior, cdw, de vez em quando surgem bônus em conversões para múltiplos e smiles, e ainda posso ficar sem pagar anuidade dependendo do volume de gastos.

      • Vinicius Alves

        A proposta do Nubank vai muito além de você apenas não pagar anuidade. Você não tem burocracia com nada no cartão, não te cobram tarifa nenhuma e os juros são mais baixos que os de bancos convencionais. E de cara você recebe um cartão gold ou platinum, que te dá cobertura de seguro em viagens, seguro de carro, acesso à sala vip em aeroporto, além de um milhão de proteções a compras.

        • Exatamente! O meu é um cartão Platinum, e dá todos os direitos de um cartão da categoria.

        • Fábio Prates Rocha

          Eles ainda não acesso a sala vip? Pelo que fiquei sabendo não tinha mais esse beneficio.

          • Vinicius Alves

            Pelo jeito tiraram sim. Consegui acesso no ano passado em Guarulhos, mas fui ver no site da Mastercard e não tem mais falando nada disso. 🤷‍♂️

            • Sala vip no MasterCard é apenas para o Black

        • Vinicius Biscaia

          Sala vip no nubank platinum? Acho que não hein? Conta aonde viu!!!!

      • John Wick

        Você não é publico alvo do Nubank.

    • Jonatas Brisotti

      Hahaha não conseguiram nem fechar com o Banco 24 Horas para os clientes ao menos conseguirem sacar dinheiro da tal NuConta, quem dirá com a Apple…

      • Vinicius Alves

        O problema da Nuconta hoje não é em grande parte nem com o Banco24h, até pq eles já tem convênio, já é possível fazer saque no crédito sem pagar nada por isso. O grande impasse deles é com o banco central. A empresa Nu pagamentos S/A esta cadastrada no BC como uma instituição de pagamentos, não como um banco completo. Por esse motivo a Nuconta é dita como uma “conta de pagamentos”, não uma conta corrente e, assim, não tem cartão de débito e um monte de outras coisas, o que eles podem (e deveriam já ter implementado) é pagamento de boleto e o agendamento de TED.
        Ainda vai demorar MUITO para a Nuconta ser de fato um substituto da conta convencional. Até lá, continuo com minha conta no Inter.

  • Leonardo Negrisoli

    Mal posso esperar! Só de saber que esse babado é entre Itaú e Apple já fico feliz, por ser meu banco e ter chances haha.
    Os novos bancos digitais, tipo o Neon, espero que entrem na jogada logo… certeza que muita gente migraria dos grandes bancos burocráticos e chatos pros digitais só por causa disso…
    Pelo menos a galera que é ligada no nosso mundo Apple.

    • vyktorjonas

      Neon vai estar desde o lançamento, já confirmaram por chat e eles têm suporte a Android Pay.

      • Leonardo Negrisoli

        Torcendo!

  • Rodrigo Figueiredo Bertelli

    Existe um problema maior. Nos que existem hoje funcionando aqui no Brasil, Samsung e Google, além de não serem todos os bancos, não são todos os cartões daquele banco. Ou seja, o número de possíveis usuários cada vez diminui mais.

  • Antonio Frederico

    Estou há tempos ligado no modo “não espero nada da Apple”. O que vier é lucro.

  • Ricardo Niteroi

    Estamos no IOS 11 e até hoje nada da Apple mandar o sistema de navegação integrado ao seu app pro Brasil. Apple Pay que funcione por aqui, quem sabe no IOS 20.

  • Gustavo Cunha

    Pior que nem todas as maquininhas aqui no Brasil têm NFC. Vai ser difícil… :/

    • vyktorjonas

      85%+ das maquininhas têm NFC no Brasil, só aquelas do PagSeguro e MercadoPago e afins que são problemáticas. E as da Rede que têm mas está desabilitado até que o lojista ligue na central e peça pra habilitar.

    • Gabriel

      Repara que até as mais chumbadas (aquelas de entregador que o plástico da tela ta quase saindo) tem aquele símbolo do cartãozinho com um Wifi deitado na direita do cartão. Isso significa que ele pega pagamento por NFC.

  • vyktorjonas

    Na verdade houve vários relatos de cartões do Itaú/Visa aparecendo o contrato, não só esse Personnalité. Neon, Inter e Nubank já falaram que tão trabalhando e vão lançar suporte, creio que o Neon vai ter suporte desde o começo, seguido do Inter quando liberarem pra Mastercard e depois a Nubank, que afirmou estar focada na NuConta por ora, mas que já estão trabalhando no Apple Pay.

    • Leia o “estar focada no NuConta” como sendo “a Apple não vai liberar por enquanto pra ela”.

      O NuBank foi um dos primeiros entusiastas do Apple Pay e ter isso sem dúvida incentivaria demais as pessoas terem um cartão deles. Se não irão implementar com certeza não é por “foco” deles e sim porque não conseguiram.

  • Sou funcionário do Bradesco e o Samsung Pay já vai ser adotado para os cartões visa infinite, visa Platinum, Amex (não me lembro qual).

  • Vinícius

    Todos os iPhones funcionarão com o Apple Pay?

    • Carlos Luna

      A partir do iPhone 6.

  • Alex Deivid

    O Samsung Pay em muitos bancos só suporta os cartões Black e Platinum.

  • Guilherme Paviani

    Tomara que funcione com o Nubank, Pag ou o Trigg !

    • vyktorjonas

      TRIGG falou que tá trabalhando no suporte sim, mas não acho que eles vão estar funcionando desde o lançamento, mas tenho a pulseira deles então consigo aguentar.

  • Essa parte do Personalité não é bem assim !!! Eu mesmo não sou cliente Personalité e meu Itaucard é um Gold ( a baixo do platinum ) e ainda assim cheguei na mesma etapa de cadastramento do Apple Pay. https://uploads.disquscdn.com/images/515a2649f7d8192c4c7f8abc69b894442404ae89cdc41af0c7f34b155da5de81.png

  • Krystiano Gomes

    Apenas uma pergunta.
    Estou em duvida em pegar o Iphone 8 ou Iphone 8 plus…. e pra mim o que levo em consideração é primeiro a camera, depois o tamanho (8 pra mim eh perfeito) e o som (25 por cento melhor os 2). Nos videos e fotos, a unica diferença do iphone 8 pro plus eh o modo retrato, fundo preto, sombras em edição de fotos? Se for so isso e forem AS MESMAS cameras, vou de olho fechado no iphone 8. A qualidade é exatamente a mesma? Alguem tem e pode dar sua opinião tb? Obrigado!!!

    • Henrique A.

      O 8 Plus tem duas lentes, uma grande angular e uma teleobjetiva.
      O 8 comum tem uma lente grande angular idêntica à do 8 Plus (mesma resolução, mesma abertura f1.8). Mas não tem a teleobjetiva.
      Na prática, a diferença em relação às câmeras é que a teleobjetiva do Plus pode ser usada como um “zoom” ótico (2x) sem perder a resolução, bem como utilizada para “captar” a profundidade e oferecer o recurso de desfoque (modo retrato).
      Para quem curte fotografia, a câmera do Plus é um bom diferencial, desde que o tamanho não seja um incômodo. Opinião minha.

      • Krystiano Gomes

        Eu usei o zoom 2x e vi uma perda sim no zoom … sabe… e esses recursos de desfoque tem aplicativo que faz… e o tamanho me encomoda… oq faco? rsrs

        • Henrique A.

          Em princípio não há perda perceptível no zoom ótico. A não ser que o ambiente fosse de pouca luz, aí há uma perda relevante na claridade (já q a abertura da lente é menor) e o software compensa aumentando o ISO, dando uma resultado com pior nitidez. Mas acho difícil um leigo em fotografia reparar isso…

          Quanto aos Apps de desfoque, acho q o resultado imediato e eficiente do iPhone Plus é um diferencial legal.

          Confesso que não me acostumei com o tamanho do Plus, mesmo depois de um ano de uso. Exagerado demais! Vendi o meu hoje! 🙂

          • Krystiano Gomes

            vc chegou usar na ppratica a camera do 8?

            • Henrique A.

              O meu era o 7plus. Sim. Usei bastante, mas gosto muito de fotografar.

            • Vai no 8 Plus sem sombra de dúvida!
              Sempre gostei de fotografia e sempre usei os tais aplicativos que borram o fundo. Mas nem se compara ter isso direto na câmera.

              Eu era usuário do 7 normal e fiquei com o 8 Plus por um mês. As fotos ficam lindas, você pode compor a foto na hora, sem precisar ficar editando depois.
              Hoje eu uso o X, mas confesso que tenho saudades do 8 Plus (não me pergunte por que).

            • Cristiano Matos

              iLex, eu tenho um 6s Plus e quero trocar por um novo. Qual você me indica, o 8 Plus ou o X?

            • Krystiano Gomes

              pessoal a minha unica duvida é: 8 e 8 plus… a camera é igual? apenas a questão de retrato sombras que muda? so isso eu preciso saber… pegaria o plus em ultimos casos devido ao tamanho

            • Leo Santos

              Vai de Plus sem medo de errar. Tenho o 8+ (vindo de uma série de iphones de 4.7″) e nem penso na hipótese de voltar a um telefone menor (inclusive do X).

            • Henrique A.

              Krystiano, isso eu já te respondi lá em cima:
              O 8 comum tem uma lente grande angular idêntica à do 8 Plus (mesma resolução, mesma abertura f1.8). Mas não tem a lente teleobjetiva.

            • Depende de quanta grana sobrando você tem para comprar um iPhone.
              Se ela é bastante e não irá lhe prejudicar financeiramente, vai de X, pois ele é o que deve ser um iPhone daqui para frente. Caso seu orçamento seja mais limitado e essa diferença de preço realmente seja importante para você, o 8 é um excelente aparelho, com um custo/benefício melhor que o X.

            • Krystiano Gomes

              Correto! Na verdade não sou rico mas sempre guardo um grana pra comprar o iphone todo ano.. 🙂 Estou na duvida entre 8 256 e 8plus 64… que consigo pelo mesmo valor… Acredito que o tamanho de tela vai me dar muito mais stress do que o prazer de usar o modo retrato eheh… Muito obrigado a todos pela ajuda…

            • Anderson Camões

              Velho, eu uso a linha Plus desde o início porque gosto da tela grande. Acho mais pratico digitar com as duas mãos e leio com o aparelho no intervalo do almoço, coisa que era bem incomoda com o antigo 5s que tive.
              Agora se for só pelo modo retrato, só usei isso quando adquiri o aparelho. É bacana e tal, mas não vale não.

            • Eu ja acho que o modo retrato da linha plus faz toda a diferença!

            • Krystiano Gomes

              Alguem tem o iphone 8 e prefere o 8 do que o plus e nao se arrependeu de ficar com o 8? eheheh

            • Leonardo Souza

              Por quê? rsrs Tenho um 7 comum e um pouco de vontade de ter o X… mas tenho medo de me arrepender (não me pergunte por que).

    • Tive o 8 Plus por um mês e troquei por um X. Tenho a impressão que o sistema é mais fluido nele. As fotos em ambos são fantásticas.

    • Leandro Augusto

      o efeito retrato é muito superior ao que esses softwares fazem, vai por mim! Todos ficam impressionados com as fotos que tiro no modo retrato, sempre ouço “nossa parece de camera profissional” kkk ja estou sendo chamado de fotografo na familia, e é tudo graças ao modo retrato.

      Outra coisa a se considerar, bateria do plus é maravilhosa!

    • 8 Plus sem medo de ser feliz! De longe o melhor celular que eu tive até hoje. O tamanho vc acostuma. Hoje eu vejo os de 4,7″ e são minúsculos kkkkk

  • Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    A Apple precisa fazer acordo com o os cartões Nubank e Digio, aí sim!

    • vyktorjonas

      Iria preferir se eles focassem em fazer parceria com as maquininhas pra habilitar/colocar NFC e qualificação pra chegarmos a 100% de penetração e estar tudo pronto pra popularizar.
      Suporte à mais bancos e cartões vem logo depois, olha o tanto de suporte que os outros países têm.

    • Anderson Camões

      Velho, pra ganhar escala e fazer o comércio transacionar bem tem que ter acordo com os líderes de mercado. E eles são Bradesco, Banco do Brasil e Itaú. Bem atrás vem Santander e Caixa.

      • Só o Itaú já tem 60 milhões de clientes, acho que isso é 1/4 da população !!!

        • Anderson Camões

          É, mas a base de cartões deles é de 18 milhões. Fica atrás de Bradesco e BB.

          • Vou pesquisar isso. Itau é dona do Itaucard que tem os cartões:

            Itaucard
            Extra
            Marisa
            Americanas
            Hipercard
            Hiper
            Fiat
            Walmart
            Netshoes
            Múltiplos
            Tam
            Azul
            Livraria Cultura
            Vivo
            Latam
            VW
            PontoFrio

            Isso é o que eu lembro de cabeça. Fora o que eu não sei ou não lembro

            • Luiz Claudio Eudes Corrêa

              Credicard também é do itaú, assim como os cartões do citibank

            • Eu sabia que estava faltando alguns cartões !!!

            • Claive Dias

              Mas para nós correntistas do Citi após assumido a venda pelo Itaú, só à partir de 07/2018 que os cartões serão trocados e diretamente pelo Itaú, e aí poderemos gozar das tecnologias do Itaú, até lá ficarão no padrão Citi os cartões mesmo administrados pelo Itaú, tanto que nada mudou até agora para os correntistas que possuem cartões do Citi, só o logo do banco que saiu das correspondências e comunicações.

      • Anderson Camões

        A base de transações no Brasil é de cerca de 1 trilhão de reais ano. Em 2017 vai passar disto. Ou seja é briga de cachorro grande. Os 0,15% que a Apple quer representa muito em um país como o nosso, onde o cartão é muito utilizado.

  • O Santander lançando o adesivo (inclusive com a orientação de q pode colar ele atras do celular) já é um forte indicativo de q ficará de fora.
    Na prática nem é tão ruim, peguei um e a sensação na hora de pagar é até mais tranquila do q seria com o Applepay, nem preciso ligar o celular só aproximar da maquina, abaixo de R$ 50 passa sozinho, acima só q preciso digitar a senha.

    • Eu gostaria que no banco onde tenho conta fosse assim também. Só que trata-se de tecnologias bem diferentes. Se não me engano esse que você mencionou, o pessoal consegue roubar o usuário só de se aproximar, fora que em caso de perda ou roubo, você ficar-se-á mercer da sorte até que consiga contato com a central do Santander.

      Eu prefiro ter uma camada a mais de segurança ( Touch ID, FaceID, Buscar iPhone )

      E ainda tem mais. Como comprar com adesivo NFC pela internet ? Apple Pay tem !!!

      • Na verdade são 50 reais, acima disso precisa de senha. Além do que, ao menos no Santander, a primeira opção quando vc liga é para comunicar perda ou roubo do cartão, em segundos bloqueiam todos até vc falar com o atendente.

        Comprar pela internet entre ApplePay e o Visa Chekout ou o Masterpass, prefiro esses dois ultimos pelo desconto. O iFood por exemplo 1x por semana o masterpass da 15 reais de desconto ou entrega grátis. E para compra na internet em lugar desconhecido, temos o cartão virtual também.

        Enfim, não vejo nada de muito atrativo no ApplePay nem espero grande coisa dele.

    • Luiz Claudio Eudes Corrêa

      Satãnder fez a mesma coisa na espanha/UK, mas acho que pelo menos no UK eles aderiram ao Apple Pay por pressão

  • Lucas Stegel

    No Neon já está confirmado, olha só. Uso o Neon no Samsung Pay, é maravilhoso. https://uploads.disquscdn.com/images/cdd2bb82fb0a0e790279a8f16e699dbe192b6420a7b174dc75fe438dfe5eff7e.jpg

    • Evandro Bruns

      Cara, vc curte usar esse neon? Queria sair da minha conta no BB e ir pra uma conta digital. Mas acho caro as tarifas deles para os boletos e transferências extras..

      • Lucas Stegel

        Para o meu uso é bom sim, também não gostei muito das tarifas mas no meu outro banco eu pagava R$8,50 por cada ted, já no neon é R$3,50. A taxa do boleto poderia ser 1 real, o bom é que a primeira transação do mês é gratuita, pra transferência, boleto e saque. A taxa do saque é bem alta R$6,90 só saco dinheiro quando é extremamente necessário. Em geral é um ótimo banco digital, o atendimento é muito rápido, tu mal manda um Oi la no chat e eles já te respondem. Abre uma conta lá, eles aprovam rápido, no meu foi em 1 dia, ai deposita o valor inicial que é R$100 para poderem produzir teu cartão e te enviar, mas eles não descontam nada dos R$100, ai no momento que cair o valor do deposito tu pode enviar de volta pro teu banco ou pagar alguma conta, e eles tem também um cartão virtual que serve pra pagar o Spotify, Netflix e compras, é um cartão de credito que desconta na hora. O cartão demora uns 10-15 dias pra chegar.

        • Evandro Bruns

          Eu até tenho a conta no Neon, mas não estou movimentando.. Estou “testando” o banco inter, lá não tem limite de saque, transferência e tem 10 boletos por mês.. Só que achei o app muito seco saca.. Acho Neon mais bonito, mais prático e tals.. Maaaaas, não dá pra ter tudo em um banco só né haha

          • Lucas Stegel

            O app do Neon é lindo e organizado, o do Inter não sei como é. O bom é que não tem limite de saque etc, tentei fazer uma conta no Inter mas nem me aceitaram :/
            Agora com os bancos digitais é ótimo mas tu nunca vai encontrar tudo perfeito em um só kkkkk

      • Luiz Claudio Eudes Corrêa

        Veja as tarifas do banco inter

  • Carlos Rezende

    Prefiro muito mais ter a consciência de que o Apple Pay existe no Brasil, mas que não posso usá-lo por causa da administradora/banco do que saber que ele não é trazido por falta de interesse da Apple (o que, na minha opinião, é o caso)!
    Desde Apple Pay até Navegação Curva a Curva!
    E olha que sou fã dos produtos!
    Só não fico feliz em pagar mais (valor dos produtos brasileiros) por menos serviços!

  • Pedro Henrique Menegon

    Tentei usar meu cartão internacional do Citi mas a filial brasileira parece ser independente da central. Fail

    • Claive Dias

      Exatamente, sou correntista do Citi e se você comparar os serviços do banco em USA é totalmente diferente daqui, já começando pelo nosso App que é o básico dos básicos que perde até para CEF.

  • John Wick

    Tirando o BB, os Bancos que tem maior participação do Samsung Pay são apenas com cartões vinculados a contas “Segmentadas”
    Creio que no AP será a mesma situação,pessoal que ta achando que vai usar Itaucard, 2.0 pode ir colocando as barbas de molho.

  • Dinha

    SHOW!!

  • Guilherme

    Esse BB Américas é uma espécie de sucursal do BB. Cliente BB pode abrir uma conta depositando $10.000,00

    • ميديروس فيليبي

      eu tenho uma conta lá;.. funciona muito bem..

  • Fertonan

    Eu desencanei desse tipo de pagamento, esperei tanto pelo Samsung Pay lá no Galaxy S6. Depois S7 e nada do meu banco/cartão (Itau Mastercard Platinum). Depois o Santander começou a disponibilizar pagamento sem fio pelo app próprio e mais uma vez meu cartão não pode ser cadastrado, sem nenhuma explicação, simplesmente o processo não chegava ao fim. Carregar um plastico a mais na carteira não vai matar ninguém. Talvez o futuro seja de um sistema de pagamento como acontece na china com o WeChat pay, que não tem restrição de sistema e esta fazendo daquele pais o primeiro rumo a “eliminar” o pagamento em dinheiro. Assisti a varias reportagens sobre isso (todas em inglês).