Apple PayRumores

MasterCard está tentando trazer o Apple Pay para o Brasil ainda este ano

Que boa notícia vem do site norte-americano MacRumors: o sistema de pagamentos Apple Pay pode chegar em 2016 a quatro novos países, e um deles seria o Brasil.

Ainda não há nenhuma confirmação oficial, mas graças a um roadmap fornecido por uma fonte interna do MasterCard, o Apple Pay pode chegar em Cingapura, Japão, Hong Kong e Brasil, além de se expandir em outros países, como o Canadá.

Mas roadmap significa apenas uma lista de objetivos a serem alcançados e não necessariamente uma garantia de que eles irão acontecer. A implementação do Apple Pay não depende apenas da MasterCard, mas sim da negociação da Apple com os bancos brasileiros. Em outros países, está acontecendo uma verdadeira queda de braço com as instituições financeiras, que se recusam a pagar taxas extras para a maçã.

Na semana passada, a Samsung anunciou que o Samsung Pay (nome super original) começaria a funcionar este ano no Brasil, e aparentemente o sistema da Apple vem na carona. Os documentos citam os dois serviços previstos para o nosso país.

Apple Pay MasterCard

Para quem está chegando agora, o Apple Pay permite que cadastremos nossos cartões de crédito no iPhone 6 ou 6s, podendo realizar pagamentos em negócios apenas aproximando o aparelho na maquininha do cartão, com a validação segura do scanner de digitais Touch ID. Pagamentos em sites também são possíveis, mas apenas em dispositivos compatíveis (iPhone 6/6s e iPad Air 2/mini 3 e mini 4).

Pagamentos via NFC existem há anos em alguns países, mas no Brasil nunca decolou. Com a chegada de dois gigantes (Apple e Samsung), é bem provável que este tipo de pagamento se torne muito popular e finalmente possamos deixar nossas carteiras em casa, pagando o pão da padaria ou seja lá o que for, usando apenas o iPhone.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Rafael Tavares

    Tomara que chegue logo e pegue, pois hoje em dia é mais fácil esquecermos a carteira em casa do que o celular!

    • Alex iPilot

      Tá aí uma coisa muito simples que eu gostaria que o Watch fizesse: emitisse um alarme quando perdesse a conexão com o iPhone. Isso indicaria que o iPhone foi esquecido em algum lugar…

      • Junior Rinaldi

        Eu comprei um tag como chaveiro e funciona assim como vc quer, sempre que me afasto do tag, o iphone comeca a apitar, voce ate pode abrir o app pra parar, mas de minuto em minuto ele fica te avisando. E nada nesse mundo faz ele parar, apenas desligando o bluetooth. E acredite, é um pe no saco.

        • Alex iPilot

          Pois é! O Watch poderia fazer isso, talvez através de um app de terceiros… Poderia indicar o link do seu tag, por favor? Tenho até outra utilidade para ele! Grato!

          • Junior Rinaldi
          • Gabriel Tensol

            Tenho um Pebble Time Steel e ele avisa quando perde a conexão. São produtos completamente diferentes (Apple Watch e Pebble), mas as vezes é mais jogo ter um relógio, do que simplesmente uma tag.

            PS: A Apple podia fazer igual a Pebble e deixar um sistema mais aberto, abrindo milhões de possibilidades para modificar e criar mais utilidades ao relógio.

            • Alex iPilot

              Por isso eu não acredito que seja lançada uma nova versão do Watch tão cedo… Ainda há MUITO o que evoluir no watchOS. O único detalhe que percebo é uma demora incrível para executar alguns apps, talvez se resolva por software, com melhor programação.

    • Fernando

      Rafael, não acredito que o celular substituirá a carteira um dia, pelo menos nao nos próximos 5 anos. O que a MarterCard esta fazendo é apenas um passo para que o Apple pay funcione por ai… Aqui nos EUA, mesmo o Apple Pay já estar funcionar a um certo tempo, POUQUISSIMAS lojas aceitam o Apple Pay, e lojas que possuem terminais com NFC, não costumam aceitar a forma de pagamento da Apple…

      • Danilo Ribeiro

        A questão se resume a dinheiro… A Apple não abre mão de 1% de sua margem de lucro pra ninguém e em tempos de crise, nenhum estabelecimento comercial quer perder uma fatia de seu faturamento pra qualquer empresa só pra poder possibilitar o cara pagar com um Smartphone ou um relógio quando poderia pagar normalmente com um cartão…

        Se a adoção do Apple Pay aí está lenta, imagina aqui que o grosso da população não tem um Iphone, muito menos ainda um Apple Watch… Pra Apple popularizar o Apple Pay no mundo ela tem que popularizar os iPhones, fazer com eles cheguei a uma gama maior de pessoas e isso pelo visto não vai acontecer, salvo se esse rumoroso iPhone 5 SE vier a um preço mais popular!!!

        • Fernando

          Danilo, é exatamente isso que eu penso…
          Mas não acho que a Apple deve abrir mão do lucro, ela é uma empresa que visa lucro, 1% é aceitável perto dor 100% de lucro que as lojas brasileiras colocam nos produtos que vendem 🙂

          • CarlinhosDOWN

            Até porque a Apple não cobra nenhuma taxa aos comerciantes que usam o Pay, tudo é cobrado dos bancos. E é longe de ser 1% (nos EUA ela cobra 0,015%, e os bancos acham caro).

            Pobrezinhos dos bancos, quase não ganham dinheiro hoje em dia… e aí vem essa Apple gananciosa querer cobrar deles… tsc, tsc, tsc…

  • Diego Azevedo

    Brasil como ponto chave é uma ótima notícia!

  • Nubank curtiu a postagem.

    • Thiago

      E eu mais ainda! ??

  • Danilo Ribeiro

    O Nubank já tinha anunciado desde o ano passado que estava negociando a chegada do Samsung Pay e do Apple Pay ao país… Apesar da Apple tratar nosso país como um zero a esquerda, é bom ela abrir o olho, pois temos um dos maiores mercados consumidores do mundo e o Samsung Pay chega por aqui, ao que tudo indica, no dia 11 de março, mesma data do lançamento mundial da linha S7 (que deve incluir o Brasil, como a Apple nunca fez).

    Ainda cabe ressaltar que a base da Samsung inicialmente deve ser maior, uma vez que a tecnologia da coreana não usa exclusivamente o NFC, mas também emula uma tarja magnética do cartão permitindo que praticamente todas as maquininhas (com e sem NFC) sejam compatíveis.

    • Victor Zavecz

      Concordo com tudo o que disse e assino embaixo.

      Mas não vou comprar esse lixo (ou anteriores) da Samsung só pra usar o pay deles. Se vier pro iPhone, ótimo, senão eu continuo usando o cartão numa boa. Nunca caiu meu braço mesmo…

    • A informação que eu conhecia é que todas as máquinas de cartão no Brasil já tem a tecnologia NFC, o que impede o Apple Pay é a burocracia, como tudo mais nesse país.

      • Danilo Ribeiro

        Acredito que não, mas também não posso afirmar com mais propriedade… Os últimos dados que vi afirmavam que o Brasil era um dos países com maior penetração da tecnologia NFC no mundo, mas a adoção nas máquinas estava próxima dos 70%!

  • Titanium

    nossa mas vai tempo isso hein… até as lojas adotarem essa forma de pagamento e trocarem todas as maquininhas por novas que tenham NFC, e outra eu raramente uso cartão de credito em lojas o que eu uso todo dia é o cartão do Ticket Alimentação nos restaurantes que não vai funcionar com isso ai provavelmente

    • Alex iPilot

      Todas as máquinas que tenho visto já tem NFC, uma tecnologia “antiga”… No comercial de TV do Banco do Brasil mostra o NFC sendo utilizado para pagamento num Samsung Galaxy.

    • Lucas

      Não tenho certeza mas acho que a maioria das máquinas de cartão já vem com NFC só não é possível usar.

  • “Samsung Pay (nome super original)”

    Por que isso não me surpreende mais?

    • Murilo Matos

      pois é né, como se os nomes apple music, apple pencil fossem originais kkkkk

      • AltoGiro

        não conheço samsung music, nem samsung pencil.

        não serem originais é diferente de serem idênticos ao da concorrência

        • Murilo Matos

          pois então o autor do artigo deveria ter escrito “identicos ao da concorrencia” em vez de ter escrito “nome super original” 😉

          • Victor Zavecz

            Bom dia.

            Você conhece o conceito de sarcasmo?

            Obrigado.

          • Desculpe, mas desconheço a lei que diz o que os blogueiros DEVEM ou não devem escrever. Pode nos passar qual lei seria essa? Não queremos de forma alguma sermos presos só porque falamos algo contra a ditadura da informação.

            • Murilo Matos

              Não é bem uma lei, isso e mais conhecido como bom senso..

              Qual a necessidade de escrever indiretinha pros concorrentes da Apple em um artigo informativo? whatever, escrevam o que quiser, acho que eu que to errado de vir procurar informações sobre a Apple aqui

            • Quer dizer que, além de dizer o que o autor DEVE ou não escrever, você também se acha no direito de determinar o que é bom senso ou não.
              Caramba, que cara fodão!

              É uma honra receber a visita de Deus em pessoa em nosso blog!

              #humildadeéparaosfracos

      • Cá entre nós, a Samsung depende da Apple pra lançar qualquer coisa. Reconheço que eles sabem copiar e até melhorar, mas originalidade eles são 0. Se a Apple sumir a Samsung deixa de lançar coisa nova.

  • Lucas

    No Apple Watch também é possível realizar pagamentos por NFC não apenas o iPhone 6/6S

    • Tiago Tozetti

      O Apple Watch precisa de um iPhone 5/6/6S para funcionar!!!

      • Lucas

        Não foi esse o ponto que coloquei, quem tem um Apple Watch tem um iPhone que suporta ele. Só queria acrescentar a matéria que também é possível efetuar pagamentos pelo Apple Watch via NFC e não apenas os iPhone 6/6S e também é necessário ter o iPhone próximo mas é um pouco mais conviniente( ao meu ver) com o Apple Watch pelo fato dele estar já no seu pulso não sendo necessário tirar o iPhone da onde ele esteja.

  • Diego

    Usuários do Nubank agradecem.

    • Leonardo Negrisoli

      Nem me fale. Estou ansioso esperando para usar meu roxinho

  • Thiago

    Tomara! Ainda bem q meu cartão é MasterCard! ?

  • Alex iPilot

    Para vigiar de perto a mala. Em trânsito para o trabalho às vezes a situação complica e na correria a mala pode se afastar… E também alguns “colegas” gostam de pegar minha bolsa de ferramentas emprestado, rsrsrs…

    • Junior Rinaldi

      so tem um porem, 20 metros de alcance…

  • User

    iLex, “Para quem está chegando agora, o Apple Pay permite que cadastremos nossos cartões de crédito no iPhone 6 ou 6s..” E o Apple Watch também né? (Ou não?)

    • Leonardo Negrisoli

      Pelo que eu entendo, se vc tiver um Apple Watch e pelo menos um iPhone 5, por exemplo, é possível usar o Apple Pay através do relógio.
      Além disso, os iPads (iPad Pro, iPad Air 2, iPad mini 4, iPad mini 3) tbm são compatíveis com o Apple Pay, mas não para pagamentos in store, apenas online

      • gustavoribeiro

        Nope, pra usar o ApplePay pelo Watch é preciso ainda ter um iPhone 6 ou 6S (Plus) pra usar. Se você tiver um iPhone 5 ou 5S o Apple Watch funciona tudo menos o ApplePay.

        • Leonardo Negrisoli

          Na verdade não, Gustavo.
          Dá uma olhada nesse link aqui http://www.macrumors.com/how-to/set-up-apple-pay-apple-watch/
          Faz todo sentido eu poder usar o  Pay, pois o device que tem NFC é o Apple Watch e é através dele que os usuários de iPhones 5, 5s e 5c farão seus pagamentos móveis. O processo de adicionar o cartão é feito todo através do app do  Watch habilitado no iPhone 😉

  • gustavoribeiro

    Estranho, porque eu tenho um Watch e tinha um iPhone 5 até artes semanas atrás e o Apple Pay não funcionava pra mim, quando eu fiz o upgrade pro iPhone 6s aí apareceu pra mim, inclusive a opção de adicionar pelo app do Watch.

    • Leonardo Negrisoli

      Até antes de te responder dei uma pesquisada e vi vídeos no YouTube pra ter ctz que eu n ia falar asneira kkk…
      Sobre seu caso, não será porque a região do iPhone 5 estava como Brasil (ou qualquer outro país que não suporta o  Pay) e agora vc colocou no 6s EUA (ou outro país que suporta o  Pay)?
      Eu não consegui adicionar meu cartão nos menus aparelhos até que a região estivesse configurada para EUA.

      • gustavoribeiro

        Acredito que não porque eu moro aqui nos EUA e o cartão cadastrado no iTunes é um cartão daqui. Acho eu que devo ter dado bobeira então. Valeu pela dica (:

        • Leonardo Negrisoli

          Putz, que saco :S
          Bom, o mais importante é que vc conseguiu usar agora =]

  • Douglas knewitz

    Eu não me arrisquei a comprar o Watch ainda, quando lançarem o próximo, dai eu compro.( acho esse muito precário, mas o watchOS3 melhorou bastante, pelo q foi apresentado esse ano ) Não sei vcs, mas esse Apple Pay não vai decolar aqui tão cedo, o brasileiro demora muito pra se adequar às novidades desse porte ( só agora que o pessoal começou a confiar em pagamentos por apps de banco) .