Reviews

Testamos o serviço de mensagens gratuitas durante voos da Delta Airlines

WhatsApp de graça em pleno voo

Felizmente serviços de internet em voos comerciais é algo que está se tornando cada vez mais comum, principalmente em viagens pelos Estados Unidos e Europa. O preço é bem elevado, mas pelo menos é uma opção para quem não pode ficar off-line por algumas horas.

Mas desde domingo passado, uma empresa americana está permitindo que seus clientes usem o iMessage, o WhatsApp e o Facebook Messenger de graça durante os voos, para se comunicarem com a família ou quem quiser. E o Blog do iPhone testou isso de perto.

A Delta anunciou a novidade na semana passada e já começou a disponibilizar o serviço em grande parte de sua frota desde o dia 1º de outubro. Nós testamos em um voo entre Lisboa e Nova York e outro entre Nova York e Guarulhos.

A comunicação só pode ser realizada quando o sistema Wi-Fi da aeronave estiver ativo, ou seja, quando o avião atingir velocidade de cruzeiro. Durante pousos e decolagens o serviço é interrompido. A empresa também afirma que os aplicativos devem ser baixados antes do voo caso ainda não estejam instalados. Apesar de apenas citarem iMessage, WhatsApp e Facebook Messenger, conseguimos também usar o Telegram e o Slack em pleno voo. Vale lembrar que a troca de mensagens é apenas de texto (e Emoji). Imagens, vídeos e áudio não são liberados no modo gratuito.

Para usar aplicativos de mensagens de graça, é preciso conectar o iPhone (ou outro smartphone) na rede Wi-Fi do avião (gogoinflight). Depois disso, é preciso abrir o navegador (Safari) e entrar no endereço http://airborne.gogoinflight.com/ para se conectar no sistema de entretenimento da Delta. Ao selecionar a opção Free Messaging, você já pode enviar e receber mensagens.

No iPad e em tablets não há está opção. Conseguimos usar o iMessage apenas no iPhone e não no iPad.

Em geral tivemos uma ótima experiência. Sem precisar assinar nenhum plano, conseguimos nos comunicar por texto durante toda a duração do voo. Isso é ótimo para manter a família informada da partida e da chegada, além de permitir conversas profissionais ou descontraídas com os amigos.

Agora é torcer para que mais empresas também passem a oferecer este benefício para seus clientes, que facilita demais a viagem.

Botão Voltar ao topo