Notícias

Estudo mostra que atualizações do iOS não diminuem o rendimento dos iPhones antigos

Sempre houve uma teoria da conspiração de alguns usuários, afirmando que a Apple diminui de propósito o rendimento de iPhones mais antigos em cada atualização do iOS, para assim obrigar os usuários a comprarem dispositivos mais novos.

Mas um estudo recente demonstra que isso não é verdade.

Quem administrou este estudo foi a Futuremark, conceituada empresa de benchmarks. Para que o resultado fosse o mais preciso possível, ela mediu durante alguns anos o rendimento da CPU e da GPU de alguns modelos de iPhone, com o respectivo iOS da época e todas as suas atualizações posteriores. Em todos os resultados, os números permaneceram bem semelhantes, não sendo notado nenhuma queda significante.

Para a empresa, nada nos gráficos indica que a Apple force uma perda proposital de rendimento em modelos com mais idade. Pelo contrário, eles acham que a Apple faz um ótimo trabalho ao dar suporte a dispositivos antigos sem que eles percam desempenho significativo.

Os gráficos de desempenho de CPU mostram uma queda muito pequena no desempenho ao longo do tempo — possivelmente devido a pequenas mudanças no iOS ou outros fatores —, mas seria improvável um usuário notar esta diferença no uso diário.

É claro que este estudo focou exclusivamente no desempenho da CPU e da GPU dos aparelhos, o que não explica a real sensação que os usuários tem quando seu iPhone fica mais lento por causa de uma atualização.

Há diversos motivos que deixam esta sensação no usuário. Aplicativos que não são otimizados aos novos iOS, ou pelo contrário, que focam novos modelos, deixando de lado os mais antigos.

Se o seu iPhone ficou mais lento depois de uma atualização, é possível também que seja devido a alguma configuração antiga. Um teste válido seria fazer backup dos dados e tentar restaurar o sistema completamente, como veio de fábrica (isto é feito pelo programa iTunes, opção Restaurar). Aí então, sem instalar nada, averiguar como está a performance do sistema. Se estiver rápido novamente, é uma forte indicação que o que está deixando ele lento é alguma configuração antiga presente no backup. Neste caso, uma instalação limpa é a melhor solução.

Fonte
Futuremark
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Explica isso para os iPhone 5S e 6 que eu usei com o iOS 7 até o 11 e eram tão bons quanto um 6S ou 7 de hoje.

    • Wilan

      Se instalar o sistema do 0 melhora bastante, mas é um saco fazer isso.

  • Leonardo Gomes

    Rendimento pode até ser que não, mas já a bateria…

    • Luiz Claudio Eudes Corrêa

      bateria sofre desgaste fisico, troquei a bateria do 5s da minha mãe e virou um novo aparelho depois disso

      • ditom

        Tive azar: nunca consegui uma bateria substituta a tivesse igual rendimento da original, quando o aparelho foi comprado…

        • Wilan

          Peças paralelas tem de todas as qualidades, se você colocar aquelas baterias de R$90,00 vai ser uma bosta mesmo, tente achar uma peça mais premium ou troque eu uma autorizada.

      • sabem. onde posso encontrar uma bateria original pro meu 5s? coloquei uma dessas de 100 reais e ficou horrível

  • Marcos Rogers

    Ah vah…
    sério isso? Partiu comprar um 4s kkkkk

    Me deixe viu?! Kkk

    • Na verdade a Apple comprou a empresa FutureMark só para produzir este resultado.
      #SQN

  • Diego

    Eu tenho um iPhone 7 Plus e o sistema claramente ficou mais lento com o iOS 11, solucionei fazendo rollback e desativando o update/download automatico. Vou manter meu aparelho na versão 10.3.3 até quando possível.

    • Guilherme

      Cara. Ainda da pra fazer rollback ou a Apple não deixa mais ???

      Senti bateria pior no ios11 meu iPhone e o 7.

    • Fabio Ricardo Bulgaron

      Diego, como você fez para desativar o download automático da atualização?

      • Alex iPilot

        Em Ajustes, iTunes e App Store, Atualização Automática – App Store

    • Thales Garbi

      Como desativa o update automático (OTA) ?

  • O iPhone 4 no iOS 7 virou peso de papel. Não dá pra acreditar num estudo desses.

    • Marcelo Ávila

      Tô contigo

    • Anderson

      Idem para iPad 2 e iPad mini com o 9.3.5. Mesmo o iPhone 5 está dando sinais de fraqueza mesmo nos Apps da Apple, como a App Store e a própria câmera.

      Aliás, não sei se vocês percebem, mas tenho outra teoria da conspiração. As fotos com celulares mais antigos vão ficando cada vez piores com as atualizações do iOS. Nuca mais consigui tirar fotos como antigamente.

      • Philip Borges

        Com certeza eu vendi um iPhone 4 esse ano e ele estava com iOS 6 antes de vender, as fotos eram muito boas, com iOS 7 nem parecia mesmo celular

      • Tarlan Brunet

        Sobre a qualidade das fotos, achei que era paranóia minha pensar que as updates fizeram meu 4s e 5s perder a qualidade de imagem. Do nada eu ficava olhando para as fotos que eu tirava e achava que na versão anterior a qualidade era melhor.

      • Oliv3irah

        Opa! Essa questão da câmera é verídico SIM, no lançamento do iPhone 5 fiquei surpreso com tamanha qualidade das câmeras traseira e frontal, a frontal dava pra ver os fios de cabelo nitidamente, detalhe que ele foi lançado com iOS 6 (inclusive acho que foi a versão mais rápida que já vi num iPhone, inclusive é minha preferida até hoje), enfim, após as demais atualizações 7, 8, 9, 10.. foi nítida a perda de qualidade das fotos e desempenho do aparelho.. se fosse uma minoria que apontasse tal perda de velocidade e qualidade, tudo bem dava até pra “acreditar” nessa pesquisa, mas pelo amor né? praticamente todas as pessoas que conheço que utilizam iphone reclamam disso

    • Os comentários que o iLex fez após falar do estudo respondem a sua frase.
      E sim, dá pra confiar sim numa empresa referencia em benchmark, o problema é que só o benchmark nao responde tudo, como muito bem lembrou a matéria.

  • Alexandre Pinho

    Sei! 😏

  • Marcelo Ávila

    O resultado do meu antigo 4s do iOS 7 pro 8 não bate com essa matéria. Ainda acho que é feito de propósito já que não houve nenhuma mudança significava entre esses dois iOS.

  • Bürgin

    “Teoria da conspiração”? Até parece! Obsolescência programada esta presente em quase tudo hoje. Nos produtos Apple não é diferente – e na minha opinião ela vem através de atualizações do iOS, no caso dos iPhones.

  • Alisson Rocha

    E que comecem os mimimis…

    • Estan Duarte

      Seu comentario ja eh um mi mimi

  • João Luiz Gomes Silveira

    Já vi um vídeo de um iPhone 5 sendo testado do iOS6 ao iOS10, depois de mostra na prática a abertura de aplicativos básicos e navegação ele fez o teste no Antutu e deram as seguintes pontuações: iOS6 27687; iOS7 27479; iOS8 31043; iOS9 30888; iOS10 31218. A versão com iOS10 tem a maior pontuação, porém é visivelmente mais lento. Benchmark não mostram a realidade.

    • Estan Duarte

      Kara tem um teste do iPhone 5 iOS 6 contra o iPhone 7+ iOS 10. Adivinha quem abre os apps primeiro? 😀

  • Fabio Ricardo Bulgaron

    O benchmark pode até ser bonito, mas, na minha opinião, o que conta é a experiência do usuário. E claramente ela é prejudicada quando se atualiza o aparelho a cada novo iOS. Eu mesmo tinha um 4S que ficou inutilizável com o último iOS.

    • Fernando

      qual iOS que era?

      • Fabio Ricardo Bulgaron

        O último que o aparelho suportava. Se não me engano era o 9.

    • Estan Duarte

      Kara existe algo diferente em celulares, acredito que o tempo colabora para o baixo desempenho. Eu tenho um 4S 16GB da primeira geracao. Esse ano comprei um 4S 8GB, aquele que ja vem com iOS 8. O 4S 8GB esta no iOS 9.3.5 tambem, e incrivelmente ele aquece menos e consome menos bateria que o modelo de primeira geracao. Sobre performance, parecem iguais.

  • Marcelo

    Esse estudo não quer dizer nada, realmente a Apple não diminuiria a performance do hardware do aparelho antigo, mas que o sistema fica mais pesado ele fica sim…

  • Alex iPilot

    Como contestar a opinião geral sobre uma questão usando um estudo que analisa OUTRA questão?
    “… o que não explica a real sensação que os usuários tem…” E por que não explica? Porque justamente o iOS está entre o hardware analisado no estudo (cujos processadores ainda terão o mesmo conjunto de microinstruções, não importa o iOS) e o usuário!

    Chego a conclusão de que a matéria original é puro marketing do aplicativo dos caras…
    Pois que façam um estudo cronometrando situações reais do dia a dia, pois são com essas que os usuários convivem no mundo real.

  • Alex iPilot

    Ademais…

    Eu ouso escrever dentre profissionais muito mais diplomados do que eu no assunto, um processador 64bits rodando um sistema operacional 100% 64bits (que não precisa identificar, tratar e executar instruções de 32bits) rodando aplicativos nativos também de 64bits, É MAIS RÁPIDO do que qualquer outro conjunto que precisa lidar também com instruções/aplicativos 32bits ao mesmo tempo… Isso é um FATO TÉCNICO, independente da “sensação do usuário”… Se o sistema não é mais rápido então é porque foi, propositadamente, projetado dessa forma.

  • Vinícius Guerra

    A tecnologia assim como tudo na vida, evolui, se ontem um iPhone 6 era um foguete, hoje, já não possui mais a mesma potência de outrora, pois os sistemas vão ficando cada vez mais pesados e eles ainda são otimizados ao máximo, para serem compatíveis com determinados modelos. Se a Apple oferece suporte por 4 anos de atualizações, é um bom negócio manter o aparelho atualizado.

    Com relação a bateria, ela tem X ciclos para funcionar, tem pessoas que carregam de uma a duas vezes ao dia, portanto, terá que trocar a mesma mais cedo, talvez nem dure 2 anos. Quem usa menos, já vi durar em torno de 4 anos ou mais, cada caso é um caso.

  • Mubarak Nunes Machado

    Sei que talvez seja redundante o comentário, mas… não imagino a Apple reduzindo o desempenho de modelos antigos. A meu ver, o desempenho inferior de modelos antigos nos SO’s mais novos é um fato devido a novos recursos implementados.

    Por outro lado, não entendo que a Apple tenha o sincero desejo de fazer com que um novo iOS rode tão bem nos modelos mais antigos (isso implicaria, claro, em se cortar recursos já que estamos falando de hardware mais fraco).

    Me parece que a ideia é uma limitada otimização do sistema para aparelhos mais antigos, o que levaria seus usuários a desejarem um upgrade para um modelo mais recente em algum momento.

    Entendo que alguns argumentarão que isso é uma “teoria de obsolescência programada”. Talvez seja mesmo. Mas, apesar da Apple ter um trabalho melhor que a concorrência em termos de atualizações, seria muita ingenuidade achar que não há nenhuma medida por parte da empresa para impulsionar os usuários à troca por novos modelos.

  • Arley Martins

    O meu é um 6S 4,7″ e percebi diferença do 10.3.3 pro 11. Fiz instalação limpa e restaurei de fabrica. Ele ficou ótimo mais não esta ágil igual o IOS 10 e 9. Caiu bastante a performance, Tudo bem que é um aparelho de 2 anos de uso mediano, mais vejo diferença grande em relação aos outros IOS. Eu sei que quando sair o Iphone 8S ou 9(Sei la que nome vai ser) terei que trocar pra ter um aparelho bacana na mão. Iphone X não tenho coragem de comprar (muita grana em um celular), então quem sabe em setembro/2018 quando sair um novo modelo os preços mudem.

  • Elison Godoy Ferreira

    Meu iPhone 4 na época, mesmo fazendo a instalação do zero, ficou muito lento na atualização do iOS 6 para o iOS 7.

    • Estan Duarte

      Kara o iOS 6 eh um primor, essa historia do iOS, com esses apps que nao desligam a multitarefa mesmo voce desativando 2º plano eh que complica. Nao tem como manter fluidez e autonomia de bateria com apps que nao desligam nunca, parece o Android que funciona como se fosse dispositivo de tomada e nao independente com bateria.

  • Fernando

    tem o link do estudo?

  • Estan Duarte

    Todo iOS aumenta a carga do SOC, resultado de todo o esforco em seguranca e automatizacoes do novo sistema. O que percebe a cada ano eh aumento do consumo de bateria por consequencia do aumento de carga no SOC. Apple criou o METAL justamente para sanar essa dificuldade do hardware lidar com mais recursos em telas maiores e manter o iOS rodando a 60FPS. A exemplo o iPhone 5S que ficou 100% no iOS 10 com a linguagem METAL nativa em todo o sistema, eh perceptivel a fluidez maior no aparelho do que em iOS anteriores. Mas o METAL faz uso da forca da CPU ou GPU e vice versa em atividades graficas ou intrucoes. Claro que o iOS novo apresenta problemas, todo ano eh assim, a otimizacao nao esta completa. O novo iOS nao torna o iPhone mais lento, mais consome mais energia e atrasa a apresentacao dos dados na tela, isso existe no codigo do iOS e na criacao de apps, esta naturalmente incorporado ao Xcode. Por isso o app Fotos mesmo sem mudancas significativas abre cada vez mais lento a cada nova versao do iOS, isso se repete com outros apps nativos, e mesmo que voce nao atualize, os apps de terceiro abrirao mais lentos por conta do desenvolvimento do app recente, nesse caso voce sentira apenas uma pequena lerdeza em apps da Loja, mas no uso comum do aparelho a experiencia continuara satisfatoria. Eu tenho o 7+ 256, mas comprei esse ano o 5S e veio com iOS 10, ano passado eu tinha outro 5S com iOS 9. E a mudanca de performance eh muito clara, o 5S melhorou no iOS 10, se tornou mais “homogenio” e menos seco. No 7 eu nao notei mudanca para o 11, porem a bateria rende menos, optei por ficar no 10.3.3, consigo 12h de uso em tela e 24h de espera ou mais.

  • Fabio Conde

    Estudo baseado em benchmark….putz.

    E o que os usuários reclamam é que principalmente a UI começa a dar lag, travar, e não um app de benchmark estressando o processador.

    • Estan Duarte

      Comentario engracado e realista. 😀

  • Carlos Luna

    Estudo totalmente questionável.

  • José Carlos

    Não atualizo nem a pau meu 5S pro iOS 11, pesquisa furada!

    • Duxiaoan

      Pode atualizar sem medo, o iPhone 5S da minha esposa está um avião, melhor que o meu iPhone 6.

      • Cesar A. S. Gonçalves

        Já é eu o meu 5s e está tão ruim que estou querendo jogar no lixo 🙄

      • Estan Duarte

        Existem versoes diferentes de 5S.

        • Yukio Nagatsuyu

          cara desculpa a pergunta, mas, que tipo de versões? E, ser versões diferentes, ao meu ver, não é justificativa para que em algumas versões ocorra o problema de lentidão ou problemas após a atualização. Colocar que algumas versões tem problema é o mesmo que dizer que, nós como clientes, devemos saber quais versões comprar, pois algumas virão com problema. Não acho justo nem certo com o consumidor fazer isto, pois no site da apple, eles não colocam as versões que estão vendendo.

          • Estan Duarte

            Nao existe justica ou cobranca no desenvolvimento de um software, eu apontei que existe versoes diferentes porque ocasionalmente podem apresentar comportamentos diferentes, quando se trata de um software com milhoes de linhas de codigos, eh impossivel voce acertar e afinar todo o sistema para todos os aparelhos, podem ocorrer erros e nenhum aparelho disponivel no mercado esta imune a bugs.

  • Denys Lourenço

    Então, como pode me explicar tive um 5s comprei novo na Fastshop, único dono e até a versão 10.3.1 tudo funcionava perfeitamente, depois da atualização para o 10.3.2 parou de funcionar o Touchid e a bateria mesmo em modo avião descarregava em 5 horas? Houve vários relatos desse problema e nenhuma resposta da Apple. Fui até na Apple Store Morumbi e nada podiam fazer pq não estava mais na garantia, cheguei a fazer o restore num Macbook da própria loja e não resolveu. Liguei no suporte da Apple 0800, fizeram o diagnostico na bateria e disseram q estava tudo ok. Logo sim, em alguns aparelhos parece que a Apple faz de propósito forçando vc a comprar um outro.

    • Vinícius Guerra

      Eu acho que nesse caso, você poderia exigir a troca do aparelho, pois se o mesmo estava em boas condições e uma atualização atrapalhou, cabe a Apple arrumar. Era só entrar no Procon, com certeza conseguiria a troca. Se estiver na garantia ainda tente de novo.

      • Denys Lourenço

        O tempo de entrar no Procon e o caso ser julgado eu teria que comprar outro celular, é um absurdo isso que aconteceu. Isso demonstra que sim as atualização em algum momento podem te prejudicar pra forçar a compra de novos aparelhos. Já que tudo que gerencia o hardware da Apple é o próprio IOS. Teve tbm o caso dela liberar uma atualização do Watch que deixou varios relógios com um simbolo de interrogação vermelho. Voltei a usar iPhone mas sempre fico com receito dessas atualizações, não tenho mais confiança. enquanto não acontece com você é igual pimenta no olhos do outro.

        • Marcelo Ávila

          Penso o mesmo. O 6 de minha mãe vai morrer no 9.3.5 e o meu 6s no 10.

          • Denys Lourenço

            Infelizmente atualizar virou loteria

  • Iggor Pereira

    Tenho 6 Plus na questão bateria está normal, carrego 1x ao dia como sempre fiz pois uso bastante.. depois só a noite. Eu sofro com os travamentos, abrir pasta (trava), fechar pasta (trava), aplicativo não abre, ou não fecha 🙁

  • André Deboni

    Estudos não são melhores que a experiência do usuário final, tenho um iphone 5s e depois da atualização o celular está notavelmente, mas muito notavelmente inferior ao que era com o IOS 10.3.3

  • Alex

    Tenho iPhones desde que o primeiro aparelho foi lançado, ou seja, a anos venho atualizando o SO no dia em que é liberada a versão.
    Também venho trocando os aparelhos todos os anos e de fato os aparelhos mais antigos vão ficando cada vez mais lentos, ou será que os novos vão ficando cada vez mais rápidos?!?!?!
    O único que mantive foi o Classic e hoje quando o coloco para funcionar, parece uma tartaruga, mas ainda vai bem…
    Tenho amigos que sempre optaram por não atualizar, mas quando pego o iPhone 6 do meu filho por exemplo e comparo com um nunca atualizado, parecem-me iguais… agora quando coloco o 7s do lado, é covardia.
    Sei lá, acho que os novos fazem os antigos parecerem ruins, é psicológico.