Notícias

Estudo mostra que atualizações do iOS não diminuem o rendimento dos iPhones antigos

Sempre houve uma teoria da conspiração de alguns usuários, afirmando que a Apple diminui de propósito o rendimento de iPhones mais antigos em cada atualização do iOS, para assim obrigar os usuários a comprarem dispositivos mais novos.

Mas um estudo recente demonstra que isso não é verdade.

Quem administrou este estudo foi a Futuremark, conceituada empresa de benchmarks. Para que o resultado fosse o mais preciso possível, ela mediu durante alguns anos o rendimento da CPU e da GPU de alguns modelos de iPhone, com o respectivo iOS da época e todas as suas atualizações posteriores. Em todos os resultados, os números permaneceram bem semelhantes, não sendo notado nenhuma queda significante.

Para a empresa, nada nos gráficos indica que a Apple force uma perda proposital de rendimento em modelos com mais idade. Pelo contrário, eles acham que a Apple faz um ótimo trabalho ao dar suporte a dispositivos antigos sem que eles percam desempenho significativo.

Os gráficos de desempenho de CPU mostram uma queda muito pequena no desempenho ao longo do tempo — possivelmente devido a pequenas mudanças no iOS ou outros fatores —, mas seria improvável um usuário notar esta diferença no uso diário.

É claro que este estudo focou exclusivamente no desempenho da CPU e da GPU dos aparelhos, o que não explica a real sensação que os usuários tem quando seu iPhone fica mais lento por causa de uma atualização.

Há diversos motivos que deixam esta sensação no usuário. Aplicativos que não são otimizados aos novos iOS, ou pelo contrário, que focam novos modelos, deixando de lado os mais antigos.

Se o seu iPhone ficou mais lento depois de uma atualização, é possível também que seja devido a alguma configuração antiga. Um teste válido seria fazer backup dos dados e tentar restaurar o sistema completamente, como veio de fábrica (isto é feito pelo programa iTunes, opção Restaurar). Aí então, sem instalar nada, averiguar como está a performance do sistema. Se estiver rápido novamente, é uma forte indicação que o que está deixando ele lento é alguma configuração antiga presente no backup. Neste caso, uma instalação limpa é a melhor solução.

Fonte
Futuremark
Botão Voltar ao topo