DicasTutoriais

Aprenda como fazer uma instalação limpa do iOS e melhorar a performance do seu iPhone ou iPad

O iOS é um dos sistemas móveis que mais recebe atualizações, e isso é um ponto bastante positivo. Além de termos sempre as últimas novidades apresentadas pela Apple mesmo em aparelhos lançados há mais de 2 anos, elas também nos trazem consertos de segurança que nos deixam livres de muitos perigos digitais.

Mas é bem comum ouvirmos usuários reclamando que a atualização deixou o aparelho mais lento, ou com a bateria gastando bem mais do que deveria (e isso acontece em TODAS as atualizações). Nem todo mundo sabe, mas isso pode acontecer por causa de arquivos corrompidos do sistema ou “lixos” temporários que por alguma razão não foram apagados e ficam se acumulando, prejudicando o desempenho do dispositivo. E não adianta restaurar o aparelho e recuperar o seu backup antigo, porque esse “lixo” acaba sendo recuperado junto, se arrastando para sempre no seu iPhone.

É por isso que muitos recomendam realizar uma “instalação limpa” do sistema, que costuma resolver muitos dos problemas de desempenho enfrentados pelos usuários. Neste artigo, explicaremos para você como fazer isso e como não perder seus dados.


Atualização comum do sistema

Quando a Apple libera uma nova atualização para o público, ela aparece no seu iPhone ou iPad para que você a instale ali mesmo, sem precisar de computador. Com isso, o aparelho baixa apenas os arquivos necessários para a atualização, deixando intactos todos os dados presentes no aparelho. Isto é bem prático, pois você não precisa reinstalar todos os seus aplicativos e configurações, deixando tudo como era antes.

Outra maneira de atualizar o iOS é fazendo uma restauração, com a ajuda do iTunes do computador. Neste caso, o sistema antigo é todo apagado e o novo é inteiramente instalado por cima, começando tudo do zero, como quando você tira o aparelho da caixa pela primeira vez. Para recuperar seus dados e aplicativos do jeito que estavam antes, você pode recuperar o backup que fez antes da restauração, e uma cópia fiel do seu antigo aparelho será restabelecida no novo sistema.

É justamente este backup que pode trazer arquivos internos antigos que causam conflitos com o sistema. Por isso, fazer a restauração completa do aparelho sem recuperar o backup antigo pode dar uma boa limpada em tudo, fazendo o sistema rodar redondinho e a bateria até durar mais do que antes. E este tipo de restauração é que chamamos de Instalação Limpa, pois é como começar do zero no seu aparelho.


Instalação Limpa

A restauração total sem a recuperação do backup tem seus pontos positivos e negativos, os quais listamos a seguir:

Prós

  • sistema livre de caches e lixos internos que ocupam desnecessariamente algum espaço interno;
  • limpeza de arquivos corrompidos que se acumulam com o tempo;
  • oportunidade para você reorganizar seus aplicativos e se livrar daqueles que quase não usa;
  • sistema mais responsivo e rápido, mesmo em dispositivos mais antigos;
  • é possível que a autonomia da bateria melhore;
  • tudo o que tiver sincronia com o iCloud é recuperado facilmente, como contatos, notas, calendários, lembretes, fotos, senhas do Safari, senhas de Wi-Fi, livros e PDFs do iBooks.

Contras

  • você precisa reinstalar manualmente todos os aplicativos, um a um;
  • os dados internos dos apps não são recuperados, então aqueles que não gravarem dados na nuvem serão perdidos;
  • avanço de jogos que não tiverem sincronia com a nuvem serão perdidos;
  • suas mensagens e SMS no iMessage serão perdidos;
  • se você tiver fotos guardadas em álbuns, não sincronizadas com a Fototeca do iCloud e não as salvou antes, elas poderão serão perdidas;
  • você pode perder todos os dados do aplicativo Atividade e de Saúde.

Por isso, é muito importante avaliar todos os dados que podem ser perdidos e tentar salvar o máximo possível, pois como você não irá recuperar o backup antigo, muitos deles podem desaparecer.

Antes de realizar a restauração do sistema, se você quiser manter seus registros de Saúde e Atividade (aqueles do Apple Watch), então terá que seguir um outro tutorial (neste link) para fazer um backup parcial apenas destes dados.

Bem, então vamos ao principal: a instalação limpa do iOS. Você vai precisar de:

  • um computador (Mac ou Windows)
  • o programa iTunes instalado (faça download aqui)
  • um cabo USB/Lightning
  • ter certeza que já salvou todos os dados importantes
  • paciência

A primeira coisa a fazer é conectar seu dispositivo no computador, através do cabo USB. Depois disso, abra o programa iTunes e clique no ícone do dispositivo conectado.

Procure pelo botão Restaurar e clique nele para o processo se iniciar. O programa então baixa o arquivo do sistema pela internet e instala no dispositivo.

Ao final do processo, o iTunes irá perguntar se você quer restaurar o backup ou se quer considerar como um “iPhone novo“. Escolha esta última opção.

Após as configurações iniciais, seu iPhone (ou iPad) estará “novo” em folha, pronto para ser usado. Ao conectar-se com sua conta iCloud, todos os seus contatos, calendários, notas e lembretes serão sincronizados e recuperados. Neste ponto, é importante destacar que a sincronização dos dados do iCloud é uma coisa, e o backup geral feito na nuvem (que contém dados de aplicativos) é outra. São duas coisas diferentes.

A partir daí, você deverá reinstalar todos os aplicativos que usa. Abra a App Store e, na parte de compras, baixe os que você deseja. Para muitos deles (como Facebook, Twitter, Instagram), basta se conectar em sua conta para usá-lo normalmente, sem perdas de dados. O WhatsApp oferece a possibilidade de recuperar o backup do app, o que ajuda bastante (veja mais detalhes neste outro artigo). Diversos outros aplicativos guardam seus arquivos na nuvem e também oferecem acesso a seus arquivos antigos.


Depois de todo este processo, você provavelmente terá um aparelho mais performático, tanto na velocidade do sistema quanto na duração da bateria. Repita o processo ao menos uma vez por ano, para se livrar da herança de antigos sistemas.

Guarde este artigo em seus favoritos para consultas futuras e compartilhe a dica com seus amigos e familiares, para todos se beneficiarem.

Fonte
Conteúdo original © Blog do iPhone
Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Gabriel Amaral

    “Para recuperar seus dados e aplicativos do jeito que estavam antes, você pode recuperar o backup que fez antes da restauração” isso não seria uma informação incorreta? Quando você atualiza o sistema o antigo backup de uma versão abaixo fica obsoleta, pois ela só serve para aquela versão do sistema.

    Inclusive, por isso, perdi alguns dados de aplicativo, pois fiz o backup no iOS 9, mas agora estou no 10 e não consigo recuperar 🙁

    • Você está equivocado.
      Se um backup de uma versão abaixo do sistema fosse incompatível com o novo, então ficaria impossível para qualquer pessoa aproveitar o backup. Não faz sentido.

      • Gustavo Zanandrea

        Pois é Ilex ele inverteu, o problema é se tu tens uma versão antiga de sistemas e o backup e do sistem novo daí não tem como recuperar o backup , eu sei disso pois já me aconteceu qdo instalei o iOS 10 no 6s Plus daí fiz o backup do 10 e depois quiz voltar para o iOS 9 , qdo fui recuperar o backup deu incompatibilidade, pois era o backup do 10.

    • Marllon

      Acho que é ao contrário. Um backup do iOS 10 não funcionaria no iOS 9, por exemplo.

      • Geraldo Dal Berto Jr.

        Exato. Experiência própria.

  • Eu gostei do artigo. Pra mim, os “Contras” não são contras, porque eu uso poucos apps, entre os principais, Twitter, Insta, Snap, Uber, Nubank e às vezes, o Facebook. Instalar manualmente isso não é um trabalho tão grande. Sobre fotos e vídeos, odeio deixá-los no celular. Por isso um aparelho de 16GB é o suficiente pra mim e pode parecer ridículo. kk E sobre jogos, só jogo Real Racing e sempre salva na nuvem. Então é de boas. rs

  • Sebastião Silva

    Em vez de restaurar o aparelho, redefinir tudo, não faria o nesmo efeito?

    • Samuh Vogetta S

      Boa pergunta.
      O meu 7Plus vem enfrentando sérios problemas de fechar aplicativo do nada, travar durante uma ação e não funcionar o 3D touch. Toda vez que tento usar no whatsapp preciso fechar e reabrir o app. É um saco.
      Mas como o meu é de 128 GB e reinstalar manualmente mais de 100 GB em aplicativos, tô enrolando pra fazer essa instalação limpa

      • Fabio Santos

        Você prefere ficar com bugs do que reinstalar eita preguiça que mata kkk

      • Jota Araújo

        100Gb em Aplicativos? Porra, quantos aplicativos tu tens? 500?

    • Redefinir tudo pelo menu Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir Todos os Ajustes não apaga todos os aplicativos do aparelho. Com isso, muitos dados continuam ali, inclusive aqueles que não deveriam.

      • Sebastião Silva

        Obrigado pela explicação. Vou fazer a restauração!

  • Fabio Ricardo Bulgaron

    Ótimo artigo. Sempre fiz assim nas atualizações mas sempre perco um tempo pesquisando antes o processo pra não fazer nenhuma cagada. Favoritar-lo-ei!

  • Anderson Campos

    Tenho um hábito obsessivo de “redefinir todo o conteúdo e ajustes” toda vez que lançam uma atualização. Tento manter tudo que posso no iCloud.

    • Esta é a maneira de fazer uma “restauração”, sem precisar de computador. Porém, é sempre bom lembrar que isso não pode ser chamado de “instalação limpa”, porque quando você faz apenas uma atualização direto no dispositivo, ele baixa uma parte do arquivo do iOS e instala sobre o arquivo “velho”. Então, na teoria (da conspiração), pode ser que este processo abra brechas para possíveis problemas na instalação.

      É válido também e na maioria dos casos funciona. Mas eu sugiro, de ano em ano, restaurar o sistema inteiro pelo computador, para eliminar qualquer resquício de iOS “velho”.

      • Anderson Campos

        Não sabia da diferença. Até porque quando revendo meu antigo iPhone, faço desta maneira. Ou seja, na teoria (da conspiração) estou mandando meu antigo iPhone com alguns dados meus ainda lá?

        • Sim, se alguém usar de técnicas de recuperação de dados em discos SSD, na teoria seria possível recuperar os dados apagados. Mas não é qualquer um que consegue fazer isso, é preciso de equipamento especial.

          • Henrique Melo

            boa noite iLex, em relação a ” instalação limpa”, os aplicativos de dados bancarios sao todos perdidos? teria que ir ao banco para conseguir novas senha?? obrigado

  • André Maróchio

    Sou leigo no assunto. Basta eu clicar em “restaurar iphone” que ele já instalará a versão mais recente do IOS e “formatará” o aparelho? Ou primeiro tenho que ir em “buscar atualização” e depois “restaurar iphone”? Obrigado.

    • Eduardo Barra

      Apenas aperte em Restaurar sistema que ele irá baixar a ultima versão e fazer uma atualização formatando o aparelho, não esqueça de desligar o buscar meu iPhone antes, um requisito que o próprio iTunes vai pedir.

      • André Maróchio

        Valeu, amigo!

  • Suzanna Matarazze

    “tudo o que tiver sincronia com o iCloud é recuperado facilmente, como contatos, notas, calendários, lembretes, fotos, senhas do Safari, senhas de Wi-Fi, livros e PDFs do iBooks.””

    Senhas Wi-fi?????

    • Eduardo Barra

      senha wi-fi nao

    • Estan Duarte

      Se você escolheu a opção “chaves” na seção iCloud em Ajustes, suas senhas Wi-Fi serão salvas.

      • 199X KID

        não sabia que o Chaves salvava o wi-fi, eu restaurei esses tempos e começou a conectar sozinho em tudo e achei estranho kkkk tá explicado

    • Adílio

      Sim !, desde que estejam ativadas no ajuste da iCloud ⚠️

  • igor dias

    qual a diferença fazendo pelo itunes da que podemos fazer pelo celular na opção geral/redefinir/apagar conteúdo e ajuste. (pode paracer uma pergunta besta mas estou somente 05 meses no ios sempre usei android)

    • scy

      Redefinir tudo pelo menu Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir Todos os Ajustes não apaga todos os aplicativos do aparelho. Com isso, muitos dados continuam ali, inclusive aqueles que não deveriam.

      • igor dias

        ok vlw, esperar a proxima att para fazer uma pelo itunes

    • 199X KID

      pelo próprio celular você só apaga tudo dele, mas se tiver algo corrompido no sistema vai continuar corrompido e não vai adiantar muito você ter redefinido tudo, pelo pc você baixa todo o ios de novo e apaga o que tava no aparelho, assim você tem um ios novo sem nada corrompido

      • igor dias

        Saquei vale

  • igor dias

    e recuperar as senhas do wi-fi tem como recuperar desculpa o post duplo

    • Se você tiver a Chaves do iCloud ativada, ele recupera todas as suas senhas sem precisar do backup.

      • igor dias

        Vlw vou ativar aqui para testar no futuro

      • O problema é que sempre que ativo as chaves do iCloud meu iOS trava imediatamente e passa a enfrentar lentidões e travamentos sem nenhuma explicação. Já entrei em contato com a Apple, fui transferido pro suporte avançado, transferiram pra equipe de engenharia e no fim fiquei na mesma, não me deram uma solução e continuo com as chaves desativadas. E como uso Mac, acaba sendo chato ter que digitar lá e aqui as mesma se informações.

  • Denis Passador

    Efetuei esse procedimento de instalação limpa a dias atras (tenho um iphone 7 128gb com ios 10.2.1), após iniciar como um novo iphone surgiu um bug de movimento quando abro o deck para finalizar os aplicativos, o movimento inicial (após acionar o botão home duas vezes) dá uma travada e a barra inferior deixa de ficar transparente e fica escura por alguns segundos. Esse bug não é apresentado quando restauro pelo backup. As restaurações foram feitas pelo itunes mais recente (não lembro a versão) e em duas máquinas diferentes (um Mac e um Windows) e o bug é sempre apresentado. Creio que deva ser algum parâmetro ou ajuste que não estou efetuando, algém tem noção do que possa ser?

    • Henrique A.

      meu 7 plus 128gb também tem apresentado esse bug na barra inferior

  • Fernando

    Pelo menos 1 vez por ano faço o processo de Geral, Redefinir, Apagar Conteúdo e Ajustes (achava que era equivalente ao método descrito no artigo). A minha dúvida é se isso (o método do artigo) pode ser feito com uma versão não mais assinada pela Apple. Exemplo: tenho um iPhone 5s que está no iOS 10. Digamos que nos próximos anos eu não queira mais atualiza-lo… vou poder seguir essas instruções para restaurá-lo ou essa maneira só serve para as versões atuais do sistema?

    • 199X KID

      no pc ele baixa o ios mais novo pra instalar no iphone, então quando sair o 11 por exemplo e restaurar no pc o itunes vai instalar o 11 e não o 10

      • Fernando

        Valeu! Farei isso esse ano e só (acho que não vou instalar o iOS 11 no meu aparelho… a não ser que ele se mostre bem leve e fluido).

  • Jeff

    Ilex , nas instruções da apple eles pedem para desativar o “buscar meu iphone “, desbloquear as restrições e desativar o aparelho na itunes antes de fazer a atualização limpa.
    Isso procede ou não é mais necessário?

    • Marlon Fuhlendorf

      Sempre que você vai fazer uma atualização limpa (ou seja, voltar pras configurações de fábrica, como se fosse um iPhone novo), você precisa colocar seu email e senha, pra destravar o buscar meu iPhone, como método de segurança. Assim, se alguém te rouba na rua, a pessoa não consegue restaurar seu aparelho pra vender, pq até você colocar seu email e senha, o aparelho fica bloqueado.

  • Gustavo Zanandrea

    Sei lá eu nunca faço a limpa e nunca tive problema algum com bateria ou o que seja . Aliás , de boa, se fosse uma coisa tão boa para se fazer para que serviriam essas atualizações direta pelo aparelho , o qual a Apple disponibiliza e torna tudo tão mais fácil de se fazer .👍🏻

  • Thiago

    Gente, sério. Desapeguem desses vícios de Windows.

    • Adílio

      Usem Linux 😎

  • Daniel De Paula

    Bem interessante este artigo, mas tenho apps com dados que não podem ser enviados para a nuvem nem exportados e importados novamente. Se perdê-los seria triste!! Deveria ter uma forma de saber quantos arquivos desses inúteis realmente estão espalhados, se é que se existem, mas a Apple bloqueou há anos o acesso às pastas do sistema via apps de terceiros 🙁

  • Sou leigo no assunto, mas minha dúvida é: Tenho costume de fazer essa restauração limpa e em seguida restaurar o backup do iCloud (Não aquele feito no iTunes).
    É possível que esse Backup do iCloud contenha arquivos desnecessários do sistema antigo??

    • Também tenho a mesma dúvida.

    • Pablo Costa

      do sistema antigo não, mais sim dos app, cache etc….

  • Michel_Fred

    Eu devo ser um usuário com sorte. Eu utilizo backup desde meu iphone 3gs e já tive 7 aparelhos depois. Nunca instalei do zero e meu aparelho nunca apresentou travamentos ou bateria ruim.

  • Michel_Fred

    Eu devo ser um usuário de sorte. Eu sempre utilizo backup do iCloud e nunca instalei do zero. Nao me lembro exatamente desde quando mas acho que desde meu 4s. E já tive 7 aparelhos.. Nunca apresentou travamentos ou desempenho prejudicado.

    • Priscilla Mansur

      Eu também nem sei o que é instalação limpa…já estou no meu terceiro iphone.

  • Romario Araújo

    Post magnífico! Parabéns iLex

  • Roberto Mendes

    Sempre faço a instalação limpa.
    Melhor opção.

  • Artur Carneiro

    Estou tentando fazer essa instalação limpa em um Iphone 4S via Windows 10, porém o iTunes sempre dá a mensagem de erro 9006 e não consigo fazer. Alguém consegue me ajudar?

    • Walter Neto

      Não sei se faz sentido, mas o iTunes sempre baixa a versão mais recente do iOS. Como o 4s não recebe mais atualizações, pode ser que tenha algum conflito no processo, resultando nestes erros.

  • Stéphanie Keys

    Muito bom o artigo! E as músicas que eu passei do computador pelo iTunes, elas vão ficar salvas no iCloud tambem? O que eu faço para não perder as músicas? Elas vão ficar no app Musica nativo?

    • KB

      Se você usar o iTunes Match poderá salvá-las (suas músicas) na nuvem e tê-las disponíveis a qualquer iOS usando a referida conta iCloud que assinou o serviço. As músicas compradas na iTunes Store vão estar sempre disponíveis na conta para baixar a hora que quiser.

      • Stéphanie Keys

        É muito caro o iTunes Match? Se eu não usar ele, vou ter que fazer sempre o mesmo método de passar música do PC pro iPhone?

        • KB

          Ele sai uns $24,99 por ano. Você pode subir até 25000 músicas (não sei se mudou). Músicas que você tem e existe na iTunes Store ele não sobe, apenas associa que você tem e disponibiliza para sua conta. As que não têm na loja, daí sim sobe para a nuvem. Pode demorar um pouco dependendo de sua conexão e quantidade de músicas.

        • KB

          Se você tem toda suas músicas no iTunes computador, pode criar uma lista de músicas que queira no iPhone e colocar as músicas lá. Depois que reconfigurar o aparelho, sincroniza esta lista de músicas no iPhone. É semi-manual (o processo de criar listas e adicionar músicas). Mas pelo menos não será passar música por música manualmente. O iTunes Match é uma conveniência de ter tudo na nuvem e poder fazer streaming de qualquer dispositivo iOS autorizado (até 5 acho) na sua conta. E tem a vantagem de ser um backup, pois se seu PC (o HD dele) falhar, perde sua biblioteca musical.

  • KB

    O problema são aqueles apps antigos que não terão atualizações futuras… aí piora, pois se não gravam em nuvem, não tem como recuperar dados se fizer instalação limpa… e se estiverem corrompidos os dados, aí só lamentar…

  • Solivan Garcia

    Bom dia, por favor tire uma duvida, faço um IOS novo no iphone, e coloco meu icloud antigo com a senha antiga, correto ?ai em vez de restaurar o backup antigo eu instalo todos apps que ja tenho no Icloud , sem perder os comprados, certo ? o restante como fotos videos bloco de notas, gravação voz , vou conseguir transferir também deixando limpo o IOS ou não terei sucesso nesta transferência ? não sei se fui claro, mas agradeço se puder me ajudar. Abraço

  • André Henrique

    No aguardo para o tutorial de como fazer o backup partical do app Saúde e Atividade.

  • Eduardo Stavale

    Muito bom o tutorial!
    Aguardando ansiosamente o tutorial que ensina fazer backups dos dados de Saúde, já tentei de tudo e não consegui essa façanha!

  • Guilherme Gonçalves

    Não entendi muito bem o que acontece se: Fazer instalação pelo iTunes, apos isso recuperar pelo iCloud, pode vir com falhas também? Na teoria seria uma instalação limpa?

  • Eduardo Marques

    Estou tentando fazer essa instalação limpa. Porem toda hora da um erro 9006. Nao termina de baixar a instalaçao. E esta tudo atualizado o itunes. Alguem sabe o que pode ser?

  • Eduardo Marques

    Estou com um problema para fazer essa instalação limpa. Está dando o ero 9006, o computador está reconhecendo o iphone normalmete, ele começa a fazer o download do sistema no itunes, depois que eu clico em restaurar iphone, porém começa a baixar e dá erro quando chega nos 2gb sendo que o tamanho que aparece é de 2,42gb, alguem sabe o que eu tenho que fazer?

  • Feliciano Real

    Alguém pode me ajudar? É meu primeiro aparelho apple e até agora não vi nada sobre isso.. Fui tentar fazer essa instalação limpa ontem com a atualização do iOS 10.3. Porém quando puxo aquele backup do iCloud ele não salva todas as fotos que tinha no aparelho. Para entender melhor, tinha umas 600 e poucas fotos antes, fiz backup, quando voltei ficou umas 290 fotos… Sorte que tinha salvado manualmente no PC antes… mas aí acabei fazendo a restauração pelo iTunes.. Tem alguma outra forma de salvar essas fotos e carregar automaticamente??

    • Pablo Costa

      instala o google fotos, mil vezes melhor

  • Tiago

    Consigo colocar como novo e recuperar apenas as conversas do whatsapp e fotos? (as fotos ja estão sincronizadas no icloud, ai acho q vai. Minha dúvida maior eh o whatsapp…
    Tenho icloud drive de 200gb…

  • Thiago Ferraz

    Cadê o tutorial pra backup dos dados de saúde e atividade? 🤔 Precisoooo, rs…

  • Daniel Inforsato

    Bom dia,
    Eu achei o tutorial excelente, já favoritei.
    Tenho uma dúvida, se eu fizer todo o procedimento conforme esse tutorial, inclusive escolhendo configurar o iPhone como novo no iTunes, e, quando iniciar o iphone, na tela de aplicativos e dados recuperar o backup do iCloud, não fica uma instalação limpa? Ele pode puxar arquivos do sistema corrompidos ou inúteis?

  • Bianca Moschetti

    Olá,
    estou há poucos dias com um 5s usado.
    A bateria é nova e não aguenta nem 2h de uso contínuo.
    Será que essa restauração limpa resolve o problema da bateria?

    • Pablo Costa

      provavelmente sua bateria esta com problema amigo

  • Henrique Melo

    Bom dia! E os aplicativos de dados bancários, necessitaram de uma nova senha? Precisa de tudo novo tb??

  • André Drummond

    E se Já estiver atualizado o iTunes? Qual a outra forma de fazer?

    • André Drummond

      O iTunes mais recente realiza a atualização!

  • Sergio Esteves

    Boa noite! Fiz todo o procedimento porem minha fotos não vieram automaticamente do iCloud, como devo proceder? Obrigado!

  • Silas Barbosa

    Minha atualização não veio com a nova box de volume ainda continua a box grande na frente do vídeo e não aquela discreta! O meu é o IPhone 6