Rumores

Nova animação é descoberta no firmware do HomePod

O vazamento aparentemente indesejado do firmware do HomePod está deixando várias pistas de como será o futuro iPhone especial, inclusive com a sugestão do novo design. E este design foi confirmado também por uma nova animação descoberta no futuro sistema, provavelmente relacionada ao Apple Pay.

A descoberta foi feita pelo desenvolvedor brasileiro Guilherme Rambo. Uma animação simples mostra o novo iPhone sendo movimentado. Dê play no vídeo abaixo para visualizar:

A imagem mais uma vez reforça o novo layout, mas nos códigos ela não é associada a nenhuma função. Porém, o círculo é muito similar ao que aparece na página do Apple Pay do beta do iOS 11, no momento de pagar:

Se for realmente isso, parece uma pista clara de que a validação dos pagamentos se dará através de alguma identificação facial, como os códigos já apontam. Para isso, o usuário precisaria levantar o aparelho até o rosto, para que o sistema comprovasse a autenticidade do usuário e autorizasse o pagamento.

Acredita-se que o próximo modelo de iPhone terá um sistema de reconhecimento facial que muitos chamam de Face ID (o nome código por enquanto é Pearl ID). Como o mesmo sistema iOS 11 irá rodar em diversos dispositivos, o gerenciador de autenticação não está mais usando o termo “Touch ID“, que foi substituído pela palavra “Biometric“:

Ambos os processos (Touch ID e Face ID) serão de autenticação biométrica, visto que tanto a digital quanto o rosto do usuário são usados para autenticação. Isso já faz surgir algumas dúvidas: como ficaria a autenticação para pessoas gêmeas? Um poderia desbloquear e até realizar pagamentos com o aparelho do outro irmão?

A animação deixa bem clara a intenção de usar o “Face ID” como fator de autenticação, porém a dúvida é se o Touch ID irá estar presente ou não no novo iPhone. Como já afirmamos aqui, é bastante arriscado a Apple substituir completamente um sistema que dá certo há 4 anos, por um totalmente novo que nunca foi testado em grande escala. E se ela realmente não incluir o sensor de digitais sob a tela frontal, isso irá representar uma derrota, por não ter conseguido adaptar ao novo design algo importante do iPhone.

Teremos que aguardar até o mês que vem para sabermos ao certo os planos da Apple. É sempre bom lembrar que a simples existência de um código no interior do sistema não significa que ele seja relacionado a um produto real a curto prazo. Mas é uma pista forte.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Marcelo

    Reconhecimento facial é interessante qnd vc esta vendo algo no celular, por exemplo, vc ta navegando na app store e compra algo, o sistema já identifica que é vc e continua sem precisar usar a digital, mas pra esse tipo que vc tem que encostar o aparelho pra pagar fica meio estranho…

    E qnt ao tipo de reconhecimento, se for facial realmente pode dar problema entre gêmeos, mas se for por Iris não tem problema..

  • paulogrego

    MUITO medo dessa funcionalidade.

    A Apple sempre nos surpreende, então não vou nem falar nada antes do lançamento, prefiro dar um voto de confiança e ver o que eles inventaram.

    Só espero que não seja só um gimmick igual esses aplicativos inúteis da Samsung.

  • Jayme Prado

    Ou seja, o Touch ID super prático deve mesmo ser substituído por um sistema que vc precisa ficar apontando o telefone pra sua cara pra desbloquear :S uma porcaria quando vc quer ver algo com o celular em cima da mesa. Retrocesso.

    • Patrick Dill

      Relaxa cara, certeza que o touch id não vai morrer, é só pra dar um susto no pessoal mesmo.

    • Roberson Annunziato

      Sem falar da questão de ambientes escuros… a câmera frontal tem que ser bem melhorada…vamos esperar.

  • Ismael

    Touch id é uma das coisas mais práticas que tem…torcendo pra nao tirarem 😰

  • Arley Martins

    Face ID e Touch ID. tem que ter os 2. Seria muito bacana.

  • Se aderir o face id sem tirar o Touch ID vai ser uma boa… Acho que Apple n faria uma dessas..

    • Não lembro da Apple matando muitas coisas nos iphones, só adicionando mais

  • Alex iPilot

    #TouchIDnaMaçã

    • BS

      Se realmente a traseira for de vidro como vários rumores… faz sentido! Apesar de eu não gostar muito da ideia… Não sei se é tão prático como na frente…

  • Matheus

    acho bem arriscado por parte da apple se ela for realmente deixar de utilizar o TouchID pra usar esse de reconhecimento por face(ou iris), espero que ela ainda consiga deixar o TouchID em algum local desse novo iphone

  • “Vazamento”, ela tá é liberando de propósito pra subir as ações!! Kkkk

    • Estan Duarte

      Povo achando que vazou kkkk

      • Tudo inocente. Empresa pequena que usa mysql como banco de dados, bem rústico mesmo, consegue manter tudo em ordem e escondido.

        Imagina a empresa mais rica do mundo, com os melhores programadores, se “esqueceriam de remover uma novidade de um código”…

        História pra papai noel ouvir! Kkk

        • Estan Duarte

          Tem que criar expectativa né, dizer que o povo está super interessado, e liberar o desejo de todos em conta gotas por anos…

          • Pois é. Sabe o mais curioso? Foi logo junto ao lançamento do Galaxy S8 Note kkkk

  • Ber

    Ok, e se o sistema servir pra ser utilizado em conjunto com o Touch ID? É tão dificil supor isso? Digo, não seria mais lógico supor que a Apple está atrás de MAIS segurança, que o Touch ID ainda não é o suficiente????

    Parece muito sensacionalismo isso de “GENTE, PRESTENÇÃO, A APPLE VAI TIRAR O TOUCH ID E COLOCAR UM NEGÓCIO ESTRANHO”.

  • Caio Ferreira

    em Off…. Saudades de quando a pagina do BlogDoiPhone tinha um iPhonão esticado na lateral direita, agora sem as bordas e sem o homebutton acabaram minhas esperanças de um dia esse layout voltar 🙁

  • Novo iPhone sem Touch ID é derrota. Apple é capaz de forçar o consumidor a certas coisas. Mas acho uma atitude radical. Principalmente agora que ela retirou o botão físico do 7 que pra ela fazer isso teve que adaptar por 3 gerações as duas funções (botão físico + digital).