OpiniãoRumores

[opinião] É muito improvável que a Apple elimine o Touch ID do iPhone

Pode-se dizer que, nos últimos anos, os rumores têm antecipado bastante coisa da Apple. Porém, é sempre importante colocar um filtro neles, principalmente antes dos produtos serem oficialmente apresentados. Diversos deles atiram para todos os lados e é natural as pessoas só lembrarem depois dos que estavam certos, esquecendo que haviam outros que diziam coisas diferentes.

Atualmente, um caso assim está acontecendo com o Touch ID, o sensor de digitais do futuro iPhone, em que três linhas diferentes de boatos estão circulando. Uma diz que ele será integrado à tela, na parte da frente; outro afirma que pode vir na traseira, onde fica o logo da maçã; e o mais recente diz que a Apple deve desistir por completo do Touch ID. Esta última parece a mais improvável de todas, e é sobre isso que discutiremos neste texto.

Nós aqui não costumamos falar de rumores, por não concordar com este tipo de “jornalismo” que publica diversas informações diferentes (e muitas vezes divergentes entre si) de algo que pode ou não acontecer. Isso, no nosso entender, mais desinforma do que informa, principalmente por deixar decepcionado o usuário quando algo não se concretiza, como se a Apple tivesse falhado em algo que nunca sequer prometeu.

Agora, duas fontes importantes de informações sobre a maçã levantaram o rumor de que a Apple pode estar pensando em não implementar nenhum sensor de digitais no chamado “iPhone 8” (o nome oficial e definitivo ainda não foi divulgado, então vamos supor por enquanto que ele se chame assim). Uma delas é o analista Ming-Chi Kuo, considerado por muitos como uma forte fonte de informações. Ele afirma que o Touch ID seria substituído por um sensor 3D para reconhecimento facial. Outra fonte conhecida, Mark Gurman, basicamente repetiu a mesma informação horas depois. No passado, ambos conseguiram acertar no que disseram e por isso há muita gente acreditando que isso possa realmente acontecer.

Porém, se raciocinarmos um pouco, podemos concluir o quão improvável é a Apple desistir agora do Touch ID.

Ambos afirmam que a Apple estaria em fase de testes de um novo sistema de reconhecimento facial em 3D, capaz de ser preciso o suficiente para substituir um leitor de digitais, identificando com exatidão os dados biométricos do proprietário do aparelho. Com isso, o Touch ID poderia ser eliminado, visto que “a Apple deve estar com dificuldades em colocar o sensor sob a tela“.

Vamos por partes.

  • Como funcionaria este sensor 3D em ambientes de baixa luminosidade ou até mesmo no escuro? Se você quiser dar uma olhada no iPhone no meio da noite, vai ter que acender a luz ou usar a senha para desbloqueá-lo?
  • O que a Apple faria com todo o investimento que fez na associação do Touch ID com o Apple Pay? Nada mais da facilidade de apenas apoiar o dedo sobre o botão para pagar algo rapidamente? Você teria que parar tudo e ficar olhando para a câmera para que o pagamento fosse autorizado?
  • No iOS 11, a Apple dá um grande destaque ao Touch ID ao baixar um aplicativo na App Store. Isso seria apenas para os modelos “antigos”?
  • Tecnologia em testes? Em julho? Para um dispositivo que deve ser lançado daqui 2 meses, parece meio em cima para ficar testando uma novidade tão diferente, não?

Eles insistem em dizer que a Apple pode estar tendo dificuldades em aplicar o Touch ID sob a tela frontal (principalmente depois que a Samsung tentou e não conseguiu no S8). Porém, vou repetir aqui uma opinião que já expressei anteriormente: o Touch ID do atual iPhone 7 já é sob a tela. Ele não é um botão real, apenas vibra simulando um (tente apertar este botão frontal com o iPhone desligado para perceber isso). Então, o básico da tecnologia a Apple já fez, só precisa agora fazer com que aquela parte da tela tenha pixels ativos. Claro que para eliminar o círculo de metal deve ser mais complicado, mas acredito que eles já tenham pensado nisso. Por isso, acredito que o botão deve ser o menor dos problemas da equipe de Jony Ive.

Ok, mas a Apple pode estar desenvolvendo um sensor 3D de reconhecimento facial? É bem provável, até porque este não é um rumor novo. Mas dizer que ele irá substituir completamente o Touch ID, assim, de repente, é algo bem mais complexo de se afirmar. Ainda mais que todos sempre procuram algo que não funcione em todo novo iPhone, se esta tecnologia tiver alguma falha que só seja descoberta com o uso em massa de todos, seria mais um escândalo (o 3Dgate), que colocaria em risco a reputação do aparelho.

Eu não duvidaria nada se estes diferentes rumores estivessem sendo espalhados de propósito pela própria Apple, para que não saibamos o que exatamente está por vir. Claro que alguns deles devem ser os reais, mas é tanta informação ao mesmo tempo que fica difícil de saber se o sensor será na frente, atrás ou seja lá onde. São tempos difíceis para os rumores.

Qual é a melhor maneira de saber exatamente o que virá? Esperar a própria Apple nos contar. Não é bem melhor assim?

Tags
Mostrar mais

Ale Salvatori

Applemaníaco desde 1995, quando precisou aprender a usar um Mac em uma semana para conseguir um emprego em uma agência de publicidade. Acha que a Apple não é mais a mesma depois da saída do Gil Amelio.

Artigos Relacionados

  • Allan Ray

    Voces acham que o Touch ID poderia vir no botão de ligar e desligar a tela (aquele botão lateral)? Pergunto isso porque a maioria dos boatos estão dizendo que vão eliminar o botão home. Se não me engano alguns modelos da Sony possuem (ou possuiam) essa função.

    • Acho improvável. É um botão de bem mais difícil acesso que o Home, além de ter uma área ridiculamente apertada para um sensor que funcione da forma que o TouchID funciona.

    • hecnpo

      Sim, eu acho que é exatamente isso que vai acontecer. E sim, alguns aparelhos da Sony tem o sensor nessa posição e funciona perfeitamente.

    • Douglas

      Lateral eh estreita. Mas acho que poderia ter um touch id na parte traseira do iphone. Simples pra ser usado com qualquer um dos dedos que não o polegar.

      • Marco Lindoso

        inclusive quando o celular está na mesa ou suporte de gps.

      • Joao

        Dá uma olhada no Nexus 6P… Tem leitor fingerprint na parte traseira e funciona muito bem. Um touch Id na mesma posição ficaria muito bom.

  • Junior Alves

    Perfeito! Adorei sua opinião.

  • Jhon

    Eu até concordo que a Apple dificilmente removeria o Touch ID e que se o fizesse seria um enorme tiro no pé, mas essas justificativas não fazem o menor sentido. Primeiro, se houver um sensor 3D ele funcionará mesmo no escuro, não será apenas uma câmera normal, isso é coisa de Android de 5 anos atrás, se a Apple for utilizar isso será com um sensor muito mais avançado. Segundo, o funcionamento do Touch ID do iPhone 7 é a mesma coisa do iPhone 5s, você tem um botão de safira e a leitura da digital é feita, a diferença é que no iPhone 7 temos um sensor de pressão que detecta o quanto você apertou e no 5s/6/6s o botão era móvel e funcionava como qualquer outro botão. Isso não tem nada a ver com o funcionamento do Touch ID. E a diferença entre você ler a impressão digital através de uma peça de safira e de uma tela oled é enorme, se fosse fácil assim o próprio Galaxy S8 teria vindo com o leito de digitais sob a tela, principalmente se for observado o histórico da Samsung de lançar produtos com tecnologias pouco maduras só pra mostrar pioneirismo.

  • “Eu não duvidaria nada se estes diferentes rumores estivessem sendo espalhados de propósito pela própria Apple, para que não saibamos o que exatamente está por vir.”

    Exatamente o que eu pensei. Quem tem “fontes fortes” de dentro da Apple está sempre sujeito a espalhar rumores falsos, ainda que sem saber.

  • Eu movimento valores pelo iPhone e não confio no reconhecimento facil, nenhum se mostrou seguro. Acho que ou vem embaixo da tela ou vem atras do aparelho, mas desaparecer não vai.

  • Paulo Junior

    Minha opinião:

    O botão HOME é uma identidade clássica do iPhone e por esse motivo, nunca, mas nunca mesmo sairá do iPhone. Aí vcs podem dizer q sou louco com essa informação. Mas vou explicar.
    Quem é acostumado a usar produtos da Apple sabe do quanto ela se preocupa em manter uma identidade neles. Se vc fizer um rascunho da parte frontal de algum celular e nesse desenho vc desenhar NO CENTRO DA PARTE INFERIOR um círculo, qual celular lhe vem à cabeça? Vcs acham q a Apple vai querer perder essa identidade mundial do iPhone? Lógico q não!
    Mas como ela irá resolver isso, se a tendência agora são telas q ocupam toda a área frontal do aparelho? Mto simples: botão HOME com ANEL (DOURADO/PRATEADO) VIRTUAIS, que por exemplo, poderão desaparecer da tela enquanto vc estiver vendo um vídeo em widescreen ou jogando. Agora a forma como vc irá interagir com esse novo botão sem duvidas vai mudar e mto em relação ao q temos hj.
    Tenho certeza q a Apple vai conseguir implementar a tecnologia Touch ID sob a tela. Em toda área da tela ou apenas na área do botão virtual. Acredito tbm q o iPhone comemorativo deverá ter além do Touch ID, o reconhecimento facial 3D e a tecnologia de carregamento sem fio, além de mtas outras coisas q a Apple vem patenteando nos últimos tempos, as quais ela deve ter deixado pra soltar agora na comemoração dos dez anos do iPhone. Certamente será um celular histórico, tão quão foi o primeiro.

    • Nelson

      Concordo com você!

    • André Pelegrini

      Não é exatamente essa imagem que está no post?

      • Paulo Junior

        Pois é André! Juro q nem me liguei nesse
        detalhe na imagem. Então reforça mais ainda meu pensamento. Perceba q em nenhum momento da matéria, o iLex não expressa nada sobre um possível botão home virtual, por isso sai lendo o q ele escreveu sobre a opinião dele, o q concordo plenamente.
        Não tem como esse botão sumir assim. E digo mais, além de ser virtual, deverá ter vários efeitos gráficos e funcionalidades, típicos do iOS, os quais vão sendo aperfeiçoados ao longo das atualizações sistema. Não tenha dúvidas q apple vai aprontar uma com esse botão.

    • Também acho bem provável que o botão home vai virar um botão virtual na tela, que manterá a identidade visual do aparelho e desaparecerá quando não for mais necessária.
      Mas também estou pensando em uma forma pratica de tê-la sempre acessível sem ser da forma que o androide disponibiliza os botões virtuais na tela.

      • Wrecked Machines

        sim comentei estes dias, que ela ira junto com os outros ”botoes” virtuais do sistema ja que nao tera o botao home em si, porem minha duvida e se esta area do sensor sera iluminada ou nao, mesmo nao iluminada quando desbloqueado o telefone iria ficar a parte preta onde os outros botoes desta dock virtual e alterando conforme cada aplicativo, existe um mockup bem no começo dos rumores que mostrou algo parecido.

    • João Vitor

      Olha, na minha opinião, se a Apple ligasse tanto assim para identidade visual não faria o que fez com o slide to unlock…

  • Lucas Macedo

    Bookmarked pra setembro. Hehe

  • Anderson Lopes

    Adeus as películas!

    • Marcio Uema
      • Anderson Lopes

        Mas a película e só a parte preta ou a dourado também?

        • Marcio Uema

          Não sei, creio que só a parte preta.

          • Anderson Lopes

            Porque o que faz a leitura da digital e a parte metálica, então se for só a parte preta isso não empata a leitura, quando falei A Deus as películas estava me referindo a ser meio difícil eles criarem uma compatível com a tela….

      • Elcin

        Meu Deus! O botão é de safira, pra que película?

        • Victor Teodoro

          Fiz essa mesma pergunta… rs

        • Marcio Uema

          Como meu serviço, uso luvas, suor e fica muito oleosa, depois da película no botão, está reconhecendo de primeira, antes muitas vezes, tinha que digitar o código, pra mim esta aprovado. No meu caso, né!

  • Fabricio

    Acredito que como o Ale falou, o touch id hoje já faz parte da tela mas sem pixel ativo. Na pior das hipóteses acredito que ele pode utilizar o mesmo estilo de touch do iPhone 7, e de cada lado to touch vc poderá colocar ícones como hoje já temos nos iPhones aquela parte onde normalmente está o ícone do telefone, que hoje podemos colocar 4 atalhos. Eles poderiam deixar o touch id fixo e do lado dele dois ícones de cada lado. E essa parte da tela numa exibição de vídeo por ex pode não exibir nada ficar escura por ex, pois a tela seria maior do mesmo jeito. Pode até ficar esquisito, mas acho uma solução até mais acessível do que retirar o touch.

    • Michel Peron

      Gostei da ideia.

    • Henrique A.

      é uma boa solução

  • Lu Lu

    É tão absurdo que só burro mesmo acredita. Se não fosse o Touch ID,hoje não existiria nenhum smartphone com biometria.

    • Marco Lindoso

      motorola atrix veio antes.

      • Jhon

        E depois dele ninguém mais fez nada relevante, ou seja, com ou sem Atrix não ia mudar mt coisa.

      • Renato Abreu

        Do atrix veio antes mas foi totalmente irrelevante, tanto que nenhum outro teve na época
        Sem falar que era um sistema diferente e era HORRÍVEL (peguei um atrix pra vender na época e fui testar a função, era tão ruim que nem consegui fazer funcionar).

  • Henrique A.

    boas observações

  • Fabricio

    Tb acho que ela não vai abandonar o botão Home. Esses boatos devem ser puro MKT. Imagina o povo achando que o botão vai acabar e no dia do lançamento , eles apresentam o botão Home lá na frente da tela? Muito mais marcante e chocante.

  • Guilherme Paviani

    Eh so bla bla bla dizendo que a apple esta tendo dificuldade em implementar o touch id na tela. Ai depois que sair o novo iphone com o touch id a apple vai dizer: “ olha, fizemos o impossivel e colocamos o touch id na tela” kkkkkk

  • gnc03

    Lembrando que Apple comprou a alguns anos a empresa criadora do kinect do Xbox 360, o qual funciona muito bem no escuro, (até melhor! Tanto que no próprio console quando um jogo que utiliza o mesmo, uma mensagem dizendo para fechar as cortinas é mostrada) então acho que ela está testando isso a um bom tempo, não duvido que ela elimine o Touch ID no novo flagship, apesar de eu torcer muito pra q isso n aconteça, e ela implemente em baixo do display ou até na Logo da maça.

    • Vinicius Jota

      Xbox funciona bem no escuro para reconhecer forma e movimentos, não feições do rosto… inclusive de luz apagada vc não consegue fazer login só olhando para o Kinect.

  • Eu creio que se realmente for lançado esse recurso no iPhone, a câmera de reconhecimento facial usaria sensores infravermelhos parecido com esse mostrado pela Microsoft na demonstração do Windows Hello. Então a questão de estar escuro não influenciaria, porque a imagem lida não seria uma comparação de pixels, como acontecia em Androids de anos atrás (como citou o Jhon em outro comentário). O reconhecimento seria feito por um mapeamento bem mais profundo (por exemplo jogando informações no ARKit pra ler distância dos olhos ou de outros pontos chave do rosto e usar isso pra autenticar o restante das informações já validadas pelo sensor, trazendo uma camada a mais de segurança). https://youtu.be/1AsoSnOmhvU

  • 9L

    ““jornalismo” que publica diversas informações diferentes (e muitas vezes divergentes entre si)”
    Eu chamaria de #FAKENEWS

  • F Veiga 43

    Lembrando que o Touch ID foi colocado agora no MAC, não?
    E daí vão descartar a tecnologia?

  • Leandro Dantas

    Imagina que inteligente você ter que olhar para o celular para fazer um pagamento? E em uma balada escura?

  • LAERTE

    bom dia,,,
    Nao seria o 7s?

    •  lover

      Ele não tem nome definido, então todos estão chamando de iPhone 8 pelo fato de trazer um novo design. E dizem, duvido muito, que terá os 7s e o 8.

      • LAERTE

        Não tinha ouvido falar que viria com novo design. Será que a Apple vai mudar de padrão? Sei lá vamos aguardar. Obrigado pela resposta.

        •  lover

          Bom ultimamente deixar as antenas escondidas e pintar de preto é o que a Apple tem chamado de novo design.entao vamos ver como vai ser esse iPhone. Hehehhe

  •  lover

    Então a Apple domina o Touch ID a anos, não foi ano passado que ela desistiu fazer ele na tela ( temos aí um projeto de anos ), todos já sabem que o sonho do Jony Ive è um iPhone em um único bloco de vidro. È bem apple like ela chegar no dia e surpreender a todos com um sensor Touch ID na tela.
    Uma coisa que me intriga é esse ARkit, como será que veremos ele implementado no iPhone? Imagino que a Apple deva ter uma utilidade real pra ele.

  • BS

    E como ficaria a diferenciação de gêmeos idênticos?

    • Junior Rinaldi

      nenhum olho é igual a outro

      • Mas é leitura facial e não ocular, que são coisas bem distintas. Se você está falando de formato do olho para ajudar na leitura facial, gêmeos idênticos costumam ter sim o mesmo formato. Se for leitura da iris, então você errou feio. Uma leitura de iris precisaria de uma outra tecnologia, de muita luz e o mapeamento é algo complicado para ser rápido em um simples dispositivo móvel. Pelo menos nas limitações de hoje.

        • Junior Rinaldi

          Td bem que pulei a parte do reconhecimento facial, mas já li rumores falando de leitura da íris tb. Fato é que não sabemos oq vira.. Mas Windows hello faz leitura da íris no escuro. Às vezes é tão rápido que não consigo ler oq está escrito na tela bloqueada.

        • Hades666

          S8 com sua leitura de íris….posso te afirmar, “ótima”. Esta ai para provar que funciona bem.

  • Falei justamente isso ontem com um amigo sem ler a matéria. “Onde ficaria todo o investimento do Apple Pay sobre o Touch ID?” Acho que não vai ser dessa vez que ela abandonaria essa fantástica tecnologia

  • Ismael

    a frase começou com “analista” já paro de levar a sério…

  • Fabio Correa

    Concordo 100%

  • Hades666

    “Se” for assim, ainda fico com o Samsung S8 e seu leitor de Íris que funciona muito bem, até no escuro, sensores como um todo estão muito bem equilibrados.
    Aparelho que fez um usuário de iPhones que nunca usou aparelho com Android trocasse, S8 com seu design perfeito, tela incomparável e sua câmera excelente, sem falar no Dex(estou testando), Samy errou no Note7, todavia…..fez a lição de casa nesse aparelho. E Apple onde anda?? Fazendo mais do mesmo…..Fatos são fatos…

  • Hades666

    S8 esta bem maduro e bem a frente da Apple, sem copiar ninguém. Aliás, acho que Apple precisa começar a copiar a Samy urgentemente….Dex que o diga…

    • Jhon

      Cara, ter uma tela legal e um dock que vai ser inútil pra 99,9% dos usuários pra mim não significa estar bem maduro e à frente da Apple. Se você for ver só pelo software o S8 já perde feio por usar Android que querendo ou não nunca vai ter o “acabamento” de um iOS, ai tem ecossistema, integração hardware-software, hardware, sofisticação, etc que colocam o iPhone em outro nível.

      • Wrecked Machines

        a galera que ja era fan da samsung esta praticamente cega com o S8, eu concordo em todos os sentidos que a samsung fez um excelente trabalho em termos de desing, a tela do s8 e realmente algo de encher os olhos, porem fica nisso e pronto, essa dock pra mim como o cara disse acima seria inutil, hj se eu quiser usar um computador eu uso meu note ou desktop nao vou ficcar mechendo no celular em uma tela em casa com teclado e mouse sempre conectados, fora que o proprio aparelhos ja tem lags no seu (android/touchizz) claro bemm menos que antigamente mais tem, fora todo uma usabilidade do sistema que acaba pecando e muito, mas tem gente que nao liga para nada disso apenas gosta do android e samsung e utiliza na boa eu nao ligo, porem falar que o s8 esta bemm mais maduro um passo a frente do IOS e mentira, e nem venham falar de liberade do android pra mim isso e balela ficar trocando fonte customizando icones etc coisa de criança e dessa epoca eu passei, eu fui usuario de android a vida toda, mexia em roms trocava isso e aquilo sempre buscando a fluides e usabilidade do sistema ios,e nunca encontrava, podia ate funcionar por alguns dias mas depois ficava sempre uma carroça e dai ia la de novo trocar room desfazer root etc, ate que comecei usar as rom stock msmo da própria marca do aparelho sempre usei a linha Motorola que sempre elogiei ate a compra pela lenovo que na minha opniao desfocou muito o foco do android puro atualizado sempre etc, na verdade ficou ruim logo depois que a google vendeu para a lenovo os aparelhos top de linha acabam sendo esquecidos fora problemas com o seu software engasgos etc. enfim estou usando IOS a 1 ano contra 6 anos do android, e posso dizer que nao volto para o android tão cedo.

  • Emanoel M.

    Essa parte do texto que o iOS 11 da um destaque ao Touch ID indica muita coisa. Muitas “dicas” de como o próximo iphone vai ser são reveladas através do próprio iOS, vide o ícone do sinal da operadora que mudou evidentemente para caber na tela superior do iPhone 8. É só prestarmos mais atenção…

    • Bruno Alves

      Outra coisa que achei que deve servir como dica é a animação ao abrir/fechar um aplicativo pois as mesmas mostram bordas arredondadas, corroborando com os rumores de que a tela teria cantos arredondados.

  • Leonardo Negrisoli

    O que eu mais gosto desse blog é o raciocínio lógico pra essas coisas…
    Até curto dar uma lidinha ou outra em rumores até pra apimentar as coisas, mas tem que saber filtrar muuuuuuuuita coisa

  • kyloren

    Texto muito esclarecedor, ficou mtu bom

  • Assino embaixo! Opinião muito razoável e bem colocada! Comecei lendo o texto com uma pedra em cada mão, mas vi que foi sem necessidade e externou exatamente como encaro esses boatos de “sem touch e com touch” que vem toda hora.

  • frederico

    Excelente opinião. A argumentação tem toda lógica. Concordo plenamente que o iphone deve manter o touch ID. Bem lembrado a questão do iphone 7 já ter touch ID embutido na tela. Já tentei tocar acionar o botão com ele desligado e parece uma coisa morta.
    Parabéns ao comentarista. Não sou contra os rumores acho que faz parte (que nem chamar juiz ladrão em jogo de futebol); mas quando tenho dúvida sobre um assunto relacionado ao IOS aqui é o lugar mais confiável.

  • Denin Hauer

    Improvavel mas não impossivel. Foi exatamente o que aconteceu com o iPhone X