Curiosidades

Algumas descobertas sobre o futuro reconhecimento facial do iPhone

O firmware interno do HomePod (um dispositivo que nem foi lançado ainda mas provavelmente já tem alguns funcionários testando em suas casas) acabou sendo liberado em um link público, o que fez alguns ávidos por códigos descobrirem diversos segredos do próximo iPhone (leia também este outro artigo). E é tanta coisa que ainda há códigos a serem descobertos.

Uma das novidades seria um tal de Pearl ID (nome possivelmente temporário), que seria um sensor de reconhecimento facial provavelmente presente no próximo iPhone. E o desenvolvedor brasileiro Guilherme Rambo descobriu mais alguns códigos que nos contam como este sensor irá funcionar.

O fato de ter códigos presentes no interior do sistema não é certeza de que eles apontam para um produto a curto prazo (há inclusive partes que citam baterias automotivas). Porém, o reconhecimento facial é algo que os rumores sugerem desde o início do ano, o que nos faz pensar que estes códigos podem ser já relacionados ao novo modelo que será apresentado no próximo mês (setembro).

O Pearl ID (ou como alguns estão chamando, Face ID) é uma forma de autenticação através do reconhecimento facial. Assim como o sensor de digitais, ele será capaz de reconhecer o rosto do dono (ou de quem estiver registrado) e automaticamente desbloquear o aparelho, sem precisar de senhas. E isso mesmo se o aparelho estiver apoiado sobre a mesa, teoricamente.

Como a Apple nunca citou algo do tipo, tudo o que se sabe é graças aos códigos encontrados no firmware do HomePod. E o Guilherme já chegou a algumas conclusões baseadas no que encontrou:

  1. O sistema irá aceitar o Pearl ID como autenticação de pagamentos, da mesma forma que faz hoje com o Touch ID;
  2. Aplicativos da App Store poderão usá-lo também para autenticação (diferentemente do Touch ID, que demorou um ano para ser liberado);
  3. Será possível adicionar mais de um rosto, como acontece também com o Touch ID (múltiplos dedos);
  4. As notificações do iPhone serão silenciadas quando for identificado que o usuário já está olhando para a tela;
  5. O sistema será capaz de reconhecer emoções, como rostos tristes, felizes, sérios…

No início do ano, comentamos aqui sobre a aquisição pela Apple de duas empresas: RealFace e Emotient. A primeira é especializada em reconhecimento facial e tinha um aplicativo na App Store que identificava as suas melhores fotos, entre muitas. Já a segunda desenvolveu Inteligência Artificial (AI) capaz de identificar sentimento nas fotos. Com isso, daria para criar automaticamente um álbum em que você aparece feliz, outro pensativo, etc. Tudo bate com os códigos encontrados.

A grande dúvida que fica: e o Touch ID? Depois de 4 anos de bons serviços, ele seria simplesmente eliminado por algo que nunca foi testado em larga escala? Ninguém ainda pode bater o martelo quanto a isso, pois depende se a Apple irá conseguir colocar o sensor de digitais escondido na tela OLED do novo aparelho (ou em outro lugar). O que Rambo também descobriu é a citação multibiometrics, sugerindo que o sistema irá suportar mais de um tipo de autenticação.

Claro que há diversas dúvidas ainda a respeito do novo sistema de reconhecimento facial, que será testado em grande escala pela primeira vez quando o novo iPhone for lançado. Sabemos que o pessoal é muito criativo em encontrar falhas em funcionalidades novas, o que faria com que a Apple corresse um grande risco se decidisse substituir totalmente o Touch ID pelo novo Pearl ID (ou seja lá como se chame). Mas todos esperamos que ela responda a todas estas dúvidas em setembro, quando apresentar o novo modelo.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Sandro Rusty

    A cada descoberta do suposto iPhone 7S ou 8 eu sinto que o meu 7 está quase obsoleto 😩😩😩😩😩

    • Gabriel

      To com o 6SP e to de boas xD
      HOWEVER… tento carregamento sem fio desde o 5S com umas gambiarras mucho locas… isso é um big selling point pra mim.

      • Rasico

        Poxa cara, voce fala inglês?! Congratuleixans!

    • Apenas se você considerar vantagem não ter leitor de digitais.

    • f.u.

      Agora sinto que chegou a hora de trocar meu bom e velho ( nem tanto…) iPhone 6.

    • Quando saí do 6S+ e fui pro 7+ não senti nenhuma diferença, não uso muito pra fotos, e mesmo o hardware sendo melhor o do 6S já era muito forte, não fez diferença.

  • Eu só espero q tenha opção de desabilitar para transações financeiras. Eu uso o iPhone para tudo atualmente, e não quero minha conta bancária e investimentos facilmente acessível para quem roube meu celular e disfarçadamente logue com a minha cara na rua.

    Pra mim o ideal é: pode até por o reconhecimento facial, mas mantém o touch ID para transações que requerem mais segurança.

    • Eduardo Vieira

      Ja pensou em ter os 2 juntos… facial e biometria… uso meu windows assim, senha, biometria e cartao… 3 niveis para um acesso…

  • Lauro

    iLex, hoje faço check-in na Gol usando imagem de meu rosto como localizador, qual a diferença desse sistema?

    • Rasico

      É que esse funciona só na Gol.

      • Eduardo Pires

        Deve dar pra desbloquear com a sua foto. O da Apple tem reconhecimento em 3D a principio.

  • André

    Será que o reconhecimento fácil funcionará com uma foto da pessoa? 🤔

    • Fernando Rocha

      Aqui no blog já falou q não, pois com 2 câmeras é possível pegar profundidade na imagem, sendo assim a foto já é discartada…

      •  lover

        E tbm detalhes finos, de áreas do rosto que em uma foto não são visíveis.

      • André

        Valeu, Fernando! 👍🏼

  •  lover

    Sinceramente se não tiver Touch ID na tela (pra mim não vale a penana). Se formos analisarmos nem é tão difícil assim a Apple implementar isso, hj temos no i7 ele sobre um base sólida, meio caminho já foi dado, falta a outra metade, e acho que ela está bem próxima.

  • Rodrigo

    Alguma novidade sobre um novo iPhone SE?!

  • Douglas Ceretta Hamerski

    E se alguém pegar seu celular e discretamente apontar a câmera para o seu rosto? O TouchID não possui esse problema, pois você pode sentir a pessoa tocando sua mão.

    • fica até mais fácil pro bandido informadinho, pensando assim… ‘-‘

  • Walmir Vassalli Soares Filho

    Ok! Sou leigo então não me matem!
    Estou na noite do meu quarto com bastante pernilongo, deitado, pego o celular e quero abrir um app. Mas esta tudo escuro!
    #Comofas?
    Pois ngm quer digitar senha hoje em dia, ainda mais alguém (tipo eu) que tem senha numérica + alfanumérica no dispositivo.
    Espero que não abram mão e tenha na tela OLED o campo de digital mesmo.

    • Ber

      a própria iluminação da tela deve servir pra iluminar o rosto, né? parece até meio óbvio, não?

      • rafaelpz

        Não é óbvio. Provavelmente será por infravermelho, um sistema que não precisa de luz visível.

        • Ber

          É, isso também serve como explicação kkk

    • Leandro Dantas

      Infravermelho =D

  • Matheus

    E se a pessoa tiver um irmão gêmeo? O reconhecimento fácil não irá distinguir, coisa que a Touch ID difere

  • Felipe Arruda

    E se a pessoa tiver dormindo e outra com má intenção pegar. Vai ser só virar pro rosto dela sem ela saber que vai desbloquear?
    Esse novo reconhecimento facil vai gerar muita polêmica.

    • Rasico

      Geralmente que usa celulares, o faz de olhos abertos.

      • Robert Venicius

        Boa! rsrsrs

    • Leandro Dantas

      E se o desbloqueio for feito considerando o tipo de expressão facial que você registrou, por exemplo: olhos abertos, sobrancelhas erguidas, sorriso largo mostrando os dentes?
      (Parece bizarro, porém ela comprou duas empresas – reconhecimento facial e de expressões)

  • Rasico

    Vi essa funcionalidade no S8 e achei muito lenta e ainda exige que o rosto esteja perfeitamente em frente ao aparelho, enfim, nada prático se comparado ao reconhecimento de digitais. Me pareceu aquelas funcionalidades que você mostra e nunca mais usa.

  • Apple vai lançar um Galaxy capado, sem leitor de digitais… entendi.

  • paulogrego

    Pessoal precisa se acalmar um pouco, já tem gente revoltada porque o sistema não funciona direito, sem nem sabermos ainda nada de concreto sobre ele!

    Lembrem que antes do lançamento do touch id, a internet estava também bombando criticando o sistema, dizendo que tem mil e uma falhas, a pessoa vai dormir e alguém encosta o dedo dela, ou faz um molde do dedo, etc etc etc etc.

    Eis que hoje, alguns anos depois, todos amamos o touch id e confiamos plenamente nele, pelo menos para o cidadão comum eu acredito que a segurança é quase perfeita, exceção para pessoas “vip” que podem ser perseguidas e hackeadas, mas aí é outro caso!

    Agora com a provável chegada do “face id” tudo se repete, o pessoal está começando a entrar em desespero pensando nas mil falhas que o sistema tem (sim, muitos aí consideram que TEM).

    Claro, concordo com a preocupação, até porque as implementações disso que temos por aí hoje são péssimas, mas acho que precisamos pelo menos usar um tom de precaução e não de detonar a Apple sem nem ao menos saber como será.

    E pra finalizar, poxa galera, tudo bem, pode ser que o “face id” até acabe sendo inútil ou o que for, mas uma certeza que tenho é que não vai ser ridiculamente inseguro como alguns estão imaginando.

    Pessoal achando que vai bastar pegar uma foto qualquer, é muita ingenuidade né?
    Depois de tantos anos ninguém ainda tem um pingo de confiança na Apple? rssss

  • Guilherme Paviani

    Se tiver o touch id nao vir na traseira. Pra mim pode vir qualquer coisa rsrsrs. O que eu queria era o touch id implementado a tela, 2 cameras no iphone sem ser plus. E se tiver mesmo o reconhecimento facial seria um plusssssss kkkkkk

  • Fernando Dantas

    “O sistema irá aceitar o Pearl ID como autenticação de pagamentos, da mesma forma que faz hoje com o Touch ID;”
    Mano, se com o touch ID eu já quase compro um monte de merda em games imagina com esse de rosto HAAHAHHA

  • Ricardo

    creio que eles tambem precisem diferenciar na app store e em app com compras internas, imagina você lá jogando no seu celular e sem querer clica na compra de algum item do jogo, automaticamente o sistema reconhece seu rosto e pum, item adquirido com sucesso… suhauhsuhsauhsauh

  • Ricardo

    creio que eles tambem precisem diferenciar na app store e em app com compras internas, imagina você lá jogando no seu celular e sem querer clica na compra de algum item do jogo, automaticamente o sistema reconhece seu rosto e pum, item adquirido com sucesso… suhauhsuhsauhsauh

  • Eu acho que terá sim Touch ID na tela, essa nova forma de autenticação da AppStore e tá tela bloqueada é muito sugestivo de que vc terá que colocar o dedo nessa região da tela pra desbloquear autorizar download/compra de apps.