Curiosidades

Site do YouTube se adaptará aos vídeos verticais feitos em smartphones

Com o smartphone se transformando na principal câmera de vídeo do dia a dia, um fenômeno começou a se propagar: os vídeos na vertical. Isso é algo bem natural, visto que é na vertical que normalmente usamos nosso celular. Porém, muitas pessoas se esquecem que TVs e diversos sites de vídeo são somente adaptados ao formato horizontal, fazendo com que apareçam aquelas odiadas barras pretas nas laterais.

Desde 2015 já é possível assistir estes vídeos no aplicativo do YouTube, mas agora isso será possível também pelo site mobile.

Durante a VidCon, encontro de youtubers e criadores de conteúdo, foi anunciada a novidade que o site mobile da plataforma irá se adaptar automaticamente à dimensão do vídeo, não importando se ele foi feito na vertical ou na horizontal.

Com isso, mesmo os que preferem não instalar o aplicativo do YouTube (eu sou um deles), podem visualizar de forma otimizada no iPhone (e outros smartphones) vídeos publicados na vertical sem as barras pretas na lateral. Não foi comentado se e quando a versão desktop do site receberia a mesma funcionalidade.

A iniciativa é muito boa, mas fica a dica: evite gravar vídeos com o iPhone em pé, pois se você depois quiser assistir na sua televisão, eles não ficarão adaptados. 😉

via TheNextWeb

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • K Junior

    demorou muuuuuuuuito, mas enfim agora vai rolar! – -‘

  • Tiago Lima

    There’s an app for that!
    Musemage

  • Vitoria

    Porque não instalar o app do Youtube?

    • Junior Dias

      Me perguntei a mesma coisa e gostaria de saber também

      • Walter Neto

        Tem gente que é meio noiada em armazenamento, coloca uma meta de GB que vai ocupar e não passa disso. Aí pensa: “pra quê instalar o app do YouTube se dá para assistir no Safari?”

    • Daniel De Paula

      Também não entendi… o app atual não é bom como aquele nativo, mas o desempenho e usabilidade são melhores que ver via navegador

    • Diego Azevedo

      Eu não fico acompanhando canais nem nada do gênero, então não tenho o App por… não precisar. Simples assim. Mas de vez em quando eu ainda recebo algum link, e assisto no navegador.

      Se eu entrasse mais de 2-3x por semana, talvez até pensasse no assunto.

  • Paulo Fernando

    Já devia ter sido adaptado a muito tempo.

  • Daniel De Paula

    Isso é ridículo… Fora que não resolve o problema nos PCs e TVs. Os desenvolvedores de SO móveis deveriam forçar um modo paisagem ao gravar vídeos, permitindo que o usuário desative caso queira filmar em pé. A maioria das pessoas faz esta cagada e nem percebe isso. Pra ver o vídeo em qualquer outra tela que não seja celular é uma lastima. Fora quando a pessoa começa a filmar em pé e vira o aparelho depois!!

  • Ou seja: Perdemos.
    Anos tentando conscientizar a galera pra fazer fotos e videos na horizontal, tirando assim máximo proveito do hardware e da paisagem, foram jogados no lixo.

    Na minha opinião a câmera traseira nem deveria funcionar com o celular em pé. Uma mensagem de aviso poderia aparecer na tela indicando que a câmera se ativaria assim que celular estivesse na *posição correta*.

    • Daniel

      Compartilho dessa mesma opinião, a cada vez que vejo alguém filmando na vertical fico puto…

  • sincero

    Quem manda é o público. Mesmo que as filmagens sejam “inadequadas” na vertical, o público adora filmar deste modo, então não adianta dar murro na ponta de faca, o app tem que se adaptar a esse “gosto”.

  • Andrieux Querido

    Melhor que nada, já que esse povo não aprende a filmar horizontalmente.
    Não pensam que a TV e o monitor são deitados.

    • Pensei isso por 10 anos, até esse ano… mas pensando sério, quem visualiza na TV ?

      Olha que beleza que fica os vídeos tela cheia na tela do tablet ou smartphone com ele de pé, olha o sucesso do SNAPCHAT…

      É bizarro… mas é o futuro… fotos e vídeos de pé… e não dá pra negar, ninguém vê foto ou assiste vídeo de lado. A gente que filma e fotografa de lado que tem prejuízo, pois qq um que ver nossos vídeos, verá de pé, com uma tarja em cima e em baixo.

  • Sergio Sevilhano Junior

    já que o povo nao aprende a usar o celular vamos ajuda-los! Politica de boa vizinhança do Youtube

  • @danyllorosa

    Um tempo atrás me deparei com essa função … e nunca mais apareceu …. isso tem bem mais de 6 meses.