Notícias

iOS 10 é capaz de identificar problemas no botão do iPhone 7

O botão frontal do iPhone 7 é uma das grandes mudanças no aparelho, pois a Apple decidiu tirar o botão físico e integrar à tela uma área sensível à pressão, que simula um clique.

A primeira coisa que vem à cabeça de grande parte dos usuários é a maior resistência, principalmente por quem passou por problemas com a fragilidade do botão físico do iPhone 4, que em muitos casos deixou de funcionar com o tempo. A Apple melhorou o botão nos modelos posteriores, mas até hoje muitos usam o botão virtual no sistema para não “gastar” o botão físico.

No iOS 10, a Apple pensou em integrar melhor isso com o sistema, facilitando para o usuário em caso de mal funcionamento.

Um usuário do site Macrumors descobriu uma nova mensagem em seu novo iPhone 7. Após o aparelho ter desligado de repente enquanto carregava, o botão passou a ter problemas, deixando de funcionar. O curioso é que uma mensagem na tela apareceu, indicando que o iPhone deveria ser levado a uma assistência, para reparos, e automaticamente apareceu um botão virtual na tela, para ser usado em substituição.

Botão iPhone 7

Este botão virtual já é velho conhecido no iOS e pode ser ativado nos Ajustes, menu Geral > Acessibilidade > AssistiveTouch. Porém, nem todos sabem que ele existe ou como ativá-lo, e o fato dele aparecer automaticamente quando há um problema é algo que pode ajudar a muitos.

Não sabemos se isso é algo exclusivo do iPhone 7 (ligado ao Taptic Engine) ou se com outras versões também acontece o mesmo. Mas é uma coisa interessante que ajuda de forma intuitiva o usuário mais leigo.

Claro que nos assusta ver que o “mega blaster novo botão” não é infalível e pode também estragar (como todo e qualquer aparelho eletrônico), mas pelo menos a situação ficará um pouco menos difícil para o usuário mais despreparado.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Joao Paulo

    Depois de atualizar para o iOS 10 o que parou de funcionar no meu celular (um 5s) foi o Touch ID, que antes estava normal.

    Toda vez que tento configurá-lo aparece “Falhou – não foi possível completar a configuração do Touch ID”, realmente não entendi o que houve.

    • Bryan

      ja passei por isso ha uns meses com um 5s também. tenta limpar bem o dedo e fazer mais pressão no butao, quase como se fosse aperta-lo

    • Matheus Cesary Ludke

      Você não foi o único. Meu 5s tbm está assim, e além disso toda vez que faço um reinício forçado ele mostra uma tela azul. Além é claro da lentidão.

      • Henrique Imperial

        A primeira vez que fui dar hard reset no iOS 10 e vi essa tela azul quase infartei

      • Bruno

        Tenho um 5s que também está aparecendo essa tela azul quando faço o reset.

        A tela azul aparece por 1 segundo e depois ele reinicia normalmente.

        Será algum problema?

        • Matheus Cesary Ludke

          Então notei que tudo isso comecou depois que atualizei pro iOS 10. Já fiz restore, ja fiz de tudo. E não adiantou nada, o celular simplesmente virou uma porcaria. Apple deixando de ser Apple.

          • Bruno

            Logo que atualizei o 5s para o iOS 10 notei essa tela azul que não aparecia no 9.3.5, porém não dei muita importância pois tudo continua funcionando normalmente.

            Depois que vi o seu relato nesse post é que fui pesquisar.

            Encontrei no fórum da Apple dezenas de pessoas com o mesmo problema da tela azul que pisca ao reiniciar o 5s no iOS 10.
            Por enquanto nenhuma solução.

        • Fábio

          Acho que não é problema, o meu 5s e o 6s da minha esposa tambem apareceram essa tela azul por 1 segundo ao fazer o reset.
          Mas me deu um belo susto.

      • Dalbert Batista

        Se o teu iPhone ja foi para Reparo creio eu que o técnico que substituiu seu LCD deve ter trocado o parafuso, se colocar o parafuso no lugar errado ele quebra a trila veja neste video e você saberá o que estou dizendo boa sorte que fica a dica. e um video que mostra o rompimento da trilha de baixo do parafuso quando se colocar o parafuso errado.

        mas se o seu iPhone nunca foi para reparo e nunca aberto desconsidere esta informação

        https://www.youtube.com/watch?v=ygJ59ePD_GM

    • No site da Apple um dos motivos pada poder trocar iPhone fora da garantia é a própria atualização do iOS 10.

      Eu imprimiria a página e levaria numa AASP (autorizada) ou se tu é do Rio ou Sp em uma Retail Store.

      • Rafael Farina

        Trocar iPhone fora de garantia é “pague 2 mil reais e a gente te dá um novo”.

        • André Luiz

          Rafael,
          Tudo vai depender da avaliação da Apple. Recentemente troquei DOIS iPhones 5 com três anos de uso sem custo algum. Identificado problema na bateria. E os meus não
          eram elegíveis. Estavam fora do programa de recall de bateria dos iPhones 5. Mesmo assim reconheceram e trocaram. Loja do RJ.
          Fica a dica!

          • Monique Sousa

            Olá André! Você poderia me dizer qual loja da Apple foi? E qual o problema apresentado na bateria? Tenho um 5 com uns 3 anos também que de uns tempos pra cá esta com a bateria totalmente ruim. Mas trocar o iPhone fora da garantia pagando acaba não valendo a pena em um modelo ultrapassado como o meu.

            • André Luiz

              Oi Monique,

              A bateria estufou a ponto de descolar a tela. A tela estava levantando. Porém TUDO funcionava perfeitamente. Inclusive a bateria.

              Me parece que seu problema é diferente. Pelo que entendi voce “reclama” da durabilidade da bateria. Lá na loja, eles têm uma valores de reparo para cada situação. Pode ser que valha a pena trocar a bateria. Se o problema for somente esse.

              Sugiro levar na loja para eles avaliarem.

              No meu caso fui à loja da Apple do Villagemall (Barra da Tijuca). Se não estou enganado é a única que existe no RJ.

              Espero ter esclarecido.

            • Monique Sousa

              Muito obrigada!
              Ela além de não durar, está esquentando muito quando uso o snap, o que não ocorre com o iPhone 5s da minha irmã. Achei muito esquisito, e após essa onda de explosões de celulares fiquei um pouco assustada. Vou tentar ir ao fds ao Rio. Obrigada

            • André Luiz

              Monique,

              Dá uma verificada no site da Apple se o seu aparelho está incluído no “recall” por conta justamente da bateria. Basta inserir o número de série. Segue link: https://www.apple.com/br/support/iphone5-battery/
              Boa sorte!

    • Luiz Felipe

      Tava pensando em comprar um iPhone 5s, mas depois de ler esses relatos do pessoal aí, desanimei rsrs. Sem falar que eu particularmente achei horrível o iOS 10 pra iPhones de 4″, ficou tudo exageradamente grande, não curti.

      • Luciano Assunção

        Tô com um 5s bem lento depois do iOS 10. Nao recomendo a compra.

        • Luiz Felipe

          Seria pra tapar um buraco, porque atualmente tenho um iPhone 4s que tá capenga já e como queria esperar pra comprar o iPhone 7s/8 – que parece que terá bastante novidades -, eu ficaria com ele até sair o novo e tal. Mas depois de ler esses relatos, acho melhor ou comprar o iPhone 7 e esquecer o 7s/8 ou então sei lá, comprar o 6s ao invés do 5s.

          • Henrique A.

            cara, é uma minoria de pessoas que teve problema e está aqui relatando suas dificuldades. Eu tenho e uso diariamente um iPhone 5 (não é o S) e, embora não tenha touchID, está rodando o iOS 10 bem tranquilo, sem nenhum engasgo!!

          • Jeferson

            Tenho um irmão e cunhada que ambos possuem 5S e não tiveram problemas com isso. Me parece que é uma parte pequena dos aparelhos que podem acabar ocorrendo esse problema.

            Mas em seu lugar eu iria de 6 ou 6S, minha namorada tem um 6 e eu tinha um 6 Plus por 1 ano e 9 meses, e ambos fomos muito satisfeitos com os produtos, só vendi para adquirir o 7 Plus 🙂

        • Daniel Vitor

          O meu 5s está mais fluído com iOS 10 que com o 9.3.5 enfim…. Eu vejo muita gente reclamar porque atualizou, mas sem saber se realmente tá lento ou não….

          • Luciano Assunção

            Nossa, então troca seu 5s comigo pq desde o iOS 9 ele já não é mais o mesmo e não existe nenhuma grande mudança que justificasse essa perca brusca de performance. Também tenho um 6s e não atualizo ele para o iOS 11 nem que me paguem.

      • Iggor Pereira

        O Design para 5s ficou horrível, ele foi feito pro 6/7++.
        Tem letra atravessando em cima de letra, nada encaixa e tudo gigante.. mas o meu 5s na questão de performance está tudo tranquilo, sem travar tudo normal.

        • Luiz Felipe

          Ficou horrendo, até para os iPhones com telas maiores. Ficou tudo uma bagunça! Aqueles cards gigantes nas notificações e nos widgets… ficou tudo muito estranho. Porém em uma tela de 4″ consegue ser ainda pior, já que a tela é menor e o sistema está mostrando coisas gigantes. Mas enfim, eu não vou gastar meu dinheiro com ele. Quero comprar o iPhone 7s ou 8 (seja lá o nome que vão dar pra essa m*rda) porque aparentemente terá mudanças significativas, coisa que o 7 não teve! Mas o meu celular atual já deu o que tinha que dar e não sei se consigo esperar até final do ano que vem pra comprar o lançamento, só que não quero jogar dinheiro fora comprando o 7 agora e depois ficar desejando o novo ç.ç

          • Iggor Pereira

            Como você tem o 4s (acredito que esteja “tenso” de usar) uma sugestão seria você comprar o 6 (novo/usado) que está em um preço acessível e tem uma performance excelente (eu tinha o 6plus) e mesmo com outros lançamentos o preço de revenda está firme.
            Talvez você consiga ir usando até o lançamento do 7s ou 8 (também não sei o nome), aí você irá sentir uma diferença com o celular agora e com futura troca também.

            • Luiz Felipe

              Pois é cara, ta bem ruim e ele não lê mais o SIM card, fica “Buscando…” ou “Sem Serviço” kkkkkkkk. Penso em comprar o 6s, porque o preço do iPhone 6 tá pouco mais de 200 reais de diferença e conta com apenas 16GB. Já o 6s tá 3k reais, mas possui 32GB! Bom, vamos ver os preços do iPhone 7 aqui no BR, se for muito caro, pego o 6s e faço o esquema aí rsrs, Vlw!

            • Henrique A.

              Daqui a 1 semana minha esposa irá passar o 6 de 64gb (preto) dela para frente. Tá novinho ainda. Ela comprou o 7. Se interessar… Vou anunciar para ela no fórum do iPhone.

            • Luiz Felipe

              Sério? Haha. Por quanto ela pretende vender? Coloca a URL do tópico aqui 🙂

          • Jeferson

            Faça assim:

            Compre um iPhone 7 no Paraguai, loja Mega Eletrônicos, e use-o até setembro do ano que vem. Assim que lançarem o “7S”, venda seu 7 e busque um 7S no Paraguai novamente, você não perderá dinheiro algum (pode até mesmo ganhar um pouco em cima disso, dependendo da variação do dólar) e ainda possuirá os top modelos em ambos os momentos 😉

  • Leandro Soares

    Comecei a usar o AssistiveTouch por acaso, sem q o botão Home tivesse estragado, em um 4s, 4 anos atrás… Gostei tanto q se tornou indispensável nos aparelhos posteriores, mesmo não estando danificados.

    • André

      Dois! ✌?

      • ditom

        Eu até tentei usar, mas acho que consome muito da área de visualização da tela. Fiquei com o botão mesmo que é para isso que foi feito, mesmo não sendo um primor de funcionamento depois de alguns anos de uso…

  • Cristiano Pisani

    Não sei nem se pode chamar de “botão” no iPhone 7.. percebemos que não existe botão nenhum quando o aparelho está desligado.. no início é estranho mas depois acostuma e aí fica estranho o botão normal

  • Hades666

    Geral > Acessibilidade > AssistiveTouch…..tenho usado como escrito desde iPhone4 e me acostumei tanto que mesmo com novo iPhone não abandono seu uso, facilita outros atalhos configuráveis que uso muito, bloqueio, print da tela, etc…

  • Walter Martinelli

    Uso a combinação Assistive Touch + 3D Touch + Hey Siri e quase nunca uso o botão Home do 6S. Uma das coisas legais do iOS 10 nele é o fato de ele acender a tela automaticamente toda vez que pego ele pra ver.

    • Philip Borges

      E uma das coisas que mais acaba com a bateria também…

  • Quem usa o AssistiveTouch pra nao gastar o botao fisico, com certeza deixa o plastico no banco quando compra um carro hahah

    • Hahahahahaha e cobre controle remoto, bujão de gás, e tampa de privada com capa.

  • ThiagoBarros

    iLex, aproveitando essa postagem que tem haver com o problema que vem acontecendo.
    Seguinte, quando o celular está carregando e atendo a uma ligação e ao final tento terminar-lá não é possivel, pq ele simplesmente está travado. Dai tenho que despluga-lo para que eu possa, enfim, terminar a ligação.
    Mais alguém nessa situação?

    • Rui Camargo

      eu tenho passado pela mesma situação

    • Henrique A.

      Eu também, mas ocorre mesmo sem estar plugado na tomada. Simplesmente está travado e não aparece opção de desligar. Tenho que aguardar o interlocutor desligar primeiro ou então eu desbloqueio primeiro pra depois desligar.

      • ThiagoBarros

        O meu problema não se resolve comigo desbloqueando, caso não finalizem a ligação eu tenho que tirá-lo do plug.

  • Diego Cupertino

    Não sei se acontece com alguém, mas estou apanhando para desbloquear o iphone 7, aperto e as vezes (na grande maioria) abre a Siri……..

    • Varella

      Já li algumas matérias a respeito do aumento no tempo de resposta do Touch iD no iPhone 7 em relação ao 6S. Ou seja, ficou mais lenta a identificação da digital no iPhone 7…
      Existe uma configuração possível de ser feita referente a sensibilidade do 3D Touch. Experimente configurar para aumentar a pressão, desta forma acredito que o Touch ID tenha mais “tempo” para reconhecer a digital ao invés de achar que você está “chamando” a Siri…

  • Duane

    A apple vai colocar uma trilha abaixo de um parafuso!? É pedir para dar caca!

    Já troquei a tela de vários celulares de amigos. Ainda bem que nenhum deu este problema!

  • Matheus Cesary Ludke

    Então meu iPhone foi pra reparo sim. Trocaram a tela dele. Mas como vou provar que foi eles que fizeram a caca?? Porque depois disso, deixei ele cair de cima da cama, e tem um leve trinco na tela. Vou ter que simplesmente vender pra alguém que queira arrumar. Porque mandar pra Apple assim, é pedir pra eles falarem que a culpa é minha.

  • lucas

    Alguém do grupo esta com problemas no iphone SE ? Depois que atualizei pro IOS 10.0.2 percebi uma queda considerável de desempenho antes abria os apps na hora agora demora um pouco mais o touch id inexplicavelmente demora pra reconhecer a digital falha constantemente esquenta muito em operações simples como atender uma chamada etc. Sinto que tem algum código alguma coisa no IOS que faz ter essa queda de desempenho proposital favorecendo os aparelhos mais recente iphone 7 e 7 plus . Alguém que possui o aparelho poderia contar como esta sendo a experiência…

  • Comprei um 6S 64GB esses dias (ainda não chegou) e muitos estão falando que o 7 deve chegar na mesma faixa de preço. Vale a pena devolver e esperar o 7?

  • Diego Leandro

    Creio que o problema não seja esse, tenho um iPhone 6 e de´pois que atualizei para o iOS 10 reiniciar o aparelho para mim é uma coisa jamais irei fazer, da última vez que reiniciei meu iPhone ficou com a tela toda cheia de pontos coloridos como se o LCD estivesse com problemas, e logo após que ele ligou a imagem ficou tremendo e meu coração ficou na boca, resolvi o problema voltando para o iOS 9.3.5…Problema é software.

  • Fernando Sanhueza Salas

    MESMO PROBLEMA AQUI, RECEBI E DEPOIS DE ATUALIZARMPARA O IOS 10 O ID TOUCH FOI PRO BURACO…NA VERDADE É UM “PROBLEMINHA” QUE ACONTECE COM ALGUNS APARELHOS. CARAMBA…BRINQUEDINHO BEM CARO ESTE PRA JÁ VIR BUGADO!!! VAMOS LÁ DONA APPLE FAÇAMOS O DEVER DE CASA!!!!