Notícias

iOS 10 é capaz de identificar problemas no botão do iPhone 7

O botão frontal do iPhone 7 é uma das grandes mudanças no aparelho, pois a Apple decidiu tirar o botão físico e integrar à tela uma área sensível à pressão, que simula um clique.

A primeira coisa que vem à cabeça de grande parte dos usuários é a maior resistência, principalmente por quem passou por problemas com a fragilidade do botão físico do iPhone 4, que em muitos casos deixou de funcionar com o tempo. A Apple melhorou o botão nos modelos posteriores, mas até hoje muitos usam o botão virtual no sistema para não “gastar” o botão físico.

No iOS 10, a Apple pensou em integrar melhor isso com o sistema, facilitando para o usuário em caso de mal funcionamento.

Um usuário do site Macrumors descobriu uma nova mensagem em seu novo iPhone 7. Após o aparelho ter desligado de repente enquanto carregava, o botão passou a ter problemas, deixando de funcionar. O curioso é que uma mensagem na tela apareceu, indicando que o iPhone deveria ser levado a uma assistência, para reparos, e automaticamente apareceu um botão virtual na tela, para ser usado em substituição.

Botão iPhone 7

Este botão virtual já é velho conhecido no iOS e pode ser ativado nos Ajustes, menu Geral > Acessibilidade > AssistiveTouch. Porém, nem todos sabem que ele existe ou como ativá-lo, e o fato dele aparecer automaticamente quando há um problema é algo que pode ajudar a muitos.

Não sabemos se isso é algo exclusivo do iPhone 7 (ligado ao Taptic Engine) ou se com outras versões também acontece o mesmo. Mas é uma coisa interessante que ajuda de forma intuitiva o usuário mais leigo.

Claro que nos assusta ver que o “mega blaster novo botão” não é infalível e pode também estragar (como todo e qualquer aparelho eletrônico), mas pelo menos a situação ficará um pouco menos difícil para o usuário mais despreparado.

Botão Voltar ao topo