Notícias

Nintendo quer usar os smartphones para trazer usuários para seus consoles

Um dos grandes anúncios do evento de quarta-feira foi o lançamento de uma versão do jogo Super Mario para iOS. Isso surpreendeu a muitos, porque tempos atrás a Nintendo já tinha sido clara em sua posição de não deixar seus jogos chegarem ao mundo mobile.

O famoso designer Shigeru Miyamoto, responsável pelo jogo, deu uma entrevista ao site The Verge e conta um pouco das razões da companhia japonesa ter mudado sua estratégia e o que eles esperam para o futuro.

Durante anos, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, foi firme na sua ideia de que, se a empresa portasse seus jogos para celulares e tablets, isso iria desgastar a longo prazo a imagem tanto da marca quanto de seus famosos personagens. Porém, a base de usuários iOS (e também de outros sistemas móveis) tornou-se gigante e se transformou em um mercado poderoso demais para ser ignorado.

Na época de muitos que estão lendo este artigo agora, a primeira experiência de jogo na vida era em um console. Por isso que para vários de nós, Nintendo, Sega e PlayStation virou sinônimo de jogos eletrônicos. Mas o mundo mudou: hoje em dia, as crianças começam a jogar já nos tablets e celulares dos pais, muitas vezes nem tendo experiência com consoles e, consequentemente, não conhecendo personagens como Mario, Zelda e Donkey Kong. A nova geração está crescendo sem ter a Nintendo como referência e este foi o ponto crucial para fazer a empresa reavaliar sua posição.

“O primeiro dispositivo com o qual as crianças interagem hoje é o smartphone dos pais e esta noção de ser o primeiro lugar onde as crianças estão jogando, foi isso que nos ajudou a decidir levar nossos títulos para os smartphones.”

Mas não pense que a Nintendo pretende mudar seu ramo de hardware para fazer apenas software. O que ela quer é usar os smartphones apenas para manter uma ligação com as novas gerações e tentar trazê-las para o console. A ideia é fazer jogos com os personagens mais famosos, mas deixar claro que o gamer terá uma experiência bem mais profunda e divertida nos consoles da companhia.

Miyamoto admitiu que o estrondoso sucesso de Pokémon GO ajudou os executivos a repensarem o rumo da empresa.

Esta mudança de estratégia está contando com a ajuda da Apple. As duas empresas fizeram uma parceria em que ambas serão beneficiadas. Pokémon GO terá uma maior interatividade com o Apple Watch e em um primeiro momento, Super Mario Run será exclusivo para iOS. Já da parte da Apple, ela está intensificando o lado promocional na App Store, evidenciando o jogo para que os usuários possam ser avisados quando ele estará disponível, em dezembro. Ao mesmo tempo, também ajuda a promover o Pokemon diretamente na assistente vocal Siri, com brincadeiras as quais já citamos aqui.

Uma jogada bem inteligente da Big N, que a prepara para o futuro.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • “Uma jogada bem inteligente da Big N” depois tantas jogadas estúpidas.
    Que venha Megaman X e RockndRoll Racing para iPhone! o/

    • Gildo Callegon

      Putz!!! sou fã do RockndRoll Racing!!!! Joguei muuuuuito!!! ?

    • Rodrigo Brasil de Mattos
    • Lucão Arruda

      esses jogos não sao da nintendo…. capcom e blizzard, inclusive o megaman x ja tem na app store faz tempo

  • Esse eu tenho e é uma porcaria mano…
    Portar jogos assim não resolve, você tem que refazer o jogo pra usar a experiência touch pra valer e não simplesmente virtualizar botoes físicos, assim como eles -parecem- estar fazendo com o Mario.
    Já pensou um Megaman X aproveitando a engine gráfica do iPhone, o force touch, acelerômetro/giroscópio, etc? Aí sim ficaria top.

    • Guilherme Paviani

      Legal cara. Mais cada um é cada um. Eu particularmente prefiro jogar com botoes fisicos. Tenho emulador aqui no iphone de psp e nintendo que tem os jogos que mais gosto. Acabei comprando um iPega pra jogar e posso te dizer. Valeu a pena, praticamente tenho o “console no bolso”! Top

      • Lucão Arruda

        jailbreak pra funcionar o iPega ?

  • Vinicius Alves

    Esse jogo pode vir a $10 que todos irão comprar, incluindo eu. Se realmente não for freemium ou com compras internas, eu pago feliz.

  • Samuel Wendell

    Se eu fosse a Nintendo faria pior: colocava tipo 10 fases do jogo no iPhone e deixaria sem final, obrigando a galera continuar o jogo no NX.
    hehe.

    • Lucão Arruda

      kkkk n duvido nada da nintendo kkkk , mas enfim a experiencia do 3ds e do wii u não se compara

  • Matheus Fernal

    É esse caminho mesmo que a Nintendo precisa seguir como empresa preocupada com a experiência do usuário (coisa que mais a aproxima da Apple). Trazer seus jogos irrestritamente para mobile seria o mesmo que a Apple disponibilizar o iOS para um Galaxy Y e a transformaria em uma Sega, fabricante de jogos multiplataforma medíocres.

    • Lucão Arruda

      acho que a nintendo é tipo a apple dos videogames, a mais revolucionaria ..

  • Felipe

    Parece que precisaram lançar Mario mobile pra vocês entenderem isso, que já tinha sido dito desde o anuncio da parceria com a DeNA, mas aqui eram só criticas de “ainn, mas eu quero super mario world”. Antes tarde do que nunca né

    • Lucão Arruda

      eles deviam lançar o virtual console, com os clássicos do NES, SNES, game boy e por ai… iriam ganhar muito vendendo as romã com o emulador oficial deles… coisa que ja existe desde o wii…

  • AlexneoCCJR2501

    Quando será liberado? Na loja tá em breve

    • Gustavo Rezende

      Em dezembro.

  • Felipe TX

    A Apple poderia muito bem abocanhar uma boa parte do público de jogos se fizesse um iPhone maior.

    Quem sabe até mesmo desenvolver um jogo, talvez com a Nintendo, trazendo funcionalidades exclusivas do 3D Touch.

  • Massa, na Gaf postaram que custaria 9.99 e na conferência Myamoto falou que não teria IAP, na página que postou fala que terá compras dentro do App. Enfim de graça agora eu baixo pra ver qual é.

Back to top button
Close