Rumores

Apple pode estar preparando aplicativo para competir com o Snapchat

Rumores afirmam que a Apple pretende lançar um aplicativo para se aventurar no mundo das redes de compartilhamento de foto e vídeo. O serviço, que seria lançado para iPhone e iPad, chegaria para rivalizar com aplicativos populares entre usuários do iOS como o Snapchat e o Instagram, que recentemente lançou o recurso Stories. Caso se confirme a informação, seu lançamento não deve demorar a acontecer.

Segundo o site de notícias Bloomberg, uma fonte ligada à Apple afirma que o aplicativo é real e vem sendo desenvolvido pela mesma divisão responsável pelo Final Cut Pro e pelo iMovie. Sua principal função seria o compartilhamento de fotos e vídeos com figurinhas, filtros e textos. A empresa estaria trabalhando para que ele seja também um app que poderia ser utilizado com apenas umas das mãos, seja para usar a câmera, fazer uploads de mídias, edições e compartilhamentos nas redes sociais.

O desenvolvimento da ferramenta estaria a cargo de Joe Weil, contratado no ano passado pela Apple para o cargo de estrategista de produto e aplicações de vídeo. Weil é conhecido por ser o co-fundador do serviço de vídeo blog KnowME (similar ao Instagram) e sua atuação como diretor executivo de criação na agencia de publicidade 321 Launch.

Ainda segundo a fonte, o aplicativo não será nativo no iOS 10 ou de uma versão futura do sistema. A Apple planeja lançá-lo para download gratuito através da App Store e, no futuro, agregar suas ferramentas de criação e edição no aplicativo de câmera do iPhone e do iPad.

Essa não é a primeira vez que a Apple aposta em redes sociais. Em 2010, quando lançou o Ping para iTunes, a maçã não esperava que a iniciativa fosse sufocada pelos serviços de streaming de áudio que funcionam como rede social, integrando perfis pessoais e de artistas na plataforma. O movimento da companhia em atualizar suas ferramentas com as tendências das redes sociais e mensageiros online é nítida. Recentemente, como vimos aqui em testes de betas, o próprio iOS 10 apresentará uma reformulação no iMessage, que ganhará recursos de interação como desenhos feitos à mão e Stickers.

Tags
Mostrar mais

Marvin Costa

Jornalista carioca apaixonado por cultura pop, fotografia, instrumentos musicais e produtos da Apple. Sempre que pode toca guitarra com amigos e utiliza seu iPhone como segundo instrumento.

Artigos Relacionados

  • Pedro Trevisan

    Não sei se mesmo com a base de usuários gigante que a Apple tem ela consegue chamar as pessoas pra um tipo de rede social com usuários fiéis dos outros apps… Talvez se tiver um ou outro diferencial que chame muito a atenção.

    Só uma pequena correção: iMovie* ali no primeiro parágrafo, está escrito “iMove”.

    • Marlon Fuhlendorf

      Pelo que li em outro lugar, não vai ser tanto uma rede social, vai ser mais um aplicativo de edição, ao estilo do snapchat. E o resultado vc vai poder compartilhar em outros apps…

    • Obrigado Pedro, já corrigimos.

  • João Vitor Bortolotti

    As empresas tão comendo feio em cima desse modelo de compartilhamento viu, agora que já viram o quanto deu certo.

    Aliás alguém sabe o porquê de nenhum processo ser movido contra Zuckerberg pela cópias descaradas do Snapchat?

  • Da mesma forma que a Apple encorpou o iMessage no iOS 10, arrisco dizer que essas novidades viriam embutidas em um FaceTime encorpado, no iOS 11.

    • Douglas knewitz

      Tbm acho mais provável .