O iOS 10 é a próxima grande atualização do sistema do iPhone, do iPod touch e do iPad, com diversas novidades que melhorarão ainda mais a experiência do usuário. Confira abaixo alguns detalhes, além de uma lista com todas as novidades que estamos descobrindo. Este artigo será atualizado conforme forem aparecendo mais novidades.

iOS 10

Quais são os dispositivos compatíveis com o iOS 10

Alguns dispositivos ainda usados até hoje não poderão mais ser atualizados quando o iOS 10 chegar. Proprietários de iPhone 4S, iPad 2, iPad 3, iPad mini 1 e iPod touch 5ª geração ficarão de fora da festa. Eis os modelos que serão compatíveis com o novo sistema:

  • iPhone 5, iPhone 5s, iPhone 5c, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone SE, 6s e 6s Plus
  • iPad 4, iPad Air (1 e 2), iPad Pro (todos)
  • iPad mini 2, 3 e 4
  • iPod touch de 6ª geração

Porém, é importante lembrar que mesmo os modelos mais antigos podendo receber o novo sistema, não significa que todas as funções serão disponibilizadas para eles. É comum aparelhos com mais de 3 anos de lançamento apresentarem maior lentidão em sistemas mais modernos. Por isso, avalie bem antes de instalar o iOS 10 em um iPhone 5/5c. Com o tempo, faremos uma tabela destacando quais funções são ou não compatíveis com os modelos mais antigos.

Quando o iOS 10 será lançado?

A Apple não deu uma data precisa de quando o novo sistema ficará disponível aos usuários, mas pela tradição isso deve acontecer por volta da segunda metade de setembro. Porém, como ultimamente a equipe de Tim Cook tem mudado um pouco o calendário das coisas, não podemos afirmar com certeza.

O que mudou

Novidades iOS 10

O destaque para esta versão é a abertura do sistema para aplicativos de terceiros. Várias partes do iOS poderão interagir melhor com apps, abrindo um vasto leque de possibilidades.

→ Siri + Apps

A assistente vocal Siri vai poder interagir com aplicativos, como todos estavam pedindo. Mas ainda será limitado o tipo de App que poderá usá-la, como os de mensagens, serviços de entrega e de transporte. Por exemplo, será possível ditar e enviar uma mensagem pelo WhatsApp para alguém, sem precisar digitar nada e nem tocar no iPhone. Ou pedir a entrega de uma pizza na sua casa, ou chamar um táxi, tudo pela Siri. É claro que os aplicativos terão que fazer a sua parte e se adaptar à nova função, pois senão não conseguirão interagir com o sistema. O WhatsApp é bem conhecido por ser demorado em se atualizar com as novidades (até hoje ele ignora a existência do sensor de digitais Touch ID).

iOS 10 mapas

→ Phone + Apps

O aplicativo Telefone também poderá interagir com aplicativos de VoIP. Por exemplo, se você receber uma ligação de voz via Facebook ou Skype, ela irá tocar no iPhone, aparecendo na tela bloqueada e com registro na lista de ligações recentes, como se fosse uma ligação normal de sua operadora, tamanha será a integração com o sistema. Isso faz com que, aos poucos, a gente dependa cada vez menos do tradicional sistema de telefonia.

VoIPapps

→ Apps + Mensages

O iMessage permitirá a inclusão de funcionalidades através de módulos que poderão ser baixados na App Store. Será possível, por exemplo, instalar botões com GIFs animados, stickers e desenhos para serem incluídos em suas mensagens.

iOS 10 Apps+iMessage

→ Mapas + Apps

Os mapas também ganharão mais interatividades com outros apps, que poderão fornecer informações sem precisarem ser abertos. Por exemplo, ao olhar o mapa de uma região, você poderá achar um restaurante e já reservar uma mesa, ali mesmo. Eles também se tornarão ainda mais proativos, marcando automaticamente no mapa o lugar onde você deixou seu carro ou então calculando quanto tempo falta para você chegar em casa.

→ 3D Touch ganha mais importância

Percebe-se nesta atualização que a função 3D Touch do iPhone 6s é melhor aproveitada, com um aumento de uso dentro do sistema. Principalmente no tocante às notificações, que interagirão mais no caso de se pressioná-las com mais força. É maior o número de atalhos nos ícones dos aplicativos e até na Central de Controle, que pela primeira vez aceitará o 3D Touch. Isto significa que uma parte pequena das novidades será exclusiva dos iPhones mais novos.

iOS 10 lanterna

→ Tela bloqueada

O visual da tela bloqueada do iPhone e do iPad mudou um pouco. O detalhe mais marcante é que desaparece de vez a clássica frase “Deslize para desbloquear“, existente desde o primeiro iPhone e que por muito tempo foi símbolo do celular da Apple. Ela já tinha perdido a sua força no iOS 7, quando o botão de desbloqueio desapareceu, bastando deslizar a tela inteira para desbloquear. Agora o modo para isso mudou, sendo obrigatório apertar o botão inicial para ter acesso ao sistema.

iOS 10 tela bloqueada

A tela bloqueada do iPhone também ganhou os widgets que desde o iOS 8 ficam na Central de Notificações e que já povoavam a tela bloqueada do iPad.

iOS 10 tela bloqueada widgets

O iPhone 6s, 6s Plus e SE contarão com um recurso que desperta a tela bastando levantar levemente o aparelho, sem precisar tocar em nenhum botão (como acontece no Apple Watch). Esta função precisa estar constantemente ativa, e para não gastar bateria, é usado o coprocessador M9, presente somente nos dispositivos mais recentes, razão pela qual outros modelos não terão essa possibilidade. Há um tweak no jailbreak que já faz a mesma função em outros dispositivos, mas gasta mais a bateria justamente por não usar o M9.

Apesar do iPad Pro contar também com o coprocessador M9, a função Levantar para Despertar é exclusiva do iPhone.

→ Notificação de atualização

A primeira coisa que você notará após atualizar para o iOS 10 é a notificação avisando que você acaba de atualizar o sistema. Isso é útil para quem ativa as atualizações automáticas durante a noite e por vezes nem percebe que o sistema atualizou sozinho.

iOS10_att

→ iMessage

O aplicativo iMessage ganhou diversas novidades, além da já citada integração com aplicativos especiais. Como é um dos apps mais utilizados do iOS (pelo menos nos EUA), a Apple está destacando bastante as mudanças no seu marketing de divulgação do iOS 10. São novos efeitos e maneiras novas de se comunicar, que são detalhadas melhor neste outro artigo especial.

→ Possibilidade de apagar apps nativos

Com o iOS 10 será possível apagar alguns aplicativos nativos, como havia prometido Tim Cook há algum tempo atrás. Mas não espere conseguir ajustar um outro aplicativo padrão com isso. Se você apagar o Mail, por exemplo, não conseguirá abrir links para enviar emails, até instalar o Mail nativo de volta.

iOS 10

Depois de apagado, como colocar de volta? Você vai encontrá-lo na App Store, para baixar como se fosse um aplicativo normal.

iOS 10

→ Aplicativo Fotos reformulado

O aplicativo Fotos foi todo reformulado, com a adição de reconhecimento facial e de situações, além de organizar melhor os álbuns, de forma automática. Ele cria “Memórias” juntando as fotos feitas em um mesmo dia ou em uma mesma viagem, criando até mesmo um videozinho de resumo. As mudanças serão melhor detalhadas em um artigo especial em breve.

iOS 10 Fotos

→ App Saúde reformulado

O aplicativo Saúde ganha com um visual mais elaborado, voltado a realmente direcionar o usuário para uma vida mais saudável. A primeira coisa que ele pede quando você o abre pela primeira vez é completar a Ficha Médica, algo importante que pouca gente faz e que serve para informar socorristas em casos de emergência.

Ele também vem dividido em seções, direcionadas por assunto. Parece que haverá pequenos vídeos ilustrativos, que no momento não podem ser acessíveis.

iOS10_saude1 iOS10_saude2

→ Novo visual das notificações

As notificações do sistema sofreram também uma mudança gráfica. O visual pode não ser o definitivo até a versão final e no passado a Apple já mudou este tipo de coisa durante a fase beta.

iOS 10

No aplicativo Mensagens, se você estiver escrevendo ou editando algo e alguém lhe escrever, uma pequena notificação aparece no ícone do grupo.

iOS 10

→ Novo visual da Central de Controle

A nova Central de Controle ganhou uma segunda “página”. Ao deslizar para a direita, você encontra os controles do app Música. Os botões receberam novas cores, de acordo com a cor do seu ícone nos Ajustes (azul para o Wi-Fi, laranja para o Modo Avião, etc).

iOS 10 Central de Controle iOS 10

→ Relógio com novo visual escuro

Muitos esperavam que a Apple disponibilizasse um tema escuro para o sistema (dark mode), mas não veio. Só no aplicativo Relógio, que ganhou roupagem black tie. O cronômetro herdou o visual do Apple Watch.

iOS 10

→ Hora de Dormir

A Apple quer que você durma melhor e por isso incluiu uma função nova no aplicativo Relógio, que lembra você de dormir todos os dias no mesmo horário, durante o mesmo período de tempo. Manter uma rotina constante de sono ajuda na saúde e é isso que o novo alarme irá ajudar. Ele pergunta que horas mais ou menos você quer acordar todos os dias e por quanto tempo quer dormir.

iOS 10

O sistema então lhe lembrará 15 minutos antes de ir para a cama, para que você tenha consiência de que é importante manter um hábito de sono.

iOS10_sono

→ Encerrar assinaturas de listas de email

Se você recebe um email porque seu endereço está inscrito em uma lista, o Mail do iOS 10 irá informar você disso, permitindo que ali mesmo seja cancelada a inscrição.

iOS 10 Mail

iOS 10 Mail

→ Atalho da Câmera

O atalho da câmera fotográfica na tela bloqueada não é mais um botão. No iOS 10 basta arrastar a tela inteira para a esquerda para ter acesso imediato à câmera.

iOS 10 Câmera atalho

→ Função Lupa

Com três toques no botão frontal do iPhone, sua câmera vira uma lupa, para permitir ler letras pequenas em rótulos, traseiras de aparelhos eletrônicos ou contratos com blogueiros.

iOS 10 Lupa

→ Filtros de Cor

Possibilidade de ajustar as cores da tela com filtros, para facilitar o uso para pessoas com deficiências, como daltonismo, protanopia e tritanopia.

iOS 10 Filtros de cor

→ Teclado multi-idiomas

Até então, se você tinha que escrever para alguém em outra língua, o melhor era instalar o teclado correspondente, para que o corretor automático não lhe desse dor de cabeça. Com o iOS 10, o mesmo corretor será poliglota e você poderá escrever palavras de idiomas diferentes na mesma frase, sem se preocupar. Por enquanto disponível para alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e português (ufa, estamos dentro).

iOS10_teclado

→ Sugestão de Emoji

Se você é daqueles que sempre tem dificuldade de encontrar o Emoji certo quando está escrevendo, o QuickType (sugestões de escrita) irá sugerir o Emoji certo de acordo com a palavra que você escreve.

iOS10_teclado2

→ Troca de palavras por Emoji no iMessage

Quando você estiver escrevendo algo para alguém no iMessage e trocar para o teclado de Emoji, todas as palavras que puderem ser substituídas por figuras ficarão em laranja, bastando tocá-las para serem mudadas.

iOS10_teclado

→ Limpar todas as notificações

Finalmente a ótima função do Apple Watch finalmente chegará ao iPhone. Você poderá apagar de uma vez todas as notificações listadas, apertando com força a tela (apenas em dispositivos que tenham o 3D Touch).

iOS10_limpar

→ Busca na Central de Notificações

Ao puxar a central de notificações será possível ver o campo de busca ali também. Isso permite que você faça qualquer busca no sistema sem precisar sair do aplicativo que está.

iOS10_Busca

→ Game Center subiu no telhado

O aplicativo do Game Center não existe mais no iOS 10. Ele servia para gerenciar sua conta, seus amigos, visualizar uma lista de jogos compatíveis, ver suas conquistas e recordes, além de aceitar e realizar desafios e jogos por turno. Isso tudo agora será feito de formas diferentes.

Nos Ajustes do iOS será possível gerenciar sua conta e seus amigos, mantendo assim a conexão com os jogos. A lista de jogos compatíveis você poderá ver diretamente na App Store (afinal, é por ela que você obrigatoriamente baixa todos os apps) e todos as outras informações (conquistas, recordes, etc) você poderá ver diretamente no jogo, como já acontece hoje. O convite de amigos poderá ser feito por iMessage e você poderá convidar outros jogadores para partidas multiplayer sem que eles obritatoriamente sejam seus amigos no Game Center.

Game Center

→ Atalho para os Dados Celulares

Todo mundo pede um atalho para os dados celulares na Central de Controle. A Apple teima em não colocar, mas para quem tiver 3D touch, poderá encontrá-lo no ícone dos Ajustes.

iOS10_3G

→ Atalho para compartilhar

No iOS 10, mesmo os aplicativos que não foram adaptados para o 3D touch terão um atalho no ícone para compartilhar o link dele na App Store ou na internet, caso seja um site na tela de aplicativos. (no primeiro beta, nem todos os textos do sistema foram traduzidos para o português).

iOS 10 Share

→ Aviso de aplicativo não adaptado para 64 bits

Atualmente a Apple obriga a todos os aplicativos que são atualizados a já serem adaptados para 64 bits. Os que ainda estão em circulação, receberão no novo iOS o aviso de que podem não funcionar com seu pleno desempenho.

iOS10_64bits

→ Fechar todas as abas do Safari

Outra solicitação antiga. No iOS 10 será possível fechar ao mesmo tempo todas as abas abertas do Safari, tanto no iPhone quanto no iPod touch e iPad.

iOS10_abas

→ 3D touch na instalação de aplicativos

Se você usar o 3D touch (apenas iPhone 6s e futuros) em aplicativos que estão sendo instalados, você poderá gerenciar o download deles. Por exemplo, quando o ícone está escuro, aguardando para ser atualizado, você pode pausar ou cancelar a transferência. Isso deve resolver o bug chato que às vezes acontece quando vários apps ficam presos no ícone escuro e não atualizam.

iOS 10 3D touch

Se a transferência do app já começou, você pode priorizar em relação a outros que também estiverem atualizando.

iOS10_Transf

→ 3D touch nos aplicativos nativos

Se você pressionar com mais força a tela do iPhone 6s sobre o ícone de certos aplicativos nativos (como Mapas, Fotos e Atividade), ela abrirá mais informações para você, e não apenas atalhos.

iOS 10 3D Touch

→ 3D touch em Pastas do iOS

Se você tocar com força uma pasta do sistema, ela mostrará quais aplicativos estão com notificação. Se nenhum deles estiver, é possível trocar o nome da pasta com o 3D touch.

→ Mudança no botão para voltar aplicativo

Aquele botão de voltar para o aplicativo anterior, introduzido no iOS 9, mudou levemente de visual.

iOS 10

→ Mudança no visual dos Contatos

Será mais fácil entrar em contato com alguém, pois os botões de mensagem, email, vídeo ou chamada ficarão no topo da ficha de cada integrante da agenda.

iOS 10 Contatos

→ Câmera não interrompe a música

Abrir o aplicativo de Câmera do iPhone ou iPad enquanto se escuta música não irá mais interromper a canção.

→ Fotos em formato RAW

Aplicativos de foto poderão trabalhar com o formato RAW, usado por fotógrafos profissionais para que não haja perda de qualidade na compressão da imagem (como acontece com o JPG). Pode ser uma dica de que a câmera do próximo iPhone talvez faça fotos assim.

iOS 10 RAW

→ Carro Estacionado

Quando o usuário conecta o iPhone a um carro (via Bluetooth ou CarPlay) e se afasta dele, o aplicativo Mapas automaticamente marca aquele lugar informando onde ele foi estacionado. Veja mais detalhes neste artigo.

iOS10_park

A função pode ser desligada, caso você não a ache interessante. Isso pode ser feito nos ajustes do Mapas.

iOS10_park

→ Imprimir em PDF

No iOS 9 a Apple passou a permitir salvar páginas web no iBooks, em formato PDF. Com o iOS 10, será possível imprimir qualquer coisa como PDF, desde fotos, emails, documentos, etc. Veja mais sobre isso neste outro artigo.

→ Aviso em redes Wi-Fi abertas

Se conectar em Wi-Fi públicas não é algo seguro, principalmente se elas não tiverem senha, pois qualquer um pode entrar também na rede e observar o tráfego de todos através de técnicas de hacking. O iOS 10 tem um aviso de segurança toda vez que você se conectar em uma rede Wi-Fi não protegida.

iOS 10 Wi-Fi

→ Aviso de rede sem conexão com a internet

Assim como já acontece no Mac, se o iPhone ou iPad estiver conectado à uma rede Wi-Fi, mas sem acesso à internet, isso será indicado nos Ajustes, através de um ícone com um ponto de exclamação.

 iOS10_nowifi

→ Acesso de Emergência

Se você é daqueles estressados que não liga a função Não Perturbe à noite porque teme que alguém de sua família possa ligar em uma emergência e você não ouvir (minha esposa é assim), seus problemas acabaram. No iOS 10 você pode habilitar quais contatos você deseja que não sejam silenciados no Não Perturbe, individualmente, sem precisar adicioná-lo aos Favoritos.

iOS 10 Acesso de Emergência

→ Buscar palavras e sugestões

Ao buscar no dicionário palavras em um texto, com o menu contextual, a busca agora não mostra apenas a definição da palavra mas também sugestões na App Store, horários de filmes, locais próximos e etc. Pelo menos em alguns países, porque na fase de testes isso não estava habilitado ainda para o Brasil.

iOS 10 Buscas

→ CarPlay ajustável

No iOS 10 é possível gerenciar os aplicativos do CarPlay diretamente no iPhone, podendo apagá-los, adicioná-los ou mudá-los de lugar na tela. Ainda não é possível usar os Mapas no Brasil.

iOS 10 CarPlay

→ Split View no Safari do iPad

No iOS 9 a Apple introduziu o Split View no iPad, que permite visualizar dois aplicativos ao mesmo tempo, lado a lado. Mas não permitia fazer a mesma coisa com duas páginas do Safari, coisa que no iOS 10 é possível.

iOS 10 Safari iPad

→ Número editável no app Telefone

Finalmente será possível editar o meio do número no teclado do aplicativo Telefone, antes de fazer a ligação. Confira mais sobre isso neste link.

iOS 10 Telefone

→ Identificação do local da chamada

Nos Estados Unidos e alguns outros países, o sistema informa de qual cidade é a ligação que você recebe. No iOS 10, isso passará a funcionar também no Brasil, pela primeira vez.

iOS 10 ligacoes

→ Permissão de acesso às suas músicas

No iOS 10, todo o aplicativo que quiser ter acesso à sua biblioteca de músicas, terá que pedir permissão. O aviso fala do “Apple Music”, mas na verdade é referente às suas músicas, mesmo que você não tenha assinatura do serviço de streaming musical da maçã.

iOS 10 Apple Music

→ Sem mais aviso invasivo de volume

Algo que muitos reclamavam há muito tempo era aparecer um nível de volume no meio da tela ao aumentar ou diminuir o dito cujo enquanto se assiste um filme, tapando por alguns segundo a tela. No iOS 10 isso felizmente desaparecerá e o volume não interromperá mais o seu filme.

iOS 10 volume

→ Envio de imagens em baixa resolução no iMessage

Sim! Este foi um pedido que fizemos no mês passado e agora a Apple resolveu implementar. Ao mandar imagens por mensagem, elas poderão ser reduzidas em resolução, para gastar menos banda de dados quando a outra pessoa recebe. Isso é bom quando se está usando internet da operadora e não se quer gastar muitos dados desnecessariamente.

Imagens no iMessage

→ Link para a loja de apps no iMessage

Na semana passada a Apple publicou na App Store alguns stickers que podem ser baixados no iOS 10, e agora incorporou um link para uma seção especial da loja dentro do iMessage, que conterá apenas apps para ele. Assim, não será preciso sair da mensagem para incorporar coisas novas.

Apps no iMessage

Os stickers agora chegam também para quem está usando o iOS 9, o que não acontecia no primeiro beta. Porém, chegam como imagem (ou GIF animado), não como adesivos caso o usuário cole sobre outra mensagem.

→ Inscrição para Doação de Órgãos

Como já adiantamos em um outro artigo, o aplicativo Saúde ganhou um link direto para que as pessoas se cadastrem no registro de doadores de órgãos. Por enquanto, apenas aparece para quem mora nos Estados Unidos. Mas já está todo traduzido para o português, o que é um bom sinal.

iOS 10 Doação

→ Manter o dedo para desbloquear

A Apple criou polêmica no primeiro beta ao obrigar o usuário a apertar o botão frontal toda vez que tiver que usar o iPhone ou iPad, quando antes bastava tocar no Touch ID. Na verdade, ao tocar no sensor o aparelho fica desbloqueado, sem senha, bastando apertar o botão frontal para ter acesso ao sistema. Isso fica mais claro neste segundo beta, que traz uma opção para desativar esta forma de desbloqueio.

iOS10_touchID

Ao tocar no Touch ID, aparece no alto da tela um símbolo informando que o aparelho está desbloqueado, e aí basta qualquer um apertar o botão frontal para ter acesso ao aparelho. Ainda não entendemos para que serve a opção nos ajustes, pois ainda não conseguimos desbloquear a tela apenas mantendo o dedo sobre o Touch ID.

iOS10_unlock

→ Menus separados para Mail, Contatos, Calendários

Desde o primeiro iPhone que os ajustes para o Mail, Contatos e Calendários ficam no mesmo menu. Isso agora vai mudar no iOS 10, com cada um sendo configurado de forma independente. Muito melhor e mais claro, né?

iOS10_mail

→ Novos gestos para aparelhos sem o 3D Touch

Agora as notificações poderão ser interativas também para quem não possui o iPhone 6s (com 3D Touch). Para responder uma mensagem pela notificação, basta puxá-la para baixo.

→ Calendários alternativos na tela bloqueada

Para quem ativa outros calendários no iOS (hebreu, chinês ou islâmico), o iOS 10 mostrará a data na tela bloqueada, junto com o formato ocidental. Para aprender como incorporar calendários alternativos, leia este artigo.

Calendário alternativo iOS 10


Há muito mais novidades no iOS 10. Atualizaremos este artigo constantemente, para listar todas as novas funções e mudanças do próximo sistema. Guarde esta página em seus favoritos e volte de tempos em tempos para ficar atualizado. 😉