Notícias

Apple mostra como será o iOS 10, com várias novidades

Conforme já se esperava, a Apple demonstrou hoje várias novidades que virão no próximo iOS 10, que deverá ser lançado no segundo semestre. Entre as novidades, melhorias na Siri, nos Mapas, no iMessage e diversas mudanças estruturais.

Dispositivos compatíveis

Apesar da confusão que a Apple fez em sua página web (incluindo alguns dispositivos errados), os dispositivos que não receberão o novo sistema são:

  • iPhone 4S
  • iPad 2
  • iPad 3
  • iPad mini 1

O iPhone 5 e 5c ganham uma sobrevida, mesmo tendo sido lançados há 3 anos. O iPad 4 também é o último representante do design pré-Air com laterais grandes. É provável, porém, que nem todas as funções estejam disponíveis para os modelos mais antigos, como geralmente acontece.

É interessante notar que agora estão aposentados de vez os modelos que não possuem conector Lightning.

ios10devices

Novidades

A Apple parece ter investido desta vez em novidades estruturais, acima de tudo. Se podemos resumir a apresentação de hoje em uma palavra, ela será “ABERTURA”. A maçã disponibilizou uma maior integração do sistema com aplicativos, principalmente referente aos Mapas, à Siri e ao iMessage. Isto significa que será possível fazer mais coisas com eles e outros apps.

Por exemplo, será possível abrir o app nativo Mapas e chamar um taxi, pagando ali mesmo. Ou então pedir para a Siri enviar uma mensagens pelo Telegram para um contato, sem o uso das mãos. Claro que esta integração dependerá da boa vontade dos desenvolvedores. Se o WhatsApp demorar para implementar as novidades, será culpa dele e não da Apple. O importante é que a maçã está dando todas as ferramentas para possibilitar uma maior integração com o sistema.

iOS10_event_1

A tela bloqueada recebeu um redesenho. Não aquele esperado há anos, com widgets fixos e maior poder de personalização, mas as notificações passarão a ficar mais poderosas, principalmente em dispositivos com o 3D touch (no momento, apenas o iPhone 6s e o próximo modelo que será lançado em setembro).

A Siri terá sua API aberta, para que outros desenvolvedores possam integrá-la aos aplicativos, permitindo realizar coisas como descrevemos alguns parágrafos acima. Isso foi uma das coisas que já se comentava semanas antes. Aliás, mesma coisa para a informação que dizia que a Siri viria para o Mac também.

iOS10_event_2

O aplicativo nativo Fotos também receberá boas novidades, como reconhecimento facial e de cenários, o que permitirá você procurar por fotos de alguém ou de algum lugar, em sua fototeca. Também será possível montar um pequeno vídeo com as fotos, incorporando mais ou menos algo que já se faz hoje com o app iMovie. A vantagem é que você poderá fazer isso diretamente nas Fotos.

O Apple Music receberá uma remodelação visual, ficando mais alegre e fácil de navegar. O app News (ainda não disponível no Brasil) quer ser um grande hub de notícias, e permitirá assinaturas de canais, o que deixou os grandes grupos de mídia bem felizes. Outro ponto apresentado na keynote foi um novo aplicativo chamado Home (casa), que gerenciará de forma muito mais fácil toda a automação que você tiver na sua casa, como abrir a porta da garagem, acender as luzes, etc.

Até um dos aplicativos mais antigos do iPhone, o Telefone, receberá novidades. Ele incorporará transcrição de mensagens de voz. Isso significa que quando alguém deixar para você uma mensagem na secretária eletrônica, ela será transformada em texto para você ler, sem precisar escutar. Uma novidade fantástica e que queríamos muito ver um dia, mas ainda estamos em dúvida se funcionará em outras línguas além do inglês, ou se dependerá de alguma estrutura da operadora, como é o caso do quase finado Visual Voicemail.

Outra novidade interessante foi a inclusão de um API de VoIP, que permitirá que aplicativos de chamadas de voz (como o WhatsApp e Skype) possam interagir mais com o sistema e permitir receber ligações como se fossem as chamadas normais do iPhone. Mais uma vez, vai depender dos desenvolvedores adotarem isso e trabalharem para implementar em seus apps (o WhatsApp geralmente é bem preguiçoso para adotar novidades).

iOS10_event_3

Por último, o iMessage, que foi o que mais recebeu coisas novas visíveis aos usuários. Efeitos, animações e “coisinhas bonitas” que geralmente são novidades de outros aplicativos, agora chegarão ao mensageiro da Apple. Será possível “curtir” mensagens recebidas, além de incluir animações de acordo com a ênfase que você quer dar à mensagem. E a abertura da API permitirá que outros apps incluam mais funções ao iMessage, fazendo com que ele seja enriquecido de funções de forma muito mais constante.

Outras interações também foram incorporadas, como a possibilidade de escrever mensagens com o dedo e até de criar as animações que até então só existiam no Apple Watch (o chamado digital touch).

Como imaginávamos, não foi apresentado a compatibilidade com sistema Android, para decepção de alguns que se deixaram levar por rumores de fontes menores.

É claro que mostraremos com mais detalhes todas as novidades, assim que começarmos a mexer na versão de testes do iOS 10. Em breve publicaremos aqui no blog um artigo listando tudo que apareceu de novo, como sempre fazemos. Não perca!

Botão Voltar ao topo