Notícias

Apple mostra como será o iOS 10, com várias novidades

Conforme já se esperava, a Apple demonstrou hoje várias novidades que virão no próximo iOS 10, que deverá ser lançado no segundo semestre. Entre as novidades, melhorias na Siri, nos Mapas, no iMessage e diversas mudanças estruturais.

Dispositivos compatíveis

Apesar da confusão que a Apple fez em sua página web (incluindo alguns dispositivos errados), os dispositivos que não receberão o novo sistema são:

  • iPhone 4S
  • iPad 2
  • iPad 3
  • iPad mini 1

O iPhone 5 e 5c ganham uma sobrevida, mesmo tendo sido lançados há 3 anos. O iPad 4 também é o último representante do design pré-Air com laterais grandes. É provável, porém, que nem todas as funções estejam disponíveis para os modelos mais antigos, como geralmente acontece.

É interessante notar que agora estão aposentados de vez os modelos que não possuem conector Lightning.

ios10devices

Novidades

A Apple parece ter investido desta vez em novidades estruturais, acima de tudo. Se podemos resumir a apresentação de hoje em uma palavra, ela será “ABERTURA”. A maçã disponibilizou uma maior integração do sistema com aplicativos, principalmente referente aos Mapas, à Siri e ao iMessage. Isto significa que será possível fazer mais coisas com eles e outros apps.

Por exemplo, será possível abrir o app nativo Mapas e chamar um taxi, pagando ali mesmo. Ou então pedir para a Siri enviar uma mensagens pelo Telegram para um contato, sem o uso das mãos. Claro que esta integração dependerá da boa vontade dos desenvolvedores. Se o WhatsApp demorar para implementar as novidades, será culpa dele e não da Apple. O importante é que a maçã está dando todas as ferramentas para possibilitar uma maior integração com o sistema.

iOS10_event_1

A tela bloqueada recebeu um redesenho. Não aquele esperado há anos, com widgets fixos e maior poder de personalização, mas as notificações passarão a ficar mais poderosas, principalmente em dispositivos com o 3D touch (no momento, apenas o iPhone 6s e o próximo modelo que será lançado em setembro).

A Siri terá sua API aberta, para que outros desenvolvedores possam integrá-la aos aplicativos, permitindo realizar coisas como descrevemos alguns parágrafos acima. Isso foi uma das coisas que já se comentava semanas antes. Aliás, mesma coisa para a informação que dizia que a Siri viria para o Mac também.

iOS10_event_2

O aplicativo nativo Fotos também receberá boas novidades, como reconhecimento facial e de cenários, o que permitirá você procurar por fotos de alguém ou de algum lugar, em sua fototeca. Também será possível montar um pequeno vídeo com as fotos, incorporando mais ou menos algo que já se faz hoje com o app iMovie. A vantagem é que você poderá fazer isso diretamente nas Fotos.

O Apple Music receberá uma remodelação visual, ficando mais alegre e fácil de navegar. O app News (ainda não disponível no Brasil) quer ser um grande hub de notícias, e permitirá assinaturas de canais, o que deixou os grandes grupos de mídia bem felizes. Outro ponto apresentado na keynote foi um novo aplicativo chamado Home (casa), que gerenciará de forma muito mais fácil toda a automação que você tiver na sua casa, como abrir a porta da garagem, acender as luzes, etc.

Até um dos aplicativos mais antigos do iPhone, o Telefone, receberá novidades. Ele incorporará transcrição de mensagens de voz. Isso significa que quando alguém deixar para você uma mensagem na secretária eletrônica, ela será transformada em texto para você ler, sem precisar escutar. Uma novidade fantástica e que queríamos muito ver um dia, mas ainda estamos em dúvida se funcionará em outras línguas além do inglês, ou se dependerá de alguma estrutura da operadora, como é o caso do quase finado Visual Voicemail.

Outra novidade interessante foi a inclusão de um API de VoIP, que permitirá que aplicativos de chamadas de voz (como o WhatsApp e Skype) possam interagir mais com o sistema e permitir receber ligações como se fossem as chamadas normais do iPhone. Mais uma vez, vai depender dos desenvolvedores adotarem isso e trabalharem para implementar em seus apps (o WhatsApp geralmente é bem preguiçoso para adotar novidades).

iOS10_event_3

Por último, o iMessage, que foi o que mais recebeu coisas novas visíveis aos usuários. Efeitos, animações e “coisinhas bonitas” que geralmente são novidades de outros aplicativos, agora chegarão ao mensageiro da Apple. Será possível “curtir” mensagens recebidas, além de incluir animações de acordo com a ênfase que você quer dar à mensagem. E a abertura da API permitirá que outros apps incluam mais funções ao iMessage, fazendo com que ele seja enriquecido de funções de forma muito mais constante.

Outras interações também foram incorporadas, como a possibilidade de escrever mensagens com o dedo e até de criar as animações que até então só existiam no Apple Watch (o chamado digital touch).

Como imaginávamos, não foi apresentado a compatibilidade com sistema Android, para decepção de alguns que se deixaram levar por rumores de fontes menores.

É claro que mostraremos com mais detalhes todas as novidades, assim que começarmos a mexer na versão de testes do iOS 10. Em breve publicaremos aqui no blog um artigo listando tudo que apareceu de novo, como sempre fazemos. Não perca!

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Peterson Diorgi

    Achei muito importante a abertura dos aplicativos nativos para desenvolvedores, uma melhor interação com mapas, iMessage, Siri, acho que mudará nosso dia a dia! Assim espero!

  • Vinícius Astori

    Não pude acompanhar. Alguém sabe se o tema escuro realmente existe?

    • Anderson Diniz

      Não falaram nada sobre temas.

    • Luciano Assunção

      Nao vi nada disso para iPhone não. Apenas para a Apple TV.

    • Pedro Henrique

      Pelo que eu assisti, o tema escuro só foi visto no TvOS da Apple TV, mas nada no iOS

    • dark mode não existe. infelizmente. =(

    • Pra falar a verdade o contrário..

      No macOS ao invés de manterem a central de notificação escura ela passou pra branca (apesar de haver como ativar o modo escuro)…

    • Pedro Henrique

      [Atualizado] Descobriram no código do IOS 10 um Dark Mode

  • Anderson Diniz

    iMessage ficou muito bom! Só faltou disponibilizar para outras plataformas.. Por ex.: Android e PC

    • Luan Chamberlain

      iMessage no Android???? HAHAHAHAHA é cada uma…

      • hecnpo

        Qual o problema, cara pálida? Apple Music tem pra Android, e aí??

        • Fabio Ferreira

          Tem pra Android porque a Apple ganha muito dinheiro com venda de musicas e assinaturas, mas o iMessage não gera lucro então a Apple não quer que você saia do ecossistema dela.

          • hecnpo

            Vc está sendo ingênuo, Fabio. Um mensageiro grátis não gera lucro de maneira direta, mas de maneira indireta sim. Não foi à toa que o Seu Mark pagou bilhões pelo WhatsApp. Abs.

            • Fabio Ferreira

              Mas a questão é que já existem muitos mensageiros famosos, e a Apple não quer entrar nessa briga, ela quer que você use os aparelhos e serviços dela. O interesse dela é pelos aparelhos, SOs e alguns serviços. Imagine uma pessoa que só usa o iPhone por causa do iMessage, se ela lançar para Android o cara vai comprar um aparelho bem baratinho só pra isso, e a Apple perderá um cliente. Abraços.

            • Rubens Aroeira

              O povo não usa iMessage no Brasil por causa do WhatsApp. Se liberasse pra outras plataformas nossos amigos do Android usariam e com isso poderíamos talvez largar o WhatsApp. E de quebra a galera do Android ainda teria o gostinho de usar algo da Apple e ver a qualidade do aplicativo.

            • Um mensageiro gera lucro quando as informações de contatos são usadas para fins comerciais de segmentação de publicidade, como o Facebook faz. O intuito da Apple com o iMessage é completamente outro, e o foco é no oposto: a privacidade do usuário. O Apple Music e o iCloud, por exemplo, são serviços pagos, portanto faz sentido portá-los para outras plataformas, enquanto o iMessage ainda é um serviço que foca na exclusividade do ecossistema Apple e não gera lucro, nem indireto.

              Sinceramente não vejo o iMessage sendo aberto dessa forma. Pode acontecer, caso a Apple veja necessidade em ter mais pessoas usando o seu mensageiro proprietário. Por enquanto, a base de usuários do iMessage é bem grande e ela está criando diferenciais para justificar seu uso dentre as opções disponíveis no mercado, então o mais lógico é usá-lo como mais um diferencial do iOS.

            • A melhor resposta!!!! Não vejo sentido dele ir para o Android, tanto para nós, quanto para quem possui android, sendo que já tem tantos outros comunicadores…

          • barbazul

            e aí por isso ela prefere manter um app que é obsoleto pelo whatsapp e outros do tipo do que seguir o fluxo óbvio de fazê-lo ser compatível com outras plataformas.

      • Anderson Diniz

        É cada espertalhão aqui ein?! Seria impossível a Apple colocar o iMessage para brigar com WhatsApp e Telegram? Não vejo nenhum problema.

        • Fabio Ferreira

          Impossível não é, mas se você fosse o dono da rede de supermercados Prezunic ficaria brigando com feirantes de rua? Mais ou menos isso.

          • rafaelpz

            Sim, se os feirantes vendessem muito mais do que eu.

      • Diego Azevedo

        Na verdade, tanto o iMessage quanto o Facetime foram prometidos para outras plataformas pelo próprio Steve Jobs (pegando até os engenheiros da Apple de surpresa, porque ele decidiu isso direto na keynote)

      • Bruno Goulart

        Existe sim a possibilidade da Apple lançar um iMessage para Android.
        Nós não devemos pensar nas evoluções da Apple somente pela demanda brasileira. É bom pensarmos globalmente e com atenção maior aos EUA, de onde é originada a companhia.

        Nos EUA a minoria utiliza de serviços alternativos de mensagens. A grande massa utiliza simplesmente de mensagens de texto que são de graça entre qualquer operadora.
        A Apple lançar o iMessage para Android teria um maior alcance na utilização da plataforma de mensagens.

        E ninguém usa um iPhone somente pelo iMessage, isso podem ter certeza!

      • È por isso q quase ninguém usa, e quase ninguém continuará usando.

  • Como sempre as novidades ficaram focadas no USA. Aqui no brasil de interessante teremos mesmo só o novo Apple Music, iMessage e as novas interfaces. Gostaria de ter visto mudanças na personalização da central de controle, no mínimo. Mas tá ótimo.

  • Totalmente frustrado… Encheram o sistema de funções inúteis e esqueceram das demandas que os usuários fazem há séculos. Alguém realmente se importa com aquelas figurinhas do iMessage? Vamos pegar alguma daquelas listas de desejos dos usuários e comparar…

    • tiago volpato

      Pois é. Estou com essa mesma sensação. Então é nisso que um engenheiro de software na Apple com, no mínimo, 7 anos de experiência trabalha? Figurinhas para o iMessage? E veja o GRANDE destaque que ela deu nisso. Achei bem frustrante.

      • nos EUA a app Mensagens é MUITO usado, não é como aqui que o pessoal usa Whats pra tudo… Provavelmente o pessoal de lá curtiu essas novidades.

    • Felipe

      Tem razão. Entrei no site da Apple agora pra ver, e só fala de iMessages. Parece que a Apple esqueceu do resto do sistema e focou em fazer um concorrente do Whatsapp e Telegram. Isso que dá não permitir atualizar os apps nativos pela appstore…

  • Joseph Marie

    Nao era suposto ser anunciado novo iphone? ou isso é em outra apresentação?

    • Wesley de Souza

      Novos aparelhos são apresentados apenas em setembro.

    • iPhone geralmente é setembro

  • Rodrigo Queiroz

    Achei o re-design feio. Não há um padrão de bordas, por exemplo. Existem bordas arredondadas e quadradas, porém acredito que nas versões betas isso vá melhorando com o tempo. Mas foi um evento decepcionante, afinal estava realmente animado, criei expectativas demais, acho.

  • Iggor Pereira

    A pesquisa de fotos achei sensacional! Mas ficamos de fora de muitas novidades (como sempre). Torcer pra mim vim logo pra cá. *apple pay

  • Leo

    uma pena o applemusic depender de atualizações do sistema .. ????

    • Lim 

      Com o iOS 10 ele passou a ser um app independente.

  • danilo

    iOS 10 só do iPhone 5s pra cima né?

    • Wesley de Souza

      Não. Também estão inclusos i5 e i5c.

      • danilo

        Sério? Que ótimo! Vou ficar mais um tempinho com meu i5, só a Apple mesmo para atualizar um gadget de quase 5 anos atrás. Obrigado Wesley!

        • Fabio Ricardo Bulgaron

          Prepare-se pra uma carroça de bolso! Rsrs..

  • A Apple realmente quer levantar os muros e considerar que todos que usam iPhone tem Mac, Watch, Apple TV, uma casa robô, um carro siri… Assim fica complicado criar entusiasmo se pra aproveitar todas as atualizações restritas à novos modelos e sem cross-platform. Sem contar que o 3D touch continua sem nenhum uso inovador que não possa ser trocado pelo long-touch. Não apresentaram nada de novo no 3D touch que realmente faça a diferença de um toque longo…

    • Rubens Aroeira

      Mas lá fora todo mundo tem essas coisas cara. A casa robô hoje em dia qualquer um pode ter. Eu mesmo comprei um sistema de automação por 100 reais e hoje em dia controlo ar, luz, tv, Net, ventilador, Apple TV e muito mais pelo iPhone. Povo pensa q é caro. Mas isso é barato!!

      • Ricardo Muniz

        Poderia falar mais sobre isso, meu nobre?

        • Rubens Aroeira

          Joga no Google. Orvibo allone. Comprei no ali. Chegou em 2 semana. 111 reais. Não foi taxado. Vai controlar td do seu quarto q tiver infravermelho ou Wi-Fi! Depois você bota o iPad na parede e pronto. Sua casa virou robô kkkk. Se quiser ainda pode colocar um celular Android no quarto e controlar td por voz. “Quarto liga a TV” foi isso q eu fiz. Infelizmente só o Android controla por voz. iPad e iPhone só por comando. Torcer pra com o HomeKit poder controlar td por voz com a Siri!

      • legal cara, mas não é só pagar R$ 100 e usar. enfim, é uma discussão longa para a qual “não estou disposto”

  • Leonardo VimpriO

    Como esperado, RIDÍCULO o tema, horrivelmente horrível, fiz uma promessa de que não iria mais usar o iPhone se não mudasse essa porcaria de tema feio. Gostei do celular da LENOVO, bom design, clean, rápido e ótima qualidade. Vou vender o meu e comprar um… Bye bye iphone, * 15/11/2009 + 13/06/2016

    • Wesley de Souza

      Que tema? O design do iOS?

      • Leonardo VimpriO

        Sim Wesley, olha o tema do ios 6 e vê se não concorda comigo.

        • Wesley de Souza

          Ah, eu acho que isso é questão de gosto mesmo. Na minha opinião o design é lindo. Acho que é coisa de preferência…

          • Leonardo VimpriO

            Pra mi já parece picolé de chuchu, olha o que fizeram com o app do Instagram e do Uber! :'(

            • MK

              Não sabia que a Apple havia adquirido o Instagram e o Uber… Taí… Vivendo e aprendendo…

            • Jeferson

              Pois é, o que tem a ver os ícones do Instagram e do Uber com a atualização de sistema da Apple?

              Caso você não saiba, Instagram, Uber, e quaisquer outro app de terceiro tem autonomia e obrigatoriedade de escolha de um ícone próprio, a Apple tem nada a ver com o que eles escolhem ou deixam de escolher referente ao próprio ícone.

              Já se você reclamasse do ícone do Mensagens, Tempo, Ajustes, ou qualquer outro app nativo, eu concordaria, mas agora sobre ícones de terceiros, está precipitado fera.

            • Vinicius Alves

              Você terá uma grande decepção quando descobrir que o layout do Instagram e Uber estão iguais no android. Também não acho o design do iOS feio assim, na verdade, acho ele bem mais bonito que o material design do marshmallow, mas gosto é gosto, né? E já que vai vender seu iPhone e comprar um android, te aconselho o Nexus 6P, na minha opinião, é o android que concorre de igual para igual com o 6S. Boa sorte.

          • eu também adorei a revolução do iOS 7. skeumorfismo perdeu sua vez e não foi só a Apple que percebeu isso.

            • Leonardo VimpriO

              MK e Jeferson, tenham raciocínio lógico para saber que culpei a Apple por influenciar o Facebook dono do Instagram e Uber a fazer as mesmas porcarias em seus layout. O nível da conversa ta acima de referencias.

              Vinicius e Filipe, eu sei que gosto é gosto o que vcs chamam de revolução eu chamo de retrocesso, pegar um sistema negro, com fundo de universo, estilo vidro, espelhado, com desenhos bem elaborados e colocar um fundo branco com a letra em negrito é REVOLUÇÃO??? Pelo amor de Deus gente.

              Se vcs estão achando revolução, pega um pc velho, instala o Windows 95 nele, clica com botão direito e escolha o tema “white” e colore as pastas no corel 1. Verás a revolução desses novos designes! Aff

            • Péssima analogia. Como vc disse, questão de gosto. E de acompanhar as tendências da evolução do design. Já nem se faz mais site com esses efeitos sombreados 3D, e quem faz, vira piada. Assim como os Word Arts. Se quer ficar de luto, fique, 100% nem aí pra charlatanismo e conservadorismo imaturo.

            • Leonardo VimpriO

              Falou eleitor da Dilma e fã do Jeanus Willys.

  • iCaio

    O que eu realmento espero do iOS10 é estabilidade. Aquela coisa de vc clicar e ele responder facilmente, como na barra de volume e tempo de musica, é uma luta pra vc tocar nela e nao ele entender que vc quer pausar a musica ou avançar.
    espero que esse iOS seja um sistema fluido e sem bugs, coisa que tem sido comum (infelizmente) após o iOS 7.

    Aquele ditado né..? Se Steve Jobs estivesse vivo…

    • Jeferson

      Sim, estabilidade do sistema é o que mais queremos 🙂

    • Vinicius Alves

      Aleluia alguém com o mesmo problema que o meu. Na tela bloqueada (e somente nela), a área de acionamento dos botões parecem que são maiores que o normal, porque quando a “bolinha”do volume está bem embaixo de um deles, é impossível acertar o dedo nela pra poder mudar o volume.

      • iCaio

        Cara no iOS6 era perfeito isso! tocava ali na bolinha e realmente ia na bolinha!!
        tive iOS6 no meu antigo iPhone 5 e era maravilhoso!
        O que muitos sentem falta do 6 nao apenas os graficos, como a “perfeição” que ele se tornou.
        No meu iPod Touch passo raiva, pois raramente ele entende que quero mexer na barra de musica e nao avançar para proxima musica ?

        Enfim, espero que o 10 seja perfeito como o 6 foi.

    • Lim 

      Cara, instalei o beta 1 do iOS 10 e te digo que, pelo menos pra mim, ele está bem estável, até o momento não tive problemas com travamentos, apps fechando toda hora, aparelho lento ou bugs no sistema, to usando no 6S e vou ver se instalo no 5S hoje a noite.

  • Petter Paccola

    O que mais me surpreendeu foi a compatibilidade com o meu velho iPhone 5C. Apostava que não seria compatível… Que bom que a Apple não deixou o 5C pra trás!

    • Tiago M.

      5C é de 2013, está relativamente novo para não ser suportado.

      • Vinicius Alves

        Na verdade, o hardware do 5C é de 2012, ou seja, do 5. Então eu acho que esse é o último ano dos dois, ao contrário do 5S, que deve suportar mais um ano.

    • danilo

      E eu que tenho i5, quase 5 anos e ainda vou ter meu gadget atualizado!

  • Vitor Pereira

    wow, eu amei as novidades apresentadas para o iOS 10, mas fiquei esperando o “dark mode” e a personalização da central de controle, mas acredito que eles ainda serão incorporados em uma versão futura do sistema (o dark mode pelo menos apareceu no AppleTV, que já é “um sinal” que um dia poderá chegar ao iOS). eles deram um destaque ao novo iMessage que precisava mesmo de uma boa atualização para entrar em disputa com outros serviços de mensagens instantâneas do mercado. e quem disse que o povo não gosta de usar stickers e emojis adoidados? todas as novidades pro iMessage eu achei satisfatório, mas quero ver como será na prática. também curti o re-design da tela de bloqueio e janelas das notificações, mas algumas funções que também curti só estarão disponíveis pro 6s e 6s Plus pelo 3Dtouch. =(

    achei também ótimo a Apple dar opções aos desenvolvedores de criarem funções em alguns serviços nativos do sistema móvel, isso vai melhorar a nossa experiência com o sistema de uma forma grandiosa, acredito.

    só achei o player do Apple Music bem feio com aquelas bordas e títulos das músicas gigantes, meio que me lembra o player do iOS 7-8, mas trouxeram os lyrics… o/

    Apple não me decepcionou nesta apresentação do iOS.

  • tiago volpato

    só acho que a Apple poderia focar mais em expandir as funcionalidades que ela já tem. Algumas coisas do iOS 9, lançado ha um ano, nem chegou aqui. Sem dizer do Apple Pay, lançado ha quase 2 anos. Estou bem frustrado

  • Fabio Ferreira

    Gostei das novidades, mas esperava algo realmente novo, faltou isso… Tipo um App novo, um serviço novo, algo assim… Ficou parecendo uma cópia do que já tem no Android, ou nos Apps que já existem, sem ser uma cópia real do Android ou nesses Apps.

  • Alexandre Veiga

    a unica coisa ate hoje e que nao melhoram a agenda

  • Rafael Oliveira

    Não tem mais o “deslize para desbloquear” ?! ?

    • Tomás Lima

      Também fiquei super na dúvida quanto a isso… Como será feito o desbloqueio em iPhones sem o Touch ID? Ou até mesmo nos iPhones com o Touch ID, como a pessoa fará para desbloquear o aparelho utilizando o código? Acho que tudo isso tem uma resposta, mas achei chato terem deixado essas pontas soltas na apresentação. Teremos que esperar até julho pra ver realmente como tudo funcionará.

      • MK

        Tem um cadeado lá em cima para deslizar para baixo

        • Tomás Lima

          Achei pouco pratico. Para mim principalmente que não tenho o Touch ID.

          • Felipe TX

            Acho que esse iOS 10 só será compatível com iPhones que tenham o Touch ID, aí não é necessário mais o “deslizar pra desbloquear”

            • Tomás Lima

              Nao, ele será compatível também com o iPhone 5 e o 5c

            • Felipe TX

              É, acabei de ver isso. Como a maioria dos aparelhos compatíveis têm Touch ID, eles sumiram com o “deslize pra bloquear” na divulgação.

            • Rodrigo Santos

              Olha a parte de baixo, possui dois círculos um pra código, outro inicial (a tela da imagem), e a camera

        • Rafael Oliveira

          Boa! ??

        • não é de deslizar. agora o desbloqueio da tela será feito pelo homebutton. acabei de testar.

      • Rodrigo Santos

        Olha a parte de baixo, possui dois círculos um pra código, outro inicial (a tela da imagem), e a camera

      • Daniel Souza

        Nada… O beta pra desenvolvedores já está disponível. Já já tem no youtube 🙂

      • tanto com touch id quanto sem, tem que pressionar o home pra desbloquear

        • Vinicius Alves

          ?? Mesmo se eu desbloquear a tela pelo botão de desbloqueio e colocar o dedo em cima do touch id ele não desbloqueia? Não continua como sempre foi pros iPhones com touch id?

          • não, tem que pressionar

            • Vinicius Alves

              Estranho. Isso destoa completamente da proposta do touch id esse tempo todo e principalmente no 6S: agilizar o desbloqueio da tela. Não sei como ficou na prática, mas já não gostei disso. Agora você, achou que isso só complicou o desbloqueio ou era necessário?

            • não achei que atrasa em nada, só precisa pressionar o botão e nada mais. o que ficou chato foi abrir aplicativos diretamente das notificações da tela bloqueada. o swype só oferece limpar, desativar e responder. não tem a opção “abrir”. nem tocando em cima da notificação consegui abrir, só a do gmail.

              https://uploads.disquscdn.com/images/a3334828214d39912860af0b18d66cd2da911b00b86aac1942bacaef5ea5ebf2.jpg

            • Rubens Aroeira

              Realmente bem ruim isso. Não clicar além de agilizar, ainda poupava o botão já que muita gente aperta igual ogro e quebra ele.

          • Jayme Ricardo

            Na verdade você não precisa mais apertar o botão de on/off para acender a tela, basta levantar o iphone em direção “ao rosto” igual o apple watch!!!

            • Vinicius Alves

              Sim, eu sei. Quis dar um exemplo mais claro de algo que já acontece hoje no iOS 9.

            • Alexander

              g-shock com luzinha curtiu isso

        • Alexander

          Mesmo se acordar o aparelho pelo botão power, ainda tem que apertar o home e só aí sua digital é lida? Tá parecendo konami code pra destravar o celular

        • Filipi Espindola Lamin

          não gostei muito, eu evito clicar no home button, tive problema no 5s, me acostumei com o touch assistive, e o evito usar para nao estragar, pois, se estraga, o touch id não tem conserto, mas agora é obrigatório a apertar???? como assim, clicar no minimo 20x ao dia, em uma peça mecânica, a apple não pensou em pessoas quem mantem o mesmo aparelho por 2-3 anos

          • lógico que não, porque pensaria? kkk nem na apple tv anterior à do ano passado eles pensam.

          • MK

            Mas é possível apertar no botão Home pelo Assistive Touch. Simples!

  • Guilherme

    Pelo que eu vi no site americano da Apple, até iPhone 4s e iPad 2 serão atualizados para o iOS 10

    • hecnpo

      Errado. iPhone a partir do 5.

      • Tiago M.

        Mas o iPad 2/3 e mini 1 serão suportados?

        • hecnpo

          Sim.

      • Guilherme

        E de fato mesmo, do 5 em diante, mais o iPad 2 vai ser atualizado

        • hecnpo

          Sim.
          – iPhone > a partir do 5
          – iPad > a partir do 2
          – iPad mini > a partir do 1
          – iPod Touch > a partir do 5

          • Guilherme

            Só espero que o iPhone 5s e 6 não fiquem lentos 🙂

            • hecnpo

              Eu acredito que o 5/5c vão carroçar.

            • Guilherme

              Kkkkkkkk’ so espero que o 6 nao fique, mais também nao espero algo que ele fique rápido como era o iOS 8

      • Rodrigo Brandão Ferreira

        iPad 2 = Mais Highlander de todos devices!

      • Vinicius Alves

        Não, não serão. Na lista que apareceu na WWDC mostra que o iPad 2, 3e mini 1 não receberiam a atualização. O próprio iLex falou sobre isso no texto.

  • Felipe

    O evento foi hoje? A Apple teve a inteligência de colocar o evento no meio da E3? Wow

    • Tomás Lima

      Todo ano é nessa época, não sei porque a sua surpresa

      • Felipe

        Mas nunca é no mesmo dia, esse ano foi no mesmo dia que Microsoft, Ubisoft e Sony
        O bom é que o update do iOS parece tão sem graça que nem fez falta assistir

        • Vinicius Alves

          A E3 começou hoje? ?

  • Francisco Noronha

    Eu achei legal só achei que deram muito ênfase ao iMessenger…

  • Igor

    Pessoal desculpa por postar isso aqui, mas qual o melhor site pra ver sobre as mudanças do macOS?

    • A mudança foi a inclusão da Siri. kkkk

    • e também melhoras na continuidade, área de transferência universal e Apple Pay integrado com Touch iD do iphone

    • desbloqueio de tela com proximidade do apple watch

  • Wesley de Souza

    Rapaz, será que dá essa trabalheira toda mesmo colocar atalho pra 3g/4g na central de controle? rs…

  • Fernando Sade

    Mmmmm… novidade 0, só perfumaria. Tudo indica que o IOS10 é preparação pra um novo hardware. Será o “todo poderoso” da vez, iPhone 7?

  • Daniel Neix

    E mais uma vez nada de multi usuarios no Ipad

  • Wesley de Souza

    Varias pessoas postando no Twitter que os app nativos agora são desinstaláveis 😀
    Espero que não seja só na versão beta õ/

  • Alisson Rocha

    Lista de compatibilidade:

    iPhone 6s
    iPhone 6s Plus
    iPhone 6
    iPhone 6 Plus
    iPhone SE
    iPhone 5s
    iPhone 5c
    iPhone 5

    iPad Pro 12.9-inch
    iPad Pro 9.7-inch
    iPad Air 2
    iPad Air
    iPad 4th generation
    iPad 3rd generation
    iPad 2
    iPad mini 4
    iPad mini 3
    iPad mini 2
    iPad mini

    iPod touch 6th generation
    iPod touch 5th generation

  • Wesley de Souza

    No Twitter há varias pessoas postando que os app nativos agora são desinstaláveis 😀
    Espero que não seja só na versão beta õ/

    • Wesley de Souza

      o

  • Pedro Henrique

    O que mais me chamou atenção mesmo foi a oportunidade de fazer quase tudo na tela de bloqueio mesmo, a mudança de lugar de onde puxava para tirar uma foto, agora puxando da direita para tirar foto e os widgets que agora são visíveis puxando da esquerda para a direita.

  • Pedro Henrique

    Tava pensando que foram “só 10 novidades” acho que porque como o sistema é novo ainda vai ter muita coisa que eles não vão poder mostrar porque deve ter alguma relação com alguma coisa nova do iPhone 7, então não podem revelar, só aquelas mesmo que são desconexas da novidade de Harware.

  • Vinicius Alves

    Até que enfim deram uma utilidade legal pro 3D touch. Apesar de usar bastante ele na hora de trocar de app e acionar algumas funções, concordo que ele era muito limitado. Me pareceu que eles não conseguiram colocar tudo o que queriam que o 3D touch fizesse a tempo do iOS 9 e deixaram pra implementar nesse.

  • Uma coisa que não entendi foram as notificações na tela de bloqueio. Por exemplo, pra responder uma mensagem no iOS 9 basta deslizar pro lado, no caso do iOS 10 será com 3D Touch? E quem não tem iPhone 6S? :s

  • Se tiver algum developer, compro registro UDID. (máximo 20 reais) Abs 🙂

  • Robledo Montel

    E a central de notificação, poderá ser customizada? Não ouvi nada sobre.

  • Matheus Rodrigues

    Até que enfim podemos apagar os apps nativos do sistema. 😀

    • Fabricio Rocha 

      Essa informação está confirmada? Pra aqueles que possuem iPhones com 16GB ou 8GB vai ser muito bom (não é o meu caso). E claro, deixar menos poluído o iPhone com aplicativos desnecessários.

      • Matheus Rodrigues

        Foi sim. Estou usando e pude apagar os apps nativos.

  • Felipe TX

    Apenas morrerei na vontade de experimentar o iOS 10 pois não será compatível com meu iPhone 4S =C

  • Lucas Alcalde

    Blog do iPhone, se vocês conseguirem aquele novo wallpaper do iOS10 para iPhone posta aqui pra gente.

  • Marcos Tulio

    Produção, quer dizer que para desbloquear o iPhone agora, é necessário clicar no botão Home? Para aqueles que não tem Touch ID vai ser um drama porque alguns tem T.O.C. e habilitam o botão virtual para não gasta-lo.

  • Luiz Jorge Bolognesi

    Pela primeira vez não consegui acompanhar por aqui, estava dando erro…

  • ɯɐıl ʞɹɐʇs

    porra… meu 4s…

    • Fernando Sade

      Cara, triste isso porque, até pouco tempo, a Apple vendia adoidado o 4S somente no Brasil. Nos E.U.A. isso dava um enorrme processo.

      • Fabio Ricardo Bulgaron

        Processo?

  • Nando Best

    Para voces new wallpaper iOS 10

  • Nando Best

    iOS 10 promete…acabo de vir do lg v10 do nexus 6p e do s7 edge tive todos e não ha duvida quem gosta de apple volta sempre a fluidez um sistema bem mais maduro que android,,,

  • Nando Best

    Para voces

  • Leonardo Antonio

    Ah, eu pensei que por ser o ano do iOS 10 e iPhone 7, viria bem mais coisas interessantes, porém não tenho o que reclamar, o que venho me satisfaz. Como muitos estão dizendo, o foco pode ter sido bastante no iMesage pois nos E.U.A etc, iPhone é igual bunda, geral tem… Obviamente o meio de comunicação deles não fica apenas no WhatsApp, visto que o iMesage é bem interessante tb.

  • Edpo

    E o CarPlay, vai continuar limitadíssimo?

    • Alexandre Silva Oliveira

      boa pergunta, falaram sobre Carplay, mapas mais não disse se vai liberar o mapas para o brasil!

  • Hades666

    Apagar apps nativos…não né dona Apple ?

  • Aqui não apareceu a letra das músicas.

  • Alan Alarcon

    Instalei no iPhone 6. Até agora me pareceu estável e sem problemas. Gostei. Algumas poucas telas da config ainda estão em inglês.

    • aqui também, pouquíssimos bugs. só frustrado que a opção de volume continua ocupando o centro da tela

    • Victor Brandão

      Tem como mandar o link pelo twitter? victorbrandaao

  • Sobre quem não usa Apple Music: vai ter que colocar as letras nas músicas uma por uma, rs

  • Da para apagar os aplicativos nativos…. Quase todos!

    • So não dá para apagar: Fotos, Câmera, AppStore, Telefone, Safari, Ajuste, Wallet, Relegio e “Buscar meu iPhone” que não era nativo, agora parece que virou.

  • Tiago Lima

    UHUUUUU!!!

    Dá para desinstalar apps nativos!!!!!

    • Filipe Marques

      como ? kkk

      • Tiago Lima

        Exceto Messages, Settings e Phone
        Porém excluir os demais não rende mais que 150mb.
        Vc pode excluir e depois se precisar, baixá-los novamente na App Store.

  • Raise to wake não funciona aqui (5S)

    • Tiago Lima

      Acho que só no 6s em diantes

      • “em diante” auhhuahuauha certo

        • Tiago Lima

          kkkkk, tipo: Less than that? So, forget.

          • rsrs palha demais. nada impede os outros telefones com bussola de ter a função

            • Tiago Lima

              Tem 1 coisa que impede, na verdade

            • Luciano Assunção

              O que seria?

            • Tiago Lima

              uma maldição chamada: Obsolência Programada!!!
              Mais conhecida também como: “Fazendo Consumidores de Trouxa”

            • Luciano Assunção

              Eu chamaria de “jeitinho Apple de ser”. Se você não tem um 6s recomendo nem atualizar pra esse iOS 10. O 5s da minha mãe tá um saco com o iOS 9, sendo que era perfeito no 7/8.

            • nada, tá tranquilinho

    • Lucas Alcalde

      como é isso? parece que não vi isso…

      • vc levanta o tel para a altura do rosto e a tela acende mostrando as notificações

        • Lucas Alcalde

          A sim, mas também dá pra fazer isso quando vou olhar a hora?

    • Tiago Lima

      Alguém sabe dizer se o Raise to Wathever funciona no i6+???

  • Saulo Rogério

    Acho interessante essas alfinetadas dadas ao WthasApp pelo blog! Kkkkkkk Telegram é bem melhor mesmo!

  • Bem, nada de siri para o mac os ;/

    • Saulo Rogério

      Não em português. Você assistiu à apresentação?

      • vou ver agora, não tive tempo de assistir ao vivo ;/

  • nino_o

    “…quando alguém deixar para —>vocie<— uma mensagem na secretária eletrônica…"

    Essa matéria foi escrita em um mac.

  • David

    Já estou nervoso só em pensar no iOS 10, que ele venha logo e com tudo. 🙂

  • Jefferson Soares

    “…se deixaram levar por fontes menores.” hahahahahahahahaha
    Me lembrei do paraíso dos frustrados do Mac… kkkkk
    Boa, iLex!

  • Anderson Camões

    Achei tudo bem interessante, mas notaram como hoje em dia a Apple parece que sai atrás do mercado?
    Quase tudo que veio de novidade o Google Now já faz. As novidades da câmera já estão presentes em diversos celulares.
    Mas é um grande avanço, sem dúvida!

  • Tiago Pimenta

    Lá se vão 10 versões do iOS e personalização da central de controle e uma opção para fechar todos os aplicativos quando a gente acessa o multi tarefa nada… 🙁

  • Leticia Barreto

    Caro blog do iPhone ,
    preciso de ajuda , toda vez que estou conectando meu iPad com minha conta aparece que alguém do Rio de Janeiro está tentando entrar com a minha conta do que eu sou de Recife , como eu faço para consertar a localização do meu iPad ?

    Grata

    Letícia , uma grande fã do blog do iPhone

    • Alexander

      Vem pro Rio que resolve

    • Letícia, já pesquisou em nosso fórum?
      Lá é o melhor lugar para resolver esse tipo de dúvida, porque talvez haja outros usuários na mesma situação. Se resolvermos isso aqui, depois a informação se perderá no meio dos comentários e nunca mais ninguém vai achá-la. 😉
      Forumdoiphone.com.br

      • Leticia Barreto

        Obrigada iLex , irei procurar lá ! ?

  • Halan Prado Dos Santos

    Frustrado com o app de fotos. A organização dos álbuns do iOS é péssima. Fotos salvas da web misturadas com fotos do whatsapp e fotos da câmera. Isso é MUITO frustrante, em qualquer outro sistema isso é separado por álbuns. Apple foca em novidades que raramente vamos utilizar de verdade e o necessário no sistema eles esquecem. Fail.

  • Alexander

    Pelo menos o cara vai poder colocar o ícone que quiser em qualquer aplicativo usando o nova launcher ou coisa do tipo

  • Luís Taques

    Poderia implantar no sistema a função de desligamento do aparelho somente se estiver desbloqueado. Quando roubado, isso favilita na hora de tentar contato e aumenta a possibilidade de localizar o aparelho pelo buscar iphone.

  • Renan Camargo

    alguém conseguiu instalar o WatchOs 3? No meu esta dando erro.

  • João Paulo Silva

    Se tiver que pressionar o botão Home para utilizar o Touch ID, eu não atualizo!

  • Dead Vargas

    Quero é ver iOS parar e ficar colocando acento agudo no “e”.

    • MK

      É só tocar no e com “” (“e”) na sugestão de palavras do teclado. Pronto.

  • Titanium

    nossa nunca usei o iMessage =/ mesmo alguns raros amigos que tem iphone eles usam somente o whatsapp e abominam qualquer coisa que não seja o whats

  • tiago volpato

    desnecessário o comentário sobre whatsapp. Que chatice.

  • As baixas que notei até agora foram:
    – Demora de resposta ao usar os atalhos do fone de ouvido parar pular musica, etc.
    – Na aba de “Músicas” do iPod não tem a opção reproduzir aleatoriamente logo de início (vc tem q colocar alguma música pra tocar e depois clicar em aleatório)
    – Se vc não é assinante Apple Music, não vai ter letra de musica, a não ser q vc configure musica por musica no iTunes (quando ele poderia simplesmente usar algum tipo de Lyric Match online, não custa nada)
    – Tem que apertar o Home Button pra desbloquear a tela, mesmo quem tem touch id e mesmo se destravar a tela pelo botão superior/lateral
    – O acesso ao aplicativo através da notificação agora se dá pelo swype à direita, demorei um pouco pra notar isso
    – O único app que deu crash, por enquanto, foi o Plag (ninguém usa mesmo, e é um app meio “novo”)
    – O Messenger do facebook está com uma pequena inaptidãozinha para acessar a busca de conversas e contatos ao puxar a tela para baixo
    – Os controles do iPod na tela estão demorando para responder às ações executadas de passar música, etc. As animações da nova interface estão pesando.
    – Os stickers do Telegram ficaram com fundo preto onde seria a transparência
    – Gifs no Twitter, a maioria não reproduz, alguns vídeos também não estão reproduzindo

    Mas é apenas o primeiro beta, vamos aguardar. Estável até demais para o primeiro beta. Nada de crushs, etc.

    • PS usando iPhone 5S

      • danilo

        Será que no i5 vai ficar uma carroça como aconteceu no i4?

  • Patrik Barbosa De Oliveira

    O ipad 3 Não receber a atualização foi sacanagem da apple o 2 tudo bem mas o 3 ai e ja e falta de respeito com quem comprou um produto mais novo e morreu junto com um produto mais velho