Curiosidades

Na França, o iPhone substituiu as câmeras em um programa de TV

Usar o iPhone para substituir câmeras profissionais não é novidade. Já vimos clipes musicais e até comerciais filmados no iPhone, mas geralmente isso é usado mais como meio de autopromoção do que uma substituição de fato.

Porém, na última semana, foram justamente alguns iPhones que salvaram a gravação de um programa de TV na França, após uma pane elétrica nos equipamentos.

Era a gravação de um conhecido programa de entretenimento, On est pas couché, do canal estatal France 2. Nele, diversos convidados famosos participam de um grande bate-papo, entre piadas, canções, imitações, opiniões e comentários em geral.

Mas, veio o problema: após mais de uma hora de gravação, o estúdio passou por uma pane elétrica geral, interrompendo a gravação. Demorou mais de três horas para a energia voltar, e quando voltou, não veio com força suficiente para fazer funcionar os motores dos equipamentos do estúdio, o que obrigaria o adiamento da gravação (algo delicado, visto que era feita com vários convidados diferentes e que o programa deveria ir ao ar dois dias depois).

Para não perder todo o trabalho já feito, surgiu a solução: rapidamente conseguiram alguns iPhones ali mesmo e continuaram a filmagem com eles. Todo o material foi usado na edição final e o programa pôde ir ao ar normalmente.

iPhone-France2

Confira a parte final que foi ao ar, filmada com iPhones:

Há 10 anos era difícil imaginar que a câmera que temos no bolso teria suficiente qualidade para gravar um programa de TV em HD. Hoje, isso é uma realidade.

via iPhon.fr

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Guilherme Mitrut

    esse audio perfeito nao vem do iPhone ou vem? fiquei na duvida agora kkkkkk

    • Até onde notei vem sim. É um estúdio, silencioso, com uma acústica favorável, e há vários iPhones captando o áudio de locais diferentes. Com uma boa (e bastante trabalhosa) edição é possível pegar toda essa captação e fazer algo bem decente. 🙂

      • Guilherme Mitrut

        agora você falou a palavra certo. uma boa ( e bastante trabalhosa edição ). pelo que notei não tem ruído nenhum no video. claro que o iPhone tem essa tecnologia de tirar o ruído, mas minhas gravações em 4K sempre tem uma coisinha com ruído mesmo em ambiente fechado. sera que no final cut pro dá pra fazer isso ?

        • Não conheço muito do Final Cut Pro, mas trabalho com o Adobe Premiere e é possível reduzir o ruído sim. Em conjunto com o Adobe Audition então, as possibilidades de tratamento do áudio aumentam bastante. 🙂

    • Patrick Allen

      Nas Gravações em estúdio o áudio é captado à parte. Não são as câmeras que fazem essa tarefa, são usados microfones de lapela, de mão e microfones boom (aqueles com astes compridas que são segurados sobre as pessoas).
      Certamente a pane não afetou os equipamentos de áudio (ou não todos) e na edição as imagens são unidas e sincronizadas ao som sem maiores problemas.

    • JanjaBoy
  • Pedro Henrique

    Poderia ter tido mais qualidade se fosse outro smartphone.

    • O seu comentário poderia ter sido bem mais construtivo e útil. #polêmica

      • Pedro Henrique

        Tem a mesma utilidade da notícia meu caro. Só fiz uma brincadeira. E depois enalteci a qualidade das câmeras atuais. Fui ofensivo? #mantendoapolêmica. Hauahuhuhuhuahuhua

        • Não, não foi ofensivo. So foi medíocre.
          Se você acha que é o máximo ir em sites postar comentários que não contribuem e nem agregam nada, então é sim uma forma medíocre de usar a internet. Mas claro, é só a minha opinião. 🙂

  • Vitor Hugo Bazzo Ghiraldi

    O Datena usa um iPhone 6S todos os dias, quando circula no meio da redação da Band.

  • Francis

    Com esta solução francesa, podemos dizer sem sombra de dúvidas que este smart é mesmo muito poderoso.!!?

    • Jefferson Soares

      Digo isso desde meu primeiro iPhone, um 4S.

  • Andre Honoratto

    Legal é ter que ficar segurando uma bateria externa plugada ao iPhone pra aguentar o mínimo.

  • Rodrigo

    e fico uma merda com lag

  • macjulius

    Um dos iPhones estava com a lente ensebada. Já me acostumei a sempre limpar a lente com a camiseta antes de usar a câmera.

  • Douglas knewitz

    Sem dúvida foi um baita marketing pra Apple.

    • Gerinho Faustino

      E como foi, tudo isso de graça pra Apple, pqp, ??????

  • JanjaBoy

    Já ví o pessoal da Globo usando em entrevistas externas. A primeira vez foi uma com Temer antes do impeachment.

  • Leonardo Wille

    É interessante ver como a imagem fica mais estavel qndo (parece que) um cameraman opera. Sinceramente, a qualidade geral me desapontou bastante rs, tendo visto os clipes que já foram filmados com iphone ou aqueles comerciais absurdos da Mercedez.
    Mas claro, considerando as condições e tudo, foi bem aceitavel oq conseguiram. O audio ta um show mas duvido q venha tudo dos proprios iphones.