Notícias

iOS 10 finalmente trará a função Salvar como PDF no iPhone e iPad

Uma das coisas legais que tem no macOS é a possibilidade de salvar qualquer documento em formato PDF, sem precisar instalar plugins extras. Basta mandar imprimi-lo e no lugar de enviar para a impressora, envia para um arquivo PDF.

Depois de tanto tempo de espera, a Apple finalmente incluirá esta possibilidade também no iOS 10.

Para “imprimir no PDF“, basta mandar imprimir normalmente o documento, mas antes de enviá-lo para a impressora, é só dar um zoom com os dedos na pré-visualização e tocar no menu de compartilhamento. Você poderá salvar o arquivo no iBooks, enviá-lo por mensagem ou guardar em qualquer serviço de nuvem disponível, como o iCloud Drive ou Dropbox.

PrintToPDF2

Pena que o processo não é tão intuitivo. O ideal seria poder escolher no menu da impressora a opção de “Salvar em PDF“, como é no Mac. Em nenhum momento fica claro que se está salvando em PDF, a não ser quando o documento é aberto. Esperamos que a Apple melhore bastante isso até a versão final.

PrintToPDF3

Esta função é bem útil para quando não temos uma impressora com AirPrint por perto, ou precisamos enviar um documento para alguém. Eu mesmo tenho o hábito de imprimir em PDF os emails de confirmação de voo, para acessá-los na nuvem quando eu precisar. Agora, isso será possível diretamente no iPhone ou iPad.

O iOS 10 ainda está em fase de testes e só deve ser liberado para o grande público em setembro, quando estiver bem mais estável. No momento são muitos aplicativos que fecham do nada, atrapalhando um pouco a produtividade de quem usa o aparelho no dia-a-dia.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Alexandre Castro

    No iOS 9 eu consigo salvar uma página web como PDF no iBooks, mas desse modo aí se eu entendi direito é em qualquer app que permita impressão né?

    E iLex, parece que agora é possível também fazer o download de arquivos pelo Safari, que ele mostra “Salvar no iCloud Drive”, confirma?

    • Aqui só aparece o botão “Adicionar ao iCloud Drive” quando manda imprimir.

      • Alexandre Castro

        Nem quando é um arquivo .zip por exemplo?

      • Billy Wfo

        Talves a novidade seja somente o local onde devemos clicar para fazer o pdf. Eu transformo página da internet ou qualquer outro arquivo de leitura em pdf com iOS 9.
        Costumo fazer isso na faculdade.
        Só clicar no compartilhamento e escolher a opção “salvar no iBooks”.
        Feito isso ele cria um arquivo pdf o qual eu consigo compartilhar de várias formas.

  • Henrique A.

    No Spark já existe a opção de “salvar em PDF”. 🙂 Pelo menos para imprimir e-mails já existe uma alternativa no iOS 9.

  • CHC

    Olha, finalmente depois de quase 5 anos com um iPhone 4s, finalmente troquei, comprei um SE. Mas uma coisa aprendi, só irei atualizar o iOS quando estiver totalmente convencido de que vale realmente a pena.

    • 199X KID

      acho que com o hardware do SE você pode atualizar até o iOS 11 super de boa, depois disso sim você deve dar uma pensada antes

    • Luciano Assunção

      Exato. E não atualizar depois de 1 ano. Pelo o que observei na Apple, só dá pra atualizar uma vez, mais do que isso é aborrecimento. No meu 4s atualizei do iOS 5 pro 6, no 7 o celular começou a ficar zoado. No 5s atualizei do 7 pro 8, no 9 o celular começou a ficar mais lento e com lags que irritam. Esse meu 6s vai ser atualizado pra esse iOS 10 e depois nunca mais.

    • hecnpo

      Parabéns pela compra, também estou com ele e é um aparelho extraordinário. O que faço atualmente é só mudar de SO para a versão final dele. Por exemplo, se eu ainda estivesse com meu 5s eu estaria com a última versão do iOS 8 até hoje e só atualizaria pro iOS 9 quando saísse a última versão dele (que muito provavelmente será a 9.3.3). Portanto, agora com o SE eu só vou atualizar pro iOS 10 lá pela metade do ano que vem, quando ele estiver em sua versão final (aí farei uma instalação totalmente limpa, inclusive com DFU mode). Isso tudo que descrevi é o melhor modo de ter seu iPhone sempre estável. Abs

    • Alexandre Castro

      Também acho uma ótima ideia, essa coisa da gente sempre atualizar pro último só faz o aparelho ficar obsoleto mais rápido. Tenho um iPad 2 com iOS 7 ainda, ele roda muito bem, imagino a lerdeza se estivesse no 9. Meu iPhone 6 acho que acabou as atualizações, o 9 era o último estável, acredito.

  • Gilmar Oliveira

    No iOS 9 isso já era permitido com o iPhone 6s. Bastava mandar para imprimir e no preview, pressionar mais forte sobre uma das páginas que o sistema exibia o iBooks para geração do pdf.

    • Voce está confundindo, Gilmar.
      No iOS 9 realmente possibilitou transformar PÁGINAS WEB em PDF, salvando no iBooks. Mas é bem limitado, porque se você quiser salvar em outro lugar (nuvem, por exemplo), você precisaria primeiro salvar no iBooks, depois abrir o iBooks, mandar o PDF por email para você mesmo, abrir o Mail e aí sim gravar o PDF em outro lugar.

      O que o artigo fala é algo bem diferente. 🙂

      EDIT: agora vi o vídeo e entendi o que você quis dizer. Mesmo assim no iOS 10 será mais prático, porque você não precisará enviar para o iBooks e fazer todo o processo, basta mandar imprimir e salvar o arquivo onde você quiser.

      • Antonio Paulino

        Boa noite. Eu também já utilizo esse recurso. Na verdade, na tela de pre-visualizacao da impressão, no iPhone 6S, quando pressionamos mais forte e depois clicamos em compartilhar, podemos salvar o arquivo em qualquer lugar ou mandar por e-mail. Não é preciso salvar no iBooks necessariamente.

  • JunioR

    No IOS 9 já tinha essa função no iphone 6S, eu já salvava as páginas como PDF, tinha como colocar em modo leitura e salvar como PDF também,

  • Essa limitação por arquivos é o motivo pelo qual estou namorando um Transformer da Asus e quero passar meu iPad pra frente. Apple só sobrou iPhone, os demais itens dela dispenso.

  • Jefferson Soares

    Estou bem contente com o aplicativo que eu tenho porque ele converte de forma bem intuitiva, mas seria interessante que o iOS 10 á tivesse a mesma função e com a mesma facilidade para acessar.

    • Saulo Rogério

      Seria melhor se tivesse nativamente disponível, um app a menos sugando memória!

  • Gustavo

    “tenho o hábito de imprimir em PDF os emails de confirmação de voo, para acessá-los na nuvem”
    foi um trocadilho? Hahahaha

  • Adriano D

    Que otimo a Apple colocando melhorias no sistema dela que já existem no Android faz tempo.
    Se continuar assim esse ano pego um iPhone.

  • “Pena que o processo não é tão intuitivo”.
    Essa frase está se tornando corriqueira demais para o iOS.

  • Jhunay Andrade

    No meu já aparece essa opção de salvar como pdf no iBooks. Qualquer página da web aparece.

  • Mubarak Nunes Machado

    “Você poderá salvar o arquivo no iBooks, enviá-lo por mensagem ou guardar em qualquer serviço de nuvem disponível, como o iCloud Drive ou Dropbox.” Só complementando… na realidade, é possível abrir o arquivo gerado em qualquer programa que suporte PDF. Aqui aparece a opção de abrir com PDF Expert, Documents e todos os outros compatíveis com PDF que tenho.