Notícias

Apple pode surpreender apresentando uma Siri bem diferente em breve

Muitos de vocês concordaram conosco quando criticamos aqui o fato da assistente vocal Siri parecer estar defasada em relação a outros serviços concorrentes, sendo muito aquém do que ela poderia ser depois de 5 anos de mercado. Mas essa nossa impaciência pode ser correspondida em breve: uma empresa comprada pela Apple no ano passado traz uma tecnologia bem mais robusta e capaz que as soluções que vemos hoje no mercado, como Google Now, Microsoft Cortana e Amazon Alexa.

Em 2015, a Apple adquiriu a empresa britânica VocalIQ, especializada em inteligência artificial. A compra foi feita antes mesmo da empresa lançar um app próprio, e é por isso que ninguém a conhecia ainda. Na época, o sistema da VocalIQ já superava os concorrentes, Siri inclusa, com resultados impressionantes. As requisições podem ser mais complexas e não limitadas a seções, como acontece hoje em dia.

Por exemplo, você pode pedir à assistente para “encontrar um restaurante chinês na vizinhança, com estacionamento grátis e rede Wi-Fi“. Isto é um pouco complicado para os assistentes atuais, que responderam bem em apenas 20% dos testes, enquanto o sistema da VocalIQ teve sucesso em 90% dos casos.

E mais: enquanto os atuais assistentes trabalham por “sessão” (ou seja, você pode fazer perguntas dentro do mesmo contexto, desde que sejam seguidas), o novo sistema é capaz de lembrar de algo que você já pediu anteriormente. No exemplo do restaurante chinês, se depois de meia hora você muda de ideia e diz “mude e procure um restaurante mexicano“, ele lembrará os parâmetros que você incorporou no primeiro pedido, como estacionamento e Wi-Fi, respeitando o seu desejo. Na atual Siri e em outros assistentes, depois de meia hora você teria que pedir tudo de novo.

Em teoria, a Siri pode se transformar em algo muito mais poderoso e útil do que é hoje, se incorporar esta tecnologia que já é propriedade da Apple. E isso pode começar a acontecer este ano, com o iOS 10 e a possibilidade de ir também para o Mac. No entanto, muitos acham que esta transição não será radical, sendo implementada aos poucos. Pelo que se comenta, a Apple deve começar a liberar mais a Siri para desenvolvedores, permitindo que aplicativos possam interagir com ela.

No próximo dia 13 de junho, a Apple mostrará uma prévia do que virá no próximo iOS e o Blog do iPhone irá realizar a cobertura completa com todas as novidades explicadas nos mínimos detalhes para vocês. Não percam. ;)

via Techinsider

Botão Voltar ao topo