Notícias

Hoje a Apple completa 40 anos, com uma das histórias mais fascinantes da indústria

Uma empresa que escolhe o dia 1º de abril para ser inaugurada já é um indício de que viria para ser diferente. Após vender sua Kombi Volkswagem, Steve Jobs, junto com seu parceiro Wozniak e um amigo com dinheiro, fundaram na garagem da casa de seus pais a Apple Computers Company, que revolucionaria o mundo dos computadores.

Por mais que se ame ou se odeie a Apple, não tem como não reconhecer que é uma empresa com uma história única e fascinante. Ela peitou a gigante IBM, em uma época que computador era sinônimo de enormes salas, e mostrou ao mundo que era possível cada um ter um “micro” computador na sua casa, para ajudar no seu trabalho ou entretenimento.

AppleAgreement2

Aí então trouxe ao mundo uma interface gráfica que dispensaria o uso de códigos em terminais, facilitando muito o uso de computadores. A interface que revolucionou a informática, poderia ter morrido nos laboratórios da Xerox, cujos diretores achavam “coisa de criança“. Steve Jobs viu ali uma grande oportunidade, e mais uma vez mudou o mundo da computação.

E mesmo depois de ajudar a revolucionar o mundo, Steve Jobs foi despedido da própria empresa que fundou. Qual outra empresa fez isso?

Aí, depois de quase ir à falência e ser comprada pela General Motors, a Apple resolve comprar uma outra empresa de computadores, que tinha como CEO Steve Jobs, trazendo-o de volta e transformando-a hoje na maior empresa do mundo. Onde mais se viu isso?

E não só isso: lançou um tocador de MP3 que salvou a indústria de músicas na era da internet, e peitou o gigantesco mercado de telefonia ao lançar um celular próprio, totalmente diferente do que existia antes, revolucionando tudo de novo. Qual outra empresa tem este histórico?

Você pode até achar que a Apple hoje não é tão inovadora quanto era antigamente (acredite, este sentimento sempre existiu, desde a primeira saída de Steve Jobs), mas não há como negar o incrível histórico que ela tem e a inegável contribuição para o mundo da computação e, por que não dizer, para o mundo em geral. Mesmo quem não é muito ligado em tecnologia, aproveita hoje, de alguma maneira, algum benefício criado ou iniciado pela Apple, até mesmo quando vai tirar dinheiro do caixa eletrônico. Mesmo nunca tendo usado um Mac, o fato de usar um computador com Windows já é um motivo para agradecer à Apple.

Se você não conhece os detalhes desta incrível história, aconselhamos ler a biografia oficial de Steve Jobs, assim como outro livro muito bom, chamado Como Steve Jobs virou Steve Jobs. Os filmes mais recentes talvez não retratem amplamente a história da Apple, mas um lançado em 1999 chamado Os Piratas da Informática, apesar de superficial, pode ajudar a ter uma noção geral de como a transformação começou.

Não é fácil uma empresa completar 40 anos de história, ainda mais em um setor (tecnologia) que precisa se renovar a cada instante. Parabéns, Apple.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Marcelo

    Apple, vc mudou a forma de como penso e interajo com o mundo! PARABÉNS! And… RIP Jobs

  • Cristian

    Sabia que a família Wayne tinha um dedinho nisso. rs

  • Rudimar Serves

    Há 16 anos usando e amando essa plataforma de produtos excepcionais! Pena realmente o JOBS ter partido!

  • Estanislaw Duarte

    O melhor legado da Apple é a simplicidade, a forma intuitiva de interagir com as coisas.
    Pessoas que pensam como pessoas, diferente das concorrentes que mais parecem robôs.
    Lembro-me dos aparelhos da Nokia, nada mudava a cada lançamento, acrescentavam poucas coisas e queriam cobrar caro. Falam dos preços do iPhones, e naquela epoca em que um Nokia N96, juldao inferior para o N95, custava US$ 900,00 em seu lançamento, NAQUELA época.
    A melhor coisa que acho do iOS é simplificar tudo, fazendo você esquecer que é um sistema computacional que possui hardware ( ao menos até o iOS 6).

    • Estanis Garcia

      realmente vc disse tudo chará!

      • Estanislaw Duarte

        PoWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW mano, difícil achar um de nós (somos de outro reino) kkkkkkkkkkkkkkkk

        • Estanis Garcia

          Kkkkkkkk esta cada vez mais raro encontrar alguém de nós kkkkkkkk
          Sempre quis chamar alguém de chará por fim realizei o sonho kkkkkk

          • Estan Duarte

            kkkkkkkkkkkk Pois é pow, sempre conheço nomes variáveis, mas nunca exato.faz contato ai no facebook, também adoro tecnologia. fb.com/estan duarte

  • Acredito eu que o início do penúltimo parágrafo tenha um erro,está escrito .”Se vê não conhece os detalhes desta incrível história,” acredito eu que seja,”Se (você) não conhece os detalhes desta incrível história,

  • Leticia Barreto

    Parabéns Apple por mudar a nossa vida sempre!

    • Moisés Guilherme

      Olá Leticia, faz 2 anos que eu traduzi uma rara entrevista do Steve Jobs e coloquei no YouTube. Tomei essa liberdade para divulgar essa verdadeira aula de empreendedorismo, visão e como ele pensava. Para ver o vídeo é só clicar no link:

      Acho que vc vai gostar 🙂

      https://www.youtube.com/watch?v=dPWn40GJjcw

  • Leticia Barreto

    Muito obrigada Moisés pela raridade❤️!