Saiba quais modelos do iPhone 6s que a Anatel vai homologar
Desde o dia que se iniciou a pré-venda do iPhone 6s, muitos brasileiros tentam saber qual modelo de aparelho terá garantia no Brasil. Sim, porque nós aqui sofremos de um problema burocrático: os modelos que não são iguais aos homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (a ANATEL), a Apple não aplica a garantia. Aí, para quem compra o aparelho no exterior, tem que se preocupar em qual modelo comprar, para não ficar desprotegido aqui.
Mas este ano o próprio iOS já traz, desde o primeiro momento, quais são os modelos que serão homologados. E as notícias são muito boas.
Entenda o caso
Historicamente, a Apple sempre preferiu vender nas Américas o mesmo modelo vendido pela operadora AT&T. Então, para quem comprava o aparelho nos Estados Unidos, era só comprar o da AT&T e estava tudo certo. A única exceção foi com o iPhone 5s, pois nossa banda 4G é diferente da americana e por isso foi homologado aqui o modelo europeu, mas todos os outros anos a “regra” era adotar o mesmo da AT&T.
Quando a T-Mobile começou a vender o iPhone, ela também adotou o mesmo modelo, o que aumentava ainda mais as possibilidades para os brasileiros, que poderia optar por um dos dois aparelhos.
A mudança de paradigma
Este ano, as “regras” mudaram. A Apple dificulta a compra do iPhone 6s da AT&T pelo site, pedindo dados da conta da operadora, coisa que é mais voltada para quem mora lá. Para complicar ainda mais para os brasileiros, o modelo da T-Mobile é diferente daquele da AT&T, o que deixou muita gente assustada. Será que todos que comprarem no exterior não poderão ter garantia no Brasil? (resposta abaixo)
A boa notícia
Felizmente, não será mais o modelo da AT&T que será homologado aqui. O próprio sistema traz esta informação, nos Ajustes:
É isso que aparece no nosso iPhone 6s Plus, modelo A1687, comprado em Londres. Este é o mesmo modelo vendido pela T-Mobile e Verizon, além de todos os outros países do mundo que não sejam os Estados Unidos. Ou seja, se você comprar o iPhone 6s ou 6s Plus em qualquer outro país, ele será do mesmo modelo homologado no Brasil. A mesma coisa para quem comprar aparelhos da T-Mobile e Verizon nos EUA.
Confira a lista mais detalhada, para resumir a informação:
Modelos que serão aprovados pela Anatel | |
---|---|
iPhone 6s | A1688 |
iPhone 6s Plus | A1687 |
Operadoras que vendem estes modelos | T-Mobile (EUA) Verizon (EUA) Todas de outros países |
.
A Apple só coloca a informação no sistema quando o aparelho já foi encaminhado para aprovação e já passou pelos primeiros estágios. É possível que já até esteja homologado, faltando apenas a burocracia da publicação.
E os outros modelos?
Quem comprar o modelo vendido apenas pela AT&T (e outras operadoras virtuais que usam a mesma rede dela), poderá usar normalmente o iPhone aqui, caso ele seja desbloqueado, mas ele não será coberto pela garantia. Mas como é difícil de estrangeiros comprarem este modelo, é pouco provável que brasileiros tenham dores de cabeça com isso. Os modelos que não serão homologados são o A1633 e o A1634.
Não aconselhamos a compra do iPhone da Sprint, pois ele sempre vem bloqueado com a operadora e não pode ser usado em outros países.
Quando a Anatel vai homologar o iPhone 6s?
Até o momento não sabemos, mas o fato de já estar no sistema significa que a Apple já enviou para aprovação e deve sair já nos próximos dias ou semanas. Este aval é necessário para que o aparelho seja vendido em nosso território.
Quando o iPhone 6s será lançado no Brasil?
A Apple não incluiu o nosso país na extensa lista dos que o receberão agora em outubro, até porque a Anatel precisa ainda publicar a homologação dos aparelhos. Mas com a rapidez que tudo está acontecendo, é possível que no máximo em novembro já tenhamos ele por aqui.
Dica do Rafael