Curiosidades

Testes mostram que a bateria do iPhone 6s dura mais que a do iPhone 6

Uma das coisas que mais chamaram a atenção no novo iPhone 6s foi o fato da bateria vir em uma menor capacidade que o modelo anterior, o iPhone 6. Mas isto não significa que o novo aparelho irá trabalhar menos que o outro, devido às diversas otimizações que a Apple fez no hardware.

Um recente teste, inclusive, mostra que o iPhone 6s pode ter mais autonomia que o modelo anterior, que teoricamente, tem mais bateria.

O teste foi feito pelo site PhoneArena, com um script próprio que testa a performance da bateria simulando o uso da vida real. Eles elencam várias marcas, mas vamos focar especificamente no iPhone, que é o nosso assunto aqui.

bateria 6s

A diferença é impressionante, com o novo iPhone oferecendo quase 3h a mais de autonomia, em simulação de uso normal. O próprio site se surpreendeu, avaliando-o como excelente e destacando que é um recorde para o iPhone.

É claro que precisamos levar em conta algumas coisas. Não sabemos se o iPhone 6 testado era restaurado e tinha exatamente o mesmo conteúdo que o iPhone 6s. Nós sabemos que a bateria é algo que sofre variações de usuário para usuário, dependendo das configurações. Aqui mesmo no blog vemos leitores que reclamam que a bateria piorou com a última atualização (não importa a versão do sistema), enquanto outros dizem que melhorou. Muitas vezes, recuperar o backup antigo traz um “lixo” digital que acaba prejudicando a performance. Por isso, o ideal seria testar dois aparelhos “zerados”, sem nada instalado, para ter certeza de que o teste é justo, e isso eles não deixaram claro no teste que fizeram.

Seja como for, é importante para vermos que não podemos julgar a bateria do novo iPhone só por ela apresentar menor capacidade. Vários outros componentes são diferentes, como a tecnologia da tela e o novo processador A9, que consome menos energia. Tudo isso, junto com a otimização do iOS 9 podem apresentar resultados melhores que os modelos anteriores.

É claro que o ideal seria a Apple manter a capacidade anterior e assim termos ainda mais autonomia. Mas Jony Ive quis implementar o novo Taptic Engine, e precisou de mais espaço para colocar no mesmo design do iPhone 6 (conforme vimos no desmonte da iFixit).

Botão Voltar ao topo