Notícias

Ainda não dá para dizer que relógios com Android Wear funcionam bem no iPhone

No início da semana, divulgamos aqui que o Google liberou um aplicativo que permite que smartwatches com o Android Wear consigam interagir também com o iPhone. Até então, só era possível usar um relógio desses se você tinha um dispositivo com Android, para fazer a ativação assim que tirasse-o da caixa.

Muitos que possuem um iPhone e estão loucos para entrar no mundo dos smartwatches, se empolgaram com a notícia e se mostraram interessados em comprar um dispositivo com Android Wear para testar. Mas esta pode ser uma furada que estragará a experiência do usuário, pois a integração entre os dispositivos é quase inexistente.

Se você tem um iPhone e quer comprar um smartwatch, não compre um Android Wear. Não porque ele não seja bom, longe disso, mas é porque você não iria aproveitar nem metade do que ele é capaz.

A compatibilidade com o iPhone ajuda a quem já tem o relógio e gostaria de usá-lo com o sistema da Apple. Ele permite receber no pulso notificações de aplicativos do iOS, mas não é possível responder estas notificações pelo relógio.

Nós aqui testamos um Moto 360 pareado com o iPhone por alguns dias e, comparando com a experiência que tivemos com o Apple Watch, podemos afirmar que é algo bem diferente. Enquanto o relógio da Apple tem total integração com o sistema, permitindo visualizar mensagens inteiras e até respondê-las por voz, com o Android Wear esta integração é quase inexistente. Você não pode enviar SMS ou emails com a voz ativando o comando “OK Google”, e para abrir algum link no iPhone, ele usará o aplicativo do Android Wear, não o Safari ou o Chrome.

O sistema também não é compatível com o HealthKit e as informações de passos e calorias não serão transmitidas para o aplicativo Saúde e, consequentemente, nem compartilhadas com outros apps. Esta é uma decisão do próprio Google, que decidiu não permitir esta compatibilidade e amarrar o usuário.

É tudo muito limitado e acaba totalmente com qualquer vantagem de se ter um smartwatch. Por isso, não compre um relógio com Android Wear se você pretende usar um iPhone. Se você quer muito saber como é usar um smartwatch na vida cotidiana, invista em um Apple Watch ou, se você quer mesmo usar um Moto 360 ou outro dispositivo compatível com o sistema do Google, troque seu smartphone para um Android. Tentar misturar os dois mundos fará você ter uma experiência ruim, sem conhecer realmente as vantagens do que é ter um relógio interativo.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Renan Gonçalves

    Não adianta a Apple liberar trocentas APIs se os fdp nao usam

    • Rodrigo

      Tu nunca vai ver a Apple liberar trocentas API

      • Renan Gonçalves

        A Apple liberou 4000 APIs no iOS 8, sugiro que você pesquise mais antes de defecar pela boca.

        • Rodrigo

          Tu é burro mesmo… A maioria dessas são APIs legadas.
          A Apple tem uma política bem restrita quanto ao uso de APIs no seu sistema. Muitos concordam que isso é bom, outros acham que isso pode afetar a usabilidade de Apps de terceiros.
          A questão não são as APIs, mas as restrições dessas APIs para os desenvolvedores

          • Renan Gonçalves

            As APIs sendo legadas ou não, tendo poréns ou não, isso não vai contra o que eu disse kkkkk ou seja, eu vi a Apple liberar trocentas APIs, e você ainda me xinga.. Na boa cara, apaga que da tempo.. Ninguem precisa de babaca ignorante igual você pra ficar de mimimi em comentários não 😉

  • Daniel Guilhardi Falcão

    Ilex!!
    Qual a chance de sair um teste com o Alcatel Onetouch Smartwatch? Ele já saiu com a compatibilidade pro iOS…se a integração for boa é uma excelente opção pelo preço dele…150 dólares…=)

  • Couttinho

    Acho que deveria mudar de “que” para “quais”. Soou estranho. ” Não dá pra dizer quais são os relógios com Android Wear que funcionarão bem no iPhone “

    • Vinicius Alves

      Na verdade não, pois o que não se refere apenas a alguns relógios, e sim de todos eles.

    • Vem de “Não dá pra dizer isso”, sendo “isso” “que relógios com Android funcionam bem com iPhone”

  • Hades666

    Pela diferença de preços…acho bem razoável a limitação.

    • Luciano Cardoso

      Na verdade se você ler o artigo, entenderá que a limitação não se dá pela diferença de preço e sim pela incompatibilidade de sistemas. Assim como um apple watch não funciona com um galaxy s6

  • Felipe

    Ainda não me imagino com um smartwatch, na verdade eu nem gosto de relógio, uso porque me sinto perdido sem saber a hora, e não é sempre que posso tirar o celular do bolso pra ver as horas. Como eu tenho um Android (tinha um iPhone 4, troquei por um Sony Xperia Z3 compact por causa do preço, e devo adimitir que o aparelho me surpreendeu positivamente), provavelmente compraria um com o Android Wear, mas ainda não vejo muitas vantagens em ter um. Mesmo assim, se eu tivesse, acho que testaria no iPad.

  • Pra mim a diferença é pouca. No meu Apple Watch eu só consigo responder SMS e Imessage pelo relógio (além de atender ligações com um som horrível e mandar um “thumbs up” no facebook messenger). A não ser que a Apple mantenha as APIs fechadas pro Android Wear, em pouco tempo o Apple Watch se tornará muito menos vantajoso do que os relógios do Robô.

  • Mark_SP

    Realmente é muito diferente, tenho um Moto 360 aqui também e testei esses dias, resultado? vou vender o 360 e continuar com o Apple Watch

  • O Google perdeu uma chance grande de ter liberado o Android Wear pro iOS antes do lançamento do Apple Watch… aí quando lança… cheio de limites… digamos que ‘é melhor do que nada’!

  • Marcos

    iLex, vocês tiveram problemas com a bateria do Moto360?

    Aparentemente a versão do Android Wear que é instalada no Moto360 quando conecta é uma versão velha. Tanto que a opção de WiFi pelo relógio nem está presente.

    Minha bateria morria em 2 horas. Tive que parear com um aparelho Android de um amigo para instalar a versão mais atual do Android Wear nele e continuar conectando através do BLE Utility para ter uma bateria normal.

    Abs

    • Mark_SP

      Marcos, o mesmo aqui, exatamente igual

      • Marcos

        Mark,

        Acredito que nossos relógios estão desatualizados.
        Deveríamos atualizar para a versão 1.3 e estamos com a 1.1.

    • Wanderley Gigante

      Rapaz comigo foi beeeem diferente. A bateria do relógio esta durando mais, ja estou a incríveis 2 dias sem recarregar o que me assustou, geralmente usando o BLE ele chegava no fim do dia ja reclamando de bateria fraca. No meu também sumiu a função do WiFi.

      • Marcos

        Que estranho! O que será que está diferente?

        Seu app Android Wear mostra opções de “watch faces” na tela inicial ou apenas as Dicas?

        Abs

        • Wanderley Gigante
        • Wanderley Gigante

          O meu aqui esta assim como na imagem em anexo. Porém fiz um teste maluco aqui e usei ele e o Apple Watch e os dois funcionaram juntos, porem a bateria de ambos começaram a ser drenadas feito uns loucos! Desfiz essa bobagem (ate pq n usaria dois relógios ao mesmo tempo) e tudo voltou ao normal.

          • Arthur Borges

            Você tem Os dois? Qual você acha mais útil? Tenho um Apple Watch e não sei se compro o moto 360 Pq não sei se vai ser muito útil

  • Nilson J Arruda Moreira Jr.

    Achei a matéria bastante tendenciosa, quase que querendo corrigir a gafe da outra matéria que estimulava o consumidor a comprar produtos da Samsung ou Motorola. Deve ter rolado algum puxão de orelha nos bastidores. Esta é minha opinião.

    • Mas de qualquer forma acho importante alertar o usuário antes que ele compre e se frustre.

    • Eu não consigo entender como uma matéria que termina com a frase “troque seu smartphone para um Android” em um blog sobre iPhone, pode ser chamada por alguém de tendenciosa.

      Essa internet é muito louca mesmo…

      • Wanderley Gigante

        Quando eu li o comentario fiquei com a mesma duvida! Mas sei la, depois daquela “não vamos definir uma meta, e quando alcançar dobramos a meta” penso sempre que eu que não entendo as coisas.

    • CarlinhosDOWN

      Hater é hater, e vai achar o blog tendencioso sempre, independente do que ele escrever.

      Como o @93luiz:disqus bem disse, seria muito pior para o leitor comprar um smartwatch Android Wear pensando que agora ele funciona bem no iPhone, mas depois descobrir que não é lá essas coisas. Se a missão do BDI é ajudar os usuários de iPHONE, então a matéria cumpre seu papel, sem em nenhum momento menosprezar o produto da concorrência.

      Dizer que este texto aí é tendencioso é a coisa mais patética que li nos últimos tempos. Esta é a minha opinião.

  • André Silva

    Mas o Moto 360 está listado como não suportado, ou seja, sua performance e conectividade devem estar comprometidos. Foi testado algum outro relógio da lista de suportados?

  • Fábio Laurindo

    Eu usei o próprio relógio da Apple por uma semana e resolvi vender, não achei graça alguma nele, peguei no lançamento aqui na França e na ida do mês pro Brasil vendi em segundos bem cada qual tem seu gosto.

    • Rob Simões 

      Já eu não consigo mais viver sem o meu.

    • Marcos

      Pô cara,

      Quando voltar ao Brasil de novo, traz um para mim? hehe

  • Wanderley Gigante

    O lance André é que a próxima versão do 360 tem exatamente o mesmo Hardware, só a bateria que aumentou um pouco e a resolução da tela e ele é oficialmente compatível. Então, penso eu mas posso estar errado, que de maneira indireta, essa versão é compatível sim, até a Motorola postou isso no site e o único empecilho para que o Google não o listasse é que ela exige que os aparelhos ja saiam da caixa com compatíveis com iOS, e quem comprar lotes antigos do 360 teriam que primeiro atualizar o Android do relógio para a nova versão, todo o resto é compatível.

    • As vezes vai além do OS, tem a questão de firmware também.
      Dois aparelhos de hardware similares rodando mesma versão do Android Wear não tem necessariamente as mesmas funções.

  • Alex iPilot

    Tudo que eu quero é controlar as músicas durante meus exercicios sem precisar mexer no iPhone… É possível???

    • Rob Simões 

      Com o Apple Watch sim.

    • Arthur Borges

      Não precisa nem carregar o iPhone junto… Comprei um Apple Watch exatamente para isso e corro e faço academia com ele e um fone Bluetooth da beats e tudo funciona perfeitamente bem! E a bateria dura um dia e meio… Só não gostei de que muitos aplicativos necessitam que esteja com o iPhone por perto..

      • Marcos

        Se você considerar que você está dentro de uma academia ou em um local pequeno, até não precisa carregar o iPhone para lá e para cá…

        Mas e se você for dar uma corrida na praia tem que levar, não tem jeito

        • Alex iPilot

          Pois é… Tem que evitar tirar do short e ficar mexendo… Já me roubaram um assim… No relogio é mais discreto e não precisa parar…

      • Alex iPilot

        Ok! Mas eu busco uma alternativa mais em conta ao Apple Watch, pois quero somente para isso… Agora tem o Acatel One Touch por 150U$ que se diz 100% compativel com iOS…E preciso preciso deixar o iPhone dentro do short porqu

    • Wanderley Gigante

      Com o 360 também é possível. Inclusive aumentar. E abaixar o volume.

      • Alex iPilot

        Bom! Valeu!!!

    • Você podia usar um fone Bluetooth, mais barato, mais simples e atinge o resultado desejado.

      • Alex iPilot

        Para controle, ok… O problema é que sou MUITO chato com a qualidade do som… Nada de Bluetooth ou Redução de Ruídos…

        • Alex, eu uso um Phone Bluetooth da Multilaser com excelente qualidade que abafa o som ambiente ao meu redor e não custou mais que 200 reais.

  • Marcos

    Acredito que seja a versão do software do moto360. O meu é 1.1.200 alguma coisa.

    A versão que funciona é a 1.3 alguma coisa. Pode ver o seu como está?

    Não tenho um android mais para parear o relógio para atualizar para 1.3….. Me fu..
    Acho que terei que ficar com o BLE Utility!

    • Wanderley Gigante

      Então descobrimos o problema. O meu está no 1.3

      • Marcos

        É isso ai. Fiquei o dia inteiro googlando essa m*. E o pior é que não consigo atualizar o meu haha

      • Marcos

        Pois é!

        Consegui atualizar usando o celular de um colega de trampo e agora está funcionando OK na versão 1.3

        Abs

  • Eu tenho os dois, e posso afirmar categoricamente que o Apple Watch é mais útil, principalmente para quem usa iPhone.

    Mas antes de comprar, você precisa analisar se um smartwatch (em si) será útil para você. Não é um acessório para todo mundo e muitos realmente não encontram uma razão específica para ter um, por mais boa vontade que tenham.

  • Elton Fabricio

    Pois é.. estou usando o Watch há 2 dias e já consegui perceber que o grande diferencial é a perfeita compatibilidade com o iPhone. Tudo funciona perfeitamente bem.

  • Wanderley Gigante

    Olha, assim, porque PARA MIM o 360 é útil? Pq meu foco são em notificações. Cansei de perder chamadas, mensagens e etc pois no trabalho tem q ficar em silencioso, então perdia muita coisa. Porém o Watch tem muito mais recursos que as notificações. Ele interage com o iPhone. Lógico que ele é superior em tudo. Hj o 360 está sendo meu relógio de uso diário e o Watch para ocasiões específicas. Então na minha opinião se vc só está interessado nas notificações então daqui a pouco vai ter 360 de 300,00 (já que o novo 360 vai ser vendido pelo preço do anterior). Agora se vc quer funções vá de Watch.

  • Patrik Barbosa de Oliveira

    Pessoal o Relógio mais Top e o Gear S Tela Linda Pega Chip Etc o único problema dele e que ele não e Android Wear e sim Tizem mas fora isso e o Mais Top do Momento

  • Até por causa das limitações de operação em segundo plano de apps de terceiros. Nunca ia dar certo, num sei por quê o Google ainda tentou.

    Mesmo motivo de não ter Whatsapp Web no iPhone.

  • Fabio Ricardo Bulgaron

    Ok Eike Batista.. Kkkkkkkkkkkk ;p

  • Willian Borges

    Alguem conseguiu parear Moto 360 com iphone 5c? Meu irmão tem um Moto 360 e to tentando testar mas sem sucesso,nao consigo parear de forma alguma.