Aplicativos

Relógios com Android Wear agora são compatíveis com o iOS. Pelo menos alguns deles

Finalmente o Google resolveu disponibilizar para os usuários de iOS a compatibilidade de seu sistema operacional de relógios. O Android Wear é o principal sistema operacional dos mais importantes smartwatches do mercado e a partir de hoje conta com um aplicativo na App Store para que funcione também em iPhones. Isso depois de um ano do lançamento dos primeiros modelos.

Mas possuir hoje um dispositivo compatível com o Android Wear não significa que poderá usá-lo com o iPhone. Na teoria, o aplicativo é compatível com apenas três modelos de novos relógios: o LG Watch Urbane, o Huawei Watch e o Asus ZenWatch 2. Os outros nem mesmo serão reconhecidos pelo aplicativo ao tentar parear com o iPhone e oficialmente não são suportados pelo Google.

Quem for mais descolado, poderá forçar mesmo assim a compatibilidade. Nós aqui conseguimos fazer um Moto 360 de primeira geração funcionar com o iPhone e com o iPad, mas para isso tivemos que resetar todo o relógio. É necessário que ele esteja com a última versão do sistema (Android Wear 1.3). Depois de zerar todo o sistema, o dispositivo aparece normalmente no aplicativo. Não se sabe se o Google vai deixar que se faça isso sempre, mas no momento é possível.

A grande vantagem é que o aplicativo permite que o relógio seja pareado também com o iPad, o que não acontece com o Apple Watch (que obrigatoriamente precisa de um iPhone).

Uma vez pareado, o relógio é capaz de mostrar as notificações do iOS, cobrindo metade da tela do relógio (uma coisa que nós aqui sempre reclamamos). Também é possível mudar os mostradores do relógio para uma das opções apresentadas pelo sistema (instalar visuais de terceiros baixados pela internet não é possível). Ainda não há aplicativos na App Store compatíveis com o Android Wear e por enquanto ele só consegue interagir com os aplicativos do próprio Google no iPhone ou iPad.

A notícia é boa, principalmente para quem prefere relógios digitais com visual mais skeumórfico (que imitam relógios reais). Quanto mais concorrência tivermos, mas rápido o mercado de smartwatches vai crescer.

A edição 19 da Revista iThing traz como matéria de capa os nossos testes com o Moto 360 e o que achamos dele. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Gabriel Modesto

    bacana, agora só falta a Apple disponibilizar aplicativo do Watch para Android, o que acho meio difícil…

    • Gaius Baltar

      Gabriel, a palavra que você procura é “impossível”. 😃

  • Marcos

    Estou usando um Moto360 com meu i6+. Funciona razoavelmente bem!

    Poucas vezes perde a conexão com o celular mesmo que não tenha saído de perto. E quando perde, normalmente tenho que reiniciar o relógio porque o app instalado nele fica bugado.
    Porém, quando está pareado ele entrega as notificações normalmente. É possível ainda, limpar as notificações direto do relógio e é possível também atender ou desligar ligações direto pelo Moto360.

    Não dá para interagir com voz ou usar os contatos direto do telefone para ligar para alguém… Mas para mim, o mais útil e importante é a visualização de notificações e isso funciona!

    O único problema com as notificações é que não é possível abrir elas ao inteiro como no Android. Ela é mostrada exatamente como é mostrada no centro de notificações do iOS (apenas a parte inicial).

    Para quem já tinha o relógio quando pegou um iPhone, vale a pena manter! A não ser que tenha uma grana boa para comprar um Apple Watch no exterior.

    Para quem não tem um relógio mas tem um iPhone, não vale a pena. São relógios caros e as poucas funcionalidades que estão disponíveis na conexão com iOS com certeza não justificam o valor.

    • Marcos

      Apenas para esclarecer. Eu estava me referindo à conexão através do app BLE Utility

      • Wanderley Gigante

        Eu também usei por um tempo o BLE. Mas com o APP do Google ele tem um desempenho melhor e os recursos de voz ficam disponíveis. E sendo os APPS do Google vc consegue interagir com eles pelo relógio (responder e-mails, Hangouts e etc…)

    • Valeu pela dica. Até animei quando vazou essa notícia… mas to achando melhor não comprar o moto 360 ainda, devido a estas pequenas incompatibilidades.

  • João Lucas

    Muito boa notícia 😀
    O Apple Watch é muito bom, mas já estou vendo que quando (sabe lá quando) chegar ao Brasil, vai ser extremamente caro.
    Nós precisamos de mais opções mesmo, e agora com essa integração com o iPhone, podemos ter bons relógios e mais em conta como o Moto 360.

  • Off-Topic: iLex, para mudar o logo da operadora no i5S ou i6 basta utilizar este procedimento indicado no link http://blogdoiphone.com/2013/01/metodo-permite-trocar-o-logo-da-operadora-no-iphone-e-ipad-3g-sem-jailbreak/
    Não consegui executar, fiz como está no link mas não mudou nada… =/

  • Gaius Baltar

    Prevejo uma explosão de venda dos Smartwatches com Android Wear. Estou seriamente interessado em um smartwatch que seja à prova d’água (não apenas resistente à água como o Apple Watch) e com um leque alargado de ofertas de aparelhos Android essa escolha será mais fácil. Grande jogada do Google.

    • Guilherme Salles

      Não conheço nenhum smartwatch que tenha garantia de ser à prova d’água, você tem conhecimento de algum? Eu acho muito boa a iniciativa da Google, porém ainda assim prefiro o design do Apple Watch e suas capacidades. Acho mais útil o Apple Watch, parece ser mais rápido de acessar os diferentes recursos e, de tudo que eu li, ele parece ter mais recursos.

      • Felipe

        O smartwatch da Sony é a prova de água, inclusive, quase tudo que ela lanca é a prova dágua.

      • Gaius Baltar

        Pelo o que vi só o Peeble, Guilherme. Mas com essa abertura podem vir alguns. Se o Apple Watch 2 vier com essa característica eu comprarei com certeza.

        • O pebble funciona full com iphone sem limitação

    • Patrik Barbosa de Oliveira

      já tive o Gear 1 o Gear 2 e agora comprei o Gear S e já vi vários outros mas digo uma coisa o melhor ate agora e o Gear S muito muito top

  • Elton Fabricio

    Será que a Apple vai responder à altura, disponibilizando o app do Apple Watch para Android ou ficará apenas assistindo o Google ganhar um imenso mercado em cima dos usuários dela?
    A Briga vai ser boa daqui pra frente hein…

  • Caio Vinícius

    Que estranho o 360 não ser compatível oficialmente. Me lembro da Google promovendo ele em um evento do Android Wear.

    • Marcos

      Eu acabei de resetar meu moto360 e o app o reconheceu conectou normal!!

    • Wanderley Gigante

      Caio, acho que ela não anunciou oficialmente porque nós próximos dias o novo modelo deve estar sendo lançado então ela deixou o anúncio para os próximos modelos apenas. Mas como o mercado está especulando que o hardware do novo modelo será o mesmo do atual com mudanças apenas na definição da tela acho que por isso que o modelo atual mesmo extra-oficialmente seja compatível.

  • Hades666

    Apple vai ter problemas na venda do Apple Watch. Moto360 é um ótimo aparelho, tenho que reconhecer.

    • Arlindo Neto

      Mas vendo pessoalmente parece uma latinha de vick.
      Não curti o acabamento.

    • Wanderley Gigante

      Não acredito que isso afete de alguma maneira as vendas do Apple Watch. Eu tenho os dois, o 360 e o da Apple e são aparelhos COMPLETAMENTE diferentes. O mercado que vai preferir os Androids Wear é composto por aquelas pessoas que jamais comprariam mesmo o Apple Watch. Então não vejo mudanças no mercado para a Apple.

    • Guilherme Salles

      O design do Apple Watch acho muito melhor e as funcionalidades são muito maiores. Atender ligações, usar a câmera remotamente, responder e-mails do Outlook, acessar contatos, pulseiras intercambiáveis como padrão de fábrica. O Moto360 já faz bem pouco pelo Android, vai fazer ainda menos pelo iPhone. O Android pode até brigar de cabeça com cabeça com o iPhone nos top de linha, admito isso com o lançamento do Lollipop, mas Android Wear vs Apple Watch com WatchOS 2 em ascensão? Acho até injusta a comparação.

  • Marcos

    O meu moto360 conectou pelo app! Só precisei resetar ele.

    • Rafael

      Você sab se ele tem suporte pro HealthKit da Apple? Como funciona essa compatibilidade?

      • Wanderley Gigante

        Não. O relógio no APP funciona apenas para notificações e somente interage com APPs da Google.

  • Rafael Henrique

    Ótima notícia! Utilizar o iPhone com um smartwatch é uma ideia agradavel, desde que não seja caro e feio como o Apple Watch. Pagar caro nós até pagamos, mas desde que o produto além de funcional seja bonito!

  • Cleverton Rodrigo Melo

    Horrível, Bateria do meu moto 360 acabou em 4 horas, alguém mais testou? iphone 5s + moto360?

  • Felipe

    Dúvida: vocês reclamam de cobrir a tela toda com a notificação, mas como é no WatchOS? Nunca vi como ele mostra as notificações.

  • Esquentando muito o Moto 360, mas isso foi antes mesmo de parear com o iPhone…

    • Marcos

      A bateria do meu moto360 está acabando em 1 hora!

      Parece que o Google reconheceu um BUG no Android Wear que está drenando a bateria dos smartwatches.

  • Marcos

    Jonhathan,

    Usando o app Android Wear já te habilita algumas funcionalidades a mais que o BLE Utility. Mas ainda não compensa a compra de um smartwatch!

    • Jonathan J.

      Vamos aguardar os proximos dias hehhee

  • Marcos

    Galera,

    Depois que eu conectei meu Moto360 no Android Wear do i6+ a bateria não está durando nem 2 horas!

    Aconselho não fazer ainda a conexão!

    • Alexandre Serodio

      Usei meu 360 ao iPhone 6 Plus e os dois funcionaram o dia inteiro.

      Mas não fico futucando no relógio to dia todo….

      • Marcos

        Estranho. Eu tentei refazer a conexão reinstalando o app e resetando o relógio e tive o mesmo problema…

        A bateria cai muito apenas ficando no pulso sem fazer nada…. Sem interagir com nada.

        Qual a configuração do seu app no celular? Está tudo ativado?

        • Alexandre Serodio

          Google Now ativado
          Notificações de agenda ativado
          Desativo sempre a tela ambiente

          Desliguei notificações do WhatsApp, senão não faço outra coisa na vida… Rsrsrs

          • Marcos

            Seu app Android Wear mostra opções de “watch faces” na tela inicial ou apenas as Dicas?

            Quando você comprou ele?

            Abs

            • Alexandre Serodio

              Aparecem as Faces. Até baixei algumas novas

              Tem um tempo que comprei, não me lembro. Foi logo no início das vendas na fast shop.

        • Alexandre Serodio

          Versão do firmware do relógio lca44b

          • Marcos

            Acredito que seja a versão do software do moto360. O meu é 1.1.200 alguma coisa.

            A versão que funciona é a 1.3 alguma coisa. Pode ver o seu como está?

            Não tenho um android mais para parear o relógio para atualizar para 1.3….. Me fu..
            Acho que terei que ficar com o BLE Utility!

            • Alexandre Serodio

              Com certeza é isso, meu relógio atualizou uns dois dias antes de lançarem o Android Wear para iPhone. Tenho Android e iPhone.
              Pega um conhecido com Android, instala o Android Wear, atualiza seu relógio.
              depois resseta o relógio para padrões de fábrica.
              Desinstala e instala de novo o Android Wear para iOs.
              Parei novamente.
              Deve funcionar.

              Vale a pena, é melhor que o BLE Utility.

              Depois é só desinstalar o Android Wear do telefone do seu amigo…

            • Marcos

              Beleza. A atualização demorou?

            • Alexandre Serodio

              Na verdade eu não conectava com Android ha um tempo, quando conectei ele ja falou que tinha atualização. Demorou uns 15 minutos entre baixar e instalar

            • Marcos

              Beleza. Vou tentar fazer com um colega de trabalho.

              Valeu!

            • Alexandre Serodio

              Se não aparecer logo a atualização, vai nas configurações, sobre e busca a atualização manualmente. Lembrando que o relógio tem que estar com mais 80% de carga.

              Boa sorte

            • Marcos

              Alexandre,

              Conectei o relógio a um S5 de um colega de trabalho e depois de uma hora apareceu a atualização!

              Já atualizou e está pareado com meu iPhone funcionando que é uma beleza!!

            • Alexandre Serodio

              Que bom! A bateria ta aguentando mais agora?

              Abraço

            • Marcos

              Sim! Agora já está normal. Aparentemente o mesmo consumo que tinha quando estava pareado com um Android.

              Abs

            • Jorge Bernardo

              Amigo, ganhei hoje um de presente, veio com a versão 5.0.1, tenho um iphone 6s, sabe como faço pra ele funcionar?

  • Você poderia postar aqui qual é a primeira frase deste artigo que você postou o link?
    Ali onde diz “Atualização:” em vermelho.

    • li o artigo inteiro mas essa frase passou batida. tem algum método que funcione hoje sem jailbrak?

      • Infelizmente não, a Apple “fechou” esta brecha. :/

  • Patrik Barbosa de Oliveira

    O Relógio mais top do momento e o Gear S da samsung que já utilizou sabe do que estou falando

  • Jorge Bernardo

    Galera, ganhei um moto 360 de presente e tenho um iphone 6s. A versão do android wear é a 5.0.1 e não está conectando, o que fazer?

  • joao

    Boa noite! Eu tenho pensado comprar um moto 360 mas tenho um iphone 6s. Gostava de saber se posso instalar aplicativos com um telemovel android e depois possa usar no smartwatch mesmo sem estar conectado com o telemovel ?

  • João, não é possível. Para fazer o pareamento com o iPhone é preciso restaurar todo o relógio, perdendo tudo o que está instalado nele.

    • joao

      A mim foi me dito que há aplicativos que eu podia instalar com um telemovel android no smartwatch e depois esses aplicativos dava para usar independente do telemovel que eu usar! Eu gostava de poder meter pdf no smartwatch visto que aquilo tem memória interna … Será que não dá para fazer isto?