Notícias

Tesla prepara um dos primeiros apps para o futuro Apple Watch

Tesla app Apple Watch

Segundo Tim Cook, o Apple Watch só será lançado oficialmente em abril, mas diversos desenvolvedores já estão criando apps para o novo gadget. Um deles é o pessoal da Eleks lab, contratado pela Tesla para desenvolver um aplicativo que permita comandar diversas funções do carro diretamente pelo relógio.

Melhor do que falar, é mostrar. Confira o vídeo:

A comunicação entre o relógio e o carro não é direta, pois o app utiliza uma API web, passando pela internet para executar os comandos. Por isso que se nota um certo delay no vídeo.

Os desenvolvedores fizeram um extenso artigo contando vários detalhes das dificuldades e limitações que encontraram ao colocar seu projeto em prática. Lamentaram o fato do WatchKit (leia mais sobre ele aqui) ser ainda bem limitado, por não oferecer acesso a diversas funções do relógio, como acelerômetro, giroscópio, microfone, saída de som e a Taptic Engine, que permite medir a pressão do toque na tela. Também reclamam ainda não ser possível criar aplicativos independentes que funcionem no relógio sem precisar do iPhone por perto.

Todas estas limitações parecem ser propositais e calculadas. A Apple mesmo afirmou que, no início, todos os aplicativos dependerão do iPhone, pois parte do processamento dos apps será feita nele e não no relógio, para que este último não gaste tanta bateria. Porém, até o final do ano, ela permitirá que se crie aplicativos independentes que funcionarão direto no Watch sem precisar do iPhone.

Tentando não repetir os erros de seus concorrentes, a Apple está tentando mostrar o caminho que ela quer para os apps do seu relógio, pois é uma plataforma toda nova. E isso ela já fez no passado, com o iPhone, que no seu primeiro ano não possuía nem mesmo uma forma oficial de instalar aplicativos de terceiros. Ela quer primeiro que a plataforma se solidifique para depois dar liberdade aos desenvolvedores a criarem coisas novas dentro de parâmetros mais consolidados.

Tesla Apple Watch

Nós falamos sobre isso em um artigo de opinião na edição nº18 da Revista iThing.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Gibson Meira Oliveira

    Espero que a Apple faça minha opinião mudar, mas atualmente não acredito muito neste dispositivo. As próximas versões podem surpreender, mas esta não!

    • Felipe

      é o que eu acho, essa versao foi so pra dizer “nos temos um relogio inteligente”, nada de mais, so o que a concorrencia ja tem com uma maçã atrás.

    • Fabio Correa

      Também concordo contigo. Ainda não estou empolgado. Mesmo assim, se for ao EUA, comprarei para aproveitar o preço mais barato, já que custará uma fortuna aqui.

    • O que vai salvar esse relógio são os desenvolvedores, eles sim serão capazes de criar funções que possam a vir a ser úteis. Mas tudo no futuro, pq no presente nada me fez querer ter ele ainda.

      • Gibson Meira Oliveira

        Mas acredito que desta vez será muito diferente, do que foi com o iPhone, pois os recursos de um relógio são limitados, não havendo espaço para tanta coisa legal como em um smartphone. Todo caso, espero estar errado, e que seja um dispositivo que agregue aos que já temos. A Apple diminuiu seu ritmo, isto é fato, já não surpreende como um dia fez, falo isso tomando como base seus notebook, que em nada se modificaram ao longo destes últimos 5 anos, a não ser recursos de hardware e sistema, o design é o mesmo e o sistema apenas com algumas melhorias.

        • Ricardo Campelo de Magalhaes

          Os recursos do 1º iPhone também eram muito limitados: nem 3G tinha!
          Compro o iWatch 3, mas este eu passo.

  • Fabio Correa

    Acho que talvez o sistema ajude a salvar o Apple Watch.
    Acredito que a grande limitação não resolvida pela Apple seja a bateria, que impede a implementação de vários recursos, além da independência do Watch para processar aplicativos sozinho.

  • Gaius Baltar

    Bolas, pelos vistos meu Tesla P85D não poderá ser totalmente controlado por esse reloginho… Que fail!

  • Pedro Trevisan

    E essa música horrível tocando no vídeo? É pra desencorajar o pessoal a assistir ao vídeo?