Notícias

Operadoras americanas começarão a desbloquear iPhones

iPhone 6

Até este ano, comprar celulares bloqueados nos Estados Unidos significava ficar com ele preso com a operadora para sempre, pois não havia uma política de desbloqueio oficial. É claro que existe um mercado negro de desbloqueio e a AT&T até chegou a desbloquear alguns iPhones oficialmente, mas de maneira geral a prática era mantê-los bloqueados para sempre.

Mas agora a coisa mudou. Graças a um acordo com a FCC (a Anatel americana), as operadoras do país irão propor o desbloqueio dos celulares aos seus clientes, se eles assim desejarem.

Mas ao contrário do Brasil, onde o desbloqueio é obrigatório e gratuito desde o primeiro dia, lá haverá certos limites. A operadora só irá desbloquear os aparelhos depois do final do período de contrato, que geralmente é de dois anos. E só fará isso, obviamente, para quem é cliente, ou seja, estrangeiros que compram em operadoras lá por preço subsidiado e cancelam o contrato, não terão direito ao desbloqueio oficial. Isso também é péssimo para clientes dessas operadoras que viajam para o exterior e não podem usar o seu aparelho com chips locais, para pagar menos.

Para brasileiros que procuram comprar aparelhos nos Estados Unidos para usar no Brasil, o melhor é comprar em uma Apple Store, pelo preço cheio.

via Ars Technica

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Jefferson Soares

    Essa é a única coisa em que o Brasil está mais evoluído do que os EUA.
    Ufa… pelo menos uma.

    • Jeff

      Só um detalhe, só é desbloqueado porque não tem sinal em nenhuma operadora mesmo…. 🙂

      • Jefferson Soares

        Que nada. Há uns anos atrás além de não ter sinal, os aparelhos eram bloqueados e era um pesadelo desbloquear.
        Até hoje, na hora de comprar, as pessoas perguntam se é desbloqueado.

        • SeriousIy

          Não existe almoço grátis..
          Se acontecesse lá a mesma coisa que aqui, nunca um iPhone 6 poderia custar $199.
          Muitas vezes benefícios são fantasias imediatas que cobram seu preço no valor do produto.

          • Jefferson Soares

            Me referi apenas ao desbloqueio.

          • Marcus Malacarne

            Eu com certeza optaria por um aparelho bloqueado, porém com subsídio da operadora, contra um desbloqueado a preço cheio… Caso eu tivesse essa opção por aqui.
            Meu primeiro iPhone (3GS) veio “de graça” no plano empresarial a alguns anos atrás, bloqueado pela operadora e com contrato de 24 meses (ou 12, não me lembro).. Não me importei nem um pouco com isso, pra falar a verdade, sinto saudades daquela época…

      • Só se for aí no interior, hehehe. Aqui o 4G é sinal forte e bate sempre na casa dos 65 mega…

    • Mateus Miranda

      Lá as pessoas também não têm direito a férias, saúde pública e as mulheres não têm licença maternidade.
      O Brasil está muito à frente em muitas coisas, cara. Nem parece, eu sei.
      No geral, é melhor ser pobre no brasil do que nos EUA, tenha certeza disso.

      • Caio Cartaxo

        As pessoas vivem o american dream, deixa eles…

        • Mateus Miranda

          tá mais pra american utopia

      • Dalton Lima

        Nao sei se isso é muito bom. De nada adianta esses benefícios trabalhistas se no fim das contas vc paga impostos altíssimos e não tem retorno deles. Vc paga saúde, segurança e educação e no fim das contas precisa pagar tudo isso novamente em serviços particulares se quiser ter algo UM POUCO melhor.

        Exemplo, pago uma fortuna de IPVA e as ruas de minha cidade estão esburacadas. Comprei um carro com 10 anos de uso, nos EUA eu comprava um carro 0km com o mesmo valor.

        • Mateus Miranda

          Velho, a nossa máquina pública é cara demais, isso é verdade. E a gente precisa lutar pra mudar isso. Se nosso governo custasse menos, teríamos que pagar menos impostos pra receber serviços ainda melhores do que os que recebemos atualmente.
          Saúde, segurança, educação e infraestrutura organizados. E, tudo isso, sem perder direito algum. É o que falei: o problema do Brasil é a máquina pública, seus altos custos e suas corrupções (que, na verdade, escândalos de corrupção existem em todos os países, mas as pessoas pensam que só o Brasil tem gente ruim envolvida com política).
          Com isso, eu te digo: não é preciso perder direito nenhum pra termos o retorno que merecemos dos nossos impostos. Basta lutar contra os altos salários dos parlamentares, as regalias, os absurdos e para que os corruptos sejam penalizados. Então por que nos EUA, um país mais *organizado*, por assim dizer, e com economia estável, os cidadãos não têm direito a tantas coisas?
          Simples: porque os governos de lá, até recentemente, só priorizaram o crescimento dos ricos em detrimento dos pobres. E tem muita gente lucrando com o fato de não existir saúde pública nos EUA e muito parlamentar financiado por esse tipo de gente.
          Obama é um cara um pouco diferente, que tem uns ideais mais assistencialistas, que priorizam as pessoas em detrimento dos ricos. E é isso que tá irritando tanta gente por lá e causando todo aquele pandemônio no congresso. Eu gosto dele, mas o congresso tá fodendo a imagem dele e pintando a faceta de um cara burro, quando ele, na verdade, é só uma pessoa tentando deixar um bom legado.
          Isso é só um resuminho
          Então, veja que as coisas não são simplesmente um carro novo, o iPhone mais caro do mundo por causa dos impostos ou o ipva qe não chega ao teu asfalto. É muito mais profundo que isso.

  • Hw

    Mas assim o mercado de usados depois de 2 anos ficará mais barato.

  • RACLA

    No final das contas não serve de nada para a gente e nem serve muito para quem mora lá. Você compra um iPhone novo e fica 2 anos com ele bloqueado. A pessoa que mora lá troca de celular todo ano ou de 2 em 2. Então dá “quase” na mesma do que é hoje.

  • Raphael Sanches

    Só uma duvida. Eu tenho um iPhone 3GS de 32GB comprado (2009) nos EUA e ainda esta bloqueado pela AT&T, e sera que consigo desbloquear nele ?

    • raphaellz

      Se você for lá nos EUA talvez consiga o desbloqueio. Tenho um cliente que tinha um iphone 4 e vai tentar o mesmo, ele já entrou em contato com a AT&T pelo telefone e eles disseram que é possível conseguir o desbloqueio.

    • ditom

      Desbloqueei o meu uns três anos atrás apenas ligando para a AT&T. Eles pedem dados do contratante e do telefone e te enviam email uns dez dias depois. Daí é só conectar no iTunes e o iPhone é desbloqueado.
      Olhe o link da notícia para maiores informações.

  • Douglas Gonçalves

    Otimo, assim não tem mais com oq se preocupar na hora da compra visando que se poderá fazer o desbloqueio

  • Cada operadora tem as suas exigências e o desbloqueio lá já virou lei.

  • Gabriel F. K.

    Suponho que o acordo provenha da FCC (Federal Communications Commission), ao invés de FFC. Não?

    • Deivid Cavalcante da Silva

      Isso mesmo, buddy. FCC é o correto.

  • Artur Góes

    Procurei aqui no blog e não achei nada a respeito, então vou postar aqui. comprei um iPhone 6+ de 32gb nos Eua em novembro. Até então tudo funcionando bem até que semana passada eu resolvi atualizar o telefone para o iOS 8.1.3 é eis que o foco da câmera traseira parou de funcionar. Não sei se tem alguma relação entre eles, mas o fato é que agora não consigo tirar foto com definição. E como se ela estivesse travada. Na resetei o gel e nada. Veja a foto com esta saindo abaixo

    • Thiago Alves

      Devia ter sido ligeiro e feio o downgrade pro iOS 8.1.2 pra ver se voltava, talvez você só descubra se é problema de software na próxima atualização

      • Artur Góes

        Estava pensando nisso ou tentar um IOS de desenvolvedor. Vai que….

    • @tobimeira

      Amigão… abri um tópico sobre isso no forum, aconteceu o mesmo comigo, e ainda estou com o problema, mas com o iPhone 6+ de 64GB, comprado nos EUA também.

      O aparelho comprado no EUA também tem garantia aqui no Brasil, e eles vão arrumar isso aí pra ti.
      Entra no site da Apple, vai lá em suporte e marca um horário pra eles te ligarem, ou então ligue em horário comercial para 0800 761 0880… depois de uma conversa, e algumas perguntas, eles vão te enviar uma carta por email para você mandar junto com seu aparelho (sem caixa nem nada) para eles, você tem um prazo de 10 dias corridos para fazer isso, e eles vão te enviar de volta dentro de 10 a 30 dias. Boatos que se não conseguirem arrumar, eles te mandam um novo.

      Ainda estou com problema porque não tive coragem de ficar sem meu celular, rsrs to com pena de mandar, mas se eu tivesse mandado, já estaria com ele em mãos… já estou a 3 semanas sem a camera 🙁

      Espero ter ajudado. Abraço!!

    • Jorge Junior

      iPhone 6+ de 32GB? Como se só tem de 16, 64 e 128GB?

      • Artur Góes

        Jorge, desculpe, errei a referência. Devidamente corrigido
        Estou indo na Apple store pra ver se tenho uma posicao

        • @tobimeira

          eu te respondi, falei o que voce deve fazer… olhe mais em cima

          • Artur Góes

            @tobimeira:disqus fui na Apple Store e eles trocaram na hora meu aparelho por um novo. Valeu pelas infos e ja postei lá no tópico do forum tb.
            Abs

  • Bira Michels

    Compre no Paraguai =)

  • corrija-me se eu estiver errado, mas várias operadoras americanas já ofereciam o desbloqueio depois de terminado o contrato.
    apesar de que esse conceito de “aparelho desbloqueado” é quase que desconhecido por alguns americanos.

  • Vivian

    Na verdade as empresas americanas ja desbloqueiam. Moro aqui nos EUA. A questão é que eles são muito mal informados com relaçao a isso, tanto os usuários quanto as empresas. A Sprint, por exemplo, desbloqueia o iPhone para uso internacional, mas o usuário tem que preencher alguns requisitos, como limite de celulares desbloqueados por um certo período de tempo.

  • Bruno Eduardo

    Na Verizon já é feito o desbloqueio ao fim do contrato à muito tempo.

  • Beatriz Brandi

    Olá, adorei o post!
    Irei a Orlando dia 29/09, e to querendo comprar um Iphone6.

    Hoje, se eu comprar ele por operadora lá, é muito caro desbloquear aqui no Brasil?

    O que compensa mais?

    Muito obrigada!