Notícias

Apple surpreende analistas e tem o maior resultado fiscal da sua história

Tim Cook na fábrica da Foxconn

Se alguém ainda achava que a Apple estava em decadência, agora terá que pensar diferente. Nunca, em seus quase 39 anos de história, suas vendas e receitas foram tão grandes. Somente no último trimestre, o seu faturamento foi maior que o PIB de mais de 100 países (em um total de 196).

Nesta terça, a Apple apresentou para seus acionistas os resultados fiscais do 1º trimestre fiscal (Q1) de 2015. Você pode estar estranhando estarmos em janeiro e já ter estes resultados, mas é que o ano fiscal da Apple começa em outubro. Portanto, os resultados divulgados hoje englobam os três últimos meses (outubro/novembro/dezembro), que coincide com o período natalício.

O iPhone 6, em seus dois tamanhos (GG e XGGG) foi o grande carro-chefe, vendendo 74,5 milhões de unidades. Se o iPhone fosse uma empresa, ele faturaria sozinho mais de 50 bilhões de dólares no último trimestre. O crescimento em relação ao mesmo período do ano passado é absurda: a Apple vendeu 47% a mais de iPhones que no natal anterior. O iPhone 6 e o seu sucesso na Ásia é com certeza um dos grandes fatores para isso. Imagina se ele não entortasse! 😛

Resultados Fiscais Q1 iPhone

Já o iPad continua sua tendência na queda das vendas, como todo o mercado de tablets. A razão mais aceita é que as pessoas demoram muito para trocar o iPad, por ainda estarem satisfeitas com o que possuem (o iPad 2 ainda é o mais usado até hoje).

ResultadosFiscaisQ1iPad

Mas o que todos estes números representam para nós, simples usuários que não possuímos nenhuma ação da empresa? Representam muito, pois garantem a segurança necessária para a Apple continuar investindo em qualidade e pesquisa, para nossos gadgets ficarem ainda melhores.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Carlos Muniz

    Gostei do “GG e XGGG” 🙂 Interessante notar que só de iPhones, a Apple fatura mais do que a Microsoft inteira!

    • Jason Baroni

      P&G e Coca Cola também

      • Cristopher

        kkk

  • Roney Cezário

    Merecido, parabéns Apple!

  • Brunosh

    Incrível! Fico pensando: “Não é possível que ela vá melhorar no próximo ano depois de um resultado destes” e acabo sempre errado.

  • Guest

    Se juntar os Q1 ao Q4, da um total de pouco mais de 203,5 milhões de aparelhos vendidos, e eu sou um feliz comprador de iPhone Plus

    • Danilo

      Tive a chance de comprar o 6+, passei 12 dias com ele e vi que não era pro meu tamanho

      • Robson Olindo

        Comprei o Plus por dois motivos, Bateria e a estabilização ótica. Tamanho do aparelho acostumei ao ponto de achar o iPhone 6 pequeno, vai entender eu que era um amante das telas de 4”, usando uma de 5,5” e quase um sacrilégio.

        • [4]
          Comprei mais por causa da tela mesmo, como ideia de phablet, pra aposentar meu iPad 3 e iPhone 5c na rua e universidade.
          A bateria dele foi um bonus pra mim, finalmente saio de casa com 100%, uso bastante durante o dia(principalmente a noite usando PDF, digitando e tirando foto do quadro rs) e volto pra casa com 5%…

          • Danilo

            A bateria realmente é maravilhosa.

  • tiago volpato

    um Parabéns merecido a toda equipe da Apple. Apesar de ser muito criticada e alvo de rumores e sensacionalismo por parte da imprensa, conseguimos notar que eles têm foco no seu trabalho. Prova disso são esses resultados, e querendo ou não, serve como exemplo para muitas outras gigantes da tecnologia.

  • Apple! <3

    • Humberto Gomes

      Muito bom mesmo, me lembro do meu primeiro iPhone em 2007, o iPhone 1, todos me falavam, você é louco, isso nem funciona aqui… E se funcionasse ??? Os números de venda por aqui nunca foram tão grandes, sou feliz com meu iPhone 6 plus de 128gg

  • Apple sendo Apple…

  • Marcelo Mayo

    “… Apple continuar investindo em qualidade e pesquisa, para nossos gadgets ficarem ainda melhores” e mais caros.

  • rodrigojoker

    E os preços absurdos aqui no Brasil não ajudam não? Com 1 iPhone pelo preço de 2…

  • Jonatas Pereira

    Esmagadora como sempre… melhor frase: Imagina se ele (iPhone 6 e plus) não entortasse! ahuahuahuahuauh

    • Robson Olindo

      E eu ainda acho que no fundo esse caso deu mas visibilidade para o aparelho do que prejuízo em vendas. Essa e a publicidade passiva, pois depois que veio o BOOM nada mais se falou de entortar.

      • Jonatas Pereira

        Pode até ser, mas realmente o fato do aparelho mudar totalmente seu formato, tamanho e até mesmo recursos = foi o grande diferencial ao meu ver 😉

  • Robson Olindo

    Dependendo dos Resultados da Sammy, a Apple pode ter tomado o posto de empresa que mais vendeu celulares nesse trimestre. Já que a Sammy deu uma previa informando os acionistas esperarem por números baixos. Acontecendo isso, veremos que o modelo de negocio da Apple e mas vantajoso, hoje a apple tem cerca de 6 aparelhos sendo vendidos, contra uma infinidade da Sammy, e mesmo assim consegue números muito superiores a muitas outras empresas.

  • Guest

    P&G e Coca Cola também!

  • A Apple colheu, merecidamente, os resultados pelos seus ótimos produtos. Contudo, uma observação: que seus resultados não a afastem demais dos seus concorrentes, pois isso nunca é bom para os consumidores.

    Ex.: a probabilidade dos preços caírem aqui torna-se mínima, Siri em português idem, ou seja, ter concorrentes no seu calcanhar nunca fez mal para o mercado,

    Com esses resultados, a Apple está certa que sua precificação está adequada. Pior para nós…

  • Acho que vendeu muito mais, pois produziram muito mais, colocaram a venda em mais países antes do Natal… isso tudo faz uma grande diferença. E mesmo assim esgota.
    Então o gargalo do faturamento deles está na produção do lançamento… ou não?!

  • Daniel

    É isso que em cada lançamento importante da Apple me incentiva a viajar para fora e comprar o novo iDevice. Muito feliz e satisfeito com o meu iPhone 6+ 128gb gold, as madrugadas nas filas dos shoppings do USA valeram a pena! Comprei para toda a minha família e todos aprovaram, até a minha mãe que tinha “medo da tela ser muito grande” agora se acostumou tranquilamente. Na época quando estava na Apple Store em dúvida entre qual comprar 6/6+, muitas pessoas iam para colocar o 6+ no bolso para ver como ficava, eu testei tirando a foto do mesmo local com os dois aparelhos, quando vi a diferença e a qualidade bem superior da câmera do 6+ fiz minha escolha na hora! 😀

  • Luiz Fernando Ferreira

    “Apple morreu junto com o Jobs” Aham, senta lá Rosana

  • iLex, a Apple não mencionou nada dos iPods, não?
    Juro que estava esperando esta conferencia para saber como está a situação financeira dos iPods!

    • A partir deste ano, a Apple misturou os dados dos iPods na categoria “OUTROS”. Nessa categoria também será incluído o Apple Watch, porque no início ela não quer revelar quantas unidades ele venderá.

      • Oxi! Só se fizer sucesso, que ela vai fazer questão de estampar os números do produto.

  • Ro S.

    “A razão mais aceita é que as pessoas demoram muito para trocar o iPad, por ainda estarem satisfeitas com o que possuem”… ou será o resultado da falta de melhorias/inovações no iPad o tanto quanto a Apple vem realizando no iPhone? Lembro-me de uma reportagem deste Blog comparando as mudanças dos últimos iPad com os anteriores, onde, com exceção do Touch ID, era um pouco mais do mesmo. Para mim, não fez sentido mudar.

    • “Lembro-me de uma reportagem deste Blog comparando as mudanças dos últimos iPad com os anteriores, onde, com exceção do Touch ID, era um pouco mais do mesmo.”

      Cara, acho bom você se informar melhor. O iPad Air 2 trouxe ótimas melhorias em relação ao seu antecessor.

      • Ro S.

        Minha informação veio daqui: http://blogdoiphone.com/2014/10/tabela-comparativa-entre-as-duas-geracoes-do-ipad-air/

        É uma questão de opinião, na minha humilde opinião, tirando o Touch ID, é um pouco mais do mesmo. Abs.

        • Claro, e eu respeito a sua opinião. O que quis rebater foi o seu argumento quando disse que era “mais do mesmo”. O próprio artigo que você apontou mostra várias melhorias significantes, como a RAM de 2GB, o chip A8 de 3 núcleos, tela anti-reflexo, Wifi 802.11ac, fotos de 8 megapixels, câmera lenta, entre outros. Foram boas melhorias sim.

          Mas claro, para quem queria uma revolução, não houve e provavelmente é isso que faz as pessoas ficarem com seu iPad antigo, que ainda faz muitas coisas até hoje.

          • Ro S.

            Acho que foi apenas uma maneira de expressar, pois concordo plenamente contigo. Um exemplo, quando pensamos no iPhone 6, a primeira coisa que vem na cabeça para quem ter o 5S é “quero trocar”, o mesmo não aconteceu com o iPad Air 2 ou com o iPad Mini 3, o que é uma pena. Pelo menos, não para mim.

  • Elton Fabricio

    É muito, mas muuuuito dinheiro! Acho que não tem nem como gastar tudo isso! Pqp!
    Imagina se o Apple Watch vender tanto quanto os iPhones?