CuriosidadesiPad

iPad 2 ainda é o mais popular tablet da Apple

Market Share iPads

Muitos estranharam o fato do iPad estar sofrendo quedas de vendas nos últimos resultados fiscais da Apple. Mas a explicação pode ser bem simples: o iPad 2 é tão bom que muita gente ainda o usa, não sentindo necessidade de trocá-lo. E isto é confirmado através de uma recente pesquisa.

Segundo a Localytics, que avaliou em outubro as estatísticas de uso de diversos usuários de iPad, a segunda geração (lançada em 2011) ainda é a mais usada, correspondendo a 27%. Em segundo lugar, vejam vocês, está o iPad mini 1, sem tela Retina, com 20%.

O modelo de iPad Air lançado no ano passado está apenas em quarto lugar, entre o iPad 4 e o iPad 3. E o iPad mini Retina (também lançado no ano passado), não parece ter atraído grandes multidões, representando apenas 5% do uso, igual ao iPad de primeira geração.

Por isso que a Apple tem que começar a pensar em verdadeiros diferenciais para que os novos iPads se tornem atrativos até mesmo para quem já o usa. Assim como computadores pessoais, os tablets não foram feitos para serem trocados de ano em ano, como telefones.

Quem sabe no evento de hoje não tenhamos alguma surpresa do tipo? 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Junior Alves

    Comprei um iPad Air no começo do ano e vou fica com ele pelo menos uns 3 anos de boa, só uso mais para leitura e rede social.

  • Wilsians Humphreys

    Lembrando que o hardware do iPad mini 1 é igual do iPad 2, ou seja, 47% deles com hardware que vão fazer 4 anos ! Provando sim, que não existe fanatismo pela troca de tablets, o que é verdade, eu tenho o 2 e o mini, e meus pais ainda usam o 1 !

    • Jason Baroni

      Concordo com você, mas veja, você está falando do Brasil. A maior representatividade geográfica se dá pelos BRICS, países onde os custos de eletrônicos são absurdos (vide o nosso).

      Por isso a Apple mantém modelos “antigos” dos aparelhos no mercado, para que mercados como o brasileiro possam ter acesso mais barato a tecnologias que não são mais do ano vigente.

      É óbvio que na América do Norte e Europa ainda há incontáveis casos de usuários com aparelhos antigos, mas lá a economia e a acessibilidade tecnológica funcionam de forma diferente.

      Ainda assim, aqui as pessoas preferem trocar de iPhone e manter o iPad, mesmo um sendo bem mais caro que o outro.

  • Kleber

    De fato, tenho um iPad 2 funcionando perfeitamente. Claro que não o atualizei para o iOS 8. E também é verdade que espero algo diferente para trocá-lo, principalmente ser for um de 12 polegadas.

    • Georges Machado

      Eu atualizei meu iPad 2 pro IOS 8, não tenho problemas com o desempenho, trocá-lo, só se não tiver mais jeito o que parece que vai demorar.

      • Kleber

        Eu fiquei receoso. Acha então que vale a pena atualizar? Não haverá prejuízos de desempenho?

        • André Silva

          Eu percebi queda de desempenho no meu. O Safari as vezes me irrita de tão lento para responder.

        • Lucas Robinson

          atualiza que vale a pena, mas segue as dicas do blog

        • randomname1337

          Prejuízo de desempenho vai ser pra economia do país com mais quatro anos de dilma.

          • Kleber

            Você poderia listar e justificar com base em fontes de dados?

          • Pode ficar com ainda mais raiva dela, porque você acaba de ser banido por causa de seu comentário contra as regras. 🙂

            Cuidado com a úlcera!

        • Georges Machado

          Tenho uma conhecida que reclama do dela, mas ela atualizou via OTA, eu fiz uma instalação limpa, falar que está a mesma coisa seria ignorancia minha, mas não está lento nem travando, está com um desempenho satisfatório.

  • Marcos Freitas

    Meu iPad 2 ainda é usado lá em casa e apesar da bateria não estar tão boa quanto e ele já estar engasgando bem no iOS 8, ainda é bem utilizável. Como você bem disse, tablets não foram feitos para serem trocados anualmente. A percepção das pessoas sobre eles também é de um device que é um complemento, não essencial como um smartphone. Não existe aquela ânsia por ter o tablet “mais rápido, mais fino, mais tudo”.

    E eu honestamente não sei o que a Apple pode fazer para mudar isso. Em termos de hardware interno e design o Air já é excelente, praticamente o limite do que se pode fazer num tablet atualmente. Talvez esse setor esteja mesmo destinado a ser bem menor do que smartphones, principalmente quando os celulares crescem de tamanho e podem substituir um tablet sem grandes problemas. Um iPad maior, mais focado em produtividade do que consumo de conteúdo, pode ser algo que dê certo, mas mesmo assim é tentar arrancar fatia de algo que já está estabelecido na cabeça das pessoas como o jeito (quase) perfeito de se trabalhar, que é um computador.

  • Filipe Augusto

    Eu tenho um iPad 3, comprado em agosto de 2012, e até hoje não vi mudanças significativas pra fazerem donos de tablets trocarem pelo modelo mas recente… é só questão de $$$ mesmo…

  • Danilo

    Ipad é a mesma pegada do Macbook,as mudanças são mínimas.
    Tenho um Macbook de 2009 rodando o Preview do Yosemite.
    Comprei o Ipad Air ano passado e dado que o Ipad Air 2 terá apenas o touch ID ( desnecessário) e aquela ilusão da mudança do Chip de A7 pra A8,poderei ficar com ele pelo menos mais uns 4 anos.

    • Jason Baroni

      Eles nem anunciaram o iPad ainda, não será “só” o Touch ID a diferença, pode apostar.

      Eu também não concordo que o iPad é a mesma pegada do MacBook, justamente porque o iPad Air atualmente roda o iOS.

      Um pode sim substituir o outro, mas é difícil ver alguém que em Mac só usando-o para navegar na internet e consumir mídia.

      Estou esperando a parceria da Apple com a Adobe mostrar mais produtividade ao iPad para garantir que este substituirá o Mac de forma plena para mais profissionais.

      • Danilo

        Hahahaha,avisei que não ia mudar nada..
        Não mudou mesmo!!!!!!!

        E quando eu disse que é a mesma pegada,é com relação a Evolução de uma versão para a outra,não que os dois são iguais,até porque tab não é Computador.

        • Jason Baroni

          Mudou sim. O novo iPad traz uma película que reduz a reflexão da luz solar, fora que a câmera está incomparavelmente superior ao iPad Air. Essas mudanças foram tão boas que me vendeu o iPad Air 2, e pelo que tenho lido por aí (o que inclui blogs internacionais), muitas pessoas farão o upgrade.

  • Carlos Alencar

    Massa saber disso!!

  • Vitor Antonio

    A Apple precisa lançar esse tão falado iPad Pro, ele sim é um grande diferencial. Ainda mais rodando iOS e OS X, seria uma maravilha.
    Eu mesmo venderia meu iPad 4 para comprar ele

  • André Silva

    Não sei se o 2 é tão bom assim ou as pessoas estão cada vez menos usando o tablet. É o meu caso.

    • Eros

      Já é o contrário comigo, comprei um Mini Retina justamente pra me livrar do Note e deixar o Cel pra ser usado quando estou fora de casa.

  • Eu uso tão pouco meu iPad 3 que de verdade não penso em trocar tão cedo, diferente do iPhone que realmente as mudanças são significativas, no iPad já não é assim. Não acho que é só satisfação com o ipad 2, acho que é não enxergar uma real necessidade de troca mesmo.

  • Johannes Georg

    Tenho um iPad 3a geração, e realmente não sinto necessidade de trocar por um mais novo. Quem sabe daqui a uns dois anos se realmente tiver necessidade. Apps rodando em plataformas 64 bits é a tendência e uma hora eles vão largar mão do 32 bits, sendo ai a hora que verei realmente necessidade em trocar.
    Quanto ao uso, ele eh mais para pequenas tarefas que não exigem muito e jogatina. E por enquanto ele está aguentando.

  • Eros

    Isso comprova que quem compra um Tablet em geral o faz pra uso de redes sociais, internet, emails e outros serviços desse tipo, dispensando assim um hardware mais potente.

  • Luiz Fernando Ferreira

    Que tal multi janela eim apple

  • Eros

    Pra mim já não servem os antigos, uso o meu para jogos e social, muitos dos jogos que jogo já não roda do iPad4 pra baixo.

  • Paulo Gabriel

    Fininho, Levinho e mais rápido. Quem lembra?

  • Estou com meu iPad 3 e realmente nao pensava em trocar, mas estou começando a sentir falta de potencia nele, vamos ver como vai ser esse iPad Air 2

  • Gabrielle Nery

    Eu tenho um mini com tela retina, mas só porque demorei a comprar. Se tivesse comprado antes de sair com tela retina, provavelmente não trocaria!

  • Lucas Robinson

    Meu iPad2 funciona muito bem ainda

  • Alex Bittencourt 

    Na minha opinião sem os celulares precisam ser trocados de ano em ano :’) q não ser q seja Android porq começa com as travadas monstras ai tem q trocar logo, né não Samsung ?

  • Renato Gomes

    O iPad 2 me faz referência com o iphone 4! Se tornou acessível !!

  • Getulio Romão C. Jr

    Nenhuma surpresa no ipad air 2. Para quem já tem o ipad air não existe nenhuma razão para trocar agora..

  • Raquel Signor

    Meu iPad 2 está com pouquíssima memória para armazenamento, dos 13gb tem somente 170 MB e quase nenhum app instalado e nada de fotos e músicas, estou como iOS 7 ainda não atualizei para o 8. Parece que a memória evaporou, sumiu! O que faço para liberar essa memoria? Tentei voltar as configurações de fábrica, mas pede um código que eu não sei de onde tiro. Será que poderiam me ajudar, por favor?

Back to top button