CuriosidadesiPad

iPad 2 ainda é o mais popular tablet da Apple

Market Share iPads

Muitos estranharam o fato do iPad estar sofrendo quedas de vendas nos últimos resultados fiscais da Apple. Mas a explicação pode ser bem simples: o iPad 2 é tão bom que muita gente ainda o usa, não sentindo necessidade de trocá-lo. E isto é confirmado através de uma recente pesquisa.

Segundo a Localytics, que avaliou em outubro as estatísticas de uso de diversos usuários de iPad, a segunda geração (lançada em 2011) ainda é a mais usada, correspondendo a 27%. Em segundo lugar, vejam vocês, está o iPad mini 1, sem tela Retina, com 20%.

O modelo de iPad Air lançado no ano passado está apenas em quarto lugar, entre o iPad 4 e o iPad 3. E o iPad mini Retina (também lançado no ano passado), não parece ter atraído grandes multidões, representando apenas 5% do uso, igual ao iPad de primeira geração.

Por isso que a Apple tem que começar a pensar em verdadeiros diferenciais para que os novos iPads se tornem atrativos até mesmo para quem já o usa. Assim como computadores pessoais, os tablets não foram feitos para serem trocados de ano em ano, como telefones.

Quem sabe no evento de hoje não tenhamos alguma surpresa do tipo? 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Junior Alves

    Comprei um iPad Air no começo do ano e vou fica com ele pelo menos uns 3 anos de boa, só uso mais para leitura e rede social.

  • Wilsians Humphreys

    Lembrando que o hardware do iPad mini 1 é igual do iPad 2, ou seja, 47% deles com hardware que vão fazer 4 anos ! Provando sim, que não existe fanatismo pela troca de tablets, o que é verdade, eu tenho o 2 e o mini, e meus pais ainda usam o 1 !

    • Jason Baroni

      Concordo com você, mas veja, você está falando do Brasil. A maior representatividade geográfica se dá pelos BRICS, países onde os custos de eletrônicos são absurdos (vide o nosso).

      Por isso a Apple mantém modelos “antigos” dos aparelhos no mercado, para que mercados como o brasileiro possam ter acesso mais barato a tecnologias que não são mais do ano vigente.

      É óbvio que na América do Norte e Europa ainda há incontáveis casos de usuários com aparelhos antigos, mas lá a economia e a acessibilidade tecnológica funcionam de forma diferente.

      Ainda assim, aqui as pessoas preferem trocar de iPhone e manter o iPad, mesmo um sendo bem mais caro que o outro.

  • Kleber

    De fato, tenho um iPad 2 funcionando perfeitamente. Claro que não o atualizei para o iOS 8. E também é verdade que espero algo diferente para trocá-lo, principalmente ser for um de 12 polegadas.

    • Georges Machado

      Eu atualizei meu iPad 2 pro IOS 8, não tenho problemas com o desempenho, trocá-lo, só se não tiver mais jeito o que parece que vai demorar.

      • Kleber

        Eu fiquei receoso. Acha então que vale a pena atualizar? Não haverá prejuízos de desempenho?

        • André Silva

          Eu percebi queda de desempenho no meu. O Safari as vezes me irrita de tão lento para responder.

        • Lucas Robinson

          atualiza que vale a pena, mas segue as dicas do blog

        • randomname1337

          Prejuízo de desempenho vai ser pra economia do país com mais quatro anos de dilma.

          • Kleber

            Você poderia listar e justificar com base em fontes de dados?

          • Pode ficar com ainda mais raiva dela, porque você acaba de ser banido por causa de seu comentário contra as regras. 🙂

            Cuidado com a úlcera!

        • Georges Machado

          Tenho uma conhecida que reclama do dela, mas ela atualizou via OTA, eu fiz uma instalação limpa, falar que está a mesma coisa seria ignorancia minha, mas não está lento nem travando, está com um desempenho satisfatório.

  • Marcos Freitas

    Meu iPad 2 ainda é usado lá em casa e apesar da bateria não estar tão boa quanto e ele já estar engasgando bem no iOS 8, ainda é bem utilizável. Como você bem disse, tablets não foram feitos para serem trocados anualmente. A percepção das pessoas sobre eles também é de um device que é um complemento, não essencial como um smartphone. Não existe aquela ânsia por ter o tablet “mais rápido, mais fino, mais tudo”.

    E eu honestamente não sei o que a Apple pode fazer para mudar isso. Em termos de hardware interno e design o Air já é excelente, praticamente o limite do que se pode fazer num tablet atualmente. Talvez esse setor esteja mesmo destinado a ser bem menor do que smartphones, principalmente quando os celulares crescem de tamanho e podem substituir um tablet sem grandes problemas. Um iPad maior, mais focado em produtividade do que consumo de conteúdo, pode ser algo que dê certo, mas mesmo assim é tentar arrancar fatia de algo que já está estabelecido na cabeça das pessoas como o jeito (quase) perfeito de se trabalhar, que é um computador.

  • Filipe Augusto

    Eu tenho um iPad 3, comprado em agosto de 2012, e até hoje não vi mudanças significativas pra fazerem donos de tablets trocarem pelo modelo mas recente… é só questão de $$$ mesmo…

  • Danilo

    Ipad é a mesma pegada do Macbook,as mudanças são mínimas.
    Tenho um Macbook de 2009 rodando o Preview do Yosemite.
    Comprei o Ipad Air ano passado e dado que o Ipad Air 2 terá apenas o touch ID ( desnecessário) e aquela ilusão da mudança do Chip de A7 pra A8,poderei ficar com ele pelo menos mais uns 4 anos.

    • Jason Baroni

      Eles nem anunciaram o iPad ainda, não será “só” o Touch ID a diferença, pode apostar.

      Eu também não concordo que o iPad é a mesma pegada do MacBook, justamente porque o iPad Air atualmente roda o iOS.

      Um pode sim substituir o outro, mas é difícil ver alguém que em Mac só usando-o para navegar na internet e consumir mídia.

      Estou esperando a parceria da Apple com a Adobe mostrar mais produtividade ao iPad para garantir que este substituirá o Mac de forma plena para mais profissionais.

      • Danilo

        Hahahaha,avisei que não ia mudar nada..
        Não mudou mesmo!!!!!!!

        E quando eu disse que é a mesma pegada,é com relação a Evolução de uma versão para a outra,não que os dois são iguais,até porque tab não é Computador.

        • Jason Baroni

          Mudou sim. O novo iPad traz uma película que reduz a reflexão da luz solar, fora que a câmera está incomparavelmente superior ao iPad Air. Essas mudanças foram tão boas que me vendeu o iPad Air 2, e pelo que tenho lido por aí (o que inclui blogs internacionais), muitas pessoas farão o upgrade.

  • Carlos Alencar

    Massa saber disso!!

  • Vitor Antonio

    A Apple precisa lançar esse tão falado iPad Pro, ele sim é um grande diferencial. Ainda mais rodando iOS e OS X, seria uma maravilha.
    Eu mesmo venderia meu iPad 4 para comprar ele

  • André Silva

    Não sei se o 2 é tão bom assim ou as pessoas estão cada vez menos usando o tablet. É o meu caso.

    • Eros

      Já é o contrário comigo, comprei um Mini Retina justamente pra me livrar do Note e deixar o Cel pra ser usado quando estou fora de casa.

  • Eu uso tão pouco meu iPad 3 que de verdade não penso em trocar tão cedo, diferente do iPhone que realmente as mudanças são significativas, no iPad já não é assim. Não acho que é só satisfação com o ipad 2, acho que é não enxergar uma real necessidade de troca mesmo.

  • Johannes Georg

    Tenho um iPad 3a geração, e realmente não sinto necessidade de trocar por um mais novo. Quem sabe daqui a uns dois anos se realmente tiver necessidade. Apps rodando em plataformas 64 bits é a tendência e uma hora eles vão largar mão do 32 bits, sendo ai a hora que verei realmente necessidade em trocar.
    Quanto ao uso, ele eh mais para pequenas tarefas que não exigem muito e jogatina. E por enquanto ele está aguentando.

  • Eros

    Isso comprova que quem compra um Tablet em geral o faz pra uso de redes sociais, internet, emails e outros serviços desse tipo, dispensando assim um hardware mais potente.

  • Luiz Fernando Ferreira

    Que tal multi janela eim apple

  • Eros

    Pra mim já não servem os antigos, uso o meu para jogos e social, muitos dos jogos que jogo já não roda do iPad4 pra baixo.

  • Paulo Gabriel

    Fininho, Levinho e mais rápido. Quem lembra?

  • Estou com meu iPad 3 e realmente nao pensava em trocar, mas estou começando a sentir falta de potencia nele, vamos ver como vai ser esse iPad Air 2

  • Gabrielle Nery

    Eu tenho um mini com tela retina, mas só porque demorei a comprar. Se tivesse comprado antes de sair com tela retina, provavelmente não trocaria!

  • Lucas Robinson

    Meu iPad2 funciona muito bem ainda

  • Alex Bittencourt 

    Na minha opinião sem os celulares precisam ser trocados de ano em ano :’) q não ser q seja Android porq começa com as travadas monstras ai tem q trocar logo, né não Samsung ?

  • Renato Gomes

    O iPad 2 me faz referência com o iphone 4! Se tornou acessível !!

  • Getulio Romão C. Jr

    Nenhuma surpresa no ipad air 2. Para quem já tem o ipad air não existe nenhuma razão para trocar agora..

  • Raquel Signor

    Meu iPad 2 está com pouquíssima memória para armazenamento, dos 13gb tem somente 170 MB e quase nenhum app instalado e nada de fotos e músicas, estou como iOS 7 ainda não atualizei para o 8. Parece que a memória evaporou, sumiu! O que faço para liberar essa memoria? Tentei voltar as configurações de fábrica, mas pede um código que eu não sei de onde tiro. Será que poderiam me ajudar, por favor?