Notícias

Apple bate novos recordes de faturamento no último trimestre fiscal

iPhone 6

A cada três meses, o título do artigo é praticamente o mesmo: mais um recorde de faturamento da Apple em seus resultados fiscais. Ontem, a equipe de Tim Cook fez a apresentação dos resultados do Quarto Trimestre Fiscal de 2014 (julho, agosto e setembro) para os acionistas da companhia e os números como sempre foram bem altos.

A melhor maneira de analisar os resultados fiscais é fazer uma comparação com o mesmo trimestre do ano passado, pois cada época do ano é particular e não teria sentido levar em consideração simplesmente o trimestre anterior (a época de Natal, por exemplo, sempre vende muito mais que o período de janeiro e fevereiro). Então fizemos gráficos com todos os trimestres, destacando com uma cor diferente os quartos trimestres dos últimos dois anos, para ficar mais visível a evolução.

Nos resultados de ontem, a Apple apresentou um faturamento de 42,1 bilhões de dólares no trimestre, um crescimento considerável se considerarmos que nos anos anteriores ele tinha sido bem discreto. Tim Cook disse que este foi o maior crescimento (em faturamento) dos últimos sete trimestres. Se levarmos em conta que a concorrência está tendo dificuldades este ano (a Samsung apresentou forte queda em seu faturamento), a Apple está em uma situação excelente.

Faturamento Q4 2014

Quanto aos iPhones, ainda mais recordes. De julho a setembro, foram vendidos 39,3 milhões de aparelhos, um número bem maior que o mesmo período do ano passado. Este número pega uma parte do iPhone 6, mas não considera outros grandes mercados, como a China, que só iniciou as vendas na última sexta-feira.

iPhones Q4 2014

Já os iPads sofreram mais uma queda nas vendas (a terceira consecutiva). Nós já comentamos aqui que um dos motivos pode ser que os usuários estão tão satisfeitos com seus iPads mais antigos que não sentem necessidade de trocá-los a cada ano. O iPad 2 ainda é o mais utilizado e muitos que o possuem estão muito felizes com eles.

iPads Q4 2014

Alguns dados interessantes surgiram durante a conferência telefônica que Cook e Maestri fizeram com investidores e analistas:

  • A demanda pelo iPhone 6 está “em um planeta diferente” da disponibilidade dele. Ou seja, a Apple não está conseguindo fabricar tantos aparelhos para atender a procura. Mesmo considerando que os estoques eram grandes no dia do lançamento.
  • Tim Cook afirmou que o iPhone 6 e 6 Plus são os melhores iPhones já criados e que os clientes o estão amando.
  • Até hoje a App Store já ultrapassou a marca de 85 bilhões de aplicativos baixados.
  • A Apple fez 20 aquisições de empresas neste ano, 7 apenas no último trimestre.
  • O registro de novos desenvolvedores para criar aplicativos na App Store aumentou em 39% neste último ano.
  • Um acionista perguntou como a Apple pretende resolver o “problema” de não conseguir produzir tantos iPhones quanto consegue vender; Tim respondeu que estão se esforçando, mas que não chega a ser algo grave. Qual empresa não queria ter um “problema” destes?
  • A parceria com a IBM deverá trazer um aumento na adoção do iPad já no ano que vem, principalmente em bancos, empresas de seguro, governos e outras instituições.

 

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Vinicius Perez

    Será que eles se surpreendem?

  • HOHOHO, e o Natal tá aí. Questão de tempo pra isso aí aumentar.

  • Victor

    E os androide lovers ainda tem coragem de dizer que a Apple está falindo.. Que não dá dinheiro… Que a Apple é uma empresa ruim…

    Queria estar falido que nem eles..

  • Marco Duarte

    Tenho uma encomenda aqui em Portugal desde o dia 19 de Setembro do Iphone 6 64Gb e nada ainda nem sei se ja esta à venda, pelo menos em Portugal nada!

    • No aguardo pelo meu de 64Gb tbm… #VenhaLogoooo

  • Alisson_SI

    “Tim Cook afirmou que o iPhone 6 e 6 Plus são os melhores iPhones já criados e que os clientes o estão amando.”

    Ai quando lançarem o iPhone 6s / 6+s / 7 / 7+… vai falar a mesma coisa HAHAHA

    • Rafael Tavares

      A cada versão o Iphone sai melhor, bom sinal!

      • Alisson_SI

        agreed… mas vamos mudar o jargão, né? HAHAH

  • Bruno

    Resultado foi muito positivo, inclusive com aumento do preço médio dos iPhones (provavelmente por influência do 6+ e dos 64/128GB agora) e aumento da já altíssima margem bruta (que deixa o povo triste mas os acionistas felizes). Provavelmente o próximo trimestre será MUITO forte, já que a demanda pela tão aguardada tela grande do i6 está tão acima dos anos anteriores. Bacana também o forte aumento dos Macs em um mercado em retração, como destacado pelo Tim.
    Agora o que me deixou surpreso (e também um acionista no call) foi o fato de colocarem o Apple Watch na categoria “outros produtos”, junto com acessórios, AppleTV, adaptadores, AirPort Express, etc. (Sempre houve categorias separadas para iPhones, iPads, iPods, Macs… Era de se esperar uma para o Watch). Embora o Tim tenha tentado justificar que é para “esconder o leite” da concorrência, a mim ficou a sensação de que estão com medo de que não seja esse sucesso estrondoso (o que, pessoalmente, até concordo).

  • Erik

    Os resultados divulgados sempre são do trimestre anterior. Ou seja, tem um pequeno problema na legenda ao afirmar que no Q4 foi faturado 42,1B. Ademais, boa análise

  • Gustavo Rocha

    Vou pra orlando segunda feira, será que vai ter pra comprar? Se não tiver na Apple Store, em outra loja encontro? Alguém para me indicar? Quero iphone 6

    • Samuel

      Compre no site da Apple para entrega no seu hotel. É a melhor opção, mas faça rápido para dar o tempo de entrega.

  • igor yuiti

    Uma vez reparei que o site da Apple não tinha adaptação para celular, hoje entrei no site e vi ele agora está adaptado para celular

  • Não, Erik, a legenda está certa.
    O trimestre FISCAL da Apple não é o mesmo trimestre do ANO CORRENTE. No texto está bem claro os meses que o Q4 Fiscal cobre. 😉

  • Matheus Rezende

    Pra variar…

  • Samuel

    Onde estão os analistas que vibram dizendo que a Apple está quebrando por não conseguir atingir as metas dos analistas? Nesse trimestre que ela bateu todas, menos do iPad, quer dizer que ela vai dominar o mundo? Ou vão tirar a conclusão que o iPad é um “péssimo” produto que perdeu força e se tornou o maior “problema” por “não vender como antes”?

  • Isabel

    ALGUEM TEM IDEIA DE QTO VAI FICAR O IPHONE 6 DE 64GB AQUI NO BRASIL?

  • Mario Ferreira

    preciso de um help, alguem mora nos Estados unidos? meu irmão esta em Miami so que está impossivel comprar iphone 6 diz ele, alguem tem uma soluçao?

    • Mario Ferreira

      Nova york*

  • Junio Pereira

    Apple, atingindo metas mais altas, a cada ano. Por isso que eu amo essa empresa.