Notícias

Apple e IBM anunciam acordo histórico em prol do uso do iOS em empresas

Apple + IBM

O site Re/code, também conhecido como ex-AllThingsD, também conhecido como canal da Apple para anunciar notícias importantes acaba de informar ao mundo que a Apple firmou um acordo com ninguém menos do que a IBM para ajudar no desenvolvimento e adoção da plataforma iOS no mercado empresarial. Este é um passo enorme para a Apple, e que tem tudo para alçar o iOS para um patamar quase inimaginável há apenas algumas horas.

Segundo a matéria, o acordo irá “ajudar as companhias a desenvolverem aparelhos móveis e aplicativos específicos para negócios para rodarem neles“. Isto não significa que Apple e IBM lançarão novos aparelhos, mas sim passarão a evoluir e adequar o iOS de modo que as empresas possam contar com as soluções da IBM de forma nativa em iPhones e iPads, que inclusive passarão a ser vendidos pela própria IBM com um contigente de mais de 100.000 profissionais.

O acordo prevê ainda o desenvolvimento de mais de 100 aplicativos focados especificamente no mercado empresarial, relacionados a segurança, análise de dados corporativos e administração dos aparelhos. Se a Apple já se orgulhava de poder dizer que 98% das empresas da Forbes 500 já usavam o iOS, não será nenhuma surpresa se este número subir 1 ou até 2 pontos percentuais. E olha que Craig Federighi já havia dado uma pequena dica de que algo assim estava prestes a acontecer durante a última WWDC, quando ele disse que a Apple estava indo atrás destes outros 2%.

Esta não é a primeira vez que Apple e IBM estiveram juntas na mesma notícia. No ano passado, elas já haviam anunciado um projeto chamado MobileFirst, uma espécie de extensão de um acordo para promover o uso de soluções móveis para empresas. Além disso, no começo dos anos 90, a Apple, a IBM e a Motorola (como as coisas mudam, não?) anunciaram o PowerPC em um esforço conjunto para trazer processadores RISC para os computadores da Maçã. Mas a relação entre as duas empresas nunca foi assim tão pacífica. Além da histórica foto em que Steve Jobs aparece em frente ao escritório da IBM levantando o dedo médio em direção ao logo da empresa, existe também um anúncio antológico que a Apple veiculou em jornais dos Estados Unidos dando boas-vindas à IBM quando esta resolveu entrar no mercado de computadores pessoais.

Jobs x IBM

O anúncio de hoje é gigantesco. Para todos os analistas que há tempos vinham dizendo que as vendas de iPhones e iPads haviam atingido seus ápices e que daqui pra frente as vendas só passariam a cair, a Apple e a IBM mostram que ainda há bastante terreno em jogo, e que as duas empresas pretendem, juntas, abocanhar o bolo inteiro, fatia por fatia.

Tags
Mostrar mais

Marcus Mendes

Publicitário formado pela ESPM-SP. Além do seu trabalho como motion designer, contribui com o Blog desde 2012 e é também um dos editores da Revista iThing. Não sabe dizer o que faz no tempo livre por não saber o que isso significa.

Artigos Relacionados

  • Yuri Amaral Nascimento

    Que venha boas coisas

    • Rodrigo

      “que venham” né??

  • se steve estivesse vivo…

    • Caio Cartaxo

      Se o que?

  • Fabio

    Impressão minha ou o Stevenson está mostrando o dedo do meio pra trás tipo “Fuck IBM” ??

    • Dan

      “Além da histórica foto em que Steve Jobs aparece em frente ao escritório da IBM levantando o dedo médio em direção ao logo da empresa…”
      Parece que alguém não leu :p

      • Osório

        Leitor de manchete é assim mesmo.. Da vontade de ser bruto as vezes, fala sério.. Mas enfim.

    • Dian de Paula.

      Não é impressão sua não. Está escrito no texto. :p

  • Saulo Benigno

    Como fica a Blackberry agora?

    • Carlos Frederico

      Quem liga pra ela? 😛

  • Ronnie Dilli

    Adorei as imagens que mostram momentos passados entre as empresas, uma certa ‘adolescência da Apple’, mais ‘revoltada’ na época…

    O texto do “Anúncio antológico” até me lembra as cartas que o Pirate Bay mandava em resposta a pedidos pra tirar conteúdo do site, sempre ‘trollando’.

  • Anastacia

    Nossa meu primeiro computador foi um IBM Aptiva J76 ….lembrei dele agora….

  • Robson

    Eu, como funcionário da IBM, sei que este acordo será um marco para ambas empresas (com base em um acordo já existente no Brasil). A IBM Brasil já vinha adiantando este acordo há algum tempo. Muito bom ele passar a esfera global.

    • Rodrigo

      Conversando com Tim hoje a tarde ele me disse: Apple + IBM Br was a good experience!! So Apple + IBM World = yes!! We can!!!

  • Carlos Frederico

    Como assim? Você está dizendo, então, que esse acordo foi ideia da IBM Brasil? A “sugestão” veio daqui? Porque até onde eu sei, as esferas “filiais” não podem decidir situações que mudem como um todo.

    • Tiago Albuquerque

      Joga no google e procura um acordo do dia 15/08/2013 entre IBM Brasil e Apple. Acho que é disso que ele está falando.

    • OverlordBR

      “Porque até onde eu sei, as esferas “filiais” não podem decidir situações que mudem como um todo.”

      Não, cara… a lógica é um pouquinho diferente: não podem decidir a situação global mas podem (e devem), com certeza, influenciar.
      Aliás, boas idéias/projetos são sempre bem-vindos, não importa de onde.

      • Carlos Frederico

        Sem dúvida, estão praticando a globalização 😀 !

    • Ezequiel

      Carlos, só reforçando o que os colegas já comentaram, por mais que empresas globais tenham a prerrogativa de “forçar” suas filiais em seguir o modelo global de maneira mais ampla, há situações que as filiais são encorajadas a buscar alternativas que possoam influenciar / incentivar uma adoção global!

      Inclusive, em alguns casos, algo local tende a servir como laboratório (teste) para uma implantação mais geral! Por isso, não seria totalmente sem sentido esta situação da IBM Brasil. Abraço!

      • Carlos Frederico

        Ezequiel, concordo plenamente contigo. Na verdade a minha mensagem foi mais como uma surpresa feliz! Se foi influência daqui, palmas para nós, brasileiros, e a todos os envolvidos! Ainda mais aqui onde o Android domina e o brasileiro geralmente (eu disse geralmente) acha que Apple é coisa de “rico”, embora o cenário (impostos absurdos, elitização, etc) acabe realmente colaborando para isso.

        • Rodrigo

          A questão é! Se funciona no Brasil, funciona em qualquer lugar do mundo!

    • Peter

      Sinto te desapontar, mas vc esta totalmente enganado, ou vc acha que somente nas centrais que tem seres pensantes?? Minha empresa fechou esta semana um acordo com a Microsoft Brasil para melhorias dos mapas por aqui, no entanto este acordo será repassado a MS nos EUA para que as informações sejam liberadas mundialmente.

    • Destróier

      Desculpe desaponta-lo, mas essa semana minha empresa fechou um acordo com a Microsoft Brasil para melhorias do mapas no bing. Este acordo foi todo pensado é feito por aqui, a idéia saiu do Brasil, mais precisamente do Rio de Janeiro, no entanto na hora de assinar a MS Brasil resolveu passar para a MS nos EUA para que as informações sejam liberadas mundialmente. Ou vc acha que só nas centrais ou no exterior que tem serem pensantes?!!

    • Destróier

      Apenas complementando, neste caso a MS BR não só teve a ideia, como decidiu e mandou a matriz assinar. E este caso vai afetar o todo, pois o bing é mundial.

  • Fabio

    Não vejo com bons olhos.
    A Apple não precisa ficar compartilhando sua tecnologia com a IBM.
    Vai abar ressuscitando a IBM, que acabará lançado produtos baseados em tecnologia da Apple, tal como a Microsoft fez quando lançou o Windows.
    Burrice só se faz uma vez!!!

  • Bruno Pedro

    Uma ótima noticia! Espero muito poder contar com um clima mais Apple dentro do trabalho. Detesto o B2B exatamente por não ter quase contato com produtos com a excelência da Apple dentro da empresa em que trabalho. Talvez isso mude um pouco agora!

  • d3bunk3r

    A Apple já comparou a IBM ao Big Brother, personagem fictício no romance 1984 de George Orwell. Só que agora ela está tendo que se explicar para o governo chinês que os iPhones não são dispositivos de espionagem individual.
    O fisiologismo dessas empresas é tão avançado que se equipara ao mecanismo de metamorfose mais astuto. Que belo subterfúgio!

  • Para quem queria ser contra a IBM sempre, esse acordo veio que meio por baixo dos panos. O mundo corporativo é engraçado.

  • Carlos Frederico

    Ressuscitando a IBM? Desde quando ela esteve morta? Ela está mais forte do que nunca em pesquisa e desenvolvimento…
    E ela fornecia a arquitetura PowerPC para a Apple no passado.
    Por favor, discorra mais o seu ponto de vista que estou curioso.

    • Leandro Dantas

      Pois é, corporativamente falando a IBM é bastante forte. Também fiquei curioso!

  • Junior Manoel

    Não sei não… Acho que a Apple ta criando cobra.

  • Gabriell Towx

    tim cook ta cozinhando Merda..

    As empresas Querem um OS da Apple rodando nas suas Networks ?
    Buy a Mac !
    por que nao investir em Marketing Corporativo e oferecer vantagems para as empresas
    em migrar de sistema ao invés de Fazer parceria com a Gigante
    que catalogou os Judeus no Governo de Hitler ?

    Apple que sempre foi Revolucionaria e Visionaria agora unindo forças com o Grande Irmão ?

    sinceramente nunca gostei do Tim cook , desde de a nomeação dele por Jobs , e a cada dia que passa
    as ações dele me fazem Respeita-lo menos

    • Vitor Glerean

      Não é tão simples assim, cara. A maioria das empresas utilizam softwares de casa que “não rodam’ em sistemas IOS.
      O que eles estão buscando é uma forma de “globalizar” essa utilização, facilitando, quem sabe, uma possível migração.

  • Junio Pereira

    Nunca pensei que isso iria acontecer. Apple se juntando à Microsoft e IBM. Duas grandes concorrentes do passado.

    • Tomás de Ourofino

      Não li no texto nenhuma referência a Microsoft.

  • Junio Pereira

    Eu sei, porém a Apple se aliou à Microsoft para ela poder realizar buscar no Spotlight pelo Bing, ou você acha que a Apple tem sistema de buscas.

  • Junio Pereira

    E eu quis citá-la aqui, pois entre as empresas aliadas a Microsoft está no meio. E a Apple também brigou muito tanto com a Microsoft, quanto com a IBM e eu achei importante não esquecer dela.

  • Destróier

    Amigo empresas como a IBM não precisam ficar se exibindo na mídia o tempo todo. Trabalho em uma empresa de grande porte, nossa necessidade de processamento é absurda, são milhões de transações por segundo. Todos os nossos servidores são da IBM. E não foi pq escolhemos, foi pq não tinha nenhuma empresa com equipamentos que atendesse a demanda.