Notícias

Órgão do governo americano reclama: iMessage não permite interceptar mensagens

iMessage

Talvez você não saiba, mas o iMessage (sistema de troca de mensagens instantâneas entre dispositivos da Apple) é um dos mais seguros meios de comunicação entre usuários, a ponto do DEA (órgão americano de combate às drogas) reclamar que não é possível “interceptar mensagens” de suspeitos.

Enquanto na Europa a preservação da privacidade individual é considerada como prioridade, nos Estados Unidos é um problema quando o governo não é capaz de interceptar mensagens de cidadãos, mesmo com autorização da justiça. “A encriptação do iMessage torna impossível qualquer interceptação de mensagens entre dispositivos Apple, mesmo com ordem judicial“, afirma um documento interno da entidade. Quando a comunicação é feita entre o iMessage e um dispositivo não-Apple (o que caracteriza um SMS), aí sim pode-se interceptar as mensagens na maioria dos casos.

Documento DEA

A discussão começa a esquentar. Christopher Soghoian, um analista policial da American Civil Liberties Union, argumenta que “o serviço da Apple não é designado a ser usado como prova governamental“. Ao mesmo tempo, sabemos que órgãos do governo americano usam suas leis anti-terrorismo e anti-drogas como desculpa para justificar o controle que exercem em seus cidadãos. Por isso, essa segurança que temos hoje com o iMessage pode ser derrubada no futuro com a pressão de órgãos como o FBI e CIA.

No ano passado, foi revelada uma falha de segurança em todos os serviços SMS que permitia trocar o emissor e se fazer passar por outra pessoa (esta falha não existe mais no iOS 6). Na época, a Apple respondeu com tom irônico:

Usem o iMessage, é mais seguro.

Parece que ela tinha mesmo razão.

via CNET

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Vitor

    Gosto muito do iMessage, mas conhece pouquíssimas pessoas com iPhone, tornando o uso do Whatsapp maior 🙁

    • Marlon

      No meu caso todos os meus amigos tem iphone…mas ainda assim uso o whatsapp pq acho mais “bonito” e mais rápido…sei lá!
      Pode ser só impressão…mas não gosto do tempo q demora pra msg sair do iphone! haha

      • Augusto Mattos

        Tenho poucos amigos que usam iPhone, e esses quando exclamados a respeito do iMessage sequer saber o que é isso.. Lamentável

    • jkfoppa

      Olá, tudo bem. Baixei esse aplicativo para testar. SURPRESA .. GASTOU R$ 5,00. Enviou MMS e acessou a internet via operadora, mesmo estando conectado na Wi-fi. Já deletei.

      • Baixou?! Ele é nativo do iOS. Acho que vc foi burro.

  • Jeferson Ferens

    Apple é Apple. Cade o Android, rsrsrs. iMessage é o que há!

    • Concordo!

      • Felipe

        O governo estadunidense é muito ridículo. Eles são cheios de babaquices. Olha aí, querem tirar nossa privacidade. Assim até nosso governo, que no momento tá catando pra tecnologia fica melhor, pelo menos eles não querem estragar nossa privacidade.

        • Fabio Dias

          Lamento dizer que você está errado quanto à intervenção de nosso governo em nossa privacidade: querem decidir como nossos filhos devem ser educados e limitar a nossa liberdade de consciência e religiosa… Já não é muito!?

          • Enio Eto

            Ponto pro Fabio Dias hehehe

  • Thiago Fialho

    Acho que a Apple poderia expandir o imessage para outras plataformas, assim ele com certeza seria unanimidade..

    • Júnior Krebs

      Também acho que seria legal, mas duvido muito que ela faria isso. 🙁

    • Jorge Junior

      Acredito que, se abrir para outras plataformas, deve comprometer pelo menos um pouco da segurança do mesmo, não?

  • Tiago Nunes

    A “Máquina” não tem acesso ao iMessage, Mr. Finch?

    • Alexander Novarro

      adoro esse seriado!

      • Alex Chiaranda

        tb gosto muito

    • Sanderson

      Cara, juro que pensei a mesma coisa! 😉

  • Lengo

    O iMessage às vezes não sincroniza direito com os outros dispositivos (principalmente com o Mac, notificando por mensagens já lidas), mas, tirando isso, o serviço é bem tranquilo.

    Pena que não muita gente tem, e quem tem (dos que conheço) não costuma usar, preferindo o WhatsApp.

  • Barbara Tavora

    Muito engraçado o recalque do governo americano. Deve ter muita gente adorando isso.

    Mais engraçado do que isso é imaginar um bando de terroristas anti-capitalistas do mal americano usando iPhones e trocando iMessages!!!

    • Samir

      Kkkkkkk muito boa!

    • Flavio

      “Mais engraçado do que isso é imaginar um bando de terroristas anti-capitalistas do mal americano usando iPhones e trocando iMessages!!!”

      Na verdade isso meio que já aconteceu. No ataque terrosita na Índia que deixou quase 200 mortos em 2008 foi usado o bbm da ex-RIM para coordenar o ataque.

      “O caso mais emblemático talvez tenha sido o do pistoleiro que, na saída de um restaurante local, disparava uma arma de fogo em uma das mãos enquanto utilizava um celular na outra… ”

      http://info.abril.com.br/aberto/infonews/122008/01122008-30.shl

  • Daniel

    Acho o iMessage lento pra enviar as mensagens, principalmente fotos, então uso Whatsapp mesmo com quem tem iPhone…. Prefiro….
    Mas o BBM também não permite interceptação! Ou estou enganado?

    • Solrac

      Enganadasso, existe um interceptador, modelo separado, somente pra BB. Alias ele é muito mais caro que o kit normal de interceptação. O kit normal intercepta as ligações dos celulares via band, não via voip.

  • Mauricio Vargas

    iLex, o imessage na verdade ele é um app apenas visual, quem comanda tudo é o imagent, que é um serviço que fica rodando por trás e trata de enviar/receber mensagens.
    Peeeeelo que da pra perceber, ele é um servidor jabber/xmpp que roda no servidor da Apple e troca mensagens end-to-end, como um serviço jabber mesmo.
    Mas além das seguranças implicitas ja nesse servidor, ainda tem a encriptação TLS, que pelo que parece, a apple é seu proprio provedor de certificados, então é quase como se a cada mensagem, ou conexão de end end, ele gerasse um CSR que é o codigo para solicitar um certificado, e manda pro servidor, retornando um certificado aprovado pela “Apple FairPlay Certification Authority”.
    Bom, vai bem mais além, da pra se divertir horas lendo alguma coisa sobre isso aqui:
    http://imfreedom.org/wiki/IMessage

    Valeu

  • Tuaregue

    Deve ser mentira do governo, acham q eles iam dizer “Sim nós conseguimos ler as mensagens”?
    Eles querem é manter os criminosos ignorantes

  • Matheus Fernandes

    Falta uma palavra alí:
    “A encriptação do iMessage torna impossível qualquer interceptação de mensagens entre dispositivos Apple, mesmo com ordem judicial“
    🙂

    • Matheus Fernandes

      Na verdade, falta eu ler direito 🙁

      Falha minha! 😛

  • Otavio

    O pior dessa noticia mesmo é o governo querer acabar com a privacidade do cidadão!!!

  • Luiz

    Nossa! Ainda tem gente achando que isso é algo bom.
    Quero ver se essa vantagem será tão grande quando usarem o iMessage para cometer crimes contra essas mesmas pessoas, e a polícia não conseguir interceptar os criminosos.

    • Um Estado controlando totalmente os cidadãos NUNCA é bom. Hoje vivemos em uma democracia, mas se em um futuro cairmos em uma ditadura ou autoritarismo, a cidadania será seriamente prejudicada.
      Não dá para tirar direitos básicos somente com a desculpa de “segurança”. Isto pode ser uma arma perigosa contra nós mesmos.

      • Daniel

        E lembrando que os iPhones, iPads e Macs ainda podem ser apreendidos com devida ordem judicial.
        O que não da é pra interceptar “por baixo dos panos” como eles fazem com os outros serviços.

      • Frederico

        A tal privacidade é uma via de mão dupla, então não adianta discutir porque de um lado está a privacidade e do outro a segurança e isso infelizmente na maioria das vezes não andam juntas.

        No momento é uma graça essa segurança toda, todo mundo batendo no peito, “olha como somos os caras”, até acontecer uma tragédia e descobrirem que os criminosos trocaram mensagem pelo iMessage e por isso puderam realizar o crime, tomara que isso nunca aconteça, mas, se acontecer, as opiniões mudam, e o iLex está certo, privacidade zero com a desculpa da segurança, mas a segurança hoje é uma desculpa ou uma necessidade?

      • Jorge Junior

        Me deu uma vontade de assistir V de Vingança agora…. rs

      • iJE

        “Quem aceita perder um pouco da liberdade em troca de mais segurança não merece nenhum dos dois e acaba perdendo ambos” – Benjamim Franklin.

        Chega a ser até irônico que o pais que nasceu defendendo a liberdade pessoal acabou se tornando o pais que mais fere a privacidade em nome da “segurança”.

      • Luiz

        Sou policial e sei bem o que estou falando. Não é direito básico de ninguém, muito menos garantido em qualquer lei, por mais democrático ou libertário o país, ser irrastreável para ser punido criminalmente.
        Isso é um incentivo à criminalidade usar métodos eficazes para realizar crimes sem o perigo de ser apanhado. Não se pode confundir liberdade democrática com direito a cometer crimes. E com certeza o moderador não pensa assim.

        • Barbara Tavora

          Então como policial Luiz, você sabe que todos são inocentes até que se prove o contrário.

          Você acredita mesmo que toda uma população deve ser punida com a perda de privacidade por conta de alguns criminosos que supostamente podem cometer um crime futuro com o auxílio do iMessage?

          Isso está muito Minority Report para o meu gosto.

          • Marcus

            Todo policial sabe como são preciosas as interceptações telefônicas em investigações criminais, especialmente em se tratando de tráfico e crime organizado.

            Parabéns à Apple, pela criptografia. Me sinto mais seguro em usar o imessage. Mas cnsiderando que as interceptações, para serem consideradas válidas, devem sempre ser autorizadas judicialmente, justamente para garantir o direito ao sigilo e privacidade, esta de fato será (mais) uma arma a ser utilizada por criminosos.

            Não se trata de “abrir mão da privacidade em nome da segurança” mas sim de ponderação de direitos fundamentais, o que é permitido em todas as Constituições modernas e democráticas, inclusive a nossa.

            Usar o discurso da democracia, V de Vingança, etc, sem ponderar e conhecer os dois lados, me parece ingênuo. No caso específico da notícia me parece que estavam se referindo a investigações de traficantes de drogas.

        • Solrac

          Caro amigo, não quer dizer que você sendo um polcial é o dono da verdade. Você apenas expos os seus pontos de vista, cabe ressaltar que existem diversas correntes no direto que versam sobre liberdades e existe uma coisa chama Estado de Direito do Inimigo.
          Valew!

          • Pois é.
            Pergunte a um militar como ele define o golpe de 64 e ele o chamará de “Revolução Democrática de 64”.
            As visões corporativas nem sempre são imparciais.

        • André Pelegrini

          Parei no “não se pode confundir liberdade democrática com direito de cometer crimes” Em que mundo você vive amigo?
          Não há e jamais existirá “direito a cometer crimes”.
          Não se pode é cometer crime contra a privacidade em troca de certas “verdades” usadas contra uma suposta ameaça. Armas de destruição em massa no Iraque é um exemplo.

      • NoStack

        Onde esta o maldito botao de like iLex?

        • Barbara Tavora

          Também quero o botão de like!! Onde está?

    • Barbara Tavora

      Nossa, que pensamento Luiz. De onde você vem?

      A possibilidade de criminosos e terroristas usarem iMessage para se comunicar não é desculpa para invadir e cercear a privacidade de toda uma população.
      Se alguém é suspeito de algum crime, que se consiga na justiça os meios legais para apreender o iPhone ou qualquer outra coisa que seja.
      Segurança é só uma desculpa para se criar um governo autoritário, que controla tudo o que você faz e cada passo que você dá, travestido finamente de democracia.

      Será que você vem do império dos Castro Brothers? Ainda bem que Cuba não tem tecnologia para interceptar SMS, pelo menos assim pude ler com prazer os tweets da Yoani Sánchez.

      • Marcus

        Não se engane. Já ouvi falar de sistemas de interceptação que criminosos usam para monitorar autoridades como policiais e juízes tão baratos que chega a ser ridículo.

    • Fabio

      As pessoas pensam que atos advindos do Estado seriam puros e , logo, qualquer um que tenha o acesso a informações particulares será utilizado apenas e tão somente para o bem!

      Nao esqueçamos que atras do poder estatal há pessoas, que, como nos, possuem interesses por diversas vezes, escusos, que podem se utilizar do poder estatal para satisfazer interesses particulares!

      Lembro do caso de uma juíza que, por ciúmes do namorado, quebrou o sigilo telefônico dele para saber ser ele a estava traindo!

      Se isto acontecesse com vc, como se sentiria?

      • Barbara Tavora

        Parabéns, disse tudo.

        Pena que os que defendem a invasão de privacidade não conseguem entender o argumento, ou não querem ou tem interesses escusos…

  • fernando amaral

    o Negocio é só falar entre iMensage, pelo menos privacidade teremos.
    O sistema quer tomar conta de tudo, poww ate dos msg, sacanagem.
    diga sim a privacidade.

  • Eduardo Franco

    Remember, remember, the fifth of November…”

  • jaziel

    é muito bom mesmo..

    Melhor coisa que fiz, trocar android por iphone.

    Espetacular iphone 5

  • Bernardo Sampaio

    Isso é o que eles querem que pensemos!!
    kkkkkkkkkkk

  • Guilherme

    Meio tendenciosa essa notícia, por que além do iMessage, todo sistema de “chat” mobile que use a rede de dados ao invés da rede comum são encriptadas, e consecutivamente, não são possíveis de rastreamento (pelo menos deveriam ser, assim como o whatsapp).

    • É melhor você se informar melhor antes de acusar o artigo de algo tão sério, Guilherme. Eu incentivo a você ler mais, buscar conhecimento, ainda mais se sua intenção é acusar os outros e denegrir textos.
      E para denegrir você precisa de argumentos muito, mas muito bem embasados antes de falar algo.

      Vou lhe ajudar e lhe dar de mão beijada alguns link que provam o quanto o seu comentário foi leviano:

      WhatsApp privacy practices under scrutiny – CNET
      WhatsApp breached data privacy laws by storing non-user contact details – Wired
      ‘Whatsapp’ the most insecure way of cross-platform-communication – N4BB
      WhatsApp accounts almost completely unprotected – H Security

      E sabe o que é legal? Não levei nem 30 segundos para achar esses links e muitos outros no Google. Basta não ter preguiça mental. 😉

      Provavelmente sua dúvida foi a de muitos outros, por isso resolvi dar essa resposta em forma de comentário, para que mais pessoas se dêem conta que nem todos os serviços de mensagens se preocupam em ser seguros. A dúvida é coerente e válida, mas o que pegou muito mal foi você já ir acusando o texto sem ter conhecimento de causa, Guilherme. Aí a resposta é mais irônica mesmo, para tentar lhe passar a informação de forma mais enfática. Provavelmente você vai me odiar por isso, mas acredito que na próxima vez irá sempre procurar a informação antes de falar sobre ela, o que já é uma melhora para a sua vida.

  • Douglas

    Acho o imessage uma melhor opção para conversas entre usuários Apple, pois é online mil vezes melhor q facebook e whatsApp…opinião..rs

  • José Augusto

    Também vou meter minha colher neste angu democrático.
    Falando apenas de interceptações autorizadas judicialmente.
    É muito frustrante quando estamos em uma investigação, tentando provar algum(ns) crime(s) e temos o áudio dos celulares mas ainda não temos a interceptação dos dados e um bandido diz pro outro: “entra no Skype”. E ocorre um crime que não podemos impedir.
    Não aceito, como cidadão e como membro do Ministério Público, interceptações ilegais, mas tenho certeza que muitas vidas foram salvas e muito dinheiro privado e público foram preservados com base em interceptações judicialmente autorizadas. E vai continuar ocorrendo. Graças a Deus e à ideia de verdadeiro Estado Democrático de Direito.
    Não falo como dono da verdade. Mas tampouco falo como um bobinho que acha que vive em um mundo cor de rosa onde ele é livre porque tem um iPhone que papai deu pra ele.
    E mais: essa matéria da DEA pode muito bem ser contrainformação para dar a alguns a falsa ideia de privacidade.

    • Rei/SP

      Exato! tive esta impressão tb, de ser uma contra-informação, afinal, de certa forma, tal declaração é uma propaganda do sistema iMessage.

  • Tiago

    Na boa pessoal, criminosos de verdade não usam iMessage para se comunicar, e sim apenas os mais amadores.
    Acredito que criminosos profissionais jamais usariam uma entidade certificadora de um terceiro (no caso a Apple) para trocar informações e sim uma própria deles mesmos…
    Na real bastaria que o governo pudesse ter acesso a chave privada da entidade certificadora da Apple e interceptar as mensagens direto nos provedores dos criminosos… e game over!
    Também os EUA tem leis explicitas sobre o uso de criptografia que diz: “é proíbido usar algoritmos que não possamos quebrar”. Por isso chaves RSA tem que ser, se não me engano, de no máximo 1024bits (ou 2048bits… sei que 4096bits é proíbido!) para ser considerado uma criptografia “legal”.
    Tenho que discordar parcialmente no que dizeram em um post anterior “Eles querem é manter os criminosos ignorantes” porque alem dos criminosos eles querem manter também o povo na ignorância…
    Enfim existem tecnologias muito mais seguras para criminosos se comunicarem, e concerteza estas não são da Apple… e os criminosos profissionais que sabem o que realmente estão fazendo não iriam cair nesta balela dos EUA e usar iMessage para se comunicar, tsc, tsc, tsc…
    Mas que bom que o iMessage pelo menos protege-nos dos criminosos que querem saber o conteúdo de nossas mensagens alheias… mas não posso dizer o mesmo do governo!

  • Rei/SP

    Assim que os nossos políticos lerem este artigo, ou tomarem ciência desta inviolabilidade, a venda dos iPhone aqui no Brasil será um absoluto sucesso, todos se conectando via iMessage!

    • Rei/SP

      voce disse tudo, não e atoa que esses bandidos(políticos e seus subordinados) usam iPhone, porque tem a falsa impressão de que estao protegidos.

      • Rei/SP

        Pois é, infelizmente poderá ser uma excelente tecnologia a serviço de pessoas de mau-caráter!

  • camilla p

    gente, alguém me ajuda, n sei mais oq fazer, desativei o imessage e agr n consigo mais ativar de jeito nenhum, me ajudem ): oq eu faço?

  • Ivan

    WhatsApp multiplataforma