Notícias

Anúncio de emprego revela que Apple pretende mudar o conector do iPhone no futuro

Há muitos rumores ultimamente sobre uma possível mudança no conector dock do iPhone e, futuramente, no iPad e toda a linha de iPod. Mas um recente anúncio de emprego da Apple pode indicar que esta mudança irá ainda demorar para acontecer.

No anúncio, a empresa procura um profissional que saiba gerenciar ‘diferentes designs de conectores‘ para a linha de iPods (e derivados). A vaga chama-se Connector Design Engineer e o local de trabalho é a sede de Cupertino. A descrição do cargo descreve um profissional “envolvido na adaptação de conectores existentes ou designs completamente novos“.

A função é clara: um engenheiro especializado na criação de conectores. Toda a linha de dispositivos móveis da Apple possui o mesmo tipo de conector de 30 pinos, que serve para iPods, iPhones e iPads. Ele existe desde 2003, com a terceira geração do iPod e nunca sofreu grandes alterações. Contratar um profissional especializado em diversos conectores para iPod (e consequentemente iPhone e iPad) significa que, no futuro, ele deverá ser mudado.

Mas geralmente a Apple contrata seus engenheiros bem antes de qualquer mudança, pois eles precisam de tempo para desenvolver a tarefa pela qual foram contratados. Dito isso, parece evidente que não daria tempo para o conector já mudar no próximo iPhone (a ser lançado em outubro, segundo estimativas), cujo design já deve estar praticamente definido.

Se isso for verdadeiro, isso descredibilizaria as imagens que atualmente estão sendo repetidas pela internet ad nauseam, que mostram uma carcaça com espaço maior para tela e um conector menor. Se a Apple quisesse mudar o conector em 2012, teria contratado o profissional ainda no ano passado.

Mas tudo isso é só especulação, baseado na história da companhia, que contrata profissionais de acordo com suas necessidades. Agora só nos resta esperar por confirmações oficiais ou, pelo menos, informações mais concretas.

via TechCrunch

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Théo

    uhmmmmmm

  • Alexandre

    Ou fez isso pra agitar os fãs e começarem a receber uma avalanche de sugestões de como um conector deveria ser e aproveitar as melhores idéias.

  • João Pedro Vianini de Paula

    Ou para aperfeiçoar um projeto existente. O que acontece em Cupertino, fica em Cupertino.

  • Marcos Freitas

    Mas eles já podem ter mudado o conector, afinal, com certeza existem designers e engenheiros que trabalham nisso lá, e agora contrataram outra pessoa para pensar na próxima mudança 😀

    • Luiz

      Concordo em genero, numero e grau.

  • Jose

    Qual o problema com o conector atual?
    O tamanho? ou apenas precisa ser renovado?

    • Ronny

      Jose, acredito que a apple está buscando uma inovação nos conectores dos seus produtos.
      Como por exemplo, se trocassem o dock atual por uma porta Thunderbolt.
      Quero dizer, ela é incrivelmente menor, porém permite “conecções surpreendentes”.
      Bom… Eu acredito que a Apple busca essa melhora nos seus aparelhos. Por isso realizaria a troca do dock.

      • Ronny

        Desculpa. O corretor ortográfico mudou. “Conexões”

  • kkjf

    iLex, o Dock foi introduzido em 2003 com o iPod de terceira geração. O iPod de 2001 possuía apenas FireWire.

    • Tem razão. Erro meu.

      • Tiago Lima

        E se levarmos em consideração o fato de que na China, o iPhone 4S já vem com o conector mini usb, conforme já mostrado aqui no BDI?
        Será que a Apple já utilizará essa opção para os novos iDevices?

        • É um adaptador que vem junto na caixa. Não é “um novo conector” no aparelho.
          Será que a Apple vai abrir mão de uma fatia de mercado (de produtos feitos somente para os iDevices) para permitir que se use qualquer dispositivo padrão mini-USB?

  • Rodrigo

    Isso é um tiro no pé….com uma bazooka!

    • Jose

      Não tem um lançamento que eles (Apple) não escutem isso!!!!

  • Rodrigo Conilho

    Uoooooooooooooooooooowwwwwwww, QUE MARAVILHA! Muito foda essa noticia. Realmente, esta MESMO precisando mudar o conector! ¬¬’ hunf

  • João Carlos

    adorei o “ad nauseam”

    • Henrique

      [2] 😀

  • Celso Martins

    Tá meio surrado essa cabo hein! rsrsrs… o meu tá pior!

    Kd o link pra comprar um cabo novo na BDIStore?

    • Marcus Malacarne

      Só meio sujinho… Mas aposto como está funcionando perfeitamente.
      Eu tinha um todo zoado (do meu primeiro iPhone), começou meio que a descascar os fios na ponta, onde prende no conector. Coloquei uma “linda” fita isolante preta, ficou um acabamento incrível, rsrsrs… Acabei dando ele pra minha tia que estava precisando (e eu tinha um sobrando), apesar de feio, ainda ta funcional.

  • Ricardo

    Por mim podiam trocar pra thunderbolt ja! Mas nao deve ser essa a ideia, senao acho q nao precisariam contratar alguem pra isso…seria apenas adaptar a tecnologia existente para os idevices

  • Teta de Frango

    Se servisse um profissa de cabeamento estruturado, eu estaria lá! =P

  • Marcio

    Hehehe
    Acredito que o próximo iPhone já virá com esta alteração efetuada…essa vaga é apenas para GERENCIAR os diferentes e novos conectores…
    Acho que o Blog do iPhone vai errar denovo em sua previsão desta vez…

  • Deblyn

    Pra mim essa vaga é só pra despistar os rumores que estão por aí 😉

  • Mthadeu

    Nao tem na haver com o assunto mas…

    Eu tenho um MacBook e um Iphone, e quando tiro foto com meu Iphone aparece no MacBook graças ao iCloud, mas minha esposa também tem um Iphone e ela usa o apple id dela (diferente do meu) tem como o iCloud do MacBook sincronizar também as fotos dela? Mas as fotos dela aparecendo SOMENTE no Mac e nao no meu Iphone e e nem minhas fotos aparecendo no Iphone dela? Acho que o que eu quero é impossível né? Rs ela se sente injustiçada pois apenas eu utilizo o compartilhamento de fotos com o MacBook,pra passar as fotos ela tem que conectar o Iphone pelo cabo. se alguem puder me ajudar eu agradeço.

    • Felipe

      Criando outro usuário no Mac.

      • Mthadeu

        Eu pensei nisso mas não achei a opção de logar a conta dela no mac.

  • Lucas Macedo

    Não concordo. Acho que as fotos que vazaram apresentam qualidade que se destacam da grande maioria e devem realmente ser levadas em consideração. Acredito que seja até meio incoerente não tê-las publicado aqui.

    • Márcio

      Concordo, o Blog do iPhone deveria nos informar referente a este rumores mais forte afinal tem tudo haver com iPhone e com certeza a maioria das pessoas vão a outros blog`s ler referente a estas informações já que aqui nem comentado é.
      Fica a impressão de que o Blog gosta de se fazer de “turrão”.
      Fica a dica, pois gosto deste blog e gostaria mais informações a respeito de possíveis novidades.

      • Então tá, Márcio, já que você gosta de ser informado de “possíveis novidades”, mudaremos o estilo do blog pra você.

        E começo agora:
        – Vá guardando dinheiro, pois a Apple pode lançar o iCar e revolucionar a indústria automobilística. De novo.
        – A iTV será fantástica! Esqueça a HDTV Smart que você comprou, pois a televisão da Apple será ainda mais incrível e mudará o jeito que assistimos TV. Não sabemos como, nem quando, e não há evidencias reais disso, mas mudará, com certeza. Guarde dinheiro para isso.
        – O iPhone 5 com certeza será lançado na WWDC, em junho. Não, não será. Sim, será sim! (confira o blog amanha, para saber a opinião atualizada sobre isso)
        – O novo iPhone terá mudanças no design, com tela mais comprida, conector menor e saída do fone de ouvido embaixo. A seguir, fotos feitas por computador (que diremos que são “vazadas” para dar mais credibilidade)

        Tudo isso, claro, com a credibilidade jornalística de fontes desconhecidas.
        Por favor, Márcio, se souber de alguma outra notícia quentíssima dessas (vou procurar no Olhar Digital e na INFO, eles são bons nisso), me avise.
        Sua ideia de “nivelar por baixo” e “já que todo mundo faz, fazer também” foi genial. Dá muito mais visitas e pageviews pro blog. Vai ser bem mais lucrativo.
        Topa ser contratado como editor-chefe? Pode trazer o Lucas com você, afinal ele sabe muito sobre o mundo Apple.

        • Iwes

          Ilex sempre mandando muito bem com as respostas…

          Pior do que os rumores e especulações é quando a gente tá em uma mesa de bar com amigos, sempre tem um imbecil q solta : “Nossa, vc viu como vai ser o novo iphone 5? Tela maior, sem botão home, 10 megapixels”. Ou como eu cansei de ouvir ano passado: ” Caramba, viu o novo iphone 5, vai vir com holograma, teclado laser , deve ficar mais caro ainda!” ….. O Problema é que todo mundo só quer ver a fotos e vídeos..nem se dão ao trabalho de entender q tudo é rumor e especulação antes de sair “vomitando” tudo isso como se fosse verdade!!

        • Márcio

          Olá,
          iLex, fica calmo não quero o seu lugar não rsrs, sou apenas um simples leitor do seu blog e tentei dar uma sugestão.
          Só acredito que as “possíveis novidades” poderiam ser publicadas como um simples RUMOR, sem confirmar nada.
          Relaxa cara, e toma um suquinho de maracujá…

          • Ih, Márcio, eu estou bem calmo.
            Eu exagerei no exemplo para tentar mostrar para você o quão absurda foi sua sugestão, no ponto de vista jornalístico.

            Se você quer que o BDI se torne um reprodutor de rumores, como os outros, acho que escolheu o site errado.
            Note que eu não estou dizendo que estas imagens que estão atualmente por aí são falsas ou não. Apenas quero te fazer entender que elas ainda não são convincentes o bastante para ganhar espaço aqui no Blog. E não é porque todo mundo as repete que elas são mais verdadeiras.

  • Marcos Lima

    O iLex falando em conexão eu to com um bug novo no meu iphone 4 …vê se pode? Fui baixar uma musica grátis dessas que vcs divulgam por aqui pelo blog … era uma do Fiuk . Ai baixei a musical tal blz….
    Mais a partir de então toda vez que eu entro no site do BDI pelo Fone ele me encaminha direto pro iTunes store.. ja deletei o icon na tela e tentei entrar pelo safari de novo, e cola-lo na home screem e de novo só me manda pro iTnes… me ajuda ai, por favor que devo fazer, pra ter vcs funcionando direitinho no meu home screen?

    • Maldito Fiuk… 😛

      • Tô brincando. Realmente não sei o que é isso. Também gostaria de entender.

        • Marcilio Mesquita

          Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo. Não lembro qual música fui baixar, mas era uma das dicas que queria testar e fiquei com o mesmo problema: ao acessar o BDI pelo iPhone, sou redirecionado para o iTunes. Estou rodando o iOS 5.1.1 sem jb

        • Diego

          Vai em ajustes/safari/avancado/dados dos sites e apaga tudo… Limpar o cache tbm resolve o problema…

      • Guilherme Malacarne

        Maldito Fiuk kkkkkkkk
        #euri

  • Overlord

    Não acredito que a Apple tenha apenas um profissional para tal tarefa.

    Acredito que seja apenas uma vaga que abriu… porque a pessoa morreu, foi remanejada para outra equipe ou simplesmente saiu da Apple.

    • Rael

      Não tinha pensado por este lado. Faz mais sentido, do que simplesmente recriar ou mudar o tipo de conector.. boa sacada 😉

  • infelizmente, só nos resta aguardar. DNV! rss

  • Francis

    Achei divertido o boneco do Steve Jobs segurando o cabo do conector.!

  • Filipe

    Diante das fotos vazadas , eles podem ter disseminado este anuncio como uma forma de tentar descredibilizar as imagens.

    • Viu? As pessoas já erram no conceito.
      Não existe fotos vazadas, atualmente.

      Quando o Gizmodo Brasil divulgou fotos do iPhone 4 sendo fabricado em Jundiaí, em agosto, aquilo era foto vazada, pois foram feitas por ser parte do trabalho, mas acabaram caindo na internet. Quando o Gizmodo USA divulgou imagens do protótipo do iPhone 4, em abril de 2010, aquilo não era foto vazada, porque eles tinham ele nas mãos e tiraram as fotos que quiseram.

      É diferença de conceito, que parece boba, mas importa.
      Foto vazada tem credibilidade muito maior que foto feita por computador (como parece ser o caso das atuais).

      Isto foi só um parêntesis na conversa. Não entrei na questão delas serem reais ou não.

  • Rael

    Talvez a intenção seja melhorar o atual (suportante frequencias diferentes, em testes de uma carga mais rápida, por ex.) do que criar um modelo novo.. vai saber né.. podem querer testar novas combinações de componentes.. algo assim..

  • Ismar

    Sobre esse assunto, tenho uma observação.
    Em todo tipo de cabo inclusive dos Notbooks tem o mesmo problema por causa do manuseio, o Fio acaba se quebrando, ou no momento de conectar ou de tirar e também na hora de guardá-lo, esse é o principal, geralmente o pessoal acaba dobrando o cabo. Logo mais vou postar uma foto no Facebook que tirei do meu cabo, já estou com o mesmo a 3 anos, tenho um iphone 3G. Foi logo no começo quando comprei o iPhone, o cabo começou a se romper bem próximo ao conector, então logo dei uma solução que está durando até hoje, e na forma de guardar o cabo e a fonte, eu estou usando um estojo muito prático que eu ganhei na compra de um óculos, eu deixo sempre o cabo em forma circular, sem dobrar nenhuma parte do mesmo, esse estojo passou a ser um kit de transporte, do trabalho para casa de casa para o trabalho e assim eu consigo muita proteção para o cabo e para a fonte.

  • Copeta

    Não acho que o conector de 30 pinos vai segurar até a próxima geração dos iPhones eu achei aquelas imagens vazadas do que parece ser o novo iPhone muito concretas não acho que foram feitas no computador e com certeza o desing já está 100% completo

  • bernard

    tem que mudar logo para mini usb e padronizar o mercado…. chega d ecada um fazer o sei carregador e acessórios….

    além que diminuimos o lixo tecnologico….

    • iRon

      Concordo absolutamente. As vezes, ser difente não é legal, nem ecológico.

  • Willian

    Acredito que so saberemos, quando for lançado, pode ser que seja pra despistar, pode ser que seja pra criar, reajustar o novo conector, fotos loucas de iphone 5 tela maior, sem botão, com botão espacial com conexão wirelles, carregador solar, nave espacial e bla bla bla, os caras são muito cuidadosos por que ta cheio de gente querendo copialos, so saberemos quando lançar, achei boa a resposta do ilex sobre os rumores pra não viram uma lixeira de merda sem sentido.
    Vamos esperar e ver o que sai pq vem sempre uma surpresa mais qual so quando lançar!