Notícias

Analisando um rumor: abril passou e nada de anúncio sobre a fábrica da Apple no Brasil

O mês de maio chegou e é interessante revermos alguns rumores para analisar se eles se concretizaram ou não. Há um mês, vários veículos da mídia começaram a divulgar a informação que a Apple estava em adiantadas negociações com o governo paulista para a implementação de uma fábrica de iPads no país.

No dia 1º de abril, o colunista da revista IstoÉ Dinheiro, Jorge Dória Jr., afirmou que o próprio governador Geraldo Alckimin anunciaria junto com a Apple a produção de iPads no estado (leia “Decisão de montar iPads no Brasil já está tomada“). O mês passou e nada foi anunciado.

A Apple produzirá iPads no Estado de São Paulo. […] A decisão já está tomada. […] O anúncio de local e o investimento serão divulgados em abril, pela Apple, numa audiência com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Uma semana depois (no dia 7 de abril), a revista Veja também garantiu de sua parte que o governador anunciaria “em 15 dias” a fábrica no país. Isso também não aconteceu.

Dentro de 15 dias o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, deverá anunciar a instalação de uma fábrica de tablets da Apple – os cobiçados iPads – no Brasil, segundo informações de uma fonte ligada à empresa.

Segundo a mesma matéria, a Apple estaria acelerando esta implementação com medo da brasileira Positivo.

A não realização de algumas previsões da imprensa não significa que a fábrica não vai acontecer (afinal, a Apple adora mudar seus planos na última hora), mas é importante não esquecermos o que já foi dito, para podermos analisar melhor as notícias no futuro e termos uma posição crítica sobre o que lemos na imprensa.

Fontes do Blog em Manaus confirmaram que há negociações no Brasil para uma fábrica da Apple (leia mais aqui), mais especificamente em São Paulo. Mas no momento, nada foi oficialmente anunciado. O mais próximo disso foi a declaração do Ministro da Ciência e Tecnologia, em uma viagem oficial do governo, que disse que os iPads deverão ser produzidos no país até novembro.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Miguel

    Essa ladainha vai longe ainda..

    • Francis

      Continuo acreditando na tal ladainha. Tão certo quanto pipocaram o Osama Bin!!

  • Dari0

    Estou esperando essa fabrica

  • rafaelhbarros

    Apesar de ter uma grande tentação a dizer: “Rá, pegadinha do malandro” eu prefiro pensar que pode ser 3 coisas: o governo do brasil é lerdo e ridiculo. A Apple JAMAIS ia se preocupar com uma fabrica de, no mínimo, QUINTA categoria (Apple, Sony, Hp, Dell, e tantas outras na frente da positivo em questão de qualidade) e inovação. A Apple não precisa vir pro brasil pra ser a maior empresa em receita, mais valiosa e bla bla bla. Pra que arriscar, logo o ipad, num país de merda igual o nosso?

    • Vitor

      Até parece que a Apple esta preocupada com a Positivo.

    • Lucas

      Nossa! Coitado do nosso paízinho! 🙁 Eu não acho que o Brasil seja um país “de merda”. O Brasil, apesar de seus problemas sociais e governamentais, já é bem desenvolvido. Talvez você devesse repensar seus conceitos.

      • Hugo PE

        Ok, já descemos das árvores.

    • isabella

      olha vc falou no nosso pais Brasil, então quer dizer que vc mora no Brasil, vc quer chingar o seu pais e o pais de todos, nao sei pra que , o Brasil pode ate se (pode quer dizer que ha uma pequena possibilidade disto ser verdade)um pais de merda , so que , porem, neste “pais de merda” existem empregos para as pessoas, existem milhares e milhares de familias e pessoas, e existe vc assim como existe todos nos , entao o Brasil nao pode ser um pais de merda por que se fosse nao existiria nem justiça, nem segurança, nem policiais, nem bombeiros para apagar fogos causados por desastres ou por alguem , entao avalia bem oque vc falou e oque vc escreveu , pensa bem , qual é a possibilidade de o Brasil ser um pais de merda?nenhuma pois se o Brasil fosse um pais de merda nao existiria isso tudo que as pessoas fazem para nos ajudar em momentos dificilimos e em desastres ou quando alguem de uma familia morre, me poupe e mais uma coisa NUNCA MAIS FALE ASSIM DO NOSSO PAIS BRASIL PORQUE OS BOMBEIROS QUE SOFREM PARA GANHAR O EMPREGO DE BOMBEIRO PARA AJUDAR AS PESSOAS , SE ELES LESEM ISSO QUE VC ESCREVEU ELES NAO TRABALHARIAM MAIS POR CAUSA QUE LES VAO PENSAR QUE NINGUEM VALORIZA O TRABALHO DELES ENTAO MEU QUERIDO POR FAVOR NUNCA MAIS FALE ISSO , DESSE MODO QUE VC FALOU É ATE CRIME FALAR ASSIM, UM CRIME QUE É CHAMADO BULLING OU SEI LA COMO ESCREVE SO SEI QUE ISSO É CRIME XAUU .

      • Max

        Ou seja, se o pais tem bombeiros, nunca vai ser um pais de merda.

    • isabella

      gente eu vi no jornal e aqui no blog fabrica da apple, so que no jornal eles falaram uma fabrica de celulares e nem tocaram no nome da apple e eles tambem falaram que ainda estavam pensando num nome para a fabrica e loja nao sei se é loja ou fabrica (acho que é os dois)so que sinceramente nem tocaram na primeira letra do nome apple por isso nao sei se a loja ou fabrica vai ser mesmo da apple e se for de outra marca ?

    • Daniel

      Haters gonna hate

  • Mvcmendes

    Eu passo na frente da fábrica da Foxconn em Jundiaí pelo menos duas vezes por semana. Se eu notar obras pra uma possível expansão da fábrica, prometo avisar. =P

  • Rafael Guariz Pinheiro

    A prefeita de Ribeirão Preto está negociando junto com o governo estadual e também produziu diversos documentos para tentar trazer a fábrica para a cidade.

    Vide o próprio twitter da prefeita @darcy_vera

  • iJunior

    Ordem e Progresso, o Brasil tem só que é bem lento!

  • Miguel

    Creio que vai sair sim, mas não tão rapido conforme a midia espera, mas pelo menos saindo ja ta bom!

  • Algus Helm

    Já ouvi falar que só em novembro vão chegar os primeiros iPads “Assembeld in Brazil”

  • Pra que vir pra cá? É um pouco de ilusão acreditar que uma fábrica aqui vai diminuir custos e preços.
    O único bom motivo que vejo para uma fábrica/montadora/whatever aqui no Brasil é pra descentralizar mais a produção. Assim se a Ásia afundar, não para tudo!

  • Ivan

    Gente isso foi em 1º de abril….KKKKKKK

  • Rafael

    só mandar o ricardo texeira lá falar com o jobs que dá certo…

  • Vitor

    Nada é de uma hora pra outra….

  • Andre

    Por isso que é bom considerar isso como rumor.

  • Binow

    Sinceramente, se a istoe e a veja publicaram… Já fico com um pe atras. As duas publicações tem caráter e fontes mt duvidoso.

  • Esta fabrica da Apple deve demorar muito para chegar aqui no Brasil.

  • Claudio Bauer

    Essas decisões estratégicas sempre demandam muitos estudos. Ainda tenho a esperança de ver essa fábrica em nosso estado.

  • ontem (01/05/), na folha de são paulo, caderno ‘mercado’, havia uma materia que abordava as exigencias para a instalação da foxconn. sob o titulo “Foxconn faz pacote de exigências a Dilma”, a extensa (2 folhas) materia abordou os prós e contras, para o governo e para a empresa, na instalação.

    vale a leitura: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/inde01052011.htm

    somente para assinantes FSP.

  • Ramiro

    Uma coisa eles podem ter certeza… aqui nao vai haver terremoto ou tsunami… isso já conta alguns pontos! Hehe

  • Pedro

    iLex, e a história de que o Mobileme iria ser grátis a partir de abril deste ano? alguma notícia?

  • Rafael

    Srs.. bom dia.
    com relação ao assunto eu tenho a seguinte opinião… essa fábrica vai acontecer com certeza absoluta !!!
    pois tenho o seguinte: eu fiz um serviço para uma empresa chamada Syncreon Logística, que fica na Av dos Estados em Santo André. Essa empresa faz a logística (não sei se é 100%) dos produtos da Apple, todos !! (ipods, iphones, macbooks etc)…
    Um mês atrás estava rolando uma “fofoca” na empresa que depois foi afirmada pelo diretor da Syncreon Mundial (um gringo que não me lembro o nome dele). Ele afirmou que realmente a apple virá para o Brasil, mas somente em SETEMBRO, e que a logística da apple iria mudar toda para JUNDIAÍ durante esse tempo… ou seja, vamos ter montadora sim, mas só no 2º semestre…. =/

  • rodrigo

    Mais importante é o lançamento dos devices aqui… Com fabrica ou sem.

    • Fabio Oliveira

      Concordo com vc Rodrigo.
      Claro que seria mto bacana termos uma empresa com a importância da Apple fabricando aqui no nosso país. Mas confesso, que preferiria muito mais sermos um daqueles países que recebem a 2°leva do produto sabe?! (e uma fábrica aqui, não significaria que isso pudesse ocorrer, vide a China).

      Já disse em outra oportunidade aqui, que prefiro sempre adquirir o produto qdo ele é vendido oficialmente no BR(foi assim o 3GS, o I4), mas como não tive o prazer de comprar o IPad “1” por estar sem $ na ocasião, optei por comprar um IPad 2 no Mercado Livre, uma vez que não temos a menor idéia de qdo ele será lançado pra nós
      (paguei + caro[1700 o modelo de entrada bco], mas é o preço por não conseguir esperar,rs).

      Abraço a tds do blog e leitores!

  • Leonardo

    KKKKKK tenho certeza que quando forem anuciados os ipad 3 no eua, aqui no brasil ainda vai estar no lançamento do ipad 2 –‘ #tenso.

  • animalbhz

    Eles devem ter desistido , com essa morosidade que é o Brasil…

  • Paulo

    O Brasil merece…..

  • Picarus

    Essa historia e repleta de furos:

    -“Medo” da Positivo (Apple e Positivo obviamente brigam pelo mesmo mercado)
    – Investimento de 12 bi de investimento (A Foxconn so gera de lucro uns 2 bi por ano)

    A verdade e que se analisarmos o fato de que no Brasil e um mercado de baixo poder aquisitivo e que o dollar esta em queda acelerada, fica obvio que investir todo esse dinheiro e montar uma fabrica aqui faz pouco sentido.

  • avafonso

    Rumores e mais rumores, acho que alguem deveria montar um blogo ‘romordoiphone’, teria sempre assunto

  • João

    Não seria João Dória Júnior, ao invés de Jorge?

  • RaphaTevfik

    Destacar a palavra “medo” como se fosse algo de outro mundo a Apple ter medo de alguma outra empresa é interessante. É importante lembrar que a massa do mercado brasileiro é composta pelas classes C e D, onde os produtos da Apple não tem tanta força… Claro que existem exceções, mas empresa nenhuma pode gastar milhões pensando apenas nas exceções. Se a fabrica realmente existir, ótimo.

  • Julio Escobar

    Certeza que as noticias do Casamento Real, beatificacao do Papa Joao Paulo II e a morte do Bin Laden foram criadas so pro pessoal esquecer da fabrica da Apple no Brasil.

  • Marcus

    Eu boto fé nesse boato… Acho que talves seja porque eu quero que ele aconteça…
    Agora, falar que a Apple estaria fazendo isso porque estava com medo da Positivo? Isso pra mim foi piada.

  • Rob

    Nunca acreditei nesse rumor, que pra mim é a maior lorota o ano. Nem mesmo a Foxconn declarou que isso iria acontecer, muito menos a Apple. Me espanta tanta gente acreditando nisso.

  • Rossano

    Eu já soube por uma conhecida da SP que ela possui amigos que irão trabalhar na empresa contratada pela Apple para realizar a montagem. Ela até falou o nome da empresa, mas agora esqueci o nome.

  • Rafaellondrina

    Hahahah….iLex sugiro ativar “correção gramatical” na aba do seu blog ae ou criar o BDBP (Blog do Bom Português)!!! Minha nossa, xingar com “ch” do amigo ali em cima me despertou aqui…ó ó ó ó ó

  • Eduardo Penha

    Medo da Positivo é um pouco forçado, nao acham??

  • Rei/SP

    Seria ótimo uma empresa de tecnologia tal como é a Apple se instalasse aqui no Brasil mas é um sonho, o custo Brasil impede que tal sonho se realize…

  • Vitor Sá
  • ㅤVitor

    piada do dia:
    Apple com medo da Positivo kkkk

  • Ricardo Tuka

    Rumor do rumor… Seria tudo isso uma informação plantada na mídia pela Positivo para uma maior visibilidade dos seus futuros tablets?

  • Rafa

    Gasolina também é produzida aqui e exportada por um preço super bacana.

    Depois nós babacas compramos de novo e revendemos por R$ 3,00 e ta tudo certo.

    Vai ser a mesma porcaria com os iPads..

    abcs