Notícias

Ministro afirma que Apple vai produzir iPads no Brasil ainda este ano

A primeira confirmação oficial acaba de aparecer, mesmo não vindo diretamente da Apple. O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, afirmou à Reuters hoje que a Apple e a Foxconn vão produzir o iPad no Brasil até o final de novembro deste ano. Uma comitiva do governo está na China, como noticiou o Blog no domingo.

O Itamaraty também confirmou em nota oficial que a Foxconn irá investir US$ 12 bilhões em suas fábricas no Brasil. A empresa é histórica parceira da Apple na produção de produtos da Maçã.

Com isso, parece não haver mais dúvidas de que a fábrica (que segundo o dicionário da Língua Portuguesa, é o ato ou efeito também de produzir produtos) brasileira para a montagem de produtos da Apple vai mesmo se tornar realidade.

Pelo que disse Mercadante, este ano será o iPad, mas fontes do Blog do iPhone afirmam que a partir de 2012 poderão ser produzidos também iPhones e Macs, conforme noticiamos no domingo.

Ontem, uma notícia equivocada do portal UOL Tecnologia induziu ao erro dezenas de blogs brasileiros, inclusive nós. A empresa que possui a razão social de indústria nada tem a ver com a Apple Inc., fabricante do iPhone.

Reuters

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Heleno

    Sobre a notícia passada ontem, acontece e isso não abala em nada a imagem do blog que confio muito.

    • Vitor Cruzeiro

      [2]

    • Warlen medeiros

      Concordo plenamente!

    • erik manzato

      [2]

    • NoStack

      (2) + (2) + (1) = (5)

      • gabriel

        6

        • Carlos Rodrigues

          [ 7 ]

      • gabriel

        só falta uma loja da apple feio a da 5 av em ny e que ela venda griftcards

    • Felipex

      Por isso que são só rumores!!!
      Confiança no blog ainda e millll

  • Julio

    Eu quero comprar o Ipad 2 feito no Brasil!

  • Que ótima noticia. Diversos blogs americanos já estão noticiando a fabricação do iPad aqui. Pena que isso só vai começar no fim do ano. Ainda teremos que pagar caro pelo iPad 2!

  • Igo

    Vamos esperar!!!

    Designed by Apple in California
    Assembled in Brazil

    Isso até poderia ser traduzido para português nos produtos fabricados/montados aqui, nera?

    • Pedro Alves

      Não, não será.

    • Marcus

      Realmente não virá traduzido, até porque se fosse assim, os iPads de hoje viriam mais ou menos assim:

      蘋果在加州設計
      聚集在中國

      Quanto ao equivoco de ontem, sem problemas…. Todos podem cometer um erro desses. Foi reconhecido o erro (e publicado a errata), isso é o que importa. Ruim seria se tivessem ignorado e fingido que nada tivesse ocorrido.

      Adorei o fato de exporem o significado da palavra “Fábrica”, para que os trolls não venham criticando como da outra vez, em que alegavam que não seria uma fábrica e sim uma montadora (???).

      Pena termos que esperar até o fim do ano para termos o iPad “Assembled in Brazil”, acho que deixarei pro próximo, pois estou muito ancioso para ter o meu iPad 2, não quero esperar tanto tempo.

  • ziuL*

    A noticia de ontem não é culpa do BDI e sim da Uol 😉

    O Blog esta de parabens iLex
    muito bom !

  • Renato

    Duvida ;x será que com isso os preços iram baixar?

    • Depende de como ele vai ser taxado no país (como computador, por exemplo) e do acordo que será estabelecido entre a Apple e o Governo Brasileiro.

  • Victor

    Realmente, parabéns ao blog por SEMPRE estar atualizado 🙂

  • Marco

    Sempre o melhor blog!! Vai ser show ter uma fabrica aqui xD

  • Se for levar em consideração que já estamos praticamente no meio do ano para chegar novembro é um piscar de olhos.
    O problema é a venda.. aí sim, acho que só ano que vem, desta forma seremos presenteados com o iPad3! \o/

  • McKoe

    Do-vi-do q fica mais barato q nos EUA…

    • Marcus

      Também duvido que fique mais barato que lá.
      Como eu tinha comentado no post anterior, onde alguem disse que poderia ter uma redução de até 40% no valor final (e eu não acho que chegue a tanto), ainda assim ficaria cerca de 20% a 25% mais caro que nos EUA

  • Aaron

    Até que enfim algum ministro dá uma notícia boa…! lol

    • André Luis

      Concordo

  • Clovis

    Apesar de ontem, o blog sempre foi muito equilibrado quando falou da fábrica aqui e tem fontes confiáveis. Não publicaria se fosse só a informação do Uol. Lá estava errado, mas a declaração do ministro ratifica como o BDI vinha cobrindo.

    Parabéns ao blog.

  • Boa, iLex… Reconheceu q foi “enganado” e estava errada a notícia… É isso (entre outras coisas) q faz de vc um bom jornalista (e faz do blog do iPhone um bom blog)… Continue assim…

  • Matt

    É impressão minha ou vejo uma certa disputa entre o Blog do iPhone e o Gizmodo BR nesses últimos dias. Ta engraçado de ler, esse fato me chamou mais atenção ao ver que a referência a palavra fábria, e sua explicação segundo o dicionário aqui no blog, e a implicância contrária no Gizmodo, onde fazem questão de dizer que fábrica ta errado, o correto é montadora.

    Anyway, ótimo trabalho iLex! Curto muito teu blog!

    • Sinceramente, gosto bastante do trabalho do GizmodoBR, mas confesso que não sou leitor. Nem sabia que era ele quem tinha começado isso.
      Meu comentário foi em resposta a alguns leitores que nos criticaram por termos usado a palavra fábrica. Eu considero essa crítica errônea, além de extremamente chata.

      • Matt

        Ah, tranquilo. Achei que tivesse acontecendo alguma disputa informal. Vendo de fora ao menos foi o que me pareceu, talvez de uma lida no site deles, no post sobre esses rumores da fábrica da Apple e tu vai entender prq eu pensei isso.

        De qualquer forma, contribuindo para o post, muito bom ver o governo trabalhando para trazer industrias de tecnologia para o país. Mesmo que os componentes não sejam fabricados aqui já é um bom começo. Incentivar as pessoas, faculdades e outras empresas a investir mais em tecnologia no pais. Pra quem sabe daqui alguns anos podermos estar produzindo alguma coisa nacional de altissima qualidade.

        Quanto aos preços dos produtos da Apple, sinceramente, não acredito em redução, a não ser que realmente role algum incentivo para popularização dos tablets. Mas de qualquer forma, Apple é caro, e não é só no Brasil, isso é em qualquer lugar do mundo, quando comparado aos produtos alternativos. Ao meu ver, a Apple faz questão disso, de ter um produto mais exclusivo, claro que em países desenvolvidos a exclusividade não compromete meses de salário das pessoas, e sim uma fração, ao contrário do que acontece no Brasil.

        • Overlord

          Verdade, Matt.

          O mais importante disto nem é a queda no preço do iPad (se é que haverá alguma significativa) mas a criação de um indústria de tecnologia no Brasil.

          Tudo bem que a tecnologia do iPad/iPhone não foi criada ou desenvolvida por aqui mas a abertura de mais uma fábrica deste tipo nos ajuda a sair um pouquinho mais da atual situação de país exportador de matéria-prima. 🙂

          E também não acredito em uma queda significativa de preço no iPad. 🙂

          De qualquer forma, são mais empregos e conhecimento para o país.

      • Helbert

        Fonte : Dicionário da língua portuguesa online. www. priberam .pt/ dlpo Fábrica (latim fabrica, ae, profissão de artífice, fabricação, ardil, oficina) s. f. 1. Fabrico, fabricação. 2. Trabalho. 3. Construção. 4. Grande edifício. 5. Estrutura, forma. 6. Maquinismo (engenhoso). 7. Estabelecimento onde se fabrica alguma coisa ou se prepara algum produto. 8. Pessoal que trabalha numa fábrica. 9. Receita ou rendas de uma igreja ou a sua administração. 10. Fig. Causa, origem (de um acontecimento). 11. Beira Trás-os-M. Amanho, cultivo. 7. Estabelecimento onde se fabrica alguma coisa ou se prepara algum produto. É uma fábrica Apple.

      • NoStack

        iLex, eu também achei que era uma disputa informal quando li no GizModo BR e inclusive acho super natural e bom para os leitores se houver essa competição, aumenta inconscientemente a procura de credibilidade, e não se preocupe que se estiver acontecendo isso mesmo (Ou não), você está ganhando e tem nosso apoio. 🙂

        • Não existe “contra ou a favor”. O importante em qualquer embate de ideias é o leitor se habituar a analisar sempre as notícias, seja lá quem a escreve.

        • Não há disputa ou provocações, pelo contrário. O nosso “fábrica” entre aspas é por um motivo simples: se for confirmado o que falou o ministro (que não foi corroborado nem pela presidente, Foxconn ou Apple), o que teremos será uma fábrica da Foxconn que terá uma linha de montagem, entre outras coisas, dedicada a produtos da Apple. Não uma “fábrica da Apple”. Mas como o conceito de uma fábrica de uma “marca” dedicada a produtos de outra marca (Foxconn > Apple) é meio recente, é até justificável pela definição do dicionário usar o termo “fábrica da Apple”.

          • Bem frisado: ninguém confirmou ainda o que o ministro disse, apesar de ter sido anunciado durante um evento do governo. Tudo ainda pode acontecer.

            • Dorinhavasc

              Será que politicamente falando a palavra do Minstro é de peso?!
              Devo confiar, posso esperar…será?

  • rodrigo

    So espero que com preço acessível….Ahhh é o brasil…engraçado a uns dias atras tem uma noticia aqui no próprio blog que parlamentares ganhariam devices da Apple! Estranho….. Viva Capitalismo…e aos que resistirem!!!!!

  • Ricardo

    Só pra constar: CRÉDITOS PARA DILMA E MERCADANTE! Vai ser incrivel mesmo poder comprar um MacBook Pro, Iphone, Ipad, com uma taxa de impostos BEM menor da praticada hoje!
    Serio mesmo, to bem impressionado com tudo isso. Nosso país ta crescendo gente!!!!! 😀

    Minha proxima aposta: Uma Apple Store OFICIAL na Avenida Paulista em 2013! hahaahah 😉

    • Marcus Godinho

      Até que enfim alguém dando crédito ao governo pelos seus méritos na atuaçao junto à Apple.

      Agora imagina quando as escolas estiverem recebendo iPads para seus alunos e as pessoas mais humildes adquirindo iPads subsidiados no sertão nordestino para usar com a banda larga também subsidiada. Isso sim seria um processo sem volta em direção a um novo país…

    • JanjaBoy

      Eu achei que 2013 era o número na paulista!!! 😉

      • Andre Leoncio

        Hahaha, juro que num momento achei q era também, dá uma ilusão no cérebro

      • Thy

        Nossa q viagem ahaha. Sinceramente iPad como meio de entretenimento, sim. Como instrumento educativo….me parece um luxo desnecessário. Sei la talvez eu seja old school rs

  • Tácio

    Com certeza o governo irá se aproveitar de um produto que vende muito!
    Acredito que não sentiremos tanta diferença no preço.
    Só resta esperar e ver!

  • DANIEL GPTO

    CONCORDO COM TODOS….. TBM QUERO COMPRAR IPAD DO “BRAZIL” POREM…. SERA Q ASSIM O PREÇO VAI BAIXAR!?…. SERA Q TEREMOS LANÇAMENTOS MUNDIAS!?…. EIS A QUESTAO!!…..
    MAIS COM TUDO… ESTOU MUITO ANCIOSO!!!!!!

  • Helbert

    Deve se confirmar a fábrica, mas eu só acredito na efetividade no dia que o “Sick Jobs” anunciar a data início das atividades.

  • Felipe

    O BDI é meu preferido pq até quando erra tem dignidade de assumir e ainda explica porque errou. É isso aí. Esse é o melhor blog de iOS do mundo (na minha opinião, que segundo o dicionário da língua portuguesa significa “modo pessoal de ver” =P). Parabéns pelo blog, iLex!

  • Ramiro

    A questão que o Daniel fez já vem me atazanando por um tempo. Quanto efetivamente o preço do iPad pode cair? 200, 300 reais? Será que tem alguma forma de calcular isso de forma aproximada?

    • Alex iPilot

      Segundo a noticia publicada pelo G1, o Ministério das Comunicações estima em redução de 31% no preço final, considerando as reduções e isenções de impostos.

  • Wasgner

    Mano!!! Agora é nóis na fita! Agora não ficaremos sem abastecimento de aparelhos e com certeza faremos parte dos países com que são os primeiros a participarem do lançamento sim! E digo mais… Se realmente a taxação cair, não vai importar o quanto… O Bra(s)il vai se tornar um dos que mais venderão… E que venham iPhones e iPad nas cores verde e amarelo!!!

  • Ricardo Tuka

    Olha! Não é o Papai Noel alí conversando com o Coelhinho da Páscoa?

    Hauhauahau. Cada dia mais difícil acreditar no que político fala.

    Eu não acredito numa fabrica produzindo produtos da Apple no Brasil.

    • Marcus Godinho

      Complexo de vira-latas é uma coisa difícil de perder, realmente…

    • Lagpsye

      E mais um pobre de espírito…

    • Alex iPilot

      A foto da Dilma conversando com o presidente da Foxconn (ver no G1) também é montagem então?

    • Giorgi

      Caro Ricardo Tuka

      As Olimpíadas de 2014 e a Copa do Mundo de 2016 serão no Brasil…

      Você ouviu? O L I M P Í A D A S

      Sem mais, meritíssimo.

      • Cara. vc inverteu alguns números ai, rss…

      • Ricardo Tuka

        Opa, e aí amigo. Como anda o iPad produzido no Brasil?

    • Ricardo Tuka

      Caros amigos, ao contrário de muitos, eu acho muito difícil uma empresa que tem a mão de obra mais barata do mundo, tenha algum motivo pra montar iPad no Brasil. China com condições tributarias muito melhores que as Brasileiras. Ate questões de segurança de segredo industrial, na China isso é muito mais respeitado. Japão esta ali do lado pra fornecer telas de LCD e outras peças necessárias. Não adianta falar que a demanda nacional é suficiente pra manter uma fabrica aqui, todos sabemos que não é.

      A Presidente Dilma teve uma reunião com o presidente da Hon Hai Precision, a qual Foxconn pertence, uma empresa que fabrica milhares de componentes eletrônicos, e a única coisa acertada nesta reunião foi o investimento para fabricação de telas de LCD e um investimento no campus de pesquisa eletrônica da UNICAMP, fora isso o ministro Mercadante disse que serão fabricados Tablets no Brasil, mas não disse qual. O resto é pura especulação da imprensa e burburinho de internet. Nem Apple nem Foxconn disseram alguma coisa sobre isso, e ate agora as mínimas fontes seguras negam o assunto.

      Eu queria muito que fossem fabricados/montados iDevices no Brasil, mas creio que isso ainda está difícil de acontecer. Mas vamos aguardar, quando acontecer o contrario do que eu disse vocês podem vir me zombar o quanto quiserem.

      Antes que questionem, sim eu sou fã da Apple, tenho produtos da Apple, amos eles e sou leitor assíduo do BDI.

  • Lucas Ramos

    iLex qual éa previsão de que teremos o iPad 2 nas lojas? As vendas vão só começar quando esse 1°lote do Brasil ficar pronto?!

  • rodrigo

    Como tem seguidor do GizModo BR no BDI….Isso esta me cheirando propaganda gratuita!! kkkkkkkkkkkkk

  • Daniel Ricarte

    Caso um dia permitam a categoria “jogos” na Apple Store Br. Tem como transferirmos os app’s da conta americana para a brasileira?? Se não, nem compensa mais ficar se preocupando com isso…

  • Arthur_Gabriel

    Isso aumenta as chances da Apple fazer Apple Retail Stores no Brasil?

  • Guilherme Gomes Nogueira

    AEEEEEEEE…..
    ipads com preços justos, é o que esperamos…
    😀

  • JP

    Acho que os preços não cairão.
    Provavelmente a Apple fará o que todas as empresas fazem no Brasil: vender o produto pelo preço máximo que as pessoas estão dispostas a pagar por ele.
    Quando isso ocorre em outros países, as pessoas Nao compram. Aqui elas aceitam o preço por conta do status.. Isso já foi provado em vários comentários no Blog.

  • RASCHER

    Agora alguém tem uma resposta CONCRETA do que se deve fazer no caso de um Iphone comprado em LOJA DA TIM apresentar defeito de FÁBRICA !

    O que se deve fazer ? pois NÃO EXISTE assistência técnica AUTORIZADA DA APPLE para manutenção em IPHONES !!

    Alguém teve essa experiência com a TIM ?

    • Alex iPilot

      Claro que tem assistencia autorizada! Foi uma imposição da Anatel para homologação do iPhone 4… É a Itautec a responsável contratada pela Apple no Brasil.

      • É, mas é uma assistência teórica, na verdade, pois os preços são pra lá de proibitivos…

      • RASCHER

        Amigo !

        Você está TOTALMENTE EQUIVOCADO !

        Via chat conversei com a APPLE e eles afirmaram que no TERRITÓRIO NACIONAL não existe nenhuma AUTORIZADA da Apple para dar Assistência Técnica ( PARA IPHONES ). outros produtos como MACBOOK e etc…. existe !

        Existem várias Assistências técnicas para Iphones MAS AUTORIZADA PELA APPLE NENHUMA !!!!!!!!!

        Portanto é como a amigo falou…. A CLARO E A VIVO fazem a troca IMEDIATA !!! pois NÃO TEM ASSISTÊNCIA PARA MANDAR O APARELHO !!!!!!!!!!!

        Se alguma dessas assistências abrir o aparelho meu amigo !! ADEUS GARANTIA !!!!!!!!!

    • Masduk

      Já tive problema com 3 Iphones na operadora Claro e eles trocaram na mesma hora. Não estou aqui puxando o saco da Claro, só que pra vc ter uma idéia tive o 1 iPhone 3G em 2009, o mesmo apresentou um problema na tela faltando uns 10 dias pra acabar a garantia, trocaram na hora e me deram um novo com 1 ano de garantia. No dia 22/03/2011 acabou a garantia porém ele apresentou problema 2 dias depois e para minha surpresa consegui troca-ló por outro novinho com mais 1 ano de garantia. Sem duvidas nunca vi uma empresa prezar tanto pelo cliente. Vc acha que posso deixar a Claro depois de tudo isso. Sem contar que o melhor sinal 3G que existe para mim e o da Claro.
      Portanto e dever da operadora trocar seu iPhone sim, se não quiserem trocar ameaça reclamar na Anatel.
      Abraços.

      • Thy

        Caramba quanta zica!!!

  • Bona

    Daniela Braun (jornalista) disse agora ao vivo na Globo News que o preco do iPad deve cair 30%.

  • Sergio Ito

    Sonho se tornando realidade….

  • Elvis

    Poxa! estou muito contente, será um sonho realizado.

  • Lorenzo

    Tomara! 😀

  • Porém, ainda há o temor. Será que a Apple será apenas como uma Sony da vida? Apenas mais uma decepção para os brasileiros?
    Veremos…

  • Felipex

    Vai ter diferença no preço do produto???
    Se isso vier acontecer?

  • Bruno Machado H. D’El-Rey

    SAIU NO JN AGORAAAAA VAI PRODUZIR TABLETS E TELAS DE IPHONE QQQQQ

  • Socram

    Acabou de falar da fabricação aqui no Brasil no Jornal Nacional

  • Dorinhavasc

    Quem viu a nossa Presidente(a), no JN?
    Então é Apple made in Brasil, até o fim do ano, vamos acreditar! Que Bom isso irá gerar muitos empregos.

  • Leandro Melo

    JN confirmou Apple no Brasil!! Inclusive com número de empregos (100 mil).

  • Junior

    Vi a uma hora mais ou menos uma reportagem no jornal da band dizendo que a Dilma foi a China para trazer uma grande empresa de computador ao Brasil! Então esta mais que confirmado…

  • Legal…..já sabemos para onde mandar currículo
    ….rsss.

    Boa noticia..

    Parabéns pela informações.

  • Jason

    Parabéns pelo FÁBRICA
    Abaixo o “planta”, que se tornou tão comum, mero anglicismo (plant) ou espanholismo (planta). Isso não tem sentido em português.
    Voltemos ao bom e velho fábrica (mesmo que ela só vá montar – ou seria “assembleiar” ? – os produtos)

  • Eduardo

    Agora é a torcida por Apple Stores físicas.
    Com direito a gift cards…, acessórios diversos!!

    Chega de franquias…. sem acessórios básicos, e fazendo em apenas 2x ¬¬

  • tommartins

    Agora apouco o jornal da globo confirmou a notícia….que belezinha