2011ARQUIVONotícias

Revista Veja também ‘confirma’ fábrica brasileira da Apple para breve

Em meio a tantos boatos, mais um grande veículo de comunicação afirma que a Apple deverá chegar logo ao Brasil. O site Veja.com publicou ontem uma longa matéria onde revela que, em duas semanas, o governador de São Paulo anunciará a instalação de uma fábrica de iPads no Estado.

Enquanto nós do Blog ainda consideramos como um forte boato, a Veja anuncia como fato certo. A Foxconn (atual montadora de iPhones e iPads na China) é quem ficaria com a produção em umas das cidades onde já atua (Jundiaí, Taubaté e Indaiatuba).

A grande motivação para a Apple, segundo a revista, seria uma disputa com a brasileira Positivo Informática, que tem planos de produzir tablets nacionais com sistema Android até a metade do ano. Quem largar na frente, poderá ter vantagens na negociação de contratos para escolas do governo estadual e federal, coisa que, ainda segundo a Veja, interessaria a Apple.

Isso justificaria a Maçã ter enviado sua vice-presidente de relações governamentais para conversar diretamente com o governo brasileiro, em fevereiro: uma negociação para isenção de impostos.

De acordo com a fonte ligada à empresa, a contrapartida para a isenção seria o fornecimento de tablets com generoso desconto aos alunos das escolas estaduais. Seria o primeiro passo para um objetivo maior: fechar um contrato com o governo federal.

A Apple já estaria fazendo desde o ano passado um estudo sobre o sistema tributário nacional, para analisar se a produção em terras tupiniquins compensaria os custos de importação da China. “Eu cheguei a ver o estudo e eles reiteraram o forte interesse em vir para cá, pois praticamente todos os concorrentes estão fabricando aqui”, disse um empresário que acompanhou o processo.

A briga pela fatia de mercado da Positivo até teria certa lógica, se a empresa em questão não fosse a Apple, conhecida por traçar estratégias diferentes das do mercado. Mas o que é ainda mais difícil de acreditar é na possibilidade dela já começar a fabricar iPads no Brasil ainda na metade deste ano. Teríamos um sonho concretizado de maneira tão rápida assim?

Estaria a Veja certa ou seria só mais um boato entre tantos? As perguntas são muitas, mas até o momento, nenhuma resposta.

Botão Voltar ao topo