Rumores

Coincidentemente, rumores sobre iPhone mini aparecem na mesma época da MWC de Barcelona

É realmente difícil ir contra a maré quando a imprensa em peso está afirmando como verdade, por todos os lados, que a Apple “vai lançar iPhone menor e mais barato“. Para reforçar o coro, ontem, logo após publicarmos a nossa opinião, uma fonte com um bom histórico de credibilidade entrou para a lista: The Wall Street Journal.

Mas na Apple, nada é por acaso. Ainda mais quando a história parece se repetir.

Para quem não sabe, esta semana está acontecendo em Barcelona, Catalunya, o Mobile World Congress (MWC), evento onde vários fabricantes estão lançando novidades na área de smartphones e tablets. Mas, por ironia do destino, o mundo prefere dar destaque a um suposto iPhone mini.

Já falamos aqui da teoria do “vazamento controlado” (leia “E se fosse a Apple quem criasse os rumores?“), há um ano, quando acontecia a CES 2010. Na época, os boatos sobre um futuro “iSlate” da Apple fizeram balançar os concorrentes e virou assunto dos corredores da feira, mesmo que a Maçã não estivesse oficialmente presente. Fez até mesmo a Microsoft anunciar um futuro “Slate PC” (leia “iSlate killer: concorrentes já correm atrás de um produto que ainda nem existe“), que estranhamente nunca viu a luz do dia…

Mesmo não estando presente em Barcelona, o iPhone divide hoje as manchetes dos jornais junto com os últimos lançamentos dos concorrentes. Coincidência?

Só temos que tomar cuidado, pois a mídia está repassando a informação sem nenhum filtro. Cabe a cada um de nós absorvermos as notícias e separarmos o que é verdade e o que pode ser apenas manipulação de marketing. 😉

via Fortune

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Roberts

    O.o, apple, você não pode fazer isso!

  • Lucca

    Apple, voce não pode fazer isso ! [2]

  • Paulo Ricardo

    OLHA PESSOAL COMO SEMPRE A APPLE VAI NOS SURPRIENDER!!!!!!!!!
    O PESSOAL FALA BEM E FALA MAL MAIS SEMPRE FALA DA MAÇA

    • Rafael Costa

      Você me SURPREENDE com seu português!

      • Victor Carneiro

        Com o português e com A GRITARIA!!!

  • Max

    tenso…. Apple põe medo em todos os concorrentes só “mexendo um dedo”. hahahahah

    • Na verdade, a mídia divulga rumores da Apple e, com isso, coloca medo nos concorrentes.

      Eu me divirto MUITO com tudo isso!!

      Pelo menos a tecnologia avança um cadin…
      hahaha

      😉

  • Guil

    iLex, mesmo que eu também ache difícil e sem sentido, acho que você está julgando antes de comentar o boato, e está na verdade falando: “Apple, não faça isso!

    O erro de quem divulga como fato e de quem nega é o mesmo…

    • Carlos Strauch

      Guil,

      Os argumentos que o iLex usou para discordar do lançamento do iPhone Nano fazem todo sentido.
      Você já viu o iPod Nano? imagina usar um telefone daquele tamanho….
      Eu não conseguiria digitar, teria que ser totalmente controlado por voz….
      E os Apps?
      Inviável….

      • Alexandre

        Pessoal, um esclarecimento a ser observado: o iPhone Nano que está aparecendo no rumor não é aquele do video (umboxing iphone nano), mas sim um com 3×3 ícones e este sim é o rumor correto…

        Att.,

        Alexandre

    • Guil, expus minha opinião (aliás, está claro isso no título do outro artigo). Como eu não sou dono da verdade, a Apple pode nos surpreender e lançar mesmo o tal nano. Porém, isso iria de encontro a toda a lógica de sua história, pelos motivos que eu apresentei.

      Eu não disse que “a Apple não vai apresentar o nano”. Disse os motivos lógicos que “Apple NÃO precisa lançar um iPhone mini nem um iPad 3 em 2011”.

      A interpretação errônea foi sua. Releia calmamente o texto. 😉

      • Guil

        Não foi uma interpretação, foi uma opinião. Eu inclusive disse antes que concordava com você, mas acho que você está julgando antes de divulgar.

        • Carlos Schmitt

          Mas é por isso que esse blog é tão bom! Ele é inteligente, e não apenas repetidor..

      • Thiago

        PRONTO!!!!

        Está decidido… A partir de agora só leio um comentário se o iLex opinou deixando alguma resposta… São os melhores, uahuahauhauahuah

        DICA: É só ir descendo a tela e quando visualizar a logo do blog… Achou!!! Pode ler o comentário e claro a resposta do iLex. Diversão na certa.

        Valew iLex!!!

        • SamuEX

          hahaha
          Eu tb já faço isso faz tempo.
          Diversão sempre garantida!!

  • rafael xara

    aahh q lindo igual akes hiphone mini da vida ridiculo
    MAS APPLE E APPLE com certeza naum vai faze bestera:D

  • Roberts

    Pensando bem, o que um iphone 5 ia trazer de novo este ano? Um iphone 4s ou 4gs faz mais sentido, ou talvez esse mini mesmo.

    • Pedro

      Eu concordo mesmo com um iPhone 4S!!

  • Daniel Pinho

    Concordo com o iLex. Parece mesmo uma “pegadinha do mallandro” pra tirar o foco das empresas concorrentes.

  • Kleber

    Como de costume, um post sensato do blogdoiphone.

  • R/SP

    Qto maior uma corporação, qq notícia repercute na proporção da dimensão da empresa, refletinfo no mercado de ações. A Apple sabe com o que está lidando, por isto é a Empresa do século 21!

  • TiãoGavião

    Concordo com o artigo, mas nessa altura do campeonato, não sei de mais nada. Vamos esperar mais um prototipo esquecido em um buteko!

  • André

    Nda como um 1º dia de April antecipado p/ animar a segunda-feira.
    😀

  • Vinisid

    Afff…..que venha este tal de iPhone mini/nano, eu não irei comprar mesmo!!!!

  • Rodrigo Alineri

    Acho no mínimo ridículo um smartphone com tela pequena, porque vai contra o princípio básico de navegabilidade e visualização de conteúdo. Acho que seria um tiro no pé. Isso tudo é especulação e até a Apple se diverte com isso.

    • TiãoGavião

      Verdade!!
      Na boa, eu já acho a tela do Iphone pequena.
      Se vai fazer mudanças na tela, que venha uma de 4.0!!!

  • Ale

    Eu acho que um iPhone mais barato faz todo o sentido do mundo. Seria a Apple aproveitando a onda do iPhone pra entrar no maior segmento de telefones celulares, os de baixo custo, onde a Apple simplesmente inexiste no momento.

    Se vai de fato ser metade do tamanho ou não, não tenho como saber, mas a proposta faz todo sentido. Como a notícia diz, a idéia não é substituir a linha atual (e isso que boa parte das análises que dizem que isso não faz sentido parecem ignorar), e sim complementar o portifólio da Apple com telefones low end, mais baratos. É claro que vai ser pior que a linha atual, mas a idéia é que seja mesmo.

    • Tenho a mesma opinião. A Apple encontra um nicho subaproveitado e lança um produto para tal. Ela também não costuma lançar produtos que possam competir entre si. Assim, vejo espaço para um modelo mais barato de iPhone, com menos recursos, para pessoas que querem o básico de um smartphone. Basta a Apple lançar esse como iPhone 5 Mini ou Air e o normal como iPhone 5 ou iPhone 5 Pro.

  • Eu estou estou em cima do muro, mais propenso em desacreditar em um iPhone Mini, também não consigo ver muitas novidades no iPhone 5 que me fizesse trocar o meu iPhone 4, mas não sou mago de inovação, a Apple pode nos mostrar muitas coisas que nem pensaríamos que pudessem existir.

    Não acho uma lógica em lançar um iPhone Mini se nem o atual a Apple consegue dar conta da demanda, se criar uma mais barato vai piorar ainda mais a situação.

    Será que a Apple vai colocar a opção de telefone em um iPod Nano??? rsrsrsrs

  • Mateos

    O Slate viu sim a luz do dia.
    Mas foram tão poucas unidades que virou piada…
    Foi produzido pela HP e é só procurar no Youtube, tem vários vídeos dele.

  • Casemoder

    É difícil ir contra a maré, mas eu continuo achando que a Apple não vai lançar um iPhone menor. A imprensa, como você mesmo escreveu, não tem filtrado muito as coisas antes de divulgar.

  • Juma

    Então, tem um amigo meu que parece que já esta com um protótipo desse iPhone Mini. É bem legal, porque da pra colocar 3 chips e tem um anteninha que você puxa e ele pega TV. Nao gostei muito da resolucao da tela, mas acho que vai arrebentar!

    Abs

    • Marcus

      Hahahahahahaha……..

      Eu tambem tenho um amigo com um desses.
      A Apple näo é mais a mesma, não deixa vazar um único protótipo, mas sim um lote inteiro deles.

    • Rafael Housan

      Juma, espero que esse comentário seu seja pura irônia… kkk

    • Encontrei alguns na 25th March Avenue

  • Chris-topher

    Parem um pouco para pensar, e se isso fosse verdade?
    A Apple sempre sabe em que aposta, se vê isso pelo iPad que mutos achavam que era ridículo, uma besteira, colocavam defeitos e falavam que era um iPod gigante.E deu no que deu, todos desejam um.

    • Rakdos

      A diferença é que o iPad era um produto diferente, que preencheu um espaço de mercado em que não havia nada parecido. Já no mini iPhone, alem de parecer que seria um produto de manuseio desconfortável por causa da tela pequena, ele ainda cai no mesmo nicho de mercado do próprio iPhone.

      A maior “beleza” do aparelho está justamente na experiência proporcionada pela tela, que permite uma navegação satisfatória pela internet na maioria das situações e a possibilidade de se criar intestadas de uso facil e confortável para os aplicativos.
      Diminuir mais a tela só acabaria com tudo isso, pois tornaria a navegação desconfortável, digitar mensagens uma tarefa ingrata, entre outros problemas.

    • Bona

      Vc so esqueceu do iPod shuffle, Apple TV e Ping, entre outros, que deram muito errado pra Apple… nem tudo e’ perfeito na Apple.

  • RafaTorres

    Ja pararam pra pensar q a apple pode sim estar criando um iphone “menor” mais no sentido de hardware e com pouca diferenca na tela pra poder fazer uma mega atualizacao no iphone atual sem perder mercado, seria perfeito pois os outros fabricantes estao com hardwares cada vez melhores e a apple pode n estar gostando de ideia de ficar pra traz, assim traria um novo modelo pra concorrer diretamente sem perder o q ela ja possui.

  • Rakdos

    Eu acho uma besteira diminuir o tamanho do iPhone. É aquela mesma questão do Galaxy x iPad: em nome de uma portabilidade desnecessária, vão sacrificar o conforto no manuseio.

    Se as vezes já é complicado conseguir visualizar o que você está fazendo em uma pagina simplesmente porque o teclado está na tela, imagine se as dimensões dela diminuírem ainda mais.

  • Juarah

    O celular ao longo de sua história parece
    ter um efeito sanfona ; começou grande
    ( lembram do tijolão ) ? depois diminuiu,
    lembro que todos queriam o menor, agora
    Aumentou de novo em virtude do seu avanço
    tecnológico, claro. Estaríamos, agora, em um
    novo efeito sanfona? Acredito que em virtude
    dos novos recursos de hardware e software
    uma diminuição seria inviável, mas a medida
    que o mundo gira, as IDÉIAS se renovam…
    Meia dúzia de CABEÇAS ditam as normas no
    mundo (o Diabo veste Prada) nem sempre
    em acordo com as necessidades coletivas,
    Mas sim, em acordo com suas próprias
    NECE$$IDADES. Portanto, é bem po$$ível
    que apareça por aí um IPHONINHO, por
    mais absurdo que isso “pareça”.

    Um grande abraço

  • Léopam

    Eu acho que é o famoso LÉRO LÉRO…
    E léro léro eu não tuléro!

  • Paulo Moreira

    Acho muito estranho uma empresa ter um produto, ter demanda do mesmo, seus clientes são fiéis e apaixonados, mas não consegue produzir para supri-los.
    Quem deve gostar é a concorrência, que por sinal, vem melhorando e muito seus equipamentos.
    Já viram os lançamentos desta semana na MWC em Barcelona?
    Tudo, e quando digo tudo, é tudo mesmo, que sonhamos para nossos iPhones e iPads já existem em outros equipamentos, e nossa querida e amada Apple não consegue nos fornecer um iPhone 4.
    Por isso talvez até eu acredite em um iPhone Nano, pois a Apple gosta mesmo e de revolucionar mercados, fidelizar seus usuários, e deixá-los cegos para novas e melhores tecnologias.
    Estou esperando um iPhone 4 desde o início de janeiro pela Vivo, visto que meu 3GS a bateria não aguenta mais nada, e uma troca é muito dispendiosa visto que com meu plano Vivo o iPhone 4 sairia R$ 849,00 em 10x no cartão.
    Mas se por um acaso o Galaxy S 2 chegar antes do iPhone 4 a Vivo, acho que vou testar uma nova tecnologia.

    • Bon courage. Quando experimentar e resolver voltar para o iPhone 5, estaremos aqui de braços abertos. 😉

  • josias

    Sinceramente, duvido muito que a Apple vá lançar algo como um iPhone mini.
    Seria capaz de apostar o meu pescoço que ela não lançaria.

  • Bona

    Esperar pra ver… so isso!

    • Ok, mas volte aqui depois de julho, tá, não some. 😉

      • Bona

        Pode deixar! Rsrsrs

  • Guilherme Leles

    Depois desta notícia (http://www.redmondpie.com/iphone-mini-nano-to-have-no-internal-storage-will-rely-entirely-on-cloud-based-content-report/) acho improvável a Apple realmente lançar um iPhone Nano/Mini. Não tem nada a cara da Maçã refazer o MobileMe que acabou de ser modificado pros i4 e iPT4G.

  • Arlys

    Eu acho muito difícil a Apple lançar um iPhone mini, MAS algu deve ser levado em consideração:
    1-Boa parte das pessoas não compram um produto Apple porque é caro.
    2-A pessoa só entende o motivo dele ser caro DEPOIS que experimenta o produto e constata que ele tem qualidade excelente.

    Posso dar meu exemplo.. eu já comprei 2 MP4 Xing Ling porque achava que iPod era caro só por causa da Marca. Passei raiva com os 2 Xing Lings, e resolvi comprar um iPod Shuffle.

    PRONTO! Mudei TOTALMENTE minha opinião sobre a relação CustoxQualidade. Do Shuffle eu fui pra um iPod Nano e hoje já comprei um iPhone.

    Essa estratégia de um iPhone mais barata é válida como meio de penetração num público mais resistente aos preços. As pessoas tendo um iPhone mini e tendo a certeza que o produto é bom, provavelmente, num futuro posterior, comprarão um iPhone normal. Olhando por esta ótica, o rumor não é tão absurdo assim…

  • Guilherme

    No Jornal valor economico de hj na pagina dedicada ao Wall Street Journal aparece mencao ao iphone menor e mais barato dizendo vir de fontes boas…

    • Aaah bom, então deve ser verdade mesmo.

      • Casemoder

        Kkkkkkkkkk

    • Alex iPilot

      “Fonte boa” que eu conheço é a Arial…

      • Prefiro Helvetica. 😛

        • Mvcmendes

          Me lembrou isso:

        • Vc já foi melhor, use a “Microsoft Sans Serif”

    • R/SP

      Wall Street…. não precisa dizer mais nada!

    • R/SP

      Acho dificil um celular nano, talvez com fone de ouvido seja prático.

  • Frederico

    Mas fala a verdade iLex, entre nós, um iPhone com tela menor do que a temos hoje é um suicídio.

    Pensa comigo, jogar em um dispositivo menor que o iPhone de hoje, poxa, a jogabilidade seria horrivel.

    Eu penso mesmo num iPhone com a tela ligeiramente maior, como a do Xperia X10, ou mesmo a Apple sumir com o botão home e diminuir o tamanho do aparelho, mas a tela não.

    Eu sou apenas um rapaz latino americano sem dinheiro no banco, já o Jobs é um visionário, não posso comparar a minha opinião com a dele.

    Mas é certo que eu não compraria um iPhone com a tela menor do que a que tenho e muita gente aqui não compraria também, então não entendo o que está acontecendo mas minha aposta é que a Apple não lança um produto desses.

    Alias, bem que você podia lançar uma enquete ai do lado né?

    SE A APPLE LANÇAR UM IPHONE COM TELA MENOR, VOCÊ COMPRARIA?

  • Alex iPilot

    Não poderia haver um iPhone mais simples? Somente para ligações e SMS? Fosse mais barato, sim, porque os produtos da Apple são caros, ainda que valham o preço…

    Por que a Apple não poderia fazer um iPhone mais barato? “Entry level”? Se ele não rodasse os apps e não tivesse as funções do iPod, ele não seria um “iPhone Killer”…

    Quanto custaria aqui? R$299? Por que pedir a Apple para não fazer isso?

  • Allan

    como disse no outro post…see eles conseguissem fazer com o mesmo tamanho de tela mas com a espessura do itouch 4 seria fantastico!!! agora mini eu não compraria….

    SE ISSO SE CONFIRMAR MOSTRA QUE OS MYPHONE E HIPHONE DA VIDA MUDARAM A TENDENCIA AHAHA POIS JA TEM MODELOS MINI PRA ESSAS PORCARIAS….

  • Frederico/Maringá

    iLex, tava vendo e o pessoal fala muito que o motivo pelo qual a Apple produziria essa mini Phone seria a de concorrer diretamente com o Android, que tem crescido muito de mercado.

    Mas eu não consigo entender aonde que um telefone que usa 1/3 a menos de plastico pode ser mais barato a ponto de ser competitivo.

    Sim, porque ele terá que ter uma tela, bateria, processador e memória do mesmo jeito.

    O crescimento do Android se deve mais à plataforma aberta que ele tem do que qualquer outro fator, porque se falarmos em termos de hardware, ainda não vejo muitos concorrentes que batam de frente com o iPhone 4.

    O Xperia X10 eu conheci de perto e achei ele o máximo, mas ele ainda perde para o iPhone 4.

    Um telefone menor seria realmente para competir com aparelhos do tipo Xperia X8, mas o público alvo não seria o mesmo que consome o iPhone 3G/3GS/4 hoje.

    Só que para uma empresa que não consegue suprir totalmente a demanda de produção de seu carro chefe (iPhone 4), dispersar energia num outro aparelho só pra dizer que tem produto para atender a todos os públicos pode custar caro para a Maça.

    Eu to vendo o Steve Jobs cometer os mesmos erros do passado.

    As idéias dele são geniais, mas essas picuinhas dele de protecionismo, de deixar recursos importantes para trás podem arruinar as coisas pro lado dele, porque a concorrência não pensa assim, e o Jobs sabe muito bem como o mercado funciona. De outros carnavais.

  • janisonjunio

    Eu acredito em um iPhone menor com a tela de 3,5 polegadas, nao vai ser nenhum problema para os desenvolvedores, muita gente reclama, fala mal mas a Apple sempre nos surpreende

  • Embueno

    Gosto da idéia de um iPhone nano, desde de que este seja somente redução do corpo do aparelho, eliminando o botão físico e utilizando a mesma área da tela. Desta forma a área de utilização será a mesma. Creio que para que estes espaços sejam eliminados ( botão físico e câmera frontal) novas idéias deverão ser implementadas. Na minha opinião a parte inferior que contem o botão home, pode ser substituído pelos novos gestos multitouch. Quanto a parte superior o problema seria um pico maior, mas não impossível, eu levaria o microfone para a traseira do celular, mantendo somente a câmera frontal e os sensores, o diferente com essas mudanças é falatório telefone com a frente virada para fora do rosto.

    Na minha opinião o fato de ser nano, não necessariamente seja reduzir o aparelho como um todo, olhando meu iphone4, a área superior e inferior onde a tela não é ocupada, juntos representam quase metade da tela.

  • joao

    todo mundo fala mal mas n final todo mundo quer um…

    é melhor esperar do que tirar conclusão precipitada ^^

  • Pela a imagem que a Apple tem de: “Não medir custos financeiros ao lançar um aparelho com qualidade” (tentei dizer nas melhores palavras), um iPhone mini, ou nano, quebraria essa imagem da empresa e transmitindo uma imagem de: “Quero vender e lucrar muito, mesmo que isso quebre a imagem”. Não que eu seja contra um aparelho mini, muito pelo contrario, ultimamente quanto mais portátil um aparelho for, melhor para os que realmente não possuem muito tempo livre. Também poderia ser uma revolução (ou não) para a tecnologia, que seja. Acho que um iPhone mini seria uma tacada desesperada da Apple de querer vender.

    Seria legal, mas não compraria.

  • iBaloneker

    E só de pensar que até o site O GLOBO, está passando essa pra frente…

    É incrível ver como o povo passa a mão por cima de noticias sem nenhuma confirmação oficial…

    Ainda bem que leio o Blog do iPhone!!!

  • Eduardo Miranda

    Mas tipo, o Jobs falou certa vez que não iria lançar um iPad menor, pois iria complicar a vida dos desenvolvedores. Esse não era o único motivo, mas um dos que ele mais falou. Então, porquê ele lançaria um iPhone menor? Estaria entrando em contradição.

  • Paulo Moreira

    Lembrem….
    Jobs esta fora, se olhando algo … olhando de longe.
    Lembram da quantidade de infortunios na ultima ausência dele?
    Podem anotar, este não será o melhor período Apple.
    Se o negocio é ganhar U$ era só produzir mais iPhones, iPads e abastecer o mercado.
    Nem tudo da certo sempre. La se vai 1 ano e iPhone branco nada (será tão difícil assim, ou o custo é alto)

    • Ele não está fora, continua CEO e responsável pelas decisões estratégicas.

      • Paulo Moreira

        iLex;
        você tem razão.
        E pelo que li, até já está circulando por Cupertino. (último dia 31/1 visto pelo escritor Matthew Cross em encontro com o dsigner da Apple Jonathan Ive)
        Ufa…. torçamos para que as coisas voltem ao normal e os estoques brasileiros sejam supridos.
        Abraço e parabéns pelo blog.

  • Fernando

    Estava pensando, talvez seja o iPhone 5 com uma revolução no tamanho. Se ele for só a tela do tamanho atual, sem botões físicos de home, como o novo iPod nano e da espessura do iPod touch, já seria revolucionário p/ caramba!

  • Robson

    Ok , vamos “Pensar fora da caixa” (pensar de maneira não convencional ) :

    -Porque não criar um “Celular de entrada” ? Com um preço mais acessivel ? Barato sim , porem com qualidade ,muitas outras empresas já criaram os seus…

    -Ele pode ser “pequeno” ? e porque não ?, maior que um Ipod Nano , menor que um Iphone…( A Sony/Ericsson tem o Xperia 10 mini por exemplo)

    -Poderia ser feito de policarbonato, o mesmo material utilizado nos Macbooks brancos, ou aluminio

    -Poderia “não ter mais o botão Home”, tendo somente uma tela sensivel ao toque…

    -Porem a “parte traseira poderia ser sensivel ao toque” tambem, igual ao do futuro novo psp…

    -Poderia vir com o IOS 4 instalado ou uma versão compacta , modificada ou simplificada…

    -Uma tela menor , poderia causar problemas para os desenvolvedores ? talvez não , no “pequeno notável” , vc faria o contrario que o Ipad faz , nele vc da um “zoom in (2x)” para adaptar o app ao tamanho da tela do Ipad , então pq não ter um “zoom out automatico” para adaptar o app a uma tela menor ?

    -Tamanho reduzido , consumo de bateria reduzido tambem , a bateria poderia durar 10 horas ou mais…

    -Poderiamos imaginar muitas outras “features” …

    Como alguem, um dia disse : Muitos olham e perguntam por que ? Eu olho e pergunto porque não ?

    ou

    Se preferir : Vc não sabia que precisava/queria ter um , até a Apple lançar !

  • Jones

    Tomara que sim. O iphone eh mto grande e chama mto atencao 🙂

  • Jones

    Eh depois do ultimo ipod nano, ppde-se esperar de tudo da apple 🙂