NotíciasRumores

E se fosse a Apple quem fabricasse todos os rumores sobre o tablet?

A teoria não é nada absurda.
Alguns analistas estão cogitando a possibilidade de que todos os últimos rumores sobre o iSlate (que parecem ser bem realistas, com precisões incomuns em boatos) terem sido criados pela própria Apple, como técnica de marketing e divulgação.

O site MacObserver chama isso de “vazamento controlado”. A maçã liberaria para alguns amigos da imprensa informações privilegiadas sobre o futuro tablet. Mas por que ela faria isso?

A resposta tem três letras: CES.
A Consumer Electronics Show (CES), maior feira de eletrônicos de consumo do mundo, começa nesta quinta-feira, dia 7, e é um tradicional palco de lançamentos eletrônicos. A Apple não estará presente, mas pode usar boatos para tirar a atenção das novidades anunciadas pelos concorrentes. Afinal, quem vai querer comprar um tablet ou um netbook antes de conhecer a grande novidade que vem no final do mês?

Nesta semana, o Wall Street Journal publicou uma matéria quase que confirmando o real lançamento do tablet em março, com anúncio no final de janeiro. Os detalhes são tantos e com tanta convicção, que é muito difícil de acreditar que não foi alguém da Apple que liberou propositadamente as informações, pois ela costuma tomar um cuidado excessivo com seus segredos.

A Bloomberg também liberou informações parecidas com as do WSJ, afirmando que o tablet seria feito para competir com e-Readers (como o Kindle) e netbooks (computadores mais baratos voltados à internet).

Com os rumores, a Apple pode ver a reação a respeito do preço (alguns falam de 1.000$, outros 600$), do nome (iSlate agrada?), sem falar que deixa os competidores apavorados, querendo fazer logo um killer para um produto que ainda nem existe.

Acredita-se que esse tipo de vazamento intencional de informações tenha sempre ocorrido. Em junho passado, por exemplo, a notícia de que Steve Jobs tinha passado por um transplante de fígado foi cuidadosamente vazada em uma sexta-feira a noite, horário que as transações no mercado financeiro já tinhas sido encerradas. Isso deu dois dias inteiros para os investidores absorverem a informação antes que o fato pudesse influenciar negativamente no valor das ações da Apple. Coincidência?

Isso explicaria também a descobertas de informações difíceis de se obter, como o registro do endereço iSlate.com ou de uma patente de interface.

Seja como for, se as informações vêm mesmo da Apple, isso nos garantiria que será mesmo anunciado um tablet no final de janeiro. Afinal, criar falsas expectativas nos consumidores não seria nada inteligente e a estratégia poderia ser um tiro no pé caso não existisse nenhum produto novo.

Daqui a 20 dias, saberemos a verdade. 😉

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Nat

    HAuhauhau eu seriamente já pensei nisso. Pq ela cria o burburinho, e atrai a atenção de muitos veículos de comunicação sem gastar nada com isso. Marketing 101…rs

  • Daniel

    A ideia da empresa divulgar seus produtos por meios de rumores eh muito boa… pois somente quem se interessa ou procura ira obter essas infos… e com isso ela pode analisar o seu produto antes mesmo de lanca-lo!!!

  • Edu

    Se trata de criar expectativas e tirar atenção de lançamentos de outras marcas. O exemplo mais recente foi o do Nexus One. Além do que serve como um excelente laboratório para teste de ideias a fabrica de rumores falsos e não tão falsos assim.

  • Andreas Reckmann

    Será mesmo? Pelo menos tem sentido. Além do mais esses rumores aumentam os valores das ações da Apple.

  • Johnatan Matos

    Com certeza é uma hipótese bem provável…
    E está jogada de marketing está funcionando a meu ver…

  • Guilherme

    Ow iLex, você que sabe desses rumores, não tem como ver se a Apple já não comprou óculos 3D para lançar com o iSlate ai!
    Porque detalhista da maneira que a Apple é, para confirmar se o 3D vem nesse iSlate mesmo só sabendo de encomenda dos óculos…

    =D

    • Tá boooom, vou ligar aqui pro tio Jobs pra ver se ele libera alguma informação… 😛

    • CJ

      Já existe tecnologia para o uso de 3D sem óculos.
      A Philips já demonstrou isso com protótipos e a loja do são paulo/ reebok no shopping ibirapuera (SP) mostrou isso (ou ainda mostra) com duas telas na vitrine dessa loja.
      tomara q o tablet da apple tenha essa tecnologia mesmo, como mostram os registros da patente.

  • nilson

    Simples… so vcs verem aqui mesmo todos os boatos de outros meses e anos. (muitos) sao verdades e aconteceram, dos iphones e dos ipods, de que iriam sair mesmo. E so jogada mesmo…

  • Rafael Lage

    Puts… dois dias atraz tava pensando nisso, é como se fosse um forma de divulgação, as vezes parece q eles deixam escapara alguma coisinha de proposito.

  • Marcos

    Seria que isso explica por exemplo o site da Apple Store que as vezes aprecia on-line e depois sumia… eles ficaram alguns meses alimentando a vontade dos Brasileiros e tiveram uma baita divulgação gratuita no lançamento … sera que a Apple sempre fez isso ?

  • Guilherme

    Não véi.. to falando, será que ninguém viu algo do tipo e colocou na net?! xD
    quero 3D no iPhoneeee…….
    suASHuashuSHUahsuAHSUAhsuaHSUA

  • Alex iPilot

    OT: Nooooossa!

    http://tecnologia.uol.com.br/album/ces2010_album.jhtm#fotoNav=2

    Eu ainda acho que a Apple vai registrar a patente do Holodeck qualquer dia desses…

  • educadu

    o fruto proibido agora é o fruto escondido… uniram tecnologia com psicologia marketeira…e o resultado esta aí…a maça que todos querem morder rs

  • Abel

    Bom, o hype em torno no Nexus One nasceu principalmente do vazamento (des?)controlado que o Google fez… some a isso o CDR da Apple, e você tem propaganda e feedback massivos e gratuitos. Tada! 🙂

  • henriqueG

    eu não acho muito díficil não pelo motivo não da CES e sim pelo valor das ações que no último dia funcionando antes do natal deu uma subida… também pode ser pela CES mas acho que é os ambos motivos

  • Marlon

    Todas pessoas estao dizendo que a apple vai aprensentar o tablet na feira em las vegas, quase como se fosse confirmado, eu nao confio em rumores, apenas nao duvido.

  • vazamento de informacoes é uma das vertentes do marketing viral, é bastante usado por empresas de tecnologia e de entretenimento.

    é otimo para propagar pois alem do conteudo da noticia em si, existe o suposto vazamento. sao duas noticias em uma, alem de ter um certo sentimento de exclusividade e frescor a nota aos blogueiros e jornalistas, diferente de um press release oficial que é enviado a todos.

    uma das tecnicas mais comuns é o tal email do presidente para toda a empresa, que todo mundo sabe que vai vazar.

  • Quem Já leu o livro Inside Steve’s brain de Leander Kahney, sabe que isso é real.
    Os funcionários da Apple não podem comentar sobre o que estão trabalhando nem com membros da família, com punições previstas em contrato. E grande parte deles nem sabe ao certo no que está trabalhando, por exemplo, a equipe que está desenvolvendo o sistema operacional para um novo dispositivo não sabe muito sobre esse dispositivo, apenas o que precisam para fazer seu trabalho.
    Pouquíssimos membros ligados diretamente à Steve Jobs tem todas as informações.
    Segundo Leander, em seu livro, Apple usa esses boatos controlados como marketing há muitos anos.

  • DVC

    Essa corrida pelo “next-best-electronic” já está cansando…
    Tá na hora das pessoas olharem mais para o que realmente importa, e menos para produtos de consumo que só tapam buracos no emocional. O mais triste é que em uma semana as pessoas já enjoaram e querem mais uma novidade.

  • Tony

    Existe um vídeo( do college humor, eu acho) que fala sobre isso. Tipo, as pessoas fazem rumores e tal, eles (apple) vêem os rumores mais comentados e fabricam! haha

  • Bruno Monin

    Muito bem pensada essa jogada.

  • Liulso

    Qundo leio iSlate, não sei porque, mas sempre me vem a cabeça iSlave.

    • MarcB

      Seria uma mensagem subliminar? Haha

    • JanjaBoy

      Onde você comprou? Quero meio (1/2) litro!!

  • Raphael

    iLex, uma dúvida. Quando a Apple lançar o tablet dela, vc vai publicar artigos também, ou é considerado off-topic?
    É q qndo chegar ao Brasil, vai ser difícil encontrarmos informações boas em um só lugar sobre o tablet, como temos do iPhone aqui.

    Grande abraço.

    • Confesso que estou bastante entusiasmado com o futuro tablet e bem confiante que vá mesmo se tornar realidade. Se ele rodar iPhone OS, passa a ser um dos tópicos daqui, pois fará parte do tema do Blog. 🙂

      • Raphael

        Massa! 🙂

  • E se eu disser que acredito? rsrsrrss