2011ARQUIVO

[OFF] Sony quer processar geohot por ter criado o jailbreak no PlayStation

O assunto beira ao off-topic em um site sobre iOS, mas mesmo assim não tem como não comentar sobre esta notícia que atinge diretamente o primeiro e maior hacker do iPhone no mundo, George Hotz (mais conhecido como geohot), pois isso pode afetar até mesmo futuros jailbreaks do telefone da Apple.

Há tempos geohot declarou ter se afastado do mundo iPhone para se dedicar a sua nova paixão (apesar de ter surpreendentemente voltado à cena em outubro).

Ele foi a primeira pessoa no mundo a conseguir quebrar a segurança do PlayStation.

Depois que ele postou em seu site as chaves de segurança que permitem a qualquer um colocar programas independentes do console, a Sony entrou na terça-feira com um processo judicial contra o hacker, por violação de propriedade intelectual.

O pequeno gênio (que agora responde como ‘Especialista em Segurança’) respondeu aos advogados da multinacional rebatendo diversos argumentos dela, como o fato de que não fez o jailbreak especificamente para rodar jogos piratas ou dizendo que o pedido que eles fizeram (o de tirar da internet os códigos publicados por eles) é impossível.

Em uma entrevista à televisão, geohot afirma não estar com medo, mas apenas com a adrenalina alta com tudo isso. Se você entende bem inglês, pode conferir no vídeo:

YouTube video

O que interessa a todos nós é se ele continuará se empenhando ou não em soluções para o mundo iPhone, pois ele participou ativamente em 80% dos desbloqueios nos últimos anos.

Ele leva apenas alguns dias para criar ferramentas que outros levam meses para tentar elaborar, e seria uma pena que um processo destes acabasse com seu interesse em descobrir as falhas de segurança dos dispositivos.

Mesmo que dependamos cada vez menos do jailbreak e do desbloqueio do iPhone, historicamente foi ele quem nos deu acesso à funções que só depois a Apple liberou, como o copiar e colar, o tethering e o ponto de acesso wi-fi.

dica do edlsdsolution e do Tales Pimenta

Botão Voltar ao topo