Notícias

[Você Sabia?] Evite surpresas desagradáveis na conta se você usa iPhone sem plano de dados

Ao contrário do que afirmam alguns haters, este Blog nunca disse que o iPhone era perfeito. E de fato, ele não é. Apesar de ser disparado o nosso dispositivo favorito, temos que admitir que em algumas coisas ele ainda precisa melhorar e por isso, aprendemos formas de conviver com esses pequenos defeitos.

Um deles (de certa forma grave até) é o fato dele se conectar à internet mesmo quando não o estamos usando.

Quem usa o aparelho com plano pré-pago já descobriu da pior maneira: débitos inexplicáveis no saldo do seu telefone. Isso porque o sistema iOS (desde os tempos do primeiro iPhone) realiza micro-conexões com a internet mesmo quando não está sendo usado.

Para quem tem plano de dados não faz nenhuma diferença, pois o volume total de bytes transmitido é quase imperceptível, mas para quem paga a internet móvel individualmente, cada conexão por menor que seja é cobrada com uma taxa mínima, o que faz os créditos inesperadamente evaporarem da conta.

A Apple parece já estar ciente do problema, tanto que na última grande atualização do sistema (iOS 4.0) incluiu a opção de deixar desligada a rede de dados, coisa que antes só era possível através do jailbreak ou de soluções alternativas, como o nosso APN Config.

Portanto, a sugestão para todos os usuários que utilizam o iPhone com plano pré-pago é a de sempre manter desligada a rede de dados do aparelho, só ligando quando for usar realmente. Parece uma solução óbvia, mas no iPhone tudo é tão prático que muitos não se dão conta da necessidade de fazer manualmente esta ação. Agora o próprio sistema permite isso.

Para isso, basta ir em Ajustes > Geral > Rede e desabilitar a opção Dados Celulares (é preciso ter o iOS 4.0 ou posterior para isso).

Isso fará com que o aparelho não possa se conectar na internet da operadora, o que não impede de usar tranquilamente redes Wi-Fi que estiverem disponíveis. Assim, você não corre riscos de perder o controle dos gastos com conexão involuntária que causam surpresas desagradáveis para diversos brasileiros.

Mas quer uma dica ainda melhor? Tente procurar um plano de dados pós-pago que se encaixe no seu orçamento (ou os atuais pré-pagos “ilimitados”), pois iPhone sem internet perde grande parte do seu charme, né não? 😉

Não deixe de conferir outras dicas já publicadas aqui no Blog.

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Ravem

    Ainda prefiro assinar um plano de dados… Sem internet, não precisaria de um iPhone… Compraria um celular mais barato.

    • Agora com esses planos pré baratinhos pra dados, até dá pra ser feliz.

    • Ola sou Eduardo ribeiro da silva,tenho um iphone,e amo ele pode ter os defeitos que todos dezem
      quero falar que voces me explicaram uma coisa muito boa,sobre gastos de creditos sem ta na internet
      o meu aparelho é 16 gb 3Gs!! não sabia como parar aquilo,tantos creditos meus indo embora!!! rsrsrs muito obrigado um grande abraço

  • Ou usar esses novos planos pré super-baratos, como os da TIM e Claro. 300MB por mês dá pra ser feliz

  • Renato Cardoso

    Sabia, mais bom lembrar 😀
    Ilex, se vc usa plano pré, nao tem conta, lá no titulo
    😉

    • Acho que foi pela força da expressão. E sempre se pode pedir um extrato detalhado 😛

    • Pasquale detected!

  • Guts

    Essa é uma solução q infelizmente desativa o recebimento de mensagens MMS. #DefeitosIphone

  • Ederlon Soares

    Muito boa essa matéria.. Deve ser horrível pôr créditos e depois não encontrar mais nada..KKK
    É uma dica que eu não sabia.. 😉

  • @gustasn0w

    Uma vez que existe a opção de desabilitar o tráfego de dados, isso não seria um defeito, correto??? Portanto não podemos classificar como tal, ainda mais como grave. Quem não tiver esse perfil, que desabilite os dsdos celulares e pronto!

    • Eu considero como defeito o celular se conectar na internet sem que eu saiba ou autorize. Mas talvez seja só uma opinião pessoal.

      • Antes conectar sem pedir do que pedir a cada vez que vai usar pra escolher a conexão, como nos Symbian… 😛

        • Pablo

          Resposta errada, até mesmo nos Symbian é permitido definir essas configurações. E a configuração é sempre mais útil que a falta de opções. Disso eu tenho saudades do Symbian.

      • Nestor

        Se conectar a internet e consumir plano de dados seja limitado o ilimitado se torna um defeito e as vezes grave. Ja encontrei nas comunidades pessoas solicitando ajuda porque o iphone “come” seus dados sem motivo, agora se tiver um plano pos-pago com internet “limitada” e FIDELIDADE a pessoa se obriga a pagar o excedente. Acontecia principalmente ao comprar um iphone novo com novo iOS e sem jailbreak ainda. Com a nova opção nativa de desconectar dados foi solucionado.
        No caso dos planos “ilimitados” ao atingir certa quota de dados em muitas operadoras a velocidade de conexão diminue … leer as letras pequenas do contrato.
        Descubri entre que ao baixar um programa da AppleStore no iphone ele conecta automaticamente com a internet claro, mais …. “mantem a conexão com a internet” e consume dados. Para evitar isso depois de baixar um programa tem que se ir a Ajustes..Loja …”Finalizar Sessão. Com isso diminui e muito o consumo de dados pelo iphone.

  • iRickMafra

    Esses plano pre pagos da TIM e da Claro são bons. Uso o da TIM,é funcional, e da derrelito no ultimo ou penúltimo dia do mês atinjo os 300mb de trafego. É usável, barato. Mas a TIM como telefônica é uma droga! Entro no banco, banheiro já vem na tela SEM SERVIÇO! mó saco!

    • Marcio Rodrigues

      Aqui em Campo Grande – MS o 3G da TIM é um lixo, na verdade é 3G só enquanto você não esta utilizando, é só você começar a usar qualquer coisa que o sinal muda para EDGE, daí em diante é impossível utilizar, na maioria das vezes as página não abrem mesmo que você espere muito, e no caso do iTunes ele diz qua não há conexão a internet.
      A aproximadamente 3 semanas mudei para a VIVO e até agora só alegria. O sinal do 3G fica constante e estável dentro do banheiro e até no estacionamento que fica no subsolo.

      • soraia

        Oi, Marcio comprei um iphone 4s semana passada ele é pré-pago da VIVO, minha operadora a anos e os meus créditos sumiram que por encanto, quase surtei e ninguém sabia me responder o porque, até que encontrei uma pessoa que vende celulares e me informou que eu teria que desativar a rede de dados,……..agora vou colocar carga e fazer um plano da VIVO INTERNET por um mês de R$9,90(promoção), será que dará certo?????Vc fez assim ou o seu é pós-pago????grata, soraia costa

  • willian bahia

    to usando a net da Claro faz 10 dias ta otima uso compartilhada com o PC ja fiz downloads da ate 130 mb demora um pouco mais faz e ate agora ja to em 2.1 GB recebido e 325 MB enviado

  • Renato Cardoso

    Falando em plano de internet pré, terça feira comprei um chip pré da claro
    só para usar internet msm
    na terça msm descontaram o saldo pra ativar o plano e até hj n funciona no iPhone, sendo q a da tim funciona d boas,
    liguei pra anatel, e me deram um prazo d 5 dias
    😀

    • Antonio

      É só vc redefinir os ajustes de rede, que funciona numa boa. VÁ em:

      Ajustes, Geral, Redefinir e REDEFINIR AJUSTES de REDE.

      Avise aqui se deu certo.

    • No meu iPad deu o mesmo problema, só que nele tem como configurar a APN dai eu substitui bandalarga.claro.com.br por claro.com.br e funciona normal. Toda vez que eu retiro o chip tenho que reconfigurar. Eu acho que deve funcionar com o APN do blog.

  • Ricardo Ornellas

    agora pergunto, Qual a finalçidade dessas tal MICRO conecções com a internet ?
    e que dados elas transmitem? alguém sabe?

    • Rafael Costa

      Olá Ricardo!

      Realmente não sei qual a FINALIDADE (com ênfase na FALTA de Ç!) dessas micro coneXões (com ênfase no “X”)! Não sei se em Portugal se usa “conecções” mas isso não é nem justificável!

      Mas… Pode ser alguma conexão escondida pra saber onde você está! 🙂

      Don’t Worry! BE HAPPY 😛

      • Fernando

        Não respondeu somente quer mostrar o erro de Português …… acho muito fuleiro isso !!!!!!!!!!!!!!!

        Mostra ai !

    • Marcio Rodrigues

      Essas pequenas conexões são realizadas, por exemplo, para que o PUSH verifique se há novo conteúdo no servidor e em seguida baixá-los. Apps rodando em segundo plano também podem acessar a internet, pois como você acha que as mensagens do seu MSN Messenger ou Skype chegam até você??? Aplicativos para rastreamento do iPhone ficam fazendo constante acesso a internet para verificar se há novas programações remotas e para fazer o upload do histórico de geolocalização.

  • Wagner Mello

    Uso vivoon no pre pago por 25,00 e navego a vontade e sem restrição e tem o tim por 0,50 ao dia no pre pago q navega a vontade, na verdade eles dizem q o acesso e só para redes socias porém o meu ta liberado geral.

    • Rafael Costa

      Sempre fiquei com medo do Vivo ON com medo de ser só redes sociais! Agora que sei disso vou poder acessar o Blog onde eu estiver!! Valeu!

      Don’t Worry! BE HAPPY 😛

      • Yan Berriel

        mas vivo on num é so twitter, orkut, facebook e site vivo ? :O

        • Julio Bianco

          Estou usando o Vivo ON, aqui eu consigo usar o TweetDeck para acessar minhas contas de redes sociais, e postar fotos no Twitpic, usar o FourSquare …
          Isso pq eu estou sem crédito XD

  • Bruno

    iLex, afinal, o que faz o iOS nessas micro-conexões? O que estaria perdendo quem desabilitar?

  • Lucas

    Eu utilizo o plano de internet ilimitada da TIM (Plano Smartphone, ótimo, recomendo) nunca tive problemas e se não me engano a mensalidade da internet ilimitada é cerca de 40 reais.

  • Marcelo Carvalho

    Uma boa é usar a TIM, pode deixar ligado o quanto quiser, com aquela promoção que só paga R$0,50 por dia. Baixo muita coisa do Cydia a App Store pagando só ciquenta centavos a navegação. 😉

    • Ednilson Rosa

      O problema da TIM, pelo menos aqui em Salvador, é que a rede de dados é muuiito leeennta! Fiz testes com 3 chips diferentes com App Speed Test e na TIM em geral dá menos de 100 kbps, enquanto que a Claro dá cerca de 250 kbps e a Vivo por volta de 600 kbps, na média de várias medições. Apesar da maior velocidade, a Vivo apresentou algumas instabiliades nos testes que fiz, além de um delay maior. Acabei conlcuindo que era melhor ficar na Claro, mesmo, ao invés de trocar de operadora, como eu estava considerando fazer!

      • Rafael Costa

        E esses 300MB por mês são a maior FURADA! Pois são 300MB por mês distribuídos em 10MB por dia! 10MB eu gasto só num app! Esse é o problema!

        Don’t Worry! BE HAPPY 😛

  • Alexandre

    Olá, esse nome “Blog IPhone” na imagem do iphone 4 é feito com algum programa de edição de imagem ou realmente está no aparelho celular?
    Tenho como fazer essa personalização no meu IPhone 4?
    Abração

      • Rafael Duarte

        iLex, acho que você se enganou um pouco, ele quer saber sobre o escrito “Blog iPhone” no lugar da operadora, não sobre a porcentagem da bateria (que nem aparece nas fotos desse post) 🙂

      • Rapha1996

        Leia o post inteiro ;P. Como diria o iLex, #fikdik

    • Rafael Duarte

      Alexandre, o escrito “Blog iPhone” está no próprio aparelho. Isso é possível num iPhone com jailbreak, usando o programa Make it Mine.

  • Antonio

    Valeu Ilex essa eu não sabia!

    Pra mim internet não é problema, pois tem o plano da tim que pago somente 50 centavos ao dia.

  • Raul

    Não concordo que isto seja uma imperfeição ou defeito, tanto que existe o botão deslizante para tal. Agora comprar um iPhone sem plano de dados permite o arbítrio de gastar o que for usado quando for usado.

    É preciso conhecer bem o aparelho antes de utilizar, imagine que ele não se conecta-se à internet, e vc. tivesse que sempre estar ativando esta função, cansativo né? Meus dois cents.

    Raul.

    • … e é exatamente esse o objetivo deste post, senão não teria sentido. 😉

  • Christian Tavares

    iPhone sem plano de dados não vale a pena. Vc fica mto preso ao Wifi e isso é frustrante.

  • Antonio

    Alguém sabe dizer se a Promoção Liberty WEB 6 Meses serve para algum plano Pré pago?

  • zigfrid

    então quer dizer q mesmo com o iphone com “Notificações Push” e “Obter Novos Dados” desligado ele ainda fica baixando coisa sem eu mandar?

  • É verdade, comecei a usar enfim internet no iPhone semana passada. Internet 3G. Depois de um dia usando fiquei pensando como eu conseguia viver sem internet nele. Só a WiFI de casa parecia bom. Mas depois que botei o 3G ficou melhor ainda. E realmente: iPhone sem internet em qualquer lugar nao dá

  • Caio

    Ótima dica, mas concordo com aqueles que dizem que ter um aparelho desses e não ter um bom plano de dados é um enorme desperdício do potencial do aparelho.

    O Wifi resolve em casa, na faculdade e no trabalho. Mas na rua mesmo só com 3G, e é quando eu mais uso o aparelho nos trajetos entre os lugares.

  • Fábio

    ILex ou algum leitor desse blog sabe quando a OI vai liberar o tethering do Iphone??? Hoje liguei para o atendimento deles, falei com 5 operadores diferentes e ninguém sabe nem o que significa! Uma delas me disse que nenhum celular, de operadora nenhuma permite ser usado como modem enquanto conectado com cabo usb ao PC (desinformada…). Alguém tem alguma notícia animadora sobre o assunto?

    • Ednilson Rosa

      Eu vi um comentário, não sei se aqui ou em outro local, em que alguém disse que tinha um iPhone pela Oi e que conseguiu ativar o Tethering colocando um chip de outra operadora (óbvio) e que, ao voltar o chip da Oi, o Tethering continuou ativado. Não testei (não sou cliente da Oi), então não posso afirmar que funcione, mas seria um teste interessante de ser feito…

      • Não funciona.

  • Stefano Angelo

    A maioria das Operadoras já possuem sistemas de Acesso a Internet com valores que variam de R$0,35 a R$0,50 ao dia.
    Acredito que mesmo que o celular fique o dia todo conectado, não é algo que irá detonar seus créditos de forma tão rápida e inesperada assim.

  • Dica simples, mas vai ajudar MUITA gente aqui.

  • thiago

    ilex….nao sao haters…sao trols que so sabem encher o saco

  • Anderson

    o tanso do meu cunhado se ferrou.
    700 reais de conta por causa dos dados

    • Nestor

      E tem gente por ahi que acha que não é (ou era) defeito…. ja vi casos parecidos. Por isso a importancia deste blog para evitar problemas aos desavisados. Ah e mesmo as operadoras sabendo disso não advertem a seus clientes ….. eles tem que descubrir…. imagina como era antes de aparecer essa opção nos iphones sem jailbreak …. as operadoras rian de se acabar.

      • Cleberson

        É que lá nos EUA (país aonde o iPhone foi criado, caso você não se lembre) os planos de dados não custam FORTUNAS igual aqui, fora que lá 95% dos iPhones vendidos já vem com plano da AT&T (você configura o plano no próprio site da Apple Store, e o iPhone chega na sua casa com um chip da AT&T pronto pra ser usado), e se eu me lembro bem, não dá pra pegar um plano sem dados.

        Por isso ele usa tanto 3G assim, não é um celular acostumado com a miséria telefônica brasileira.

  • francisco junior

    fui “obrigado” a comprar o iphone 4 de conta e aproveitei fiz um plano de internet também de 100 mb. eu uso mais wi-fi.

  • Mauro Elias

    Desde a IOS4.0 não podemos mais configurar o APN no iPhone, utilizo um plano empresarial da Oi que não te acesso gratis de internet, mas se vc configurar o APN para blackberry.net tenho acesso a internet de graça, sem gastar nada de crédito.
    Mas tem um problema, eu configuro e instalo o APN com o programa iPhone Configuration Utility e nem sempre estou com o meu not para instalar o APN, já que as vezes eu mudo o chip da tim e tenho que desativar o APN do blackberry, não podendo instalar mais.
    Tem como configurar o APN e deixá-lo na minha caixa de entrada de e-mail?

    • Wander

      Eu também me conectava pela 3G com o APN do blog, sem plano de dados. Depois da atualização para o iOS 4.2.1, não consigo mais me conectar, dá a mensagem de que eu não tem um plano de dados, mas antes eu também não tinha e me conectava. Tem um vivo também empresarial e não posso contartar um plano de dados por ser da empresa a minha linha. Alguém poderia me ajudar?

  • Victor Carneiro

    Eu tinha um iPhone 3G quando morava nos EUA entre 2008 e 2009 e me dei mal por causa disso, meu cel era pre pago e meus créditos iam rapidinho…
    Não lembro de na época era possível desabilitar isso, mas essa era uma das minhas grandes reclamações a respeito do iPhone.

    Hoje comum iPhone 4 deixo o meu sempre desabilitado, mesmo tendo plano de dados e que ativo quando vou usar. Passo maior parte do dia sob WiFi e costumo usar os dados quando estou em qualquer outro lugar ou na rua.

  • carlos caldeira

    Nunca compreendi um Iphone no pre-pago…

  • Jorge Alexandre

    Bom eu tenho um plano claro e contratei o gestor online. Para minha surpresa no primeiro mês. meu plano plano de 200mb ficou em 531mb! 331mb de excedente. Fiquei surpreso e eles me mandaram o detalhamento. Vários acessos de 30mb, 20mb! E pasmem: 0,50 o mega excedente! Mais caro que um plano pre, que é por dia!

  • Ricardo

    acabei de comprar um pacote de internet da claro custa 11,90 dura 30 dias vamos ver se vale a pena a internet da claro!!!

  • Teta de Frango

    Eu uso o plano de dados ilimitados da TIM, só R$29. O foda é que acabei fazendo a portabilidade pra TIM tb, mas enfim…. melhor que ficar sem internet na rua.

  • André

    iLex,
    Aproveitando esse post sobre defeitos do iPhone, vc sabe se existe algum jeito de mandar reclamações ou sugestões para a Apple? Tem duas pequenas falhas que podem ser resolvidas muito facilmente, mas a Maça nunca da atenção, o fato de não poder apagar apenas uma chamada feita ou recebida e o calendário não avisar quando tem algum aniversário…
    Eu ate fiquei imaginando uma solução para o segundo problema, que seria colocar um “badge” com um presentinho sempre que for aniversário de alguém dai é só abrir o calendário e ver de quem é! O que vcs acham?

    • Jorge Alexandre

      Excelente ideia. Realmente eu não consigo entender pq a Apple nunca colocou uma opção de apagar apenas uma determinada ligação. Por essas e outras meu tel tem JB ainda na versão 4.1 até sair uma versão “completa” pro 4.2.1

    • Jorge Alexandre

      Complementando: melhorar a performance em relação ao consumo de bateria. Ter q carregar o cel todos os dias, mesmo com push e email desativados é dose!

  • Endogineco

    Acontece que quando desligo os dados, também desligo a recepção de MMS. Se por outro lado uso o apn config, mudo somente o acesso a dados de internet, e não bloqueio o download de mensagens com foto, áudio ou vídeo – MMS. Se desligo dados e alguém me mandar um MMS, nem fico sabendo que a pessoa me mandou, o que não acontece com o apn config – dados off. O mesmo para enviar MMS. Continuo utlizando o dados off em meu iPhone 4 com iOS 4.2.1.

  • juarah

    Quem compra um iPhone e usa sem net,
    Perdeu dinheiro! Seria melhor ter um iPod!
    Eu uso mais ele que meu pc pra navegar!

    • Cara uso o iPhone sem plano de dados mas meu caso e o seguinte, trabalho 14 horas por dia e lá tem wifi e quem cuida da rede sou eu, quando vou pra casa no portão ja começo a sincronizar meus emails pois lá tambem tem rede wifi.

      entao é como se eu tivesse um plano de dados ilimitado ainda.

      Como na minha região nao tem 3G ativo ainda sou um dos mais conectados na minha cidade.

  • Mateus Scalon

    Tem um outro jeito que eu acho que é mais fácil… tem que converter 30 segundos de uma musica pra AAC e depois numa pasta mudar de m4a pra m4r, e add no itunes de novo, dae depois quando passa ele tah nos toques…

    • Mateus Scalon

      esquece, fiz confusao, esse era um comentário em outra coisa que eu tava olhando… 😛

  • Milena Cubas

    Esse detelhe infelizmente eu descobri sozinha!! O meu é pré e na primeira vez que carreguei usando o iphone, ele em 1 dia comeu quase metade dos meus créditos..só fui perceber por que ficava aparecendo avisos dos créditos..ai desliguei a função..só uso agora quando não tenho acesso wi-fi!!

  • Henrique Silveira Baloneker

    Soh uso wi-fi, por enquanto é suficiente pra mim, quando a vivo lançar um super plano de dados, talvez eu pense no assunto!

  • Raphael Sanches

    Bom dia Pessoal, e bom dia iLex
    Tudo bem ??
    Vc tem alguma ideia, como apagar lista de dicionários? Por exemplo.
    Tenho um iPad, iPhone e Macbook.OS 3 usasm a conta me.com (99$ por ano), se eu escrever a palavra “Tabom” ele fica assim “Tdbom”então eu tentei redefinir lista de dicionario e nada e tentei procurar o servidor me.com (lista dicionario) não acho nada.
    Vc tem alguma ideia?
    iLex vc podia criar um topico “Vc sabia como apagar a lista de dicionário” :p
    Fico aguardo.
    Desculpe postei aqui que nem tem nada a ver mas eu to precisando de uma ajuda. abraçps prs vcs

  • Vinicius

    Aproveitando o ensejo do tópico, esse final de semana realizei a troca do meu aparelho em uma loja da vivo. O “problema” iniciou quando ao sincronizar documentos com o itunes, o programa travou e não retornou, razão pela qual houve problema no iphone e tive que reinstalar o sistema. No entanto, depois de restaurar e tentar instalar novamente, sempre dava algum erro diferente na hora da conclusão (principalmente o erro 1009). Assim, não consegui restaurar o sistema e fui na loja da vivo que havia comprado o aparelho, sendo certo que depois de tentar fazer a instalação em 3 (três) computadores diferentes, não conseguiu. Dessa forma, a gerente ligou para um suporte que aconselhou a troca, mas ela avisou que não tinha em estoque (Obviamente, porque até para vender eles estão filtrando) e chegaria em 48h da central de logistica, mas me ligaria assim que chegasse. Ela me ligou? Lógico que não. No entanto, consegui restaurar de um notebook depois de muito sufoco utilizando o DFU mode.
    Na sexta-feira, 10/12, e após dois meses da aquisição (3 semanas da restauração) fui abrir o jogo “angry birds” e o iphone começou a falhar e não abrir mais janelas. Quando desliguei o aparelho, novamente o aparelho pediu para plugar no itunes e apareceram os mesmos erros de restauração (1009 e 14). Dessa vez tentei com o DFU mode e nem assim consegui. Diante disso, o aparelho foi trocado, mas resta uma dúvida: É possível um aplicativo travar completamente o sistema ao ponto de precisar restaurar o aparelho ou o iphone já estaria bugado? Bom, de acordo com o que me disseram, é muito dificil que um programa cause isso no iphone, pois passa por um controle muito grande. Será? Enfim, continuo achando ele um excelente celular, mas que ele é muito “sensível” é. Tenho um nokia n95 8 gb que jamais deu qualquer tipo de problema, mesmo eu realizando instalação de diversos aplicativos e jogos hackeados.

  • Vinicius

    Ahhh… Só para concluir, simulei que iria comprar o aparelho e somente depois aleguei que, na verdade, era troca para evitar qualquer desculpa do tipo “Não temos em estoque”.

  • Já conhecia essa e inclusive utilizarei quando viajar para Buenos Aires no natal para não pagar roaming…

  • Antonio Paulo

    Excelente dica. Uso wifi em casa e na empresa e com a dica, não estarei “gastando” meu plano de dados da Vivo pois ele não é ilimitado. Só vou usá-lo na rua.

  • Marcos

    ótima dica.

  • Cleberson

    Eu sempre controlo isso, mesmo tendo um plano de dados de 250mb e tendo WiFi em casa, no trabalho, na faculdade e na casa da namorada (os 4 lugares que vou sempre aSDHIUSDAHIUHSD), pra poder usar meu plano no caso de precisar mesmo.

    Meu iPhone 4 pirou no registro do consumo ASDHUIADSSHA

    Tava uns 14 Mb de consumo de dados, aí do nada ele pulou pra 8 Gb ASDHIUDSAHDSAIUHDSAIU

    Cara, pra conseguir baixar OITO GIGABYTES de dados numa rede 3G de 1mpbs de banda, precisa de bastante tempo hein? SDHAUADSHUSDAH

    Ficou doidão o bicho 😛

    • Cleberson

      Ah, sem contar que aparece 8,0 Gb nos dados Enviados e nos Recebidos também (tem cliente Torrent pra iPhone, pra fazer tanto upload assim, e por 3G ainda? SDAHSUDHDSU)

    • Marli

      O registro do meu iphone saltou de um minuto para outro de 85 MB somados os dados enviados e recebidos para 4,0 GB tanto nos recebidos quanto 4,0 GB para os enviados e eu fiz um pacote de dados de 100MB para o exterior e a operadora vai demorar a enviar o consumo. Isso é erro de registro do iphone? não baixei vídeo ou nada que justificasse esse consumo. Alguém pode me esclarecer?

  • Yan Berriel

    isso eu descobri sozinho, meu iPhone é pre, ai eu discava o *8000 (da vivo) e comecava a diminuir meus creditos, eu- q porra é essa? – pensei em ate ligar pra vivo pq eles tavam debitando meus creditos, qdo ai eu fui e botei desligar dados celulares e nunca mais gastou…

    estou esperando a vivo botar um plano decente de internet pre paga pro celular, pq 12 reais o dia nao da!!!

    mas eu uso a net do meu iPhone, so pego o chip do modem da vivo q uso no lap e boto no iphone

  • Ricardo

    eu contratei um pacote de dados da claro como faço pra ver quanto ja gastei de dados!!!!

    • Nestor

      Ajustes …Geral …. uso…Dados de rede celular

  • Danilo Heraclio

    Essa informação é muito útil pra quem viaja para o exterior! Mesmo com plano Pós-pago geralmente os serviços de dados só são aceitos no Brasil!

  • rodrigo

    isso anula a utilidade do APN config ?

  • Clemerson B

    Nessa brincadeirinha eu levei um fumo com a Oi, to com duas contas no total de 1500 reais!
    Não me liguei que os dados estava ligado e terminei me ferrando com um software que consumia em
    background!
    Meu plano era o Oi Controle 60.

    Só Deus sabe quando vou pagar isso!

    • andrey

      eu tbm acabei me ferrando estou entrando COm 1 processo contra a VIVO RJ pois comprei 1 Iphone 4 no plano 60 e de 1 dia Pro outro Do nada sem eu entrar em Nada na internet e vivo ligou dizndo 1 tinha R$ 1.086 só em dados ,,, além de cancelar o plano entrei no pequenas causas POis Naum irei pagar algo qual não usei …

  • Bom para quem não fazer esse caminho todo de ficar ativando e desativando a REDE DE DADOS vai dica.

    Isso pra quem tem jailbreak

    Toque no CYDIA SEARCH e digite SBSettings instala reinicia e pronto.
    para usa-lo basta ir na tela principal onde fica o relogio la em cima e escorregar o dedo da DIREITA PARA A ESQUERDA e abrirá uma POUPAP(janelinha) com as opções:

    ATIVAR E DESATIVAR:

    3G
    MODO AVIÃO
    BLUETOOTH
    ILUMINAÇÃO DA TELA
    REDE DE DADOS
    LOCALIZAÇÃO
    PHONE (O TELEFONE)
    PODE VISUALIZAR OS PROCESSOS QUE ESTAO RODANDO
    E REDE WI-FI

    DENTRE VARIAS OUTRAS.

    para fechar a janela toque no relogio.

    obs: ate uma semana atras nao funciona no ios 4.2.1 mas com a 4.1 e anteriores funciona de boa.

    Não tem como usar iphone sem isso

    A repo é Bigboss.

  • Diego Oliveira

    Comprei meu iPhone 4 a 1 mes e minha conta veio com desagradáveis 140,00 de dados.
    Como comprei o aparelho no meio do mês, quiz esperar pra pedir o pacote de dados no dia 1 de dezembro. Foi tarde demais.

    Com essa dica agora fico mais tranquilo e sempre estou de olho em qto estou gastando de dados no site da Oi.

  • Rodrigo Ronconi

    Acabei de adquirir meu iPhone e essa vinha sendo a minha principal batalha “contra” o aparelho. MUITO obrigado pela dica! Nóis tem iPhone pré-pago mais nóis é limpinho, huaheouaheuoahe

    Abraço!

  • Anonimo

    tenho um iphone 4, 32 gigas e o facto dele não ter um plano de dados não faz com que eu fique triste, se o Brasil fosse um país em que pudessemos andar nas ruas mexendo em nossos aparelhos sem medo de ser assaltados, ou tambem, será que ninguem consegue desgrudar um pouquinho da internet?, certo que há momentos que é necessario, mas nada que faça alguem morrer, há coisas melhores a fazer, como curtir uma praia, uma voltinha por um parque, um cinema ou sera que até nesses momentos você estara lá com o seu iphone conectado em um MSN conversando com alguem? ou será que irás lá olhar seu orkut para saber se alguem deixou um scrap? ou quem sabe postar uma atualização no twitter, form’s e facebook? ou quem sabe baixar um aplicativo? se sim, é melhor ficares em casa, pq podes ficar no seu pc a desfrutar mais ainda da internet.
    Hoje em dia, como todo brasileiro não é burro mas é esperto ( ao menos acho e penso eu ),não ficará no seu celular ou outros aparelhos de mais de 1000 mil reais em locais se não tiver seguranças, locais esses hoje que já estão com tecnologias que disponibilizam internet sem fio a mais chamada de wi-fi ou wireless.
    legal ter um plano de dados, mas, nada que não seja só para mostrar que tem mais ainda que os outros.

  • Racerx Vincent

    A dica caiu como uma luva para mim, pois estou sempre rodeado de redes wi-fi e meu chip é pré-pago! Valeu galera!

  • @bernaction

    Ou seja, adeus Find my iPhone, desabilitando os Dados do celular.

  • Joe

    Ah pessoal tenho uma duvida nisso, sou meio leigo na questão Iphone ok.
    Se eu desligar o ” Dados Celulares ” eu não poderei receber mensagens ou simplesmente ligações, ou não tem nada a ver, ou seja isso só funciona pra receber e-mail automatico e etc. A pergunta em questão mesmo é se eu deixar desligado o ” dados celulares ” ele não impede de receber mensagens/ligações ?

  • Laura Campos

    Não existe um modo de bloquear no primeiro iphone?

  • Mila

    Alguém me ajuda! 🙂 Há dois dias minha internet 3G da tim (iphone4 ios 5.0.1) não funciona, e eu não alterei configuração nenhuma. Já tentei muita coisa que vi pela net, como desligar e ligar wifi, 3G, modo avião, restaurar rede… e nada. Será que isso resolve meu problema? Mas como é a configuração da APN da TIM no pré-pago (50cents/dia?)??? Usei por 6 meses a tim dessa forma e o 3G nunca deu problema!

  • Rafaela

    Uma dúvida: quando eu desativo essa opção de dados do celular e ainda deixo ativada o 3G, poderei receeber chamadas enquanto estiver conectada, correto? E ele está apto a me conectar sem wi-fi? Não, né? Só conecta ao pacote de dados com os dados do celular estiverem ligados, né?

  • Pedro

    Porra, valeu bicho.. meu iphone é novo e não tenho pacote de dados.. só uso wireless…

    ae direto recebia notificação do Facebook, e-mail e afins, sendo que o wireless estava desconectado.. procurei um monte como desativas isso, e não achava..

    devo ter morrido com uns 10 conto por causa disso. agora resolvido. obrigado

  • Ana Raquel

    Nossa que dica ótima! Já estava pensando que tava perdida com meus créditos de celular!

  • Anônima

    Eu NUNCA costumo comentar, mas esta é uma exeção. Obrigada, eu já perdi muito crédito e agora vou testar… Obrigada !

  • Adriana

    Ebaaa.vl pela dica..meus créditos nao duravam nada..espero q agora de certo,,,,

  • Junior

    esse tbm é um problema no android! Pelo menos no 2.3, temos que ir em sincronização automatica e desativar dados de segundo plano! Agora como eu comprei o pacote de internet da claro, eu deixo ativo. Sempre bom saber quando recebo e-mail!

  • Gabi

    Muito obrigadaa!! Deu super certo :}}}

  • Janaína

    Cara no iphone não acho a opção REDE, o meu crédito tá sendo consumido tds os dias por algo q não uso! Alguém me ajude por favor!

    • Diana

      Eu tambem nao encontrei a opcao rede, na nova versao parece que é na opcao celular (ajustes->geral_>celular). Eu ja estava pirando gastando e recebendo o tempo todo notificacao de uso de dados, acho q agora funcionou 🙂

  • hayann ribeiro

    amigo eu não ser o q fazer mais .. os dados de internet do meu pré-pago não esta funcionando mais … aquela letra E SUMIU o q eu faço para volta a internet?

  • Alice

    Oi eu não consigo criar um ID pro meu Apple de jeito nenhum
    Alguém pode me ajudar???

  • Jean Carlos Moreira

    Mesmo desativando os Dados Celulares, 3G o meu iPhone 4S ainda gasta os meus créditos, mesmo eu estando conectado ao wifi. O que eu faço?

  • Lurdes

    Olha meu amigo meu amigo essas informações tão muito desatualizadas , de onde já se vou falar do iOS 4 estamos no 7, esses problemas já foram resolvidos a muuuuuito tempo, ta old

  • Ronaldo Alves

    Acredite quem quiser, mas estou tendo este problema nos dias de “hoje”; e com o mais novo iPhone 6 (com o iOS 8.1)! Desde que troquei do iPhone 5S para o iPhone 6 (alguns dias depois do seu lançamento oficial nos EUA), identifiquei que MESMO O iPhone ESTANDO COM OS DADOS MÓVEIS “DESLIGADO”, está havendo “tráfego de dados” (sem explicação); com isso, percebi que “ta debitando” todos os dias, um valor do meu saldo de crédito (já que meu plano é pré pago e pago um valor “único”, pelo dia que “utilizo”); o mais espantoso é que passo o dia todo conectado a rede Wi-Fi, mas nem isso impede que os débitos aconteçam; até já abri reclamação contra a operadora, achando eu, ser um problema de débito indevido da operadora, mas foi “constatado” que não é; já realizei 5 “restaurações” da forma COMPLETA (sem backup) pelo iTunes, mas mesmo assim o problema persiste! Também já testei por mais de 24 horas, utilizar meu “chip” num outro aparelho, com os dados móveis também desativados e percebi que não houve débito na ocasião, então “resume-se” que o problema realmente está ou no próprio iPhone 6 e ou no iOS 8.1 (acho menos provável, pois se não, já teria aparecido outros clientes reclamando sobre o problema, já que o sistema é “universal” para vários modelos da marca); enfim, estou relatando meu problema com intuito de “identificar” outras pessoas que possam está com o mesmo problema e principalmente ter a atenção da Apple para tentar resolver meu problema o quanto antes, pois a cada dia que passa, mais “crédito” estou perdendo.

    • Rodrigo Ortega

      Em 2014 levei o maior susto depois de uma viagem de 12 dias aos EUA, a vivo cobrou 29,90 por dia que estive fora na minha conta e na conta da minha esposa (ambos iphone 5C) sendo que usava apenas wifi. Olhando a conta dava pra ver que a quantidade de dados transmitidos por dia era irrisória… 01kb, 02kb… Tentei argumentar com a vivo mas eles disseram que a cobrança estava correta, depois de muita luta eles tiraram a cobrança na conta da minha esposa mas a minha eu tive que pagar. Foi aí que descobri essa opção de desativar o “dados celulares”. O que me surpreendeu é que eu já havia ido aos EUA em 2013 com um iphone 4, com a vivo, e não tive problema.
      Bom, passado isso eu achava que estava “vacinado”. Esse ano eu e minha esposa fomos a Miami, agora com um iphone 6, e antes do avião sair do Brasil desativamos o “dados celulares” e só reativamos quando pousamos no Brasil novamente, certos de que dessa vez não teríamos nenhuma surpresa… A conta acabou de chegar aqui em casa e consta a cobrança novamente!!! 29,90 por dia em cada conta! Pelo menos dessa vez a viagem foi de apenas 4 dias… Tentando ver o lado bom kkkkk… Mas sério, não sei a quem recorrer! Pelo visto como o Ronaldo Alves disse o problema é no iphone dessa vez. Será que vale a pena tentar falar com a Apple? A vivo eu tenho certeza que não vai resolver nada.

      • Ronaldo Alves

        Rodrigo realmente acho que o que está acontecendo com você, é o mesmo que “acontecia” comigo; bem simples.. Você deve perceber que quando ativa os “Dados Celulares” aparecem duas opções; uma delas, é 4G (exatamente essa opção que faz com que a cobrança aconteça, mesmo quando você está com os dados celulares “inativo”); antes de desligar os dados celulares, lembre-se de desligar também o 4G (sim é necessário desabilitar ambos); só assim tive o “problema” corrigido.. O que tava acontecendo é que, quando desabilitava os dados celulares e deixava a opção 4G “ativa”, por algum motivo que não sei qual, trafegava dados; isso quando estava numa região que tivesse uma boa cobertura 4G; o mais curioso é que isso acontece sem que saibamos, porque na “teoria, se desabilito os dados celulares, sub-entendo que não haverá tráfego de dados, mas é um engano de quem pensa assim; não sei se por falha nesse “novo” iOS, mas isso acontecia comigo e depois que comecei a me “atentar com este detalhe”, nunca mais tive problemas; eu particularmente, descobri isso sozinho, na época liguei na Apple, pesquisei na internet, mas nada na ajudou.. Imagino quantas pessoas nem “prestam” atenção nisso e pagam pra suas operadoras, taxas mesmo sem estar usando a conexão 2G/3G/4G. ABSURDO! Vale ressaltar que eu percebi isso, porque pago um valor “X” pelo dia que uso a internet, sendo que nem todos os dias uso; mas uma pessoa que tenha um pacote de dados por mês, nem percebe que ta “trafegando dados”, até porque esse consumo “involuntário” é muito pequeno, de “kbts”. No seu caso, foi fácil também, porque você atentou que não estava com os dados móveis “ativo” e sim somente o Wi-Fi, mas e quem é desatento (maioria); muito complicado.. Bem, é isso, espero que tenha ajudado! Desculpe o “LONGO TEXTO”. rs Abraço.

        • Rodrigo Ortega

          Ronaldo, obrigado pela explicação! Acho uma falha mostruosa da Apple pq quando desativamos o dados celulares a opção de desabilitar o 4G some e a mensagem que aparece embaixo é

        • Rodrigo Ortega

          Acabei de falar com um atendente da Apple. Ele disse que minha cobrança foi em função do roaming da operadora, e realmente faz sentido, apesar de eu não ter usado, o celular ficou com o nome AT&T no lugar da vivo e eu recebia mensagens da própria vivo perguntando se eu gostaria de contratar o pacote de roaming. Só que da primeira vez que eu tive esse problema o atendente da vivo me informou que para não ocorrer eu deveria desligar o dados celulares, ele não disse que era em função do roaming, então vou tentar usar a informação errada passada pela vivo para anular essa cobrança. Mas isso não explica o que aconteceu com você Ronaldo. Eu contei seu caso pro atendente da Apple e ele disse que não poderia levar em consideração problemas relatados por terceiros. Enfim… próxima viagem o celular vai ficar em modo avião o tempo todo, parece ser a única saída. Abraços!

          • Eu posso estar enganado, mas somente captar a operadora e receber SMS não é considerado roaming. Só paga se você fizer alguma ligação, enviar algum SMS ou se conectar na internet.

            O que pode acontecer é que, para ativar o FaceTime e o iMessage, o celular envia um SMS invisível para a central da Apple. Aí nesse caso, pode haver cobrança sem nos darmos conta. Mas acontece uma vez só.

            • Rodrigo Ortega

              Sério? Eu não fiz nenhuma ligação, nem mandei mensagem, nada disso… vieram todos os dias sendo cobrados. Lembro que minha esposa recebeu chamadas mas não atendeu nenhuma. Só nos comunicamos pelo whatsapp usando wifi. Difícil porque pelo visto a Apple vai querer jogar a culpa na vivo ou em mim e a vivo na Apple ou em mim. No final o consumidor é que paga o pato.

            • Ronaldo Alves

              Bom, realmente parece que seu caso, querendo ou não, é diferente do meu.. No meu caso, eu tinha esse problema de “cobranças indevidas” aqui no Brasil mesmo, nunca saí do país.. O mais chato de tudo é saber da resposta que você recebeu quando mencionou meu problema no atendimento da Apple; no dia que eu identifiquei “o problema”, fiz questão de ligar na central de suporte da Apple pra deixar o relato do meu caso para que quando outros consumidores entrassem em contato com o mesmo problema, eles pudessem ajudar, lembro que passei mais de 15 min. aguardando o atendimento deles e pelo visto, pra nada.. Muito complicado.. Mas é bem isso que você disse, Rodrigo, quando desabilitamos os Dados Celulares, na teoria tudo ficaria sendo “usado” somente pela conexão Wi-Fi, mas no meu caso, como já disse anteriormente, não é bem assim, preciso desabilitar também a opção 4G antes de desabilitar os Dados Celulares, só assim pra não ter cobranças referente a “uso involuntário” da rede de dados móveis.