2010ARQUIVO

Skype ganha grande atualização, permitindo chamadas em vídeo até pela rede 3G (atualizado)

Em uma total surpresa de final de ano, o aplicativo Skype ganhou esta manhã uma importantíssima atualização, que permite realizar chamadas em vídeo entre usuários, mesmo pela rede 3G. Havia rumores dizendo que isso seria feito em janeiro, mas a empresa se antecipou a eles.

A qualidade do vídeo definitivamente não é a mesma da do FaceTime, mas o fato de funcionar não apenas pelo Wi-Fi e ainda poder falar com qualquer computador que tenha Skype instalado já é uma pequena revolução.

E ele não funciona apenas em aparelhos com câmera frontal (iPhone 4 e iPod touch 4g); no iPhone 3GS a câmera traseira pode ser usada para enviar imagens. Em iPods antigos e no iPad é possível receber o vídeo, não podendo, naturalmente, enviar. Ainda não há versão adaptada para o iPad e os aparelhos mais antigos, para variar, ficarão de fora das videochamadas (ligações somente com voz continuam funcionando normalmente).

Confira a lista oficial de mudanças:

• Chamadas com vídeo de Skype para Skype com WiFi e 3G
• Chamadas para usuários do Skype no desktop (Mac OS X ou Windows) e outros usuários do iPhone.
• Chamadas com vídeo bidirecionais compatíveis com iPhone 4, iPhone 3GS e iPod touch 4a geração.
• Recebimento de vídeo compatível com iPad e iPod touch 3a geração, sem câmera.
• Chamadas com vídeo tanto no formato retrato quanto paisagem.
• O recurso de chamada com vídeo pelo Skype exige o iOS 4.0 ou versões mais recentes.

É sempre bom lembrar que se fizer chamadas pela rede 3G, isso poderá ser cobrado pela sua operadora se você não tiver um plano de dados. E vídeo sempre consome muita banda (pelos nossos testes, foram cerca de 1,2MB no primeiro minuto), por isso fique de olho.

Sem dúvida era um passo do Skype há tempos esperado e promete facilitar a vida de muita gente. É a união do celular mais popular (pelo menos em outros países) com o serviço de VoIP mais utilizado no mundo. O resultado só pode dar certo. ;)

Se você ainda não tem o Skype instalado no seu aparelho, pode baixá-lo gratuitamente na App Store (link).

Botão Voltar ao topo