Notícias

Petição tenta impedir que operadoras bloqueiem chamadas de voz em aplicativos de mensagens

Se você gosta de usar aplicativos como WhatsApp, Viber, Skype, Tango e outros para realizar chamadas de voz para seus contatos, saiba que eles estão ameaçados. As operadoras querem entrar com uma ação cautelar junto a Anatel para fazer a agência punir esses serviços de voz paralelos.

É por isso que alguns órgãos de defesa do consumidor estão juntando assinaturas para impedir que as operadoras tirem este direito dos seus clientes.

O que as teles alegam é que este tipo de aplicativo (que permite ligações de graça entre pessoas) está prejudicando o negócio deles. O presidente da Vivo, Amos Genish, chegou a classificar o WhatsApp como uma “operadora pirata”, pois “é uma operadora sem licença usando a nossa tecnologia, o nosso número de telefone”. O que ele esquece (ou tenta esconder) é que o número não é da operadora e sim do CONSUMIDOR, que pode até pedir portabilidade para outra, se quiser.

Para evitar que isso vá adiante, a associação de consumidores PROTESTE está organizando um abaixo-assinado para juntar forças e solicitar que se instaure um inquérito civil para apurar práticas comerciais contra o Marco Civil da Internet. Segundo eles, o bloqueio de serviços, por alegada concorrência com as operadoras, desrespeita as garantias de neutralidade e prestação adequada do serviço, em prejuízo de milhões de consumidores.

A campanha se chama #NãoCalemOWhatsApp e para participar, basta acessar esta página. Tenha consciência que, ao informar seu email, ele ficará na base de dados da PROTESTE e você poderá receber no futuro mensagens sobre outras lutas.

A tecnologia costuma mudar o mundo e, de tempos em tempos, vemos setores históricos sofrendo transformações para acompanhar a evolução. As operadoras se beneficiaram muito com a popularização dos smartphones (a Apple teve grande participação nisso), mas parece que só querem as partes que beneficiam a elas, não aos clientes. A internet hoje possibilita muitas coisas, inclusive a comunicação entre pessoas de forma fácil e barata. Querer que a tecnologia seja limitada e não faça tudo o que é capaz é um pensamento retrógrado e conservador de empresas jurássicas que têm medo da mudança e negam se adaptar aos novos tempos.

FAÇA alguma coisa, antes que consigam calar você.

Leia mais sobre:

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar