Notícias

Google lança loja de livros digitais nos EUA: qualquer semelhança é mera concorrência

Seguindo os passos da Amazon e da Apple, a Google lançou hoje a sua nova loja de venda de livros eletrônicos, chamada eBookstore (não, não é iBookstore, é algo totalmente novo e original). Porém, no início o serviço estará disponível apenas nos Estados Unidos, com planos de ampliação no futuro.

Os títulos, em formato Adobe DRM, podem ser visualizados no Android, no iOS, no navegador web do e até em leitores como o Nook e Sony. Porém, até a publicação desta matéria, o aplicativo especial para iPhone e iPad ainda não estava disponível na App Store. Não há como “baixar” o arquivo do livro para o computador (como acontece com o iBooks), você só poderá ler a obra no leitor específico ou na página do Google eBooks, no navegador de sua preferência (inclusive no iPad e iPhone).

Aliás, é engraçado isso: a sempre “aberta” Google preferir um sistema fechado de DRM da Adobe, enquanto a Maçã adotou o formato universal (e open source) ePub para o seu sistema. Mesmo que os títulos da iBookstore da Apple tenham também uma proteção contra cópias, é sempre possível baixar (ou adaptar) outros títulos para ler no iPhone ou iPad.

O aplicativo para iOS (quando estiver disponível) terá uma aparência bem familiar aos usuários, por possuir semelhanças com o aplicativo iBooks. Campo de buscas, ajuste de letras e até o folhar das páginas não serão nenhuma novidade.

São mais de 3 milhões de obras disponíveis em inglês, algumas gratuitas.

Quem ganha com isso? Nós, consumidores. Apesar da iBookstore ser uma ideia bem legal e prática, os brasileiros ainda não possuem uma loja com títulos nacionais em português. A chegada do Google (que sempre deu muito mais atenção ao Brasil que a Apple) neste mercado pode finalmente  acelerar a migração de nossa indústria editorial para o formato digital, fazendo com que tenhamos acesso também a obras na nossa língua em nossos dispositivos eletrônicos.

Tomara.

via

Tags
Mostrar mais

iLex

Robô virtual que tem como missão organizar o site e ajudar leitores. De tempos em tempos ele desvirtua e tenta fazer outras coisas, mas nada que um hard reset não resolva.

Artigos Relacionados

  • Leandro Melo

    Espero que com isso a Google faça a Apple ver mais o Brasil… se entrar livros nacionais com certeza a Apple vai sentir, ou melhor, faltar no bolso deles..

    • Lucas P.

      eita falei a mesma coisa q vc =p

    • Gerson

      Falta agora os brasileiros gostarem mais de ler.

      • Marcus

        concordo…
        A leitura não faz parte da cultura da maioria dos brasileiros, infelizmente

  • Lucas P.

    E espero que outras empresas tentem também 🙂 com a concorrência aqui quem sabe a Apple não corra atrás

  • Oi, só um coisinha, dá para baixar o livro sim, um baixei em formato eBook, passei para o iTunes e sincronei com o iPad sem problemas. Só clicar em Read On Your Device e lá embaixo tem um Download EPUB
    (http://books.google.com/ebooks?id=2Zc3AAAAYAAJ&output=acs_help)

  • Incrivel, inovador!

    ps: alguma novidade sobre o jailbreak para i3gs (nacional desbloque fabrica) 4.2.1 sem ser tethered?

    nao consigo fazer o jb ele trava no meio do jb

    • Rokiss3

      Se estiver win 7
      selecione nas propriedade /compatibilidade para winXp

      Vai funcionar.

    • iRickMafra

      Que preguiça em de escrever “iPhone 3GS”.

  • aleft

    Muito bom isso, quanto mais posibilidades de títulos em português melhor!

  • Andre Luiz

    iLex você trocou o nome nessa frase:

    “Quem ganha com isso? Nós, consumidores. Apesar da iBookstore ser uma ideia bem legal e prática, os brasileiros ainda não possuem uma loja com títulos nacionais em português.”

    iBookstore com “i” e não com “e” .

    Você mesmo brincou com essa letra e errou no final. Ou foi de propósito?

    • a iBookstore (da Apple) é uma ideia bem legal, mas não possui versão para o Brasil. Foi uma crítica à Apple, o que justifica torcermos para a eBookstore (da Google) dar certo.

  • Roney Cezario

    Concorrência é sempre bom.

  • duvalfm

    bem vc se refere a literatura com direitos autorais pagos. atualmente no ibook tenho varias literaturas em pdf que podem ser lidar numa boa no ipad. mas ter uma loja com titulos brasileiros seria bom. cultura é sempre algo bom de ser difundido.
    parabens para o google e para vc ILex o blog do iphone é um sucesso. vcs são show

  • Cristiano

    A informação ” os brasileiros ainda não possuem uma loja com títulos nacionais em português” não está correta. A Saraiva vende livros digitais e possui um aplicativo para iphone e ipad.

  • Esdras Antero

    Pessoal vcs já viram o galaxy tab ou qualquer review dele é uma copia (mal feita pelo fato do touch não ser como o do ipad) só que com camera, os ebooks ficam numas prateleiras como no aplicativo ibooks e mais tbm vira a pagina com o dedo da zoom com o dedo no formato de pinça e tem gente que fala que prefere essa copia.